Gravação: Audio

Vanderson

Member
Prezados,
Estou desenvolvendo um projeto para a minha igreja e preciso de uma orientação dos mais experientes: Eu tenho uma mesa Ciclotron CSM 24.8. Nesta mesa ou tenho 8 saídas (AUX ou SUBS) onde eu tenho como retirar 8 saídas independentes. Nestas saídas eu gostaria de realizar gravações.

Pergunta: Como fazer gravações? Não quero fazer gravações apenas com a saída rec out da mesa (dois canais - estéreo). Hoje estou fazendo gravações com a saída rec out e programa Audacity mas eu gostaria de saber se podemos realizar gravações com mais qualidade.

Qual equipamento tenho de ter:
1) interface com 8 canais - quais os modelos de mercado.
2) computador - quais as especificações de uma maquina para esta finalidade
3) softwares para gravação multicanais

Quem dos amigos faz gravações com multipistas no Fórum e pode dar dicas de gravações, como exportar e armazenar áudio.

Atenciosamente,

Vanderson Araújo
 
Como sempre, o que vai determinar é o saldo disponível. Vou supor que a proposta seja economizar.

Dentre interfaces de 8+ canais, dá pra conseguir uma Delta 1010, que acredito que seja a mais simples do mercado, por até menos de 500 reais, com diversos outros modelos cuja qualidade cresce em relativa proporcionalidade com o preço.

Quanto ao computador, pensas em desktop ou notebook? Eu gravo com um desktop com Phenom X4, 4GB de RAM, já tem uns 3 anos, mas nunca me faltou recurso de hardware pra uma gravação de 14 pistas. Hoje em dia, consegue-se máquina superior beirando os 1000 reais. É mais econômico pra ficar parado em um canto, mas quando faço gravações fora do estúdio, às vezes sinto falta de um notebook, algo mais fácil de transportar. Veja o que mais se adequaria à sua proposta.

Sobre softwares, é uma questão muito pessoal. Há quem defenda que só se grava com Pro Tools, mas eu, particularmente, me dei bem com o Sonar e não sinto falta de nenhuma função que só o Pro Tools tenha. Muitas DAWs como o Reaper, o próprio Sonar, dentre outros, têm versão de teste pra download no site oficial, por ser um software meio caro, se for comprar original, é importante escolher bem o de sua preferência, porque uma vez escolhido, é pra casar.

[]'s
 
A delta1010 indicada pelo amigo acima tem vários problemas, ela é uma placa on-board (PCI) feita para PC então não é compatível com notebooks, que é uma desvantagem. Também é MUITO antiga, então logo estará incompatível com os novos sistemas operacionais e placas mães, que andam abandonando o PCI pelo PCIe.

Vanderson disse:
(...) Eu tenho uma mesa Ciclotron CSM 24.8. Nesta mesa ou tenho 8 saídas (AUX ou SUBS) onde eu tenho como retirar 8 saídas independentes. Nestas saídas eu gostaria de realizar gravações...
Só correção, com 8 AUX e 8 BUS você não tira 8 saídas independentes, você tira 16 saídas independentes.
E um dica, sua mesa possui DIRECTOUT em todos os canais e INSERT também, você pode usar cabos P-10 para sair com este canal independentes sem precisar gastar seus AUX’s ou BUS’es.
Pesquise um pouco no fórum e você descobrirá como fazer!

Vanderson disse:
Qual equipamento tenho de ter:
Quanto ao PC para esta gravação, creio que "qualquer um faz".
Eu gravo 18 pistas na minha igreja em um core2 (não é duo) com 1gb de RAM tranquilamente, ainda uso o SM para controlar a mesa.
O que você vai precisar mesmo é de HD.

Já a DAW é preferência, então escolha um, estude e comece a usar, o que você gostar e se adaptar será a melhor DAW.

As interfaces é difícil ficar pontuando, existem INÚMERAS no mercado de ARCANO a APOLLO complicado opinar.
Outro detalhe é que se escolhe a interface a partir da INPUT LIST desejada, ou seja sem saber quantos canais você quer gravar multipista não da para escolher uma interface.
 
Pedro Jotha disse:
Como sempre, o que vai determinar é o saldo disponível. Vou supor que a proposta seja economizar.

