Guia básico de gravação.

bersan

Administrator
Moderador
Olá a todos,

O Eliabe "pTjz" nos enviou para publicação o texto abaixo.

-------------------------

Guia básico de gravação

Bom amados, este guia é um simples apanhado do que enfrentaremos para realizar uma gravação decente. Como boa parte de vocês não tenho nenhuma formação no ramo, mais por experiências obtidas em tentativas e erros (mais erros que acertos), acredito que posso ajudá-los de alguma forma.

1) Defina seus objetivos

Decida que tipo de resultado quer obter. Se quisermos apenas registrar algum arranjo criado por seu ministério/banda etc, então não necessitamos de nada demais, algo simples já resolve. Porem se quisermos disponibilizar para outros usuários, demos para gravadoras, etc, já necessitamos de algo mais decente.

2) Planejamento

Após definir seu objetivo, vem o planejamento: o que vou gravar? Vozes? Instrumentos? Instrumentos e vozes? Que tipo de voz? Que tipo de instrumento?

Cada tipo de voz e cada tipo de instrumento pode exigir uma microfonação diferente. Para tal podem consultar no próprio site sobre microfonação ou disponibilizar suas dúvidas no fórum na parte afim.

Definido o que gravar, defina também de que forma será feito. Irá gravar os Masters L/R? Irá gravar mono? Irá gravar multipistas?

3) Periféricos

Periféricos... um dos fatores mais importantes sempre. Como a sua grande maioria utiliza o PC e sua placa on-board para gravar, vamos a algumas dicas.

- Utilize bons cabos.

Este é um fator imprescindível para uma boa gravação, para não sacrificar a qualidade e evitar ruídos indesejados.

- Utilize a entrada de LINE IN da placa (azul)

Pelo simples motivo, a entrada de microfone é configurada para receber o sinal elétrico de um microfone que gira em torno de 0,002V. Já um instrumento, sinal de uma mesa, ou qualquer outra fonte sonora que não seja um microfone produzem sinais de até 5V, ou seja, poderá provocar distorção ou até mesmo você pode queimar sua entrada do computador.

- Olho no VuMeter

Em uma gravação temos dois fatores que para mim são imprescindíveis, qualidade e consistência. O que seria isso? Já fiz várias gravações com uma qualidade legal, sem ruídos porém com volume muito baixo. Quando se aumenta o volume, aparece todas aquelas distorções, ruídos, etc... Logo procure sempre gravar o mais próximo de 0db mais não exceda este limite.

4) Testes, muitos testes

Não faça as coisas correndo ou de qualquer jeito. Teste microfones diferentes se possível, e também posições diferentes dos mics. Repita a gravação quantas vezes puder, até encontrar a melhor sonoridade possível.

5) Plugins

Quanto melhor sua gravação, menos correção você será necessária e e mais natural será sua gravação. Não exagere na aplicações de plugins: tenha bom senso, procure aplicar os efeitos certos nas partes certas.

6) Finalização

Após “terminar” seu trabalho, ouça em diferentes aparelhos de som. No carro, em casa, no home-theater com subwoofer, no fone de ouvido. Procure um meio termo de boa sonoridade em todos eles, não se concentre apenas em uma única referência. Tenha noção de seu som como um todo.


Espero que de certa forma isto lhes ajude em sua dura tarefa porem muito prazerosa.
Graça e paz!

Eliabe.
 
Completando a informação do pTjz, vou usar umas coisinhas que aprendi pra falar sobre a finalização, ou mixagem.

Quando da mixagem, devemos utilizar como referência duas caixas (estéreo) com a resposta mais plana possível. Por que? A maioria das pessoas não utiliza um sistema de som adequado para ouvir suas músicas.

O som do carro, por exemplo, que tem uma resposta exagerada nos graves; o alto-falante do celular, que nem grave tem, é um "rádio-relógio" falando puramente os médios; aquele fone de ouvido do "Ipod" que tem agudos brilhantes e um grave razoável... Várias respostas diferentes à sua mixagem. Aí alguém pensa:

"Devo então, fazer uma mixagem para cada coisa: carros, fones, rádio-relógios?"

Não, se você mixou em caixas o mais planas possível, a sua mix vai ter a cara do alto falante que a repoduz. Num rádio-relógio ela provavelmente só vai falar médios. Epa! Vai ficar ruim? Não. O ouvinte já está acostumado a ouvir outras músicas naquele mesmo rádio-relógio. Ele acostumou com aquele médiozinho irritante. Até a voz do radialista soa diferente ali, mas o ouvido dele já acostumou e até se adaptou àquela realidade.

Imagine que na sua mix, você deu um boost de médios, pra compensar a falta deles nos seus monitores de referência. O que acontecerá quando ele colocar naquele radinho, que reproduz isso... aí, meu caro, é insatisfação na certa.
 
Back
Topo