GROPO VOCAL : C02 ou C03?

G

Guest

Guest
Por favor irmãos:

Meu conjunto vocal precisa de um microfone para apresentações. Qual devo comprar?

Sansom C03 ou C02?

Um abraço!

Delor, seja bem-vindo.

Tanto o C-02 quanto o C-03 funcionam melhor em ambientes que tenham um certo grau de controle sonoro. No caso de vozes, são melhores para captar o grupo como um todo.

No meu modo de entender, a melhor opção é a utilização individual de microfones dinâmicos. Há muitas marcas boas no mercado: Shure SM-58, Samson Q7, Sennheiser E835 (este puxa um pouquinho nos agudos, mas facilmente se resolve o problema no EQ da mesa) e o meu preferido, o Audio-Technica MB3-k. Estes mics custam, em média, de R$ 350,00 a R$ 450,00.

Vc vai encontrar mics mais baratos como TSI, Behringer e outros, mas a qualidade cai um pouco.

[]'s

Olá Delon,

vi em outra mensagem sua que seu conjunto musical é pequeno.

" O conjunto tem 5 componentes: 1º, 2º Tenor, Barítono e dois Baixos. "

Casos assim usam microfones dinâmicos individuais. Os microfones tem uma característica chamada de "Efeito de Proximidade", que é uma perda na resposta de graves quando se aumenta a distância entre o microfone e a fonte sonora. Isso não é defeito, e às vezes pode até ajudar.

Nas partes mais suaves de uma música, aproximar o microfone dá mais "peso" e "encorpa" o som. Nas partes mais fortes, afastar o microfone evita o som ficar "agressivo".

Com microfones dinâmicos de mão, individuais, vocês vão poder trabalhar com esse efeito, gerando sonoridades muito legais. O C-02 e o C-03 são microfones para serem usados em pedestais, logo, não dá para trabalhar com o efeito de proximidade.

Espero ter ajudado,

Fernando

Realmente...

Testei o C03 na loja FOXTROT no dia 02 segunda-feira, realmente tem bom desempenho. Mas a sensibilidade (apesar de não ser um SHURE) atrapalha, passos, vento, etc. é como o irmão falou, precisa de controle sonoro. Eu gostaria de comprá-lo também por uma questão de economia, 500 dividido por 3, dividido por cinco! dava pra comprar.

Minha igreja tem um bom equipamento, mas mesmo assim não podemos garantir eu outras.
na verdade, eu penso em conseguir um som coeso quase à capela! ou seja: nós aprenderíamos a nos equalizar e faríamos como se estivesse sem microfone, e o C03 faria o resto. Seria possível?

um abraço. Que Deus os abençoe!

No seu caso o melhor seria mics de mão mesmo, pois como Fernando disse o efeito da proximidade iria dar uma maior dinâmica ao louvor. Você conhece os XM 1800 S da Behringer (dinâmicos), sâo bem baratos vêm numa maleta com 3 e eu gosto muito do som deles.
Se haver alguma forma de levar os cantores para a loja também teste com o C2, o C3, e use os Behringer também os vendedores não vão se importar. Ouça o resultado e compre o que tiver melhor custo benefício.

Olá Delor,

você tem um grupo pequeno, 5 vozes. Você tem duas alternativas:

Microfones dinâmicos de mão

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=68

Microfones de coral

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=72
http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=73

Cada um tem vantagens e desvantagens (leia os artigos). Basicamente,

Microfone dinâmico de mão (deve ser usado um para cada um):

Vantagens:
- mais controle de microfonia
- pode ser utilizado em praticamente qualquer lugar, acústica boa ou ruim
- pode ser utilizado com qualquer mesa de som

Desvantagens:
- custo mais caro (mais microfones, maior quantidade de cabos, mesa com mais canais)
- mais difícil de regular (são 5 mis)
- a sonoridade é a de 5 pessoas cantando em 5 microfones

Microfones de coral (como o Samson C02)

Vantagens
- mais barato que uma quantidade grande de microfones dinâmicos
- menos fios, mesa de som menor, apenas 1 canal seria necessário
(pode-se usar dois, já que o microfone é comprado aos pares).
- a sonoridade é a de um coral: todas as vozes parecem uma coisa só. Difícil de descrever, maravilhoso de ouvir!