Dentre interfaces de 8+ canais, dá pra conseguir uma Delta 1010, que acredito que seja a mais simples do mercado, por até menos de 500 reais, com diversos outros modelos cuja qualidade cresce em relativa proporcionalidade com o preço.

Quanto ao computador, pensas em desktop ou notebook? Eu gravo com um desktop com Phenom X4, 4GB de RAM, já tem uns 3 anos, mas nunca me faltou recurso de hardware pra uma gravação de 14 pistas. Hoje em dia, consegue-se máquina superior beirando os 1000 reais. É mais econômico pra ficar parado em um canto, mas quando faço gravações fora do estúdio, às vezes sinto falta de um notebook, algo mais fácil de transportar. Veja o que mais se adequaria à sua proposta.

Sobre softwares, é uma questão muito pessoal. Há quem defenda que só se grava com Pro Tools, mas eu, particularmente, me dei bem com o Sonar e não sinto falta de nenhuma função que só o Pro Tools tenha. Muitas DAWs como o Reaper, o próprio Sonar, dentre outros, têm versão de teste pra download no site oficial, por ser um software meio caro, se for comprar original, é importante escolher bem o de sua preferência, porque uma vez escolhido, é pra casar.

[]'s
Olá Pedro Jotha,

A ideia é usar desktop porque a estrutura ficará fixa no templo.
Além desta Delta 1010 (eu fui pesquisar e parece que ela atende bem aos meus requisitos) há outras que possa me indicar? Desculpe mas é que eu ainda estou tateando...


pTjz disse:
A delta1010 indicada pelo amigo acima tem vários problemas, ela é uma placa on-board (PCI) feita para PC então não é compatível com notebooks, que é uma desvantagem. Também é MUITO antiga, então logo estará incompatível com os novos sistemas operacionais e placas mães, que andam abandonando o PCI pelo PCIe.

Vanderson disse:
(...) Eu tenho uma mesa Ciclotron CSM 24.8. Nesta mesa ou tenho 8 saídas (AUX ou SUBS) onde eu tenho como retirar 8 saídas independentes. Nestas saídas eu gostaria de realizar gravações...
Só correção, com 8 AUX e 8 BUS você não tira 8 saídas independentes, você tira 16 saídas independentes.
E um dica, sua mesa possui DIRECTOUT em todos os canais e INSERT também, você pode usar cabos P-10 para sair com este canal independentes sem precisar gastar seus AUX’s ou BUS’es.
Pesquise um pouco no fórum e você descobrirá como fazer!

Vanderson disse:
Qual equipamento tenho de ter:
Quanto ao PC para esta gravação, creio que "qualquer um faz".
Eu gravo 18 pistas na minha igreja em um core2 (não é duo) com 1gb de RAM tranquilamente, ainda uso o SM para controlar a mesa.
O que você vai precisar mesmo é de HD.

Já a DAW é preferência, então escolha um, estude e comece a usar, o que você gostar e se adaptar será a melhor DAW.

As interfaces é difícil ficar pontuando, existem INÚMERAS no mercado de ARCANO a APOLLO complicado opinar.
Outro detalhe é que se escolhe a interface a partir da INPUT LIST desejada, ou seja sem saber quantos canais você quer gravar multipista não da para escolher uma interface.

Olá pTjz,

Gostei das suas respostas:

A ideia, como já disse antes, é montar uma maquina (desktop) para realizar gravações. Esta máquina, penso eu, fará gravações em vídeo também (estou discutindo este fato em outro tópico para não embolar as ideias). Devido a isto, eu penso em algo tipo um I5 ou I7 (o I7 será apenas para ter mais longevidade na máquina)

Sobre a quantidade de saídas da mesa: Você está certo, os canais tem direct out (são 24). Eu não havia pensado neste recurso e enxergava as saídas de AUX como recurso de gravação (o que para mim até o momento são suficientes apenas pela sua praticidade - 8 saídas, com os seus respectivos faders prontinhas para eu plugar onde gravar. As saídas de SUB, eu pretendo utiliza-las para saída de fones para os músicos do palco. Neste sentido, um sistema de gravação de 24 pistas para mim no momento é excessivo, por isso eu olhei para as saídas de AUX para este fim.

Eu tive de pesquisar o que seria os DAW porque eu não sabia o que era. Achei legal descobrir os Digital Audio Workstation e seus recursos. To aprendendo.... aos trancos, mas to aprendendo...

