Gravação de áudio do culto para TV

digosoul

New Member
Olá amigos, temos um programa de tv da igreja onde os cultos são gravados e exibidos semanalmente, a emissora só exibe se o audio for captado da mesa, eu fiz um esquema de ligação de duas mesas: 1 behringer EURODESK SL3242FX-PRO é a mesa que controla o P.A. e monitor, eu uso uma outra mesa, uma Staner BUX-14 para o controle do audio da TV, puxei o back vocal atraves dos subgrupos 1,2 e 3 da behringer, a bateria eu liguei só nessa mesa com 2 mics sanson c02 aéreos e um leson sm-58 no bumbo, as guitarras e o baixo também só estão ligados na mesa de gravação, os outros instrumentos / microfones eu puxei da mesa behringer atraves das inserts de cada canal.

A saída master direita (R) da mesa Staner vai direto para a entrada de mic de uma das cameras, a outra saida vai pra uma caixinha de som dessas de pc onde eu ligo um fone de ouvido para acompanhar como ta o som, o principal problema que eu enfrento é a questão de monitorar o que está indo, o audio da gravação fica diferente do áudio que eu escuto no fone, gostaria de saber de voces qual seria a melhor opção para eu monitorar com precisão o que está indo pra televisão, sempre temos problemas, ou o contra-baixo ficou alto demais na gravação, ou o mic de quem está ministrando o louvor.

E na câmera o audio costuma ficar saturado, temos que deixar o fader master da mesa quase fechado para o som nao rachar

Seria melhor gravar no pc (a qualidade fica melhor) e depois o pessoal da edição sincronizar?

O que voces sugerem para esta aplicação?
Seria interessante instalar um compressor na saida que vai para a camera?


Desde já agradeço e, me desculpem pelo tamanho do texto
aushuahsuhasuhe
 
Falaaa digãooo!!!!
eSAUHuesahsua
achei vc por aqui


mas assim, eu não manjo muito desses esquema de camera, mas diz uma coisa, a camera tem MIC IN ou LINE IN??
sabe que isso faz uma diferença se quando vc tá jogando nivel LINE da saída da mesa em uma entrada de nivel MIC.. (DI BOX na camera, será??)

olha cara, como eu te falei esses dias, eu acho melhor fazer a gravação no pc, e depois manda pra ser inserido no vídeo. mas tem que estar sincronizado certinho né, dá um pouco mais de trabalho..

mas não vai jogar esquecer totalmente do audio da camera e apenas gravar no PC, faça testes, usando do mesmo jeito que está agora, e ao mesmo tempo grava no PC, depois manda pra eles sincronizarem e ver como fica, qual a diferença gravando direto ou pelo PC...


Abraço
Rodrigo
 
Olá Digosul, seja bem vindo ao SomAoVivo.

TV é a praia do Ingo, um dos membros daqui do fórum que trabalha em uma rede de TV, mas vou me atrever a falar alguma coisa.

Em gravação profissionional, um show que é transmitido ao vivo, por exemplo, temos 3 mesas de som:

- palco (para atender ao músicos)
- de PA (para atender ao público)
- de gravação/transmissão.

Não recomendo nunca transmitir para a gravação/transmissão o mesmo som que temos no PA (cópia do L/R), pelo fato de que, na regulagem do PA, nós levamos em conta a acústica do local, e na gravação/transmissão isso não deve ser levado em conta nunca.

Por exemplo, sua acústica não é lá grandes coisas e sobram graves. Logo, no PA você dá uma minimizada nos graves. Mas na hora da pessoa ouvir/assistir em casa, em uma sala com acústica totalmente diferente, vai notar a regulagem muito "magra", sem "peso", sem graves.

Por isso que muitas gravações de cultos ficam "horrorosas", e depois o pessoal comenta "mas na igreja estava tudo ótimo, não entendi porque ficou assim". Também acontece o contrário, quando a pessoa inventa de gravar, fica monitorando a qualidade da gravação (regula para a gravação) e estraga o som da igreja.

Por causa disso, acredito que a única solução é investir:

- uma pequena sala, onde não se ouça o som do PA, isolada e tratada acusticamente;
- medusas duplicadas (ou triplicadas), que levem cópia do sinal dos canais que se deseja transmitir (não precisa ser todos) para esta sala;
- uma mesa de som com a quantidade correspondente de canais;
- monitores de referência - a pessoa vai mixar para os monitores, sem problemas com acústica
- este sinal é que vai para a gravação.

