gostaria de uma opião sobre microfone

G

Guest

Guest
Tenho um quarteto de vozes e gostaria de comprar uns bons microfones sem gastar muito.
* uma boa marca para voz grave
* uma boa marca para voz aguda
OBS: cantamos muito em igrejas.
 
Gabriel, ele disse ...
quartetosinai disse:
sem gastar muito.

e disse tambem... " bons microfones ", sua lista soh tem mic bom, mas ele vai "gastar" uma boa grana...

ai tem que ver o quanto eh e$$e " sem gastar muito" dele... :D
 
Olá QuartetoSinai, seja bem vindo ao SomAoVivo

Microfones é um dos tópicos mais comentados aqui do site. Comece por aqui, por favor:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=8" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=8</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=20" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=20</a><!-- m -->

Leia os testes e leia os comentários feitos ao final de cada um. Após, você terá todo o embasamento para escolher os seus microfones. E não estranhe se, em vez de um único modelo de microfone (o que poderá lhe render alguma economia), você se decidir por um microfone específico para cada tipo de voz (o que lhe renderá um melhor resultado).

Um abraço,

Fernando
 
quartetosinai disse:
Tenho um quarteto de vozes e gostaria de comprar uns bons microfones sem gastar muito.
* uma boa marca para voz grave
* uma boa marca para voz aguda
OBS: cantamos muito em igrejas.

Há cerca de dois anos atrás em fiz som prá um quarteto masculino. Quando eles quiseram comprar mics, eu comprei mics Audio-Technica: 3 MB1-k e 1 MB3-k. O MB1-k usei para os tenores e barítonos pq ele tem uma resposta mais brilhante, enquanto o MB3-k usei para o baixo (resosta mais encorpada). Toda vez que eles cantavam eu não precisa equalizar... os mics bastavam.

[]'s
 
bersan disse:
E não estranhe se, em vez de um único modelo de microfone (o que poderá lhe render alguma economia), você se decidir por um microfone específico para cada tipo de voz (o que lhe renderá um melhor resultado).
... ou a depender do caso um resultado nao muito bom bersan.

... um fato: um amigo comprou AT MB1K para as vozes femininas do grupo dele e o Samson Q7 para as masculinas ... desastre, esta trocando os Q7 por MB1K tb para as vozes masculinas, a causa os amigos aqui podem deduzir: nao podemos misturar a sonoridade, qualidade, de um AT com Sansom.

... com isso, se vai optar por mic diferentes para cada tipo de voz, atente para o tipo da linha do mic, fabricante, qualidade e principalmente a sonoridade.

... eu achei a sugestao do David " perfeita ", mics da mesma linha, mesmo fabricante, sonoridade similar.

... para grupo vocais eu prefiro sugerir o mesmo mic para todo mundo, foi a minha sugestao para este amigo, mas........................................... a decisao contraria foi dele.

[ ]'s
 
Amarildo,

usar mics iguais para todo mundo pode facilitar em algumas coisas...

- custo aquisição menor (desconto na quantidade)
- padronização (cada cantor usa qualquer microfone)
- facilidade de regulagem, pois você descobre as nuances do microne e sabe como regulá-lo em relação a cada tipo de voz.

Mas daí a dizer..

para grupo vocais eu prefiro sugerir o mesmo mic para todo mundo,

Se fosse um grupo grande (eu, por exemplo, trabalho muito com grupos de 16 pessoas a 32 pessoas), mics iguais para todos com certeza, facilita muito a vida do operador.

Mas para um quarteto, só 4 pessoas, onde consigo fazer um algo mais, um trabalho rebuscado, melhor, ah, você me desculpe, mas com certeza o melhor mic possível para cada voz, respeitando as timbragens de cada voz. Ou seja, prefiro neste caso conhecer cada voz e então indicar o melhor microfone para cada tipo.

Já tive a oportunidade de fazer isto algumas vezes, e o resultado foi um só: maravilhoso! Geralmente o próprio pessoal do quarteto fica surpreso, e com um detalhe: como cada mic respeitava/destacava cada uma das vozes adequadamente, mesa toda flat!

