Artigo Guia do sonoplasta para um casamento feliz

bersan

Administrator
Moderador
Um amigo ficou impressionado quando soube que eu já cuidei do som de mais 60 casamentos . Então lançou um desafio: escrever as dicas para termos um casamento perfeito. Vamos lá.

Importância

O casamento é, de uma maneira geral, o culto que dá mais visitantes por metro quadrado em qualquer igreja. É um culto em que o público presente à igreja dobra ou mesmo, triplica em relação a um culto normal. Em geral, enche a igreja toda, e até sobra gente em pé. E quanto mais gente, mais o som é importante. É um culto em que não se pode errar, não se tem o direto de errar.

Preparo – organização e planejamento

O grupo de louvor (músicos e cantores) se prepara para um casamento com antecedência de meses. Então o operador de som não pode ficar atrás. Precisa antecipadamente ver com o responsável geral de louvor o material necessário, quantos microfones, quais instrumentos, equipamentos extras, etc. Até mesmo a disposição dos músicos e cantores na igreja precisará ser planejada. Tudo isso com semanas de antecedência. Muitas vezes veio gente me pedir material emprestado às 18:30 do dia do casamento. Muitos voltaram de mão abanando.

Outra parte do preparo é testar tudo. Todos os cabos, todos os equipamentos. O que estiver bom será usado, o que estiver ruim ou “mais ou menos”, será consertado antecipadamente ou não será utilizado. Nunca use um equipamento “mais ou menos”. A lei de Murphy diz que se alguma coisa pode dar errado, vai dar errado, e na pior hora e do pior jeito possível. Não dê chance para o "Murphy" atacar.

Exagero

É comum querer “exagerar” as coisas no culto de casamento, no sentido de querer mais e mais coisas. Já fui em um casamento onde o grupo de louvor convidado para cantar, tinha 60 pessoas, em uma igreja com lugar para 120 pessoas! O grupo ficou dentro, os visitantes do lado de fora. E ainda queriam microfones!!! Óbvio exagero. Se o exagero não é no número de pessoas, é no número de microfones. Cantores e músicos querem cada vez mais microfones, e o operador que se vire para conseguir isso!

Não exagere. Não invente coisas. Não entre nessa de pegar emprestado uma mesa de 16, 24 ou 32 canais, vários amplificadores, um monte de equipamentos que você nem está acostumado a operar. Não caia nessa: quanto mais coisa tiver, mais complicado será e maior chance de problema haverá. Existe uma máxima em sonorização: "muitas vezes, MENOS é MAIS".

Desconhecimento técnico

Esse problema é consequência do exagero. O operador trabalha a vida inteira com uma mesa Ciclotron AMBW e, no dia do casamento, arruma uma mesa Mackie de 24 canais, um módulo de efeitos, um monte de coisa. E aí se complica todo por não não conhecer o equipamento. Mesmo que tenha conhecimento, não tem prática. E não adianta falar que vai testar tudo na manhã do dia do casamento, porque não dá. Teste por uma semana. Aí sim.

Tem uma mesa X de 6 e precisa de mais canais? Então consiga uma mesa X de 16 canais. Tem uma mesa Y? Então consiga uma mesa Y maior. Mais canais é fácil, mesa diferente é difícil. Outros aparelhos, então, é pior ainda. Já pensou se você esbarra em um botão desconhecido daquele equalizador que te emprestaram? Trabalhe sempre com o equipamento que você conhece e confia. Mesmo que melhor, não trabalhe com o desconhecido em um culto tão importante.

Um amigo pegou um equalizador da Yamaha emprestado e, durante o culto, esbarrou em um botão chamado Pink Noise inadvertidamente. Na filmagem, aparece TODA a igreja, inclusive os noivos, olhando para ele!

Ajuda

Para montar as coisas para o culto, todo mundo vai oferecer ajuda. Peça algo à família dos noivos, e você conseguirá tudo o que quiser. Carro, motorista, gente para buscar material, ajuda para carregar, tudo. Isso até o culto acabar. Após o culto, o motorista sumirá, o carregador dirá que está ocupado, os familiares dos noivos estarão muito ocupados para te dar atenção, e você terá que guardar tudo sozinho. Inclusive, terá que devolver os materiais que pegou emprestado você mesmo. Tenha certeza disso quando pegar algo emprestado, quando buscar material pesado de uma igreja longe: é você que terá que se virar para devolver. E não pense que isso só acontece em casamento com festa. Quando não tem festa, todo mundo desaparece do mesmo jeito e fica você lá sozinho.

Arrumação

Descubra a que horas que o pessoal da decoração da igreja estará lá. Chegue antes, monte o som do seu jeito e, quando eles chegarem, esteja presente. Eles vão querer mudar as caixas de som de lugar, alterar a disposição das suas coisas. Entre em um consenso com eles. Só monte o microfone do púlpito após o mesmo ser arrumado. As pessoas de decoração não costumam ter muito cuidado com microfones. Obviamente, você montará o som após a limpeza. Tudo tem que estar pronto pelo menos duas horas antes do casamento.

Economia

Compre pilhas novas para os microfones que utilizam. Tem gente que acha que a pilha “só está gasta um pouquinho” e descobre que a pilha está ruim do pior jeito.

Microfone do solista

Há uma mania de se usar um sem-fio para o cantor solista. Sem fio é para usar quando precisamos de mobilidade. O operador não sabe exatamente onde o cantor vai se sentar? Então, é com fio mesmo. Não arrisque uma interferência à toa.

