Gravação pelo Celular

Camel

New Member
Pessoal, gravei quase meia hora de um texto pelo gravador do celular, mas infelizmente estava chovendo na hora da gravação. Quando fui ouvir, o barulho da chuva ATRAPALHOU DEMAIS! Minha voz foi quase sobreposta pelo ruído da chuva. Tem como tirar esse barulho da chuva e deixar só minha voz?
 
Sem perda de qualidade, não. Talvez seja possível redução de ruído para conseguir ouvir a voz, mas a qualidade será sacrificada, talvez mais do que você deseja. Pode postar um trecho da gravação?

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
Obrigado, Carlos.
Recebi a resposta em outro forum antes de vc responder aqui. Realmente foi perdido. Deletei o arquivo pq me disseram a mesma coisa. Não teve salvação. Sem falar que o gravador do celular já vem com um chiado embutido...
Valeu pela resposta
 
A fins de possíveis futuras pesquisas, Pro tools , ajuda muito nesses casos.
Ou então a polícia federal, eles tem uns programinhas de reconhecimento que ranca até imagem do áudio kkkk
 
Eu tinha encontrado o audacity. Mas não funcionou. Não consegui tirar o barulho da chuva. Deu um trabalho danado ter que cortar os ruidos e ainda assim o barulho da chuva ficava lá... Acho que o Pro Tools deve ser no mesmo estilo..
Valeu Garam
 
Remoção de ruido (denoiser) normalmente pode ter um resultado razoável se for feito por pro da área de edição de audio.
Envolve uso dos plugins e programas "stand alone" que tem o mesmo principio : subtração de espectro de um exemplo de ruído do material.
Funciona desta maneira : procura-se um pedaço de material onde tem somente ruído ( por exemplo , no intervalo ou inicio de gravação).Depois este pedaço serve como um gabarito (filtro) por onde passa matérial gravado.So que invertido_Ou seja : isso parece com aquele fone de ouvido com cancelamento de ruido .Voce tem o mesmo audio do ambiente aplicado inversamente com intuito de cancelar somente o ruído.Nenhum equalizador , filtro linear , compressor (e etc) terão a mesma eficiência.
Trabalhei muito com recuperação de dados das fitas. Usávamos TripleDAT na época.Principio era mesmo.So que demorava mais tempo pois calculava-se tudo offline.Passava 10 vezes mais que material original. Entre mais populares hoje temos Izotope RX e Waves Denoiser.
Exemplo :
E por ultimo : ProTools não tem nada a ver com a historia. Deve ser usado EDITOR de audio. Como Wavelab , por exemplo..Ou similar.

Abrcs,
andry110
 
A questão é que tem um chiado proprio do gravador do celular, e também a voz que está abafada. Eu queria colocar a voz em "primeiro plano". Acho que isso define bem o que eu preciso. Se puder colocar a voz em primeiro plano já é um boa. Estou tentando com o audacity. A sensação que a voz vem lá do fundo...Eu queria eliminar os barulhos e deixar só a voz. Mas me parede que isso não é possível...
 
@Camel ;
Poste um pedaço da gravação ( tem gente querendo te ajudar e precisando disso ).
Vc já experimentou o que o Andry sugeriu? Pode ser que não fique do jeito que vc quer mas tenho certeza que vc vai se surpreender com o resultado.
 
Ok, pessoal.
Vou postei um trecho da gravação.
Eu queria saber como retirar esse chiado e esse barulho constante que fica ao fundo.
Quem puder melhorar ao máximo essa gravação eu agradeço. Apenas me diz quais os passos e eu mesmo vou tentando aqui.
Mexer no audacity é muito bom. Nunca imaginei que mexer com som seria tão interessante.
Não consegui upar o arquivo no youtube, então eu coloquei no media fire:

http://www.mediafire.com/watch/uprosx8bax42u0i/Gravação.3gp

Quem puder me ajudar aí. Se possivel fazer comentários técnicos sobre essa gravação eu gostaria ler. O celular estava perto da janela, acho que tem até o barulho do vento. É tirar esses barulhos e deixar a voz em primeiro plano.
Valeu galera!

pS> Andry110, valeu pelo seu comentário. Se puder comentar mais em cima desse pedaço de audio eu agradeço.
 
