Gerenciador de energia em local sem aterramento

grpst

Well-Known Member
Boa madrugada meus queridos SAV`s,
Depois de várias semanas lendo sobre eletricidade, esta noite cheguei ao ápice e eis-me aqui, 1 da manhã, tendo chegado eu as 22:30 da faculdade e tendo que ir trabalhar amanhã às 06:30, realmente, é o som que move a minha vida!

Depois desse breve quebra-gelo, venho ressucitar um tópico que o forum tem discutido muito, mas nunca conseguimos chegar a uma conclusão plausível.

Aterramento em sistemas móveis! Como nós, sonoplastas de grupos ou de empresas locadores, podemos fazer para ter o bendito terra?

Sei que essa questão está mais do que batida, então vamors deixá-la de lado! A minha dúvida, nessa bela madrugada, é a seguinte:

Vale a pena investir em um gerenciador de energia sabendo que não teremos aterramente disponível 99% das vezes levando em contra que a não utilização do terra reduz deveras a eficiência do gerenciador?

Ainda assim vale a pena investir?

Perdoem-me se estou levantando pela milésima vez esse assunto, mas já li em diversos foruns, varias vezes, várias horas, e ainda não cheguei a uma conclusão.

Obrigado, desde já, pela atenção. :D
 
Eu também tenho essa dúvida, pois estou pensando em adquirir um gerenciador da Pentacústica, mas certa vez li que o referido equipamento não deve ser ligado em tomadas não aterradas. O que devo fazer então... se a maioria dos locais onde pretendo fazer um som (cerimonias de casamento) não possui aterramento?. Gostaria de saber qual o melhor caminho então.
 
Vou citar alguns trechos do manual do PC-8000, da Pentacústica:

O aterramento correto através do terceiro pino do plugue de AC é a única maneira de garantir a segurança do pessoal que utiliza este e os outros produtos conectados a ele, portanto, nunca utilize este aparelho sem que os três pinos de AC estejam devidamente conectados
Os filtros de linha também só atenderão suas especificações no caso do produto estar devidamente aterrado
Este produto possui filtros de linha de modo comum e diferencial, a não utilização do terra resultará numa tensão residual de aproximadamente 60v rms da carcaça do equipamento para um terra físico. Esta tensão certamente causará choques, eles não apresentam risco à vida, no entanto podem ser desagradáveis.

Resumindo: sem terra, o equipamento dará choques, além de não oferecer proteção nenhuma para os equipamentos conectados à ele.
Para as igrejas: contrate um eletricista e solicite a instalação do aterramento.
Para quem mexe com evento: ou sua empresa contrata um eletricista para fazer o aterramento a cada evento; ou utiliza gerador; ou então: "paciência :cry: :? "
 
Xará,
Não creio que seja inútil! Creio que, sem o terra, o equipamento vai pro saco e a gente salvo os nossos equipamentos.
Com o terra salva-se também o gerenciador!
Corrijam-me se estiver enganado!
Um abraço
 
Gabriel, Acabei de ligar pra PENTA.
O mateus me informou que eles funiconam SIM, mesmo sem o terra.
Caso haja sobretensão ou subtensão, ela não precisa do terra. No caso de subtensão, o equipamento continua funcionando e o led PROTECTION acende informando a diferença de tensão. No caso de Sobretensão, o mesmo desliga as tomadas. E vai além disso. No caso de curto, ele desliga só a tomada em curto!

E, pra minha felicidade, olha o que eles me informaram!
Se a concessionária (aqui no caso a ampla) aterra o neutro+ terra, eu posso, tranquilamente, uní-los no quadro! Isso já resolve o problema nas igrejas!!
Caso faça um evento numa praça, os postes já tem um terra! Ele desce pelo poste e vai ao chão! É só prender o seu terra nesse terra e voila!

Que maravilha hein!!

Um abração
 
e a concessionária (aqui no caso a ampla) aterra o neutro+ terra, eu posso, tranquilamente, uní-los no quadro!

Gabriel, infelizmente não é tão simples quanto parece.

Não faça isso por conta própria! Se precisar de aterramento deverá ser feito um projeto por um Engenheiro Eletricista com CREA e a instalação deve ser feita por um técnico eletricista certificado.

Somente unir o Neutro ao Terra no quadro pode parecer banal, mas exige alguns estudos. Existem diversos tipos de esquemas de aterramento (TT, TN-C, TN-S, etc). Estas apostilas tem algumas informações:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.feelt.ufu.br/pastas/EID/6.01___Instalacoes_Eletricas_de_Baixa_Tensao_(Apostila">http://www.feelt.ufu.br/pastas/EID/6.01 ... _(Apostila</a><!-- m -->).pdf
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.rleston.com/guia_do_eletricista.pdf">http://www.rleston.com/guia_do_eletricista.pdf</a><!-- m -->

Não faça testes alterando algo na instalação elétrica! Sei que é tentador depois de ler informações sobre aterramento queremos tentar mexer em algo, mas pense bem, as instalalções que você encontra nos locais hoje, provavelmente um dia foram (ou deveriam ter sido) projetadas por um Engenheiro, pois bem, porque ele já não previu estas melhorias inicialmente?

Conhecimento nunca é demais e sua preocupação com a ausência de aterramento em instalações é muito válida. Caso queira se informar melhor recomendo ler a NBR5410 (INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO) e a NR10(SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE). No audio list tem bastante informação sobre aterramento, pena que o site está fora do ar.
 
Back
Topo