gravação digital x gravação analógica

Cara que pergunta dificil =/
IAUEFIAHEFIAHEFIHAEFAUIFAHIFUE

Bem vamos ve se da pra explicar, a gravação analógica não é nada mais nada menos que registar o som da fonte sonora como um sinal contínuo no tempo.
O vinil por exemplo, a agulha de gravação move-se no sulco do disco, formando um ângulo de 90 graus com a superfície do disco, de modo a que cada parede do sulco forme um ângulo de 45 graus com a vertical. Os sinais esquerdos do canal estão cravados na parede interna do sulco (virada para a zona mais interior do disco), e os sinais direitos do canal estão na parede exterior (virada para a zona mais exterior do disco), trata-se então de uma onda analógica que representa as vibrações criadas pela fonte sonora, as vibrações são muito rápidas, para você ter noção o diafragma vibra cerca de mil vezes por segundo e é este o tipo de onda gravada no cilindro do fonograma.

Ai você deve ta se perguntando, pô mais é isso? A fonte faz agulha vibrar e grava no disco? É isso mesmo. o armazenamento e reprodução de uma onda analógica é um processo muito simples. A gravação em um cilindro de estanho também é uma maneira bastante simples de fazer isso. O problema é que esse procedimento não gera uma reprodução muito fiel. Quando você usa o fonógrafo, o som fica cheio de ruídos e o sinal fica distorcido. Se você usar um disco com muita frequência, ele vai acabar se desgastando. O atrito da agulha com a superfície alarga os sulcos do disco e, com o tempo, ele não será capaz de reproduzir o som.

Já na gravação digital, como em um CD (e qualquer outra tecnologia de gravação digital), o objetivo é realizar uma gravação de alta fidelidade (o sinal original e o sinal reproduzido devem ser muito semelhantes) e reprodução perfeita (a gravação soa da mesma maneira toda vez que é executada, não importa quantas vezes seja executada).
Para atingir estes dois objetivos, a gravação digital converte a onda analógica em uma série de números e grava estes números em vez da onda. Esta conversão é feita por um dispositivo chamado conversor analógico-digital (ADC). Para reproduzir a música, a série de números é convertida novamente para a onda analógica por um conversor digital-analógico. Esta onda é amplificada e enviada para os alto-falantes que produzem o som.


O basico seria isso, CLARO que tem nas regras suas exeções, e muitas pessoasl fizeram trabalhos fantásticos com gravações analógicas, mais creio que em sua grande maioria utilizam de processos digitais para gravas, por mais simples, mais fiel, mais rápido, etc...




Espero ter ajudado,
graça e paz!
 
A discussão não deve ser qual é a melhor, mas a partir de que ponto a diferença é imperceptível... para um texto bem técnico sobre conversores AD (em inglês), olhe no site da Rane:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://rane.com/note137.html">http://rane.com/note137.html</a><!-- m -->
 
Acho que o colega que postou o tópico se referia sobre o processo de captura do áudio na gravação em estúdio ou ao vivo. Não sei como está hoje, mas há poucos anos os gravadores de rolo de fita de 2 polegadas tinham uma qualidade muito boa. Nesta época estavam chegando os ADAT, placa de som, etc.
Quanto a armazenamento, digital, sem dúvida.
Algo semelhante ocorre com a produção de filmes.
A captura das imagens ainda é analógica, em rolos de filme, que depois são revelados, editados, cortados e finalmente digitalizados.
As câmeras digitais ainda não chegaram neste nível de qualidade, que envolve não apenas nitidez nem resolução , mas um jeito de capturar as luzes mais próximo do olho humano.

Abraços
 
é uma discusão que não tem fim...
eu prefiro o digital, mas tambem usando analógico como alguns prés..da UNIVERSAL AUDIO, FS, DBX, AVALON, SSL XLogic, e a mesa é uma DDA Q2 (que já esta vendida), e para quem gosta de aliar o analógico e o digital tem uma mesa da SSL chamada AWS 900+ SE, que compramos mas ainda não chegou...preço é salgado

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.solid-state-logic.com/music/aws900+/index.asp">http://www.solid-state-logic.com/music/ ... /index.asp</a><!-- m -->

Abraços
 
Só lembrando que mesmo numa mesa digital o timbre é dado principalmente pelos prés, que continuam sendo analógicos... (não sei como fica a questão da resposta em frequência dos conversores, mas os prés continuam tendo uma importantíssima contribuição).
 
Back
Topo