gravação ... como começar ??

G

Guest

Guest
Salve, Salve galera!!! .. :lol:

aqui estou voltando a perguntar!!

Bem, sou apaixonado por áudio e por este motivo adoro 'brincar' de gravar. Faço algumas versões caseiras pras idéias loucas que tenho em cima de algumas músicas conhecidas, mas faço tudo do jeito que vem na cabeça; do jeito que eu imagino ser o correto.

Quero muito saber como eu devo proceder para fazer uma boa gravação. Quais são os passos para uma gravação? (captação, mixagem, automatização, masterização, etc..)

Tenho muitas dúvidas com relação à gravação e gostaria muito da ajuda de vocês.

Só para acrescentar...

Normalmente quando eu gravo eu utilizo o Adobe Audition como principal programa e mixer.

Gravo na minha plaquinha on-board mesmo (se Deus me permitir a Delta 1010LT está vindo) com uma guitarra Cort z44 e uma strato feita pessoalmente com pedaleiras GT-6 e GT-8.
Um baixo cort artisan b5 com um V-amp Bass, violões yamaha apx 900 e cort Eg540 e um teclado N364 da korg.

A batera eu crio o midi no FL Studio e jogo em cima o Addictive Drums pois tem bons timbres e é mais fácil para gravar ao invés de ter um Studio e microfonar tudão.


Pois bem.. como eu posso gravar bem com isto ai, dentro dos meus limites de hardware, espaço e conhecimento?



:?:
 
O primeiro passo para gravação é a escolha da placa de som.
Assim como as mesas de som, a escolha da placa depende do que vocÊ pretende fazer com ela.

O primeiro fator a ser levado em consideração para adquirir uma boa placa é a resolução em que ela grava o audio, a regra é simples "quanto maior melhor" hehe... Mas também não é preciso exageros 44khz e 24 bits é o necessário para trabalhar com audio com "qualidade de CD" para atender o soround de DVD já é necessário 96khz.

Segundo fator a analisar é a quantidade e canais que ela possui. Existem opções econômicamente viáveis e com boa quantidade de recursos. Se você pretennde gravar algo tipo Voz e Violão uma placa com dois canais já resolve, a Fast Track USB por exemplo, já pra microfonar bateria o jeito é correr pra uma Fasta Track Ultra ou 1010LT(todas do mesmo fabricante)

O recurso MIDI é mais do que bem vindo, muito popular em teclados(até alguns baratos) nos dá a possibilidade de usar uma infinidade de instrumentos inviáveis econômicamente, alguns muito convincentes por sinal. As placas mais baratézias não vem como MIDI mas também é possível usar via adaptadores USB.

1010 LT(necessita de mesa de som com direct out para funcionar)
1010.jpg

FastTrack USB, simples, barata, mas grava com ótima qualidade, o impecíclio é ter que gravar uma coisa por vez;
fast_usb.jpg

FastTRack ULTRA, essa é a "irmã rica", tem a possibilidade de gravar 8 canais ao mesmo tempo.
ultra_frente.jpg

ultra_tras.jpg
 
Quanto aos software também existem diferenças quannto ao uso.
Para gravações multi-pista(não confundir com multi-canal) os mais populares são Cakewalk Sonar, Cubase e ProTools. Estes são usados para captura e mixagem do audio.

Já o famoso Sound Forge entra em cena depois das mixagens, ele funciona como masterizador, embora tenha funções de gravação ele não tem recurso multi-pista. Ele entra em ação para finalizar o audio equilibrar as várias faixas de um CD e também para a autoração.
levando isso em consideração o Sound Forge não pode ser usado quando se quer capturar o audio de várias fontes ao mesmo tempo pra depois mixar, mas pode ser usado sem problemas se você deseja apenas gravar o L/R.
 
Bem... Já que está no ProoTools, Nuendo etc...

Pra que masterizar no sound forge?
Acho que qualquer HostProgram que se preze, trabalha com masterizações, inclusive acho que você tera MUITO MAIS recursos que no sound forge!

:)
 
Back
Topo