Outra coisa que você tocou no assunto e eu considero importante: HD para armazenamento: Quanto seria bom? 500GB? 1TB? 2 TB? Eu estou gravando em dois canais vida direct out da mesa para um Audacity. E um culto de mais ou menos 1:30 a 2Hs, exportado para WAVE fica em torno dos 1GB a 1,5GB.

Até o momento eu estou exportando para WAVE porque eu sei que o MP3 tem perdas. Alguns dizem que são insignificantes e a maioria dos ouvintes não percebe uma audição tocada em WAVE e a mesma em MP3, mas para este momento eu ainda estou exportando e armazenando em WAVE para manter a qualidade entre a fonte e o produto final. Ainda estou engatinhando neste processo e usando o meu próprio notebook para esta finalidade (I3, 4GB RAM). Até o momento só gravei uns 3 cultos e algumas passagens de som do louvor e dos adolescentes.

Como falei estou ainda bem verde neste processo e estou fazendo um projeto para a gravação dos cultos da Igreja.

Totalmente off-topic: pTjz: talvez sejamos primos distantes porque eu também tenho Abreu no meu nome... rsrsrs
 
Vanderson disse:
(...) As saídas de SUB, eu pretendo utiliza-las para saída de fones para os músicos do palco...
Se for usar AUX/SUB faça o contrário, AUX para fones e SUB para gravação, os músicos não vão gostar da variação de volume afetando o fone por conta da mixagem ao vivo.

Vanderson disse:
um sistema de gravação de 24 pistas para mim no momento é excessivo, por isso eu olhei para as saídas de AUX para este fim.
Ainda assim acho melhor pelo Insert/Directout por questões de flexibilidade, diminuir roteamento até a gravação, etc.
Até porque se você não quer gravar 24 basta não usar os 24, simples assim.
Saia individualmente apenas os canais que desejar e via BUS os canais que quiser agrupar.

Vanderson disse:
outra coisa que você tocou no assunto e eu considero importante: HD para armazenamento: Quanto seria bom? 500GB? 1TB? 2 TB? ...
No quesito armazenamento, quanto mais melhor.
Porém muito HD costuma deixar o PC mais lento.
O ideal é usar HD interno para gravação e depois transportar esta gravação para um storage (DVD, BlueRay, NAS Server, etc...)

Vanderson disse:
Totalmente off-topic: pTjz: talvez sejamos primos distantes porque eu também tenho Abreu no meu nome... rsrsrs
Quem sabe! Pode ser... ;)
 
Novamente seria interessante saber de quanto capital você dispõe para torrar nessa brincadeira.

Vanderson disse:
Olá Pedro Jotha,

A ideia é usar desktop porque a estrutura ficará fixa no templo.
Além desta Delta 1010 (eu fui pesquisar e parece que ela atende bem aos meus requisitos) há outras que possa me indicar? Desculpe mas é que eu ainda estou tateando...

Ela atende bem ao proposito de uma gravação em linha, usando os prés da mesa, e tem um preço bastante atrativo, por isso a citei, mas é, como o amigo falou, bastante velha. Não acredito que deixe de funcionar com a evolução dos sistemas operacionais, mas os slots PCI estão mesmo com os dias contados, hoje é comum as placas virem apenas com um, então no futuro, se você precisar trocar a placa mãe, é capaz de não encontrar mais uma com slot PCI. Tirando isso, considero um bom custo-benefício. Possuo uma, não me decepciona, mas também não me orgulha, não faz milagre nenhum. É um produto obsoleto, que te deixará preso à disponibilidade de um slot PCI, tenha isso em mente.

Não ando muito por dentro do mercado de interfaces pra dizer qual é a melhor atualmente. O negócio é ver primeiro qual é a que você precisa (8 canais serão mesmo suficientes pra tudo o que você pretende gravar no futuro? E se a banda incluir uma bateria, não vão faltar canais?), depois ponderar qual é a que você pode pagar.

Tenho boas experiências com a Tascam US-1800 que uso, uma interface bacana, não muito cara, que grava 14 canais e usa conexão USB.

E apenas reforçando o que já foi dito, não é comum usar subgrupos, nem tampouco auxiliares para gravar, mas sim os direct out dos canais.