Desvantagens
- só pode ser utilizado em locais com boa acústica. O microfone é muito sensível e reflexões e reverberações causam microfonia facilmente.
- exige uma mesa melhor, com bons prés e Phantom Power (isso não é necessariamente uma desvantagem)
- mais difícil de regular (pelo menos você regula 01 canal, e não 5).
- o microfone precisa ficar em pedestal (mais um trambolho para carregar)

A escolha vai depender da sua ponderação de vantagens e desvantagens.

Por último, NÃO RECOMENDO A COMPRA do Samson C03. Ele não é um microfone indicado para seu uso. Ele é um microfone de estúdio (mais frágil), e não é adequado para captação de coral. Seu diagrama polar é ominidirecional (não indicado para sonorização ao vivo), ou supercardióide (capta uma pessoa só - no máximo duas) ou figura 8.

No meu entender, o Samson C03 só teria utilidade se você utilizasse um por pessoa (em padrão supercardióide). Nesse caso, há mais desvantagens que vantagens:

Vantagens
- sonoridade melhor que os dinâmicos de mão

Desvantangens
- custo mais alto de todos
- exige mesa boa, com Phantom Power, com mais canais
- há a necessidade de um monte de pedestais.

Um abraço,

Fernando

Que tal um par de C02?

Irmãos, muito obrigado.
Vou imprimir esse fórum e expor aos meus companheiros e à nossa ministra.

Vejo pelos argumentos colocados que o C03 não se destina realmente ao que queremos, por outro lado decisivamente um pra cada não dá.

Dessa forma pergunto: Que tal um par de C02?

Um abraço e que Deus os abençoe!

Olá Delor.

Gostaria de fazer mais algumas considerações sobre o que foi colocado pelo Bersan.

Ele escreve:

Microfones de coral (como o Samson C02)

Vantagens
- mais barato que uma quantidade grande de microfones dinâmicos
- menos fios, mesa de som menor, apenas 1 canal seria necessário
(pode-se usar dois, já que o microfone é comprado aos pares).
- a sonoridade é a de um coral: todas as vozes parecem uma coisa só. Difícil de descrever, maravilhoso de ouvir!

Desvantagens
- só pode ser utilizado em locais com boa acústica. O microfone é muito sensível e reflexões e reverberações causam microfonia facilmente.
- exige uma mesa melhor, com bons prés e Phantom Power (isso não é necessariamente uma desvantagem)
- mais difícil de regular (pelo menos você regula 01 canal, e não 5).
- o microfone precisa ficar em pedestal (mais um trambolho para carregar)

Com relação à sonoridade, eu ainda colocaria mais uma desvantagem: vc perde peso de grave devido à captação mais distante (função do efeito proximidade). E vc precisa ter muito cuidado na monitoração... ou trabalha com monitores in-ear (e aí gasta ainda mais dinheiro) ou, se forem monitores tradicionais, com praticamente nenhum retorno de voz (para evitar microfonia).

Já que vcs não têm condições de adquirir um mic para cada componente do grupo, a solução mais viável é comprar o par de C-02 e usá-los numa configuração X-Y. Vc vai encontrar informações sobre esta configuração, inclusive com imagens, no tópico "Um microfone e um violino" (http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=102). Esta configuração aumenta o ângulo de captação dos microfones para quase 180º, o que permitirá uma captação mais homogênea do grupo.

[]'s

Vou testar!

Valeu iemãos!
Nunca recebi tantas boas orientações sobre som. NÃO POR FALTA DE GENTE BOA! Aliás o sonoplasta da minha igreja Fabio "Mister Bean" é muito bom e além de tudo é um execelente baterista. Mas sabe como é, nem sempre se tem tempo pra conversar sobre isso no monta e desmonta dos cultos!

