Gabinete TL - Projeto DIY

Você conhece gabinete Linha de Transmissão?

  • Não, não conheço

    Votes: 11 73.3%
  • Sim, mas nunca ouvi

    Votes: 3 20.0%
  • Sim, já tive oportunidade de ouvir

    Votes: 1 6.7%

  • Total voters
    15
  • This poll will close: .

isinho

Administrator
Moderador
Bom dia amigos...

Por algum tempo tenho conversado com o Everton (Tonreb) sobre como o nível técnico está caindo no fórum - e me incluo nessa lista - temos nos acomodado em nosso conhecimento, ou falta dele.

O que proponho aqui é um pequeno desafio. Já adianto, o foco não é PA, é adir conhecimento, e quem sabe sair algo bem legal de quebra.

Proponho planejarmos um gabinete Linha de Transmissão para um sub.

Porque linha de transmissão?
Porque pouca gente conhece, é difícil de fazer e pior pra calcular.
Mas porque então postar aqui?
Simples! Conhecimento nunca é demais, e topar desafios sempre é legal...

Bem, para começar, vou postar uma enquete...
Quem conhece ou já ouviu uma caixa assim?
 
Nunca vi nem ouví, tô ancioso para tal. Adianta alguma coisa aí pra gente, como por exemplo a plicação do mesmo, por favor. Tô pretendendo montar um sub mês que vem, derepente já será meu desafio.
 
Calma...
hehe

Geralmente esses gabinetes não são usados em som "profissional" porque basicamente a caixa é gigantesca (por isso talvez não saia do papel - mas pode ser), e os principais parâmetros que influem para um bom resultado são dois:
SD - Que é a área do cone
FS - Frequência de ressonância

Porém, quanto maior o Xmax do falante melhor - haja visto que o deslocamento de ar influi muito no resultado final. E geralmente falantes com Xmax alto descem muito bem mesmo em tamanhos reduzidos - como 10 polegadas - mas tem sensibilidade muito baixa. O que inviabiliza o uso em PA.
Geralmente são usados os "falantes de suspensão"; como os automotivos.

(vou postando de pouco em pouco pra ver se o pessoal se interessa)
 
Isinho, não sei se vc ja viu estes links :

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.t-linespeakers.org/">http://www.t-linespeakers.org/</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.diyaudio.com.br/">http://www.diyaudio.com.br/</a><!-- m -->

Linhas de Transmissão exclusivamente para graves ou sub-graves são imensas conforme a frequencia desejada, mas se acertar a mão nos detalhes de projeto, o som é uma experiencia fascinante.

Embora não seja exatamente uma linha de transmissão ou quarter-wave aquele LABIRINTO do CCDB (veja a Audiolist0 é fenomenal.

O maior problema, é que mesmo que se faça os calculos a risca essas caixas depéndem em muito de procedimentos praticos de ajuste - vide enchimento delas - pois vc tem que colocar o material, medir / escutar, refazer e por ai vai. Mas imaginando que seja algo do tipo DIY o grande barato da coisa esta nisso.

Faz alguns anos montei um par dessas com falante de 6 polegadas, ainda hoje ela impressionam um monte de gente !
 
Estou lendo especificamente sobre o assunto...
A primeira coisa que deparei é exatamente no problema do tamanho...
Pensando que quase sempre trabalhamos com visão para um som que será usado em aplicações ao vivo, não da para pensar em um falante pequeno... Apesar de responder bem em baixas freqüências não tem SPL e tem baixa sensibilidade para uma aplicação deste porte.
Aplica-se então um falante de maior tamanho, em uma freqüência de 40Hz por exemplo, e a caixa ficaria giiiiganteeeeeeeee...

Então vai a pergunta, o projeto seria como desafio para aplicações fictícias?
Ou um projeto para aplicação em um home estúdio, ou HT caseiro mesmo, sei lá...
Como vai ser?
 
Então Walter, estou me baseando no site do Renato e no tópico do HTFórum da TOR...
Também estou lendo as bibliografias por ele postadas.

Uma TL com um falante de 6" deve ser bem interessante... Mas ele é um MID ou um pseudo sub mesmo?
Eu comprei um falante NAR de 10" da primeira geração. Tem bom FS e Xmax

Não sei se vai rolar por conta de minha casa ter uma sala bem pequena, mas quem sabe né?
Minha noiva não implicou, mas tenho de ser razoável, haja visto que tenho limitações de espaço.

Vou dar uma olhada no "LABIRINTO do CCDB" também. esse não tinha conhecimento, vou futricar...
 
Minha aplicação seria meu home theater mesmo...
Acontece que se eu postasse "home theater" o pessoal nem entrava...

Mas sempre é aprendizado.
E essa é nível hard...
hehe
 
Não daria para usar um sub desses em uma igreja pequena? Talvez um projeto com falante de 12'. Neste caso a intenção não seria alto SPL e sim um reforço com subgraves nas baixas frequências.
Tenho meu irmão que tem muita habilidade com marcenaria, vou seguir o tópico e ver se consigo fazer algo.
 
Então, já ia postar esses links pro pessoal ver...
Copiar aqui é complicado porque não tenho autorização dele. Vou ver o que consigo

Mas por enquanto vamos apenas Linkar, e não copiar o conteúdo, ok?