Quer melhor que isso? Os cantores indo te cumprimentar/agradecer e perguntando marca/modelo de cada microfone, onde compra, se você pode cuidar do som na próxima apresentação deles, etc!

Um abraço,

Fernando
 
Antes usava apenas SM58, mas agora tenho diversificado, e acabei gostando mais...

Agora, sou a favor de microfones todos iguais, contanto que sejam Beta 87... :mrgreen:
 
Concordo com o Fernando e explico-me:

O Senheiser E-835 é um bom microfone, onde consigo um resultado muito legal na voz de minha esposa em flat. Para minha voz, prefiro o JTS NX-8.

sds

Toninho
 
isinho disse:
Agora, sou a favor de microfones todos iguais, contanto que sejam Beta 87... :mrgreen

Usei uma vez só, até já citei aqui várias vezes hehe, em 3 P.As diferentes, ele não abriu pra ninguém, perfeito em todas as situações e com pouquissima equalização, um espetáculo!
 
... eh por isso que gosto muito dessa familia, cada um com sua opniao, experiencia, compartilhando as boas e as ruins ... ai temos o que tirar de bom de uma e/ou de outra situacao e formar a nossa opniao.

... realmente, quando falei em sugerir mics iguais para todo mundo deveria referendar que sao para grupos acima de 10 pessoas :), que eh onde mais me identifico e tenho contato ... para grupos menores, 2, 4 pessoas, " se dispor de condicoes em possuir mics que atendam bem os timbres de cada cantor " eh uma boa opcao sim, tanto que achei a sugestao do David a melhor para a indicacao no topico, mics diversos, 3 na faixa de 100 pilas e um na faixa de 250 pilas.

[ ]'s
 
Agora Amarildo, mesmo em grupos grandes tenho achado bacana usar mics diferentes. Mas depende da situação e do gosto também...
 
Mas Isinho tirando a brincadeira que fiz, o Beta87 é um microfone muito bom, sua resposta tem tom de brincadeira mas seria a solução ideal, fera é assim mesmo brincando da a solução ideal, e estou falando sério...

Abraços
Cassiano Ricardo
 
hauhauhahuaha

Quem dera ein Bruno... hehe

Como uso atualmente não dá pra separar tudo por naipe, mas dá pra ter uma idéia de como seria.
Uso 10 Shure SM58 - Serve, mas não necessariamente goste dele... O uso para todos os naipes, pois são maioria.
Temos 2 Betas 87A - Uso para captar com melhor qualidade vozes mais fracas e agudas, uso para uma primeira soprano que tem muito alcance agudo, e para uma contralto que também tem ótima extensão "pra cima" e usa um pouco menos de potência.
O AKG D5 uso para uma contralto muito grave, extensão próxima a Regina Mota (próxima porque nunca vi toda a extensão da Regina, mas a nossa tem pouco mais de 3 oitavas de extensão).
Já o MB3K vou testar com uma contralto e com um baixo, pra ver qual vai ficar melhor com ele. Aliás, tudo indica que Sábado eu teste o AT...

O SM58 é cardióide, o AKG e os Betas são Supercardióide - prefiro Super, geralmente captam melhor, e não tenho problemas com retorno. Agora que vi que comprei o MB3K sem ver o padrão de captação, e o pior, não possui isso no site da AT!!! hehe
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.audio-technica.com/cms/wired_mics/13370823d8e58d0b/index.html" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.audio-technica.com/cms/wired ... index.html</a><!-- m -->
Se alguém souber ajuda...

Quanto a melhora que senti é que a timbragem fica mais específica, se o mic capta mais graves, nem incremento (só se houver necessidade), dá uma resposta mais natural....

Abraços
 
isinho disse:
Agora que vi que comprei o MB3K sem ver o padrão de captação, e o pior, não possui isso no site da AT!!! hehe
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.audio-technica.com/cms/wired_mics/13370823d8e58d0b/index.html" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.audio-technica.com/cms/wired ... index.html</a><!-- m -->
Se alguém souber ajuda...

Pelo diagrama polar creio que seja supercardióide.
mb3k_polar.jpg
 
Back
Topo