A questão é que tem um chiado proprio do gravador do celular, e também a voz que está abafada. Eu queria colocar a voz em "primeiro plano". Acho que isso define bem o que eu preciso. Se puder colocar a voz em primeiro plano já é um boa. Estou tentando com o audacity. A sensação que a voz vem lá do fundo...Eu queria eliminar os barulhos e deixar só a voz. Mas me parede que isso não é possível...


  1. Voz é útil entre ~132Hz e ~1,5KHz, o resto pode ser cortado/atenuado sem medo.
  2. A ideia de profundidade vem porque tu captou a voz, o reverb, delay e todas as reflexões da sala
  3. O celular conforme o modelo de fato tem microfone ruim, e pra f***r com tudo um compressor, o que dificulta as coisas, e se sabia disso deveria providenciar outra forma de fazer isso.
  4. O que o Andrey110 falou já é usado a muito tempo. Nada mais é que cancelamento de fase entre ruídos, o Grateful Dead usava isso para diminuir o feed back ao vivo, na década de 60, com um mic na fonte (voz) e outro mais abaixo, para o ambiente, os dois defasados davam uma certa isolada no áudio principal. É uma hipótese que vc deve testar.
Pergunto para TODOS:

Não seria o caso de usar um ducking, mas muitas vezes se precisa fazer isso, então pergunto...
Existe algum periférico que faça isso, ou qualquer compressor faz? Se sim, como fazer?
 
Blz, Don!
Como vc chegou a essa conclusão sobre o intervalo útil da voz? Vc fala especificamente dessa gravação ou de uma forma geral?
Se for especificamente dessa gravação como eu faço pra encontrar esse intervalo usando um programa?
Tô mexendo aqui no audacity. É muito bom fuçar nisso... =)
Vc pode me indicar gravadores excelentes, para que eu possa ter uma referência, quando eu for comprar um? Tipo, alguns modelos que realmente são bons. O preço fica em segundo plano...
Procurei no google, mas só apareceu pendrive que grava, e um monte de bugiganga da china! Quero algo de qualidade. Nada pior do que ouvir um som com qualquer sinal de chiado ou interferência...
 
1. Material praticamente inutil para recuperação .
2. Recuperação é possível porem não forma parcial e com efeito somente de nivel "saber do que se trata ". Pode ser recuperado ate 70% de texto.
3. Ruido nao é coerente e tem variável de espectro bem largo com cara de realimentação de auto-ganho.
4. Faixa de frequências acima de 1.5 kHz é crucial para inteligibilidade e reconhecimento de voz (na pratica forense é imprescindível ter o maior espectro possível (maior banda de frequências apresentada) para provar que a voz pertence ao "indivíduo e questão"). Frases tipo :
Voz é útil entre ~132Hz e ~1,5KHz
considero no minimo amadoras e tem origem de "internet quebrado" pois basta procurar um pouco mais que descobre que principais formandas da voz estão posicionadas na faixa entre 300 Hz e 3.4K .
E esta faixa chama-se VF (Voice frequency).Abaixo disso (lógico que não tem nada a ver com cento e trinta dois hertz) - são frequências fundamentais diferentes para homen e mulher , fumante e não fumante , com resfriado e sem resfriado , e etc.. (Acredito que 132 Hz vão virar meu xodó a partir de agora.:D:D:D ..)
5. E pessoalmente para Sr. Don :
Ducker ja é um compressor! Em modo de gate controlado pelo "side chain".Como é e o que é que Voce quer fazer com ele nesta situação quando captação (mic) é ruim e pre-amp é péssimo !? E pessoa fala um quilometro de distancia??
Basta pegar equipamento adequado e não precisa gastar tempo e dinheiro com recuperação de material pessimamente gravado.
Me-desculpem.Mas ... sem continuação.

Abrcs,
andry110
 
1. Material praticamente inutil para recuperação .
2. Recuperação é possível porem não forma parcial e com efeito somente de nivel "saber do que se trata ". Pode ser recuperado ate 70% de texto.
3. Ruido nao é coerente e tem variável de espectro bem largo com cara de realimentação de auto-ganho.
4. Faixa de frequências acima de 1.5 kHz é crucial para inteligibilidade e reconhecimento de voz (na pratica forense é imprescindível ter o maior espectro possível (maior banda de frequências apresentada) para provar que a voz pertence ao "indivíduo e questão"). Frases tipo :