Interessante que isso vai ajudar em muito também ao operador de som do PA, que vai se preocupar apenas com a igreja, e não com duas coisas ao mesmo tempo (e com o eterno dilema: se fizer isto, melhora para a igreja mas atrapalha a gravação. Aquilo, melhora a gravação mas atrapalha a igreja).

Evidente que o trabalho de convencimento do pessoal da igreja não será fácil. Será um bom investimento, na ordem de alguns milhares de reais. Mas se eles desejam qualidade na transmissão e na própria igreja, vão precisar disso.

Um abraço,

Fernando
 
olha..depois do bersan fica até dificil falar alguma coisa...rsrssr
mas o que ele falou é super correto.
ter uma outra mesa somente para mixar o som pra gravação é super importante. e isso vc já tem. como o bersan falou, quanto maior o investimento, melhor a qualidade que se obtem. há uma diferença grande em número de canais entre as duas mesas. uma tem 24 canais monos, a outra, 12, a metade. te recomendo ligar assim. ligue bumbo, caixa/chimbal separados. os tons podem vir agrupados, idem para os overs. os backs tb podem vir agrupados, apenas separe meninas de meninos, faz uma diferença e tanto! instrumentos como guita e baixo, vem separados. voz principal tb. para a mixagem, lembre-se que as tvs não respondem bem a graves e agudos, logo, se deixar baixo, não se ouve, se aumetnar muito, embola. o melhor é trabalhar com as médias e médias altas. bumbo e baixo tendem a sumir em tv, estranho gente falar que está alto. o que se ouve mais de baixo/bembo é o kick e os slaps...
sobre vozes, cai no que te falei, como os falantes de tvs reproduzem bem as médias, a voz se sobressai naturalmente. cuidado com o uso de mics de over. como o sinal no transmissor é super comprimido (a faixa dinamica da maioria das tvs é inferior a 12 dbs, e pra efeito de comparação, em um cd chega a mais de 90 dbs...), se vc abre muito um mic de over/ambiente, no ar fica parecendo que está num estádio gigantesco. acaba ficando feio....
sobre clipar na camera, o que o outro coelga falou está super certo. vc está ligando a saída master da mesa, que é nível de linha (lembnre-se ser um conector xlr não quer dizer que é sinal de microfone!!), na entrada da camera que é para microfones. tem uma diferença de umas 10 vezes entre os dois sinais. o de linha é muuuuuuito mais alto que o de mic quando ligado assim. tem um artigo do bersan ótimo aki no site falando sobre isso. dá uma lida. tente ligar em uma entrada de linha da camera. cameras mais profissionais, tem uma chave que muda o conector xlr de mic pra linha. dá uma olhada e veja se a camera lá não tem. se não tiver, o ideal será partir pra uma DI mesmo.
sobre gravar em computador, só tem uma questão. como eles editam?
para se ter um sincronismo perfeito, voce teria que ter uma placa de áudio boa, não vale as sound blaster da vida, ok?
e pedir da camera um sinal de time code (ai...q raios é isso....?!?!?!
time code é o código de tempo gravado nas fitas de vídeo com o tempo correto da fita. a própria camera gera este sinal e grava na fita. não necessariamente se grava na fita o tempo real dela. em shows ou programas longos, somente a primeira fita começa em 0 minutos. imaginando fitas de 1 hora, quando a primeira fita acabar, ao trocá-la, a camera vai gravar partindo o time code de 1 hora. e assim por diante. fica fácil, pq na edição, depois que se descarrega todas as fitas no computador, nenhuma tem o mesmo tempo que a outra, afinal, a fita um vai de 0 a 60 mim, a 2 de 61 a 120 mim e assim vai. deu pra entender?)
ai vc vai pegar o time code da camera e usar pra sincronizar com o programa do micro. boas placas tem uma entrada pra isso.
ai vc fica sincronizado com o pessoal do vídeo e o cara da edição não tem problema pra acertar isso.
ufa!!!!!!
falei pra caramba!!!!
rsrsrss
qualquer coisa perguta ai!!!!!
abçs
ingo
 
Beleza, aprendi também algumas coisas.