Em fim, vou na loja testar o par de C02 nessa configuração X-Y com o conjunto todo.

Valeu! Deus os abençoe!

ps: Ví que muitos dos irmãos são do Espírito Santo. Não é nesse estado que tem um encontro de conjuntos masculinos?

Skp e Pioneer

Amigos. Recebí boas dicas desse site que é uma benção.

Se vcs conhecem, qual a relação dos aparelhos skp (inclusive os microfones) e a marca pioneer?

Durante a odisséia para encontrar um microfone para o meu quarteto, usamos: Com fio - Shure, lesom (os básicos) sem fio (sanson, shure, karsect,skp) Uff!!!

Percebemos no final que existe uma série de fatores que influenciam no resultado de uma apresentação.

Cara!!! Deus abençoe os operadores de som das igrejas!!! Que ministério!!!

Olá Delor, andou sumido...

Se vcs conhecem, qual a relação dos aparelhos skp (inclusive os microfones) e a marca pioneer?

Não entendi bem a pergunta. Pionner é marca de 1a. linha, japonesa, produtos da melhor qualidade. Fabricam equipamentos para carros, para casa (home-theater) e para DJ´s, mas não para P.A.

SKP é uma marca relativamente nova, chinesa, baixo custo, etc e tal. E apesar de fazerem mixers para DJ´s, o restante dos equipamentos é para PA.

Desconheço relação comercial ou de qualquer tipo entre as empresas.

Durante a odisséia para encontrar um microfone para o meu quarteto, usamos: Com fio - Shure, lesom (os básicos) sem fio (sanson, shure, karsect,skp) Uff!!!

Percebemos no final que existe uma série de fatores que influenciam no resultado de uma apresentação.

Opa, que bom!!! Que tal postar aqui o que achou de bom e ruim em cada um? Nunca tive oportunidade de trabalhar com os sem fio Samson e SKP, mas gostaria de saber como são. Poderia colocar aqui as suas impressões? Algo como:

-Marca e modelo que usou/testou
-Qualidade sonora
-Frequência de operação (VHF/UHF) e estabilidade/alcance da transmissão
- pontos fortes e fracos dos produtos.

Seria muito bom se você pudesse fazer isso.

É isso mesmo. Marca/modelo/tipo dos mics, posicionamento dos retornos e caixas, etc, etc e etc.

Depois de testar dezenas de microfones, já cheguei à conclusão que para cada voz existe um microfone que vai funcionar melhor. Um exemplo: tenho um Beyerdynamics Opus 39, que tem a melhor captação de graves de todos os que testei. Para uma voz masculina sem muito peso, ele consegue dar o incremento nos graves que o usuário gostaria. Mas para um cantor de voz do tipo "baixo", ele fica ruim, pois os graves ficam excessivos.

Um abraço,

Fernando

Olá,

Sou novo no forum, mas ja brinco a um tempo com som.

Estou comprando o C-2 Behringer Studio Condenser a R$ 265,00 com uma rapaz de Londrina <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->

Assim que chegar vou testar, já ouvi que ele é meio fraco em graves.
Bersan, vamos testar OK? Ou vc ja fez o teste? rsrs

Abraços.

Olá RafaelRB, seja bem vindo.

Seria bom um teste, se possível comparando um com o outro. Quando chegar me avise, vamos fazer a comparação. Tive a oportunidade de trabalhar com ambos uma vez, mas cada qual em um tipo de voz, então não vale.

A questão de "menos graves" é por causa da resposta de frequência do mic. Se você consultar o manual e ver a curva de resposta de frequência, verá que:

- O Samson C02 tem resposta plana até 100Hz, só então que ele vai atenuando até 20Hz.

- O Behringer C2 tem resposta plana até 200Hz, e então vai atenuando até 20Hz.

Isso não é defeito. Esses mics são feitos para captação overhall de bateria, ou seja, principalmente os pratos, que tem sonoridade média-aguda. Existem outros mics de overhall que tem captação com ainda menos graves, com a resposta plana indo apenas até 400Hz, por exemplo.

