Gravar Samba/Pagode

faguinho

New Member
Fala galera, tudo bom?

Sou novo no forum, e estive procurando por aqui assuntos referente a gravação de algum grupo musical, porém achei algo mais voltado para gravação de cultos, ou gravações de apenas violão e voz, guitarra e voz, etc.

Minha dúvida é a seguinte,

Eu possuo um grupo de samba, onde estamos precisando gravar um samba ao vivo nosso, para apresentar a algumas pessoas. Nada profissional, é uma gravação simples e bem básica. Porém quando estou gravando, os DBs sempre batem muito alto (no vermelho) e quando vou escutar a gravação, fica com ruido e distorcido por conta do grave do instrumento chamado Surdo.

Hoje eu to fazendo a gravação com uma mesa Beringher PMP1000

PMP1000_big.jpg


Notebook HP Pavillion Intel Core I3 com 2gb de memória

Sound Forge versão 10

Estou plugando um cabo P10/P2 na mesa com o notebook, na mesa eu plugo na saída de PHONE e no notebook na saída do fone de ouvido. Deixo o volume do microfone nas configurações do notebook praticamente em 0, deixo com 0,1 e o controle de áudio da saída PHONE na mesa, completamente no zero. Porém mesmo assim, no medidor de DBs do Sound Forge ele continua batendo no vermelho, como se tudo tivesse muito alto.

Alguém poderia me ajudar? Sabe de alguma outra configuração que eu possa estar esquecendo?
 
Amigo,

Bem vindo ao SAV...

Vamos lá,

Acho que vc se enganou quando disse que pluga o cabo P2 na saida de fone. Acredito que você quis dizer que o P2 vai na entrada de microfone...
Mais que placa de som você esta usando?
 
Obrigado Luiz,

Então, o que me passaram era que o P2 tinha que ser ligado na saída do fone de ouvido....eu sempre liguei nele.

Quanto a placa de som, uso a onboard do notebook mesmo, me disseram que dava pra gravar com ela, pois eu não queria nada profissional.
 
Faginho,
Eu iria do básico, entenda os ganhos e volumes de cada canal.
se for utilizar ainda a saída de fone, tente diminuir o volume locando em 3/4 ou 3/5..
Lembro que não é muito indicado a utilização destas saídas pois o Nível de sinal as vezes pode queimar sua placa de som do Note.

Outro meio que tem, é comprar um rabo RCA(L / R) > p2 . Este cabo vc utilizaria através da saída CD / TAPE (out). e ligaria no Note.

Eu gravo as vezes os nossos cultos. Faço isso utilizando um Auxiliar. Mando o Aux (xlr) para uma placa m audio fast track. E a placa eu ligo no note. Gravamos as vezes e trasmitimos o culto via livestream.
 
Olá Philip,

Obrigado pela dicas, eu tenho o cabo RCA / P2, eu conseguiria gravar usando a saida de CD/TAPE da mesa, para o notebook?

Sobre o Auxiliar que vc utiliza, quanto custa em média um desses?
 
philip disse:
Luiz, a Behringer tem saídas para fone p10.

Philip,
Sei que a "Beh" tem saida P10 no fone... mais o que nosso irmão falou no comentario dele é que a saida P10 da mesa e pluga no not na saida de fone.

faguinho disse:
Estou plugando um cabo P10/P2 na mesa com o notebook, na mesa eu plugo na saída de PHONE e no notebook na saída do fone de ouvido. .

Bom acho interessante ele usar pelo menos uma Behringer UCA202 USB Audio Interface
 
Olá Luiz,

Já pensei no caso de usar a Behringer UCA202, porém me disseram que teria como gravar sem a necessidade da UCA202. Sabe se realmente isso é possível?
 
Sim...
Tudo depende do resultado que vc quer obter...
Você pode usar a saida de efeito para a gravação ou a saida de monitor... e ali fazer um mix diferente para a gravação!!!
 
Luiz,

Agora vc falou japonês pra mim....huahuahahuahua

Eu quero algo bem simples mesmo, vou testar gravando pela saída de microfone do notebook.
 
kkkk...
Bom de uma forma bem simples...
Você pode começar lendo o manual da sua mesa...
Depois você vai observar que tem uma saida de monitor, essa saida vc pode usar para gravação, pois tudo o que vc "mecher" no potenciometro verde não intefere no som "principal".
Bom mais te indico estudar bastante...
Aqui no SAV da seção Downloads tem bastante coisa bacana... estuda que vale a pena!!!
 
