Gravação: Vídeo

Vanderson

Member
Prezados,

Preciso de orientação dos mais experientes:

O cenário que eu gostaria de fazer:
"Duas ou três câmeras. Estas câmeras seriam ligadas em um computador (ou mesa de vídeo), onde os seus sinais seriam processados e/ou gravados. O Audio das câmeras pode ser processado em vir de mesa de som. Não tem necessidade de gravar o audio das câmeras, podendo vir processado e equalizado externamente. Neste equipamento eu preciso de uma saída de video para mandar para outro computador onde será instalado EasyWorship ou EasySlides para exibição ao vivo (quando necessário).

Em princípio não teria saída para vídeo streaming ao vivo(web, por exemplo), mas no futuro poderíamos ter esse recurso também.

Agora a pergunta: Como fazer? Eu não tenho conhecimento nenhum nesta área em procedimentos ou equipamentos.

Quais câmeras os amigos recomendam para gravação de cultos?
Qual equipamento (computador ou mesa de vídeo ou programas) teríamos de ter para fazer esta atividade. Não conheço placas de captura, programas, formatos, etc.

Qual tipo de sinal eu devo trabalhar? Video, S-Video, HDMI?

Como eu faço para mandar o vídeo processado para outro computador. Qual placa de captura eu tenho de ter para esta finalidade em outro computador.

Toda e qualquer ajuda neste sentido seria muito bem vinda.

Atenciosamente,

Vanderson Araújo
 
Se você for trabalhar com mesa de corte, você sairá da mesa para esse PC que controla o Datashow.

Já se for através de software, você terá de sair do PC onde as câmeras entram para o PC do Datashow. Neste caso você vai precisar usar “dois monitores” onde o 1 é o principal e o 2° será exclusivo para a saída de vídeo. Se for notebook normalmente eles vem com uma saída de vídeo auxiliar, se for PC coloque uma placa de vídeo com duas saídas ou compre um adaptador USB.
Tendo as duas saídas podemos trabalhar com a placa de captura, pois o vídeo 2 do PC de edição não irá para um monitor, mas para a placa de captura que está conectada a este PC do Datashow.

O tipo de conector depende da saída do PC/Mesa que receberá as imagens, pode ser S-Video, HDMI, DVI, VGA, Displayport e por ai vai.


Se me permite dar uma opinião.
Eu não investiria grana nisso apenas para colocar como fundo de slides... Para mim só vale a pena se for para registro ou transmissão do culto, fora isso eu jamais gastaria grana com isto.
 
Olá pTjz,
Obrigado pela sua pronta resposta.

pTjz disse:
Se você for trabalhar com mesa de corte, você sairá da mesa para esse PC que controla o Datashow.

Já se for através de software, você terá de sair do PC onde as câmeras entram para o PC do Datashow. Neste caso você vai precisar usar “dois monitores” onde o 1 é o principal e o 2° será exclusivo para a saída de vídeo. Se for notebook normalmente eles vem com uma saída de vídeo auxiliar, se for PC coloque uma placa de vídeo com duas saídas ou compre um adaptador USB.
Tendo as duas saídas podemos trabalhar com a placa de captura, pois o vídeo 2 do PC de edição não irá para um monitor, mas para a placa de captura que está conectada a este PC do Datashow.

O tipo de conector depende da saída do PC/Mesa que receberá as imagens, pode ser S-Video, HDMI, DVI, VGA, Displayport e por ai vai.
Desculpe mas eu sou extremamente leigo neste assunto.
Vamos por partes:
Se for mesa de corte: Qual mesa? que tipo? Você conhece algum modelo? Como são as ligações?

Se for PC: Como fazer um PC para gravação? Quais especificações de uma máquina para este fim? Que tipo de placa eu tenho de colocar? Quantas?

Sobre as saídas de vídeo. Eu li que teria de ser um segundo monitor. Eu vou fazer uma pergunta de leigo: O PC ou a mesa me dariam suporte para eu enviar o vídeo tratado para outra máquina? Como isso? Monitores enviam sinais em RGB, DVI ou HDMI. Como fazer para que a outra máquina que está passando o culto receber estes sinais?


pTjz disse:
Se me permite dar uma opinião.
Eu não investiria grana nisso apenas para colocar como fundo de slides... Para mim só vale a pena se for para registro ou transmissão do culto, fora isso eu jamais gastaria grana com isto.
Eu permito a sua opnião e todas são bem vindas: A finalidade desta estrutura é para a gravação de vídeo do culto e cerimonias que serão realizadas. O recurso para "passar a imagem ao vivo" durante do culto via Easyworship ou EasySlides é apenas mais um recurso que desejo para o projeto, mas a finalidade final é gravação.

Atenciosamente,

Vanderson Araújo
 
Vanderson disse:
Se for mesa de corte: Qual mesa? que tipo? Você conhece algum modelo? Como são as ligações?
Existem inúmeras mesas de inúmeras marcas, procure por mesa de corte que você encontrará os valores.
A forma de ligação depende da mesa.

Vanderson disse:
Se for PC: Como fazer um PC para gravação? Quais especificações de uma máquina para este fim? Que tipo de placa eu tenho de colocar? Quantas?
Bom processador, HD grande, uma boa placa de vídeo e placa de captura.
A quantidade depende da placa e da quantidade de câmeras.

Vanderson disse:
Sobre as saídas de vídeo. Eu li que teria de ser um segundo monitor. Eu vou fazer uma pergunta de leigo: O PC ou a mesa me dariam suporte para eu enviar o vídeo tratado para outra máquina? Como isso? Monitores enviam sinais em RGB, DVI ou HDMI. Como fazer para que a outra máquina que está passando o culto receber estes sinais?
Usando uma placa de captura que receba uma destas entradas.

