Glossário de termos em gravação (uso de manuais- Cubase)

Estou tendo dificuldade com alguns termos em inglês usados nos manuais de programas de gravação - mais especificamente no CUBASE. Peço ver se há alguém com conhecimento para ajudar-me pois creio que estes termos sejam usados no meio profissional. São:
- Groove. Pelo meu entendimento é ritmo. Favor confirmar.
- Dithering. Entendi como mistura.
- Hitpoint. Só achei tradução para a palavra para games, não para indústria fonográfica.

Obrigado.
 
Groove é uma palavra sem tradução ao pé da letra. Ao meu ver é uma mistura de "ritmo" com "pegada".
Por exemplo, um Funk Music é um gênero musical com "muito groove". O MPB tradicional não.

Sobre o Dithering, é um gerúndio. Pesquise por "Dither".

Sobre hitpoint, tem um artigo (em inglês) que fala sobre.
http://www.soundonsound.com/sos/may08/articles/cubasetech_0508.htm

Espero ter ajudado.
 
Ok, Gabriel. Obrigado.

Quanto ao termo "dither" e "dithering", os dicionários me dão as seguintes traduções: tremer, hesitar, vibrar. Esta última é a única que me dá algum sentido lógico musicalmente, mas não vi o resultado prático de sua aplicação, pelo menos virtualmente, já que não testei in locco no programa sua função.

De todo modo, grato pela atenção.
 
O segundo artigo completou a informação de que eu precisava. Valeu Carlos! Valeu Gabriel! Este fórum é realmente um achado para nós, iniciantes e mesmo para aqueles que estão alguns níveis acima, mas que ainda têm que vencer os desafios da tecnologia. Muito obrigado a todos. E grato por existirem.
 
Back
Topo