Ingo, você falou que as entradas de áudio das câmeras são nível de microfone, pelo que entendi na maioria. Acho até óbvio, já que quase sempre as câmeras vão estar com aqueles microfones boom conectados, e poucas vezes com conectados a uma mesa de som.

Aí eu fui dar uma olhada em um manual de mesa Ciclotron CSM. Muitas Ciclotron tem saídas para Beta/VHS, feitas para câmera. Eu mesmo nunca usei, mas sempre achei que pudessem servir para alimentar um amplificador, etc.

Olha o que tem no manual (CSM 12 ISR):

Nível de saída Master L/R ------- 8,7 Volts RMS (+21dBu)
Nível de saída Beta/VHS -------- 8,7 Volts RMS (+21dBu)

Ou seja, ambas são saídas de linha. Teriam que ser atenuadas via DI para ligação com as câmeras, exceto se a câmera tiver chave MIC/Line como você falou.

Estou escrevendo isso porque, se na maioria das câmeras a entrada é MIC, então deveriam ter feito com nível de mic, não?

Um abraço,

Fernando
 
Pelo nome Beta/VHS, eu chutaria que é uma saida para aparelhos gravadores (sem unidade ótica, acho q deu pra entender neh), eu não sei de existiu alguma câmera que gravava em Betamax, existiu?
 
olá,

bom bersan, ai entramos em outra área.
somente as cameras mais simples, tipo as que se compra em shoping não tem esta seleção. as cameras mais simples pra uso semi-profissional já tem esta seleção. veja o modelo abaixo, da sony.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.sonypro.com.br/bpla?page=product&root_pro_id=31683&cod=1,0">http://www.sonypro.com.br/bpla?page=pro ... 83&cod=1,0</a><!-- m -->

e a propria ciclotron sabe disso. tanto é que coloca o termo 'beta', que é o diminutivo de BETACAM que é um formato de gravação de vídeo profissional.

e acredite, as cameras são ligadas muito mais vezes em mesas do que se pode pensar. em repostagens externas mais complicadas, sempre vai um operador de áudio com um mixer portátil, para mixar o som do boom com o do microfone do reporter/artista.

tá ai o mais famoso mixer...

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.shure.com.br/menu/padrao.php?link=produto&categoriasel=6&linhasel=319&produtosel=2234">http://www.shure.com.br/menu/padrao.php ... tosel=2234</a><!-- m -->

e olha de quem é!!

é claro que a saída dele é em linha......rsrsrs

é o melhor mixer pra externas, pois é pequeno (1/2 unidade de rack de largura, 1 de altura) e leve. tem 3 entradas, ideal para artista, convidado e boom. e fácil de operar, veja que os botões de volume são grandes e não há controles de nada. só de pan e uma chave de link nos canais 2 e 3. vem com gerador de tom de 1khz, limitador e pode ser ligado em bateria ou com pilhas!!!!!

espero estar ajudando...
abraços
ingo
 
opa...
microfone boom é o apelido carinhoso dos microfones shot-gun.
são mics com sensibilidade direcional forte, normalmente de vários metros a frente e praticamente nada lateral ou de trás. sabe aqueles microfones que os caras usam presos em varas? então são eles. vai aí alguns exemplos:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.sennheiser.com/sennheiser/home_en.nsf/product.html?ReadForm&path=professional_wired-microphones_broadcast-eng-film&product=003149">http://www.sennheiser.com/sennheiser/ho ... uct=003149</a><!-- m -->

o mkh-70 da sennheiser, um dos mais famosos e usados em televisão.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.neumann.com/?lang=en&id=current_microphones&cid=kmr82i_description">http://www.neumann.com/?lang=en&id=curr ... escription</a><!-- m -->

o kmr 82 da neumann, muito usado em cimena.