Luizhabkost disse:
kkkk...
Bom de uma forma bem simples...
Você pode começar lendo o manual da sua mesa...
Depois você vai observar que tem uma saida de monitor, essa saida vc pode usar para gravação, pois tudo o que vc "mecher" no potenciometro verde não intefere no som "principal".
Bom mais te indico estudar bastante...
Aqui no SAV da seção Downloads tem bastante coisa bacana... estuda que vale a pena!!!

Luiz

Obrigado por mais uma dica, vou dar uma olhada no manual da minha mesa sim.
 
David Fernandes disse:
Faguinho.

Vc precisa ajustar os ganhos de entrada da mesa. Cada canal da mesa tem um. É aquele botão branco no alto de cada canal. Faça os ajustes conforme está descrito no link abaixo.

http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?p=38646#p38646

Outra opção é vc afastar um pouco os microfones dos tambores (surdos, atabaques etc), mas acredito que se vc conseguir ajustar os ganhos seus problemas vão acabar.

[]'s

Olá David,

Rapaz eu não tinha me atentado para o controle de ganho de cada canal, pois eu deixo o controle de ganhos em cada canal sempre com o máximo, ou perto disso.

Vou tentar gravar novamente e reduzir esses controles conforme me indicou e ver se dar certo.

Show de bola!

Muito obrigado!
 
Faguinho, muita gente já opinou .. mas percebi que talvez possamos te ajudar mais.

Você pode nos falar como vc liga o seu som em um todo?
Postar foto da sua mesa enquanto esta usando .. fazendo um input-list (o que vc liga em cada canal) e output-list (em casa saida) da sua mesa.

Talvez possamos te ajudar em outras coisas, e melhorar não só sua gravação mas o seu som ao vivo.

Abraços.
 
Fala Rafael,

Obrigado pela sua intenção....vou colocar aqui embaixo o que é ligado a mesa e onde é ligado. Pode ser que me esqueça de algo, mas ai eu vou completando as informações.

Vamos ao equipamento que tenho hoje.

Duas Caixas Staner Passivas

caixa%2Bde%2Bsom%2Bstaner%2Bcuritiba%2Bpr%2Bbrasil__434D7E_9.jpg



Amplificador Wattsom

amplificador-wattsom-1500-equalizador-apottek-ga-15.2_3.jpg



Mesa Pré-Amplilficada Behringer PMP1000

PMP1000_big.jpg



Agora vamos as ligações para o som funcionar.

As caixas de som, são ligadas no amplificador com um cabo P10/P10. O amplificador é ligado a mesa através de dois cabos P10/P10 na entrada da mesa Main Out.


Agora vamos as ligações de intrumentos e vozes.

- Através de cabos XLR/XLR ligamos 4 microfones para voz nas entradas de MIC na mesa.
- Ligamos também mais dois microfones através de cabos XLR/P10 para dois intrumentos. (No caso para o tantan e pandeiro)
- Ligamos também através de cabo P10/P10 o cavaquinho na entrada da mesa LINE IN - L

- Para melhorar a equalização, eu ativo na mesa a opção de Equalizador (EQ IN)


Com isso tenho toda a ligação do que preciso para fazer um samba com 4 integrantes.
 
Bom vou fazer em cima de alguns comentário outros, de forma bem simples pra tentar te ajudar.
__________________________________________________________________________________________________________________
philip disse:
Faginho,
Eu iria do básico, entenda os ganhos e volumes de cada canal.

Outro meio que tem, é comprar um rabo RCA(L / R) > p2 . Este cabo vc utilizaria através da saída CD / TAPE (out). e ligaria no Note.

Eu gravo as vezes os nossos cultos. Faço isso utilizando um Auxiliar.