A seguir os parâmetros:

parametrosTS.jpg
 
Não sei se valeria a pena um gabinete desse numa igreja. Realmente fica muito grande, e o ganho de qualidade seria mesmo perceptível?
São questões a considerar...
 
Pra quem perguntou sobre o uso de uma caixa dessa em igreja, a resposta é simples : NÃO VALE A PENA !

Porque ? Simples, pela baixa eficiencia, no maximo igual à do falante, e segundo por não ter absolutamente nenhum controle sobre a excursão do cone, ou seja, para queimar seria facil, muito facil. Caixas fechdas e BR tem um certo grau de controle na excursão do cone, coisa que essas TL e assemelhadas não tem.

Isinho, no meu caso minhas caixas são quase full range, e sua respostas vai mais ou menos de 50 Hz até 3k para o falante e acima disso rola um tweeter. As dimensões dela são interessantes tem de base 0.16 x 0.28 x 1.30 mts (L x P x A )

Para aplicaçõe menos PARRUDAS (PA etc) e em casa um sub desses chega bem perto dos 20 Hz e para filmes é UOTEMO ! rs rs rs MAs haja amplificador !
 
Caracas!
Dimensões muito interessantes mesmo!

Rola umas fotas?

Bom, queria algo pra filmes mesmo, mesmo meu set sendo ridículo. Estou começando aos poucos...
hehe

Quanto ao power, o meu fornece 240Watts em 4 ohms, e o falante é de 180.
Mas você colocou uma dúvida na minha cabeça...

Já vi muita gente falando que principalmente pra subs TL eu teria de ter uma boa sobra de potência.
Mas não há risco, haja visto que não tenho como limitar pelo gabinete o excursionamento do cone?
 
Bem amigos, ainda não recebi uma resposta do Renato, dono do diyaudio.com.br, lhes farei uma pergunta:

Levando em conta as seguintes informações do meu falante, vamos calcular o comprimento da linha:

SD: 360cm²
FS: 31hz

Velocidade do som = 340m/s

Tamanho da linha = tamanho da onda da frequência mais grave desejada / 4
 
Ullmann disse:
Isinho, não sei se vc ja viu estes links :

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.t-linespeakers.org/">http://www.t-linespeakers.org/</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.diyaudio.com.br/">http://www.diyaudio.com.br/</a><!-- m -->

Linhas de Transmissão exclusivamente para graves ou sub-graves são imensas conforme a frequencia desejada, mas se acertar a mão nos detalhes de projeto, o som é uma experiencia fascinante.

Embora não seja exatamente uma linha de transmissão ou quarter-wave aquele LABIRINTO do CCDB (veja a Audiolist0 é fenomenal.

O maior problema, é que mesmo que se faça os calculos a risca essas caixas depéndem em muito de procedimentos praticos de ajuste - vide enchimento delas - pois vc tem que colocar o material, medir / escutar, refazer e por ai vai. Mas imaginando que seja algo do tipo DIY o grande barato da coisa esta nisso.

Faz alguns anos montei um par dessas com falante de 6 polegadas, ainda hoje ela impressionam um monte de gente !
Então Ullmann,só você para desenterrar esse artigo do CCDB,eu tenho aqui a matéria completa da Nova Eletrônica.
Só tenho que procurar.
O CCDB inicia a matéria com um relato assim meio doidão.RSRSRSRS
Inclusive,no projeto da revista ele usa um falante de 8 polegadas e,se não me engano sugere um uso bacana para a caixa que fica enorme.
Ele sugere que a usemos como banco de canto.RSRSRSRS.
Ele também ensina como modificar o falante de forma a diminuir a freqüência de ressonancia.
Vou ver se arrumo um tempo pra procurar e escanear a matéria.
Caso ache,tentarei postar aqui.
William
 
Bão, qto ao CCDB e banco de canto, montei um som para uma casa noturma nesse estilo, 4 sub-woofer labirinto feitos em concreto, menos o painel frontal. Woofers de 18 da JBL.
Imaginem a sensação do povo que sentava sobre os ditos ..

Editei o post pois conseguir uppar a foto que queria !
 
Tentativa numero 2, ou Попытка номер два (em homenagem .. kkk)

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82t88z8Jx_YFOTLSoYAgjR25r5DgKf0YTsr0Q7jEZdMiqNOgaekX9aofMr5_IvGeVUmGqP_Jl2JysdK5Sy55kymtAJtU9VD1GphJGQp54pa625_RWeDgBMWfAQ.jpg


Cacildssssss ! Consegui !

A TL é a caixa mais a esquerda, os falantes são SELENIUM, CSA 604 e TW 01 ou algo do tipo. O Edu KVG tem uma variante dessa caixa, com falantes NAR, se não me engano.

no fundo meu BAFFLE INIFINITO, com 6 pol e tweeter Beyma. A outra caixa é uma ELAC alemã, não lembro mais o modelo, falantes de 8 pol, mid e tw de domo de seda.

Abs
 
Show!

Caracas!!!
Isso sim que é um Baffle Infinito ein!
Quantos litros tem aquela "sala"? hehe

Quanto ao projeto, continuo postando após o Sábado...

Bom Sábado aos amigos! :wink:
 
Back
Topo