Para bateria, qualquer um deles funcionaria muito bem. Para vozes, o Samson é muito bom para captação de vozes masculinas e femininas. Já o Behringer também é bom, mas para vozes masculinas aparecerem bem, tem que dar um pouco de ganho na equalização. Nada que mate o microfone, que tem a vantagem de ser bem mais barato, mas a desvantagem do acabamento ser pior que o Samson.

Um abraço,

Fernando

Pois é, pra começar está bom.
Proximo passo uma mesa de som.

Iamos comprar eu e o Luis, mas ele não pode comprar.
Comprei de um rapaz atencioso, deixei o contato dele acima caso precise tb.
Será despachado hoje, e antes de sexta ja deve ter chegado na minah casa. Sabado vc está em casa ???? Aproposito ja vou utilizar no sábado mas isso conversamos pessoalmente, rsrsrs.

Eu li a respeito dele:
These professional condenser microphones for studio recording and live applications have all the big-time features packed in an extremely compact form factor. They are sold as a matched pair, perfect for stereophonic recording and for a very resonable price.

The C-2s utilize a low-mass diaphragm for ultra-wide frequency response and ultimate sound reproduction and their inconspicuous size makes them perfect for acoustic instruments, overhead applications and pianos. The cardioid pickup pattern effectively eliminates feedback, plus there is switchable low frequency roll-off and -10 dB input attenuation. Ultra low-noise transformerless FET input eliminates low-frequency distortion, while a gold-plated 3-pin XLR connector assures the highest signal integrity.

Custom microphone stand adapters, windscreens, stereo-bar and transport case are all included, making these condenser microphones ready for use straight out of the box

Features:

2 professional true condenser microphones for studio recording and live applications
Sold as matched pairs, perfect for stereophonic recording
Low-mass diaphragm for ultra-wide frequency response and ultimate sound reproduction
Perfect for acoustic instruments, overheads, piano, etc.
Cardioid pickup pattern for effective feedback elimination
Switchable low-frequency roll-off and -10 dB input attenuation
Custom microphone stand adapters, windscreens, stereo-bar and transport case included
Ultra low-noise transformerless FET input eliminates low-frequency distortion
Gold-plated 3-pin XLR connector for highest signal integrity
High-quality components and exceptionally rugged construction ensure long life
Specifications:

Transducer: True Condenser 16mm (0.63 inch) single diapragm
Polar Pattern: Cardioid - pressure gradient
Frequency Response: 20Hz to 20kHz
Signal-to-Noise Ratio Cardioid: 75dB A-weighted, Omni-directional: 76dB A-weighted
Maximum SPL (1% THD @ 1 kHz): 140dB (0 dB), 150dB (-10 dB)
Open Ciruit Sensitivity (at 1kHz): -41dBV (o dBV = 1 V/Pa).
Power: +48V Phantom
Output Impedance Nominal: 75 ohms
Load: >1k ohms
Output Connectors 3-pin Gold Plated Balanced XLR
Level Attenuation (Pad): -10dB (switchable)
Low-cut filter: 6dB/oct at 120Hz (switchable)
Dimensions: 94 x 20mm (Length x Diameter)
Weight: 0.09 kg (0.21 lbs.)

Abraços,

É um bom microfone, por um bom preço. Não vai se arrepender. Em comparação com o Samson, vai ter que colocar mais graves, só isso.

Tá de parabéns. Não esqueça das recomendações sobre Phantom Power. Procure aqui nos Artigos um sobre isso.

Um abraço,

Fernando

bersan disse:
Tá de parabéns. Não esqueça das recomendações sobre Phantom Power. Procure aqui nos Artigos um sobre isso.

Um abraço,

Fernando

Obrigado Fernando, mas fala sério esquecer do Phantom .. esse eu ja conhecia antes da Mackie do Luisão, rsrsrs

Sabado te dou uma ligada.

Abraços

Back