Faz um teste usando a saida CD/TAPE (out) da mesa, ligando no Input, do seu notebook. Como vc estava ligando na saída de fones, provavelmente estava sendo usado a mic do seu notebook.
Verifique se está habilitado na parte dos inputs do controle de volume, há alguns notebook que tem apenas uma entrada e uma saida, mas há outros com duas entradas, ligue na Input e NÃO na entrada de microfone.
Essa saida CD/TAPE (out) depende do volume dos faders Master, se estiver muito alto mesmo dimunuindo no notebook, podemos ver outra forma.
O auxiliar, no seu caso vc precisaria de ouvir o que está indo para o notebook, talvez vc não consiga fazer na hora devido a proximidade dos equipamentos e do SPL no local .. vc iria precisar de um fone muito bom para conseguir ouvir ....

Mas tenta essa a princípio que é a maneira mais rapida e facil de fazer, tudo que sai nas caixas vai pro Notebook.
________________________________________________________________________________________________________________________
Luizhabkost disse:
Bom de uma forma bem simples...
Você pode começar lendo o manual da sua mesa...
Aqui no SAV da seção Downloads tem bastante coisa bacana... estuda que vale a pena!!!

Faça isso, procure o manual da sua mesa, ajuda e muito conhecer a ferramenta que vc trabalha.
E procure nos Downloads do SAV, tem Muuuuuuita coisa que pode te ajudar.
________________________________________________________________________________________________________________________
David Fernandes disse:
Faguinho.

Vc precisa ajustar os ganhos de entrada da mesa. Cada canal da mesa tem um. É aquele botão branco no alto de cada canal.
Outra opção é vc afastar um pouco os microfones dos tambores (surdos, atabaques etc), mas acredito que se vc conseguir ajustar os ganhos seus problemas vão acabar.

[]'s

Comentei de enviar uma foto enquanto o equipamento estivesse em uso, pois queria ver justamente isso, os leds da mesa, amarelos e vermelhos se estão piscando ou acendendo direto.

Como o David falou, regular os ganhos é primordial, diminui a possibilidade do som ja chegar distorcido na mesa, entre outros. Assim como no sinal de transito, luz amarela "Atenção", luz vermelha "Pare", no som dizemos que há algo errado.
Mais uma vez digo, use e abuse a área de downloads do SAV.
________________________________________________________________________________________________________________________________
faguinho disse:
Vamos ao equipamento que tenho hoje.

Duas Caixas Staner Passivas

Amplificador Wattsom

Mesa Pré-Amplilficada Behringer PMP1000

Agora vamos as ligações para o som funcionar.

As caixas de som, são ligadas no amplificador com um cabo P10/P10. O amplificador é ligado a mesa através de dois cabos P10/P10 na entrada da mesa Main Out.

Agora vamos as ligações de intrumentos e vozes.

- Através de cabos XLR/XLR ligamos 4 microfones para voz nas entradas de MIC na mesa.
- Ligamos também mais dois microfones através de cabos XLR/P10 para dois intrumentos. (No caso para o tantan e pandeiro)
- Ligamos também através de cabo P10/P10 o cavaquinho na entrada da mesa LINE IN - L

- Para melhorar a equalização, eu ativo na mesa a opção de Equalizador (EQ IN)

Com isso tenho toda a ligação do que preciso para fazer um samba com 4 integrantes.

Caixas e Potencias não vou entrar agora no mérito, se te atende orimo, se não .. vemos isso depois.

Vamos aos mics e intrumentos.
Endependente se o mic é usado pra volcal ou instrumento, procure ligar nas entradas balanceadas XLR, vc so tem vantagens (procure quais depois nos artigos).
Os instrumentos elétricos (teclado, violão, contra-baixo, cavaquinho elétrico, etc . .etc ..) aqueles que tem qualquer fonte de alimentação de energia você liga no Input Line, as distancias são peqenas não há problemas. Se houver interesse em aprender mais, a respeito sobre ligações de mics e intrumentos na mesa, tem alguns artigos e post no SAV, mas para o seu uso, ligando assim está tranquilo.

Procure manter os cabos sempre em bom funcionamento, se tiver condição de adquirir um testados de cabos (veja artigos) é uma mão na roda pra vc testar os cabos antes de usá-los.

No mais é isso, é o bem básico .. e tenta gravar dessa forma e ve se atende, caso precise de mais ai vc pensa na Placa USB, em usar os auxiliares pra definir o volume de cada canal, etc ....
 
Fala Rafael,

Muito obrigado pelas dicas também, vou fazer um teste esse final de semana gravando de todos os modos, e na segunda eu posto aqui pra vcs.

Abs
 
Back
Topo