Gerado pequeno para som

rvtsom

Member
Boa tarde amigos,

Um cliente me solicitou um pequeno evento numa praia, será durante o dia por um período de somente 2 horas.
Irei ligar somente uma potencia nashville NA3300, uma mesa de som pequena e 1 mic sem fio, mas o cliente pediu que conseguisse um gerador pequeno.
Liguei para algumas empresas que trabalham com construção e alugam pequenos geradores, acho que de 6 ou 8 kva. Mas as empresas disseram que esses geradores são indicados apenas para ligar maquinas (furadeira, lixadeira ...) e que não seriam indicadas para ligar equipamentos de som ou luz.
Alguem poderia dizer se isso é correto ou não ? pois as empresas que alguma geradores para eventos o menor gerador que eles tem é de 55kva, mas não irei usar nem 5% disso, será que realmente terei problemas com esses geradores pequenos ? Ou o que posso estar colocando para proteger meus equipamentos nesse gerador pequeno.
 
a melhor energia que uso é do meu gerador honda em sonorização de feira de carros

eu tenho um de 2,5kva e ligo alguns laps do banco, lampadas leds e um amplificador 2000 watts 2ohms e ai, posso espalhar umas 8 caixas pelo recinto

nenhum problema com o gerador, caso você ligue algo a mais, ou use a potência em 100% ou ele desarma o disjuntor ou começa a acelerar e consumir mais.

o meu fica ligado das 8 as 19h sem parar
 
o meu é honda, mas eu já usei por um bom tempo esse aqui, de boa também
ele faz o 220 e o 110, então ao invés de transformar o 220 para 110, já manda um cabo direto do 110 do gerador ok.

ele mantem o 220, se quiser acrescentar alguma proteção após, muito bom. usei sem nenhuma proteção além do aterramento dele sem novidade.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-557932845-gerador-de-energia-a-gasolina-2500w-65-hp-110v-220v-toyama-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... toyama-_JM</a><!-- m -->
 
Geradores que usei, como está barato dá pra você comprar um para som básico e outro para luz de led.
580524_395805770440673_302118989_n.jpg
 
ola, fico feliz em poder ajudar.

o grande problema com geradores sao os primeiros segundos. onde a corrente tende a ser maior (capacitores carregando entre outros).

por ex, um gerador liga e e logo se coloca uma carga alta nele, ele n aguenta e desliga. o correto seria ligar os equipamentos aos poucos, oq no seu casso e complicado. afinal oq vai consumir energia e praticamente o amplificador, e ou ele esta ligado ou deligado. n tem meio termo nesse caso.

logo a solução pegar o maior gerador possível. creio que se vc pegar um de 8 kw vc n terá problema. mas lembre-se ao dimensionar um gerador e bom utilizar 50% de folga é calcular o fator de potencia.

Ps. depois q o gerador ja estiver funcionando ele aguenta os 100%, mas n e bom contar com isso.

Pedro Andrade
técnico e operador de gerado
estudante de engenharia elétrica puc-go
apaixonado e curioso por som.
 
Back
Topo