Vanderson disse:
A finalidade desta estrutura é para a gravação de vídeo do culto e cerimonias que serão realizadas. O recurso para "passar a imagem ao vivo" durante do culto via Easyworship ou EasySlides é apenas mais um recurso que desejo para o projeto, mas a finalidade final é gravação.
Então não perca tempo/dinheiro.
Grave o vídeo nas câmeras mesmo e edite posteriormente, muita mais simples, eficaz e barato!
 
Olá irmão posso ajudar

seguinte preciso saber quanto vc pode gastar, pois equipamento de video custa caro

Eu indico essa mesa de corte pra começar o custo x benefício ótimo facil de usar, isso pra trabalhar em video em Standard 720x480 linhas (Padrão DVD)

http://www.bhphotovideo.com/c/product/383508-REG/Datavideo_SE_500_NTSC_SE_500_Live_Production_Switcher.html/ul/P/umse/0

Cameras pra começas pode ser a Sony HXR-MC2000U essa é em HD e SD se vc no futuro quiser gravar em HD

http://www.bhphotovideo.com/c/product/745707-REG/Sony_HXR_MC2000U_HXR_MC2000U_Shoulder_Mount_AVCHD.html/ul/P/umse/0

O Computador precisa ter uma placa de captura de video boa indico essa que já tem entrada HDMI para a futura gravação em HD, precisa no minimo 8GB de RAM, Placa de Video dedicada bastante HD (no minimo 1TB)

http://www.bhphotovideo.com/c/product/495426-REG/Blackmagic_Design_BINTSPRO_Intensity_Pro_HDMI_and.html/ul/P/umse/0


para o Easy Worship o PC tbm precisa uma placa de captura para fazer isso que vc quer o video em tempo real passando e a letra da musica ao mesmo tempo, mais essa pode ser uma placa mais simples (dessas compradas no MERCADO LIVRE)

Isso é só o começo, se vc quiser uma gravação em HD com várias cameras (2 ou 3) fica tudo muito mais caro.

segue o link do Canal da nossa Comunidade começamos em Standart agora estamos em HD mais foi um investimento muito grande cada camera nossa custa em média 13 mil reais, mesa de corte tbm média de 13 mil e assim vai, fora o cabeamento computadores, adaptadores e afins, infelizmente em video profissional e semi-profissional é tudo muito caro.

https://www.youtube.com/user/tvtdponline

Qualquer ajuda estou a disposição

Grande Abraço

[email protected]
 
Essa mesa de corte não sai por menos de 3k no brasil.
A câmera por 3,5k.
Mais os gastos com interfaces e PC.

Ao meu ver totalmente inviável para a finalidade desejada.
Duas boas handycams ou DLSR vão registrar o evento em ótima qualidade, podendo depois editar com mais calma ao invés de fazer corte ao vivo.
Você pode gravar o áudio separado e posteriormente sincronizar.

Para o easyworkship você pode usar a saída S-VIDEO da câmera com uma placa de captura USB que custa menos de 40 reais ou comprar uma webcam USB e insertar no programa.
 
[/quote]Se for mesa de corte: Qual mesa? que tipo? Você conhece algum modelo? Como são as ligações?[/quote]

Apesar de como já foi mencionado ser um custo muito alto para o que você deseja fazer, essa é uma excelente mesa, já disponibilizando até uma saída com sinal streamming pronta para ser conectada a um PC:

http://www.ninjasom.com.br/mixer-de-video-hdmi-inout-usb-v-4ex-edirol-by-roland-13237.aspx/p

Não tenho nenhuma ligação com essa loja, mas dê uma olhada no site deles tem bastante coisa relacionada a imagem.
 
Poderíamos ficar citando várias e várias mesas de corte, mas acho melhor ficarmos não só na “solução” do problema, mas na necessidade real.
Para o que ele pretende fazer tudo isso é dispensável, gastaria essas boas dilmas em outras área que com certeza ele, assim como todos nós, precisamos ainda investir em nossas igrejas.

Se é só para registro e slides use câmeras simples, porém com boa qualidade como uma hadycam HD ou até mesmo uma DLSR e edite depois.
E se quer essas imagens no Datashow, você pode usar as saídas AV da câmera (98% das câmeras tem) e usa uma placa de captura USB como a easycap (custa menos de 40 reais) e para fazer cortes use softwares como o vMix por exemplo.

Simples, “barato” e atende todas suas necessidades.
 
Prezados,
Muito obrigado pelas dicas. Eu pesquisei os modelos informados.
Me decepcionei com os valores que eu achei MUITO altos.
Eu não tinha sequer noção.
Bem, a parte de gravação da minha Igreja eu teria que orçar, duas ou três câmeras, mesa de corte, placa de captura, cabeamento das câmeras até a mesa.

No momento eu terei que colocar este projeto na geladeira. Por um tempo pelo menos.
Eu estou agora com uma câmera SONY Handycam DCR-HC28 que eu posso fazer algumas experiências.
Eu comprei esta semana uma placa de captura Easycap para conectar a câmera no computador.
Com o programa que vem com a câmera as imagens ficam sempre preto e branco e não gravam. Vou testar com outros editores ever o resultado.

Vou tentar algumas experiências para poder ter parâmetros exatos do que eu realmente preciso e o que terei de investir para este projeto.

Obrigado a todos.
 
Vanderson disse:
(...)Com o programa que vem com a câmera as imagens ficam sempre preto e branco e não gravam. Vou testar com outros editores ever o resultado.
Mude o sistema de cores de PAL/PAL-M para NTSC.
 
Olá Eliabe.
Tentei trocar o sistema de cores mas a aplicação não permanece com os parâmetros. Vou remover a aplicação e re-instalar o programa. Depois posto os resultados. Obrigado.
 
Back
Topo