Gravação - Interferência com Direct Box.

marcioado

Member
Pessoal, tudo bem?
Deus abençõe vocês.

Faço gravação das pregações dos cultos na minha igreja e li aqui no fórum sobre o cuidado ao conectar os equipamentos.
Eu gravo apenas o canal do pregador, por isso eu utilizou um split de canal feito em casa com dois plugs XLR macho e um fêmea. Dessa forma um cabo vai para a mesa de som e o outro para a interface de gravação.

Numa das leituras aqui no fórum, li sobre a utilização do directBox para impedir que a energia (phantom power) inserida no canal chegue até o outro equipamento, no meu caso a interface.

Sendo assim providenciei isso. Porém observei que a qualidade do sinal na mesa principal caiu demais. O som da voz perdeu as frequências mais graves deixando o som quase como um radinho de pilha.

Eu testei com dois DirectBox passivos. Um deles é o Waldman e o outro é um CSR.

Ai está o esquema desenhado de como estou fazendo as conexões: Disponível no google drive (https://drive.google.com/file/d/0B4U8q9ar7xM-bFU0c1FIT2JVaEU/view?usp=sharing)

Enfim, essa perda na qualidade é esperada? estou fazendo algo errado? Um DI ativo pode resolver?

Grande abraço e obrigado.
 
Faço gravação das pregações dos cultos na minha igreja e li aqui no fórum sobre o cuidado ao conectar os equipamentos.
Eu gravo apenas o canal do pregador, por isso eu utilizou um split de canal feito em casa com dois plugs XLR macho e um fêmea. Dessa forma um cabo vai para a mesa de som e o outro para a interface de gravação.

Olá marcioado, que Mesa de Som você usa?

Dependendo da Mesa que você tem (coloca a foto), existem outras opções de retirar o Som para sua interface, aproveita e posta a foto da sua interface também.
 
Bem... O uso do DI no seu caso é dispensável já que você esta gravando um MIC e a entrada da placa é também de MIC.
Para evitar o problema de loop com Phantom nas duas vias, é só não usar o PINO 1 na via que vai pra interface, assim o MIC receberá phantom apenas da mesa.

Quanto a qualidade de som... Os DI's citados não são bons, mas não quer dizer que só por isso o som esteja ruim, porque o que você descreveu é um som MUITO RUIM, não acredito que eles prejudiquem tanto assim o som.
O pode estar acontecendo no seu caso, é que se o Phantom da sua interface estiver ativada o seu DI esta recebendo o dobro de energia (interface + mesa) prejudicando o circuito e degradando o sinal.
 
Última edição:
Márcio, que tal esta opção.

Sony ICD-PX440, Excelente qualidade, grava em .mp3 192kbps.

Vai na saída RCA de sua Mesa usando um cabo: P2 - RCA.

Além de ser muito portátil grava com microfone interno stereo.

Logo que você conecta o plug você decide se o sinal é LINE ou MIC.

Outra opção é você endereçar o canal do Pastor, já que a mesa tem essa opção.

E você ainda pode usar o Insert da mesa.gravador portátil da Sony pcx440.jpg
 
mp3 pra gravação.... será baixa qualidade.....

Olá Ton.

Se ele está precisando somente captar a voz, garanto que vai sair com uma qualidade ótima.

Sei que não será uma captação Linear em PCM 44.1/24 de um Sony.

Mas acho que atende sua necessidade.

O que você acha?
 
MP3 pra gravação não vira.... devido sua compactação....

Se quiser algo só pra ter guardado e não necessitar e edição, vira, mas não é aceitável como qualidade para edição....
 
Mizael e tonreb,

Quanto a qualidade do áudio eu armazeno em mp3 256k isso porque trata-se apenas da voz. Nesse caso a perda de qualidade fica irrelevante em relação ao áudio armazenado.

Quanto a gravação, para usar o rca da mesa não preciso do gravador. A interface atende perfeitamente. Meu problema em usar a mesa é o chiado que ela gera no audio. Por isso optei pelo split.

pTjz, eu procurei usar o DI justamente para proteger a interface. Vc me deu uma nova possibilidade, mas como a fase positiva esta nos canais 2 e 3 do xlr, fico preocupado em ainda queimar o canal da interface.
 
Pessoal,

Atualmente não estou utilizando o DI por causa da degradação. Mas as gravações eu continuo fazendo.

Não sei se consegui explicar com clareza, mas achei estranho que ao conectar os cabos ao DI o sinal fica ruim na mesa, que possui um cabo direto até ela. Ou seja, o DI fica entre a interface e o mic. Entre a mesa e o mic não tem nada.

Esqueci de responder ao pTjz: o phantom power estava desligado no momento do teste. Tanto na interface como na mesa.

Abs
 
Back
Topo