como eles têm uma captação muito longe, são usados pra captar ambiente em shows, gravações de cinema e tv e etc.
abrçaos
ingo
 
usar DI na entrada das cameras

Ingo, ainda nao tinha pensado nisso, as cameras que o pessoal da tv usa são simples (Sony HVR-HD1000U ) e só possuem 1 entrada em nivel de microfone, eu vo ligar o sinal da mesa em uma DI, temos uma hayonik passiva parada la na igreja, com isso vai ficar mais fácil de mixar pra gravação, normalmente nos temos que deixar os potenciometros bem baixos para nao clipar, quanto ao contra-baixo ele saiu com um som estalado na ultima gravação, não sei se foi porque o baixista exagerou nos slapings mas ficou muito estranho...
Outra duvida: Qual é a melhor saida da mesa de som para monitorar a gravação? agora com a directbox vou utilizar a saida paralela a entrada para ligar as caixinhas de pc onde eu ligo o fone
estava pensando em usar um koss porta pro, o que voces acham? atualmente estou usando um fone simples da tdk, que ja esta até estourado e com o alto SPL gerado la no templo acaba deixando a gente confuso...

Desde ja agradeço, estou gostando muito do forum... Ta me ajudando bastante assim como o site somaovivo
 
Ingo,

que aulas! Tô me sentindo operador de áudio de TV!

quanto ao contra-baixo ele saiu com um som estalado na ultima gravação, não sei se foi porque o baixista exagerou nos slapings mas ficou muito estranho...

Esse é o clipamento. Fica assim na gravação.

agora com a directbox vou utilizar a saida paralela a entrada para ligar as caixinhas de pc onde eu ligo o fone

Não tem algum jeito de não passar pela caixinha de pc? Cadê a saída de fone da mesa?

estava pensando em usar um koss porta pro, o que voces acham? atualmente estou usando um fone simples da tdk, que ja esta até estourado e com o alto SPL gerado la no templo acaba deixando a gente confuso...

O Porta Pro é um fone aberto, vaza praticamente todo o som do ambiente para ele (a diferença é de míseros 2dB). Seria interessante, para não vazar, ter um fone fechado, que providencie um bom isolamento entre o ambiente e o fone.

Fones para músicos devem ser abertos, como o Porta Pro. Assim eles sentem a ambiência.

Já para o PA, o fone deve ser sempre fechado.

Sobre modelos, dê uma olhada aqui:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=24">http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=24</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando
 
Não tem algum jeito de não passar pela caixinha de pc? Cadê a saída de fone da mesa?

eu uso a saida de fone da mesa quando quero monitorar algum canal individualmente, o "legal" da caixinha é que ela permite uma previa de como ta saindo pra camera

bersan
voce conhece esse modelo da behringer? <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.behringer.com/HPS3000/index.cfm?lang=ENG">http://www.behringer.com/HPS3000/index.cfm?lang=ENG</a><!-- m -->
estou pensando em comprá-lo ta 30 dolares no paraguai
 
é...o bersan já matou a questão do baixo, e se permitir uma idéia, pelo que você falou, me parce que a camera fica próxima a mesa. logo, pq não tenta ligar o fone na saída de fone da camera???
ai vc escuta direto o sinal gravado nela..o que acha???
 
Opa, não sabia que câmeras tem saída de fones também.

Então que tal ter dois fones? Um ligado na mesa, para você poder usar o PFL e ver o som do PA! Outro na câmera, para você ver como vai indo a gravação.

Já fiz muito isso quando operando som e gravando no micro. De vez em quando colocava o fone que vinha da placa de som para saber como as coisas estavam indo.

Quanto a este fone, não conheço, desculpe.

Um abraço,

Ferndno
 
Deu certo!

Valeu ingo, a directbox facilitou e muito minha vida hehehe
agora ta bem tranquilo pra controlar, nao precisa mais deixar o fader praticamente fechado para nao distorcer, domingo eu trabalhei com o master que vai pra camera em 0db e ficou bom o som, só o baixo que clipou um pouco
o que voces sugerem para resolver esse problema de clipagem?
se quiserem ouvir a gração entrem em contato comigo

abraço!
Rodrigo Toledo
 
q bom cara...fiquei feliz em saber que deu certo!!
sobre o baixo, clipa também no PA?
se eu entendi direito, vc 'chupa' o sinal da mesa de PA neh?
umas perguntinhas bestas vai...
1- o sinal clipa com vc ouvindo o canal isolado no fone?
2- clipa somente depis de vc equalizar?
3- clipa na mesa de PA?
4- como vc pega o sinal da outra mesa??

vamos resolver isso ai tb..
abraços
ingo
 
Back
Topo