considero no minimo amadoras e tem origem de "internet quebrado" pois basta procurar um pouco mais que descobre que principais formandas da voz estão posicionadas na faixa entre 300 Hz e 3.4K .
E esta faixa chama-se VF (Voice frequency).Abaixo disso (lógico que não tem nada a ver com cento e trinta dois hertz) - são frequências fundamentais diferentes para homen e mulher , fumante e não fumante , com resfriado e sem resfriado , e etc.. (Acredito que 132 Hz vão virar meu xodó a partir de agora.:D:D:D ..)
5. E pessoalmente para Sr. Don :
Ducker ja é um compressor! Em modo de gate controlado pelo "side chain". Como é e o que é que Voce quer fazer com ele nesta situação quando captação (mic) é ruim e pre-amp é péssimo !? E pessoa fala um quilometro de distancia??
Basta pegar equipamento adequado e não precisa gastar tempo e dinheiro com recuperação de material pessimamente gravado.
Me-desculpem.Mas ... sem continuação.

Abrcs,
andry110

Só entendi a parte do texto que diz que é sem solução...rsrs
Andry110, por favor, me indica um gravador(s) que eu possa adquirir.
Aqueles chineses estão fora de questão? pendrives...etc

Se fosse recuperável, daria para ouvir minha voz com precisão? É nisso que estou interessado: saber o potencial desses programas de edição de audio. Entende?
 
Nem tive tempo de ouvir, mas se o Andrei disse que não tem jeito...

Pra gravador, qualquer zoom série H deve te atender (H1, H2...)

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
Valeu carlos.
Vou comprar um olympus VN 5200pc...
Achei comentários positivos sobre esse gravador de voz. Eu não sabia que existia essa diferença: gravador de voz e gravador digital.
Parece que o primeiro é melhor e tal...
 
E esta faixa chama-se VF (Voice frequency).Abaixo disso (lógico que não tem nada a ver com cento e trinta dois hertz) - são frequências fundamentais diferentes para homen e mulher , fumante e não fumante , com resfriado e sem resfriado , e etc..
Obrigado pela correção, não se esqueça que estamos todos aqui para aprender. Vejo que vc é um macaco velho, e fico feliz de ter tido vários ensinamentos desde que cheguei. Talvez a rotina repetitiva e desgastante do fórum tenha te tornado impaciente, então me resta tolerar e clamar paciência com os new bees.

Falei de um modo geral, que venho observando o uso de HPF, por técnicos que encontro pela estrada, para uso com preletores e cantores em genéricos (principalmente em festivais, onde só o head line tem técnico próprio).
Houve um erro de digitação, é 4,5KHz, e não 1,5KHz (Anotação mental: dormir mais, revisar o texto antes de postar).
As freq não é algo fixo (o til/~ indica aproximadamente, presumo que vc saiba), mas um ponto de partida, e digamos assim.

Ducker ja é um compressor! Em modo de gate controlado pelo "side chain".Como é e o que é que Voce quer fazer com ele nesta situação quando captação (mic) é ruim e pre-amp é péssimo !? E pessoa fala um quilometro de distancia??[QUOTE/]

Se ler novamente verá que eu já afirmei que não era o caso de usar um ducker, me lembrei do caso e perguntei sobre o funcionamento num momento off topic.
 
Nem tive tempo de ouvir, mas se o Andrei disse que não tem jeito...

Pra gravador, qualquer zoom série H deve te atender (H1, H2...)

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk

Comprei o Olympus e me dei mal. É mais um bagulho de procedência chinesa. Nãos e se é montado ou fabricado lá, mas de qual quer forma, é um pedaço de lixo.
O gravador da Zoom é muito caro.
Fica registrado que o Olympus não é bem metade do que falam dele na internet. Só pode ser comentário pago...
É isso aê
 
Pessoal, selecionei um trecho da gravação que eu gostaria de eliminar o ruído. O gravador fica no hall da minha casa. Esse barulho é do vendo ou é do gravador? Não tenho o ouvido treinado pra isso... Será que um microfone ME52W da olympus resolveria o problema? Ou se alguém tiver outro modelo melhor....
Fiz um teste colocando espuma na entrada do gravador e deu uma melhorada.
Valeu mais uma vez pela paciência em tentarem me ajudar.

Link da gravação:
http://www.mediafire.com/listen/78mi2pktk1tkdaw/Gravação+Teste.WMA
 
Back
Topo