Não sei se é uma boa usar o mesmo PC para as duas coisas. Gravar tanto áudio áudio quanto vídeo exige muito da capacidade do HD (você está gravando muito dado em um curto espaço de tempo), acredito que os dois simultaneamente poderiam extrapolar a velocidade máxima de gravação. Acho que, com tamanha produção, deveriam ter operadores distintos para a gravação de cada coisa, que trabalhem em computadores distintos, até porque, deixar um programa em background para dar atenção a outro pode atrasar muito a identificação de problemas durante a gravação, como um canal clipando, por exemplo, se você estiver com o software de vídeo na frente provavelmente vai demorar até que perceba.

Processadores AMD têm, no geral, uma melhor relação custo-benefício, a Intel só ganha no mercado high-end, o que eu acredito não ser o caso. Eu investiria numa máquina com um hardware AMD/Asus/Corsair, são marcas muito boas e confiáveis. Seu orçamento é o limite.

[]'s
 
Prezados,
Conforme eu informei no inicio, estou realizando um projeto. Vou fazer os orçamentos e a Igreja realizará uma campanha para adquirirmos os itens.
Sobre a interface de gravação eu gostei da TASCAM US 2000. Alguem conhece esta interface? Ela tem até 14 entradas e conexão USB para o computador para realizar a gravação.

O que acham?
 
pra qual tipo de finalidade da gravação, gravar por gravar ou pra ganhar dinheiro com isso, pois você pode ir pelo lado mais caro ou pelo lado mais simples da coisa.
Lado mais caro: gravar multipistas, poder mudar o som de alguns instrumentos ou da bateria através de plugins, colocar efeitos, gravar de novo a pista que ficou ruim e uma infinidade de recursos.
Ou pelo pelo lado mais barato, com um computador ou um leptop, com um REAPER e você tirando o sinal de um dos seus 8 AUX e gravando tudo em uma pista só, fazendo a mixagem como se você tive-se fazendo uma monitoração por fone ou um retorno de chão.
Eu trabalho em 2 igrejas e em uma delas eu uso uma 01v96 que faço pelo modo bom e barato, já na outra igreja eu tenho mais recurso nela eu consigo gravar 40 canais independentes no SONAR.

No modo mais barato só dá trabalho pra acertar os níveis de gravação de cada um no início, tu grava e escuta oque ficou baixo e o que ficou alto pra acertar na próxima e assim vai, ainda mais se for sempre as mesmas pessoas tocando sempre
 
Olá Alex Pereira,

A finalidade eu diria que é um pouco dos dois. Primeiramente, gravaríamos para registro. Nada impede que, ao longo das gravações, façamos uma "coletânea" dos louvores pois temos dois grupos (oficiais) que cantam na Igreja (temos um grupo de adolescentes que ainda está engatinhando, mas prometem) e também as mensagens do nosso pastor que sempre prega em "series" de mensagens. No futuro, poderíamos colocar esse material disponível na Internet. Tipo um arquivo digital.
Eu já estou gravando pela saída da mesa com dois canais e com Audacity. Gravo no meu laptop e exporto para WAV no final dos cultos ou ensaios. Para as minhas aspirações o modo bom e barato funciona, mas eu estou buscando meios para adicionar qualidade no produto final.
 
Vanderson:

Para ter qualidade, uma interface de audio de dois canais já te daria uma excelente qualidade.
A gravação multi pista é utilizada para futura alteração, no caso corrigir afinação de um vocal, abaixar e aumentar o nível dos instrumentos e vocais, adicionar reverbs, comprimir ou adicionar algum efeito e assim vai. Fazemos isso para editarmos o que não ficou bom e se necessário regravarmos aquele instrumento que não ficou bom ou mesmo um vocal.

Como vocês estão gravando somente para arquivo e num futuro disponibilizar na Internet, acredito que gravar como o Alex mencionou utilizando o auxiliar e fazendo o controle do ganho ali, seja a melhor opção. Vindo a pensar em uma gravação multi pista a médio prazo com a aquisição de uma mesa digital.
 
As dicas de economia já foram dadas tanto neste tópico quanto no de gravação de vídeo.
Mas no final ele é quem decide no que investir.
A VERDADE? Se tem para gastar gaste, por mais que você em 90% dos casos vá gravar apenas R/L.
 
Back
Topo