Oração pelo casal e votos do casal

Em geral, é um pregador que faz todos os atos do casamento. Mas em algumas denominações, um faz o culto mas é outro que dá a benção. Também em algumas denominações o próprio casal faz os votos um para o outro. Então, é necessário mais um microfone, com ou sem fio. Havendo votos, a preferência é mesmo para os sem-fio. Deixe-o embaixo do púlpito e avise ao dirigente do culto que está lá. Descubra quem vai utilizá-lo e explique como ligá-lo. Não esqueça de fazer isso: cansei de ver dirigentes que ligavam o microfone na posição "Mute" (situação em que o microfone está ligado mas com o som cortado). E a culpa é sempre do operador de som….

Caixas de som do lado de fora da igreja

Nas igrejas pequenas e quando se espera que encha tudo dentro e fora, obviamente uma caixa de som do lado de fora do templo será necessária. Mas o uso delas nem sempre é recomendado. Se houver um um jardim grande e os vizinhos ficarem bem distantes, então é tranquilo. Mas se a igreja for próxima à rua, cercada de vizinhos, melhor não colocar. O "Disk-Silêncio" não abre excessões porque é casamento! Caso peçam, mande conversar com o responsável, e faça o que ele mandar. A responsabilidade passa a ser dele (é ele quem vai pagar a multa).

Ensaio

Esse é talvez o item mais importante de todos. Duas horas (ou um pouco menos) antes do início do culto deve haver um “ensaio” geral, com todo mundo e com tudo pronto. Esse ensaio serve para evitar atrasos no grupo de louvor e para fazer a passagem do som. Por exemplo, você marca o ensaio às 18:00, com o culto começando às 20:00hs. Mas pode ter certeza que vai ter gente chegando para o ensaio às 18:40 ou mais. Sempre a desculpa que o cabelereiro atrasou, que teve fazer um acerto na roupa, etc. Mas se tivesse marcado para 19:00, teria cantor e músico chegando até 19:50.

No ensaio também temos a oportunidade de fazer a passagem de som de todos os hinos, corrigir alguma coisa, acertar o que for necessário. Corrigimos microfonias, corrigimos alguém que esteja segurando o microfone de forma errada, acertamos os últimos detalhes. Ensaios são tão importantes que eu sempre pergunto: "tem ensaio? Então será um sucesso. Não tem? Não garanto nada"

Faltando meia hora para o início, pontualmente, TUDO deve estar pronto, e o operador de som não deve se levantar mais da cadeira após isso a não ser que seja estritamente necessário, e o mínimo possível.
 
Editado por um moderador:
Algumas dicas:

1- Colocar uma pessoa preparada no som.
2- Trabalhar o mais simples possivel (evita problemas)
3- Conheça bem as vozes do grupo e instrumento q vão tocar.
4- Se necessario use "Ghost Mic" (entregue o mic mas o deixe mutado - "Deixa todos felizes")
5- Orar bastante
6- Entre em comunhão, mas fique atento em todas as possivei eventualidades.
7- Se sentir q precisa de ajuda, PEÇA AJUDA

Se alguem quiser complementar ou retificar algum topico sintam-se avontade, estou aqui para aprender tambem.

Abração...
 
Convocação de última hora

Olá Luis e todos que participam deste fórum,
Ontem tivemos uma experiência desagradável com a sonorização de um casamento, e eu queria compratilhar com os amigos para que todos nós aprendermos mais.
Ontem fui fazer um casamento onde errar não era uma opção, mas tudo que podia dar errado, deu... a velha lei de Murphy...
Dia de show em Vitória, um transito horrível que atrasou a montagem do som... o Casamento era as 8:00, tinha ensaio marcado as 6:30, mas 6:20 nós estávamos saindo da igreja pra ir em casa tomar banho.
Chegamos 7:20 na igreja todo mundo querendo testar tudo... e nós não tivemos tempo de passar nada na arrumação ... Resultado, estámos testando tudo, chegamos até a passar um louvor com a solista, tudo certo...até que faltando 15 minutos pra começar o culto precebi que o templo estava sem som... o som que estava ouvindo era dos retornos !! Checamos todas as ligações trocamos os cabos, mudamos as saidas da mesa, já que os auxiliares estavam funcionando... vamos mixar pelos auxiliares ( o que o desespero não faz !) A noiva chega na igreja !! Devido ao pânico, vários estalos são dados, devido a troca de canais.... faltam 3 minutos, um colega se lembra que a bedita mesa tem um botão que corta todos os sinais dela !! sem luz sem nada... no meio de outros controles ! Temos 1 minuto para voltar as ligações originais, + estalos por descuido... tudo certo? Não! O teclado está sem som !! Trocamos o cabo, ele funciona no templo, mas não nos retornos, o cabo do retorno está falhando !!! Pode dar + alguma errado ? SIM! O Pr não liga o microfone dele e suas primeiras falas ninguem ouve ... alguem vai lá ligar o mic dele ... microfonia ... coseguimos ajustar, será que vem mais problemas ? SIM ! um pr. vai glorificar e também não liga o microfone ! O retorno volta a funcionar as coisas se normalizam .. e pelo menos os hinos do final e a mensagem foram mais tranquilos... o hinos das alianças, perfeito, graças a Deus.
Bom mais que lição podemos tirar disso ? Mesmo nós que já fizemos tantos e tantos eventos... nunca dê sorte para os erros... a lei de Murphy é desculpa para desorganização... ao reler o artigo do Fernando sobre dicas para um casamento feliz ... quantos tópicos não respeitamos neste casamento, não podemos deixar que a confiança conquistada pelo sucesso de ocasiões anteriores seja desculpa para relaxarmos no futuro.
Então vamo-lá, minhas dicas para um casamento feliz:
- Só participe de um casamento em que você participou do ensaio, se te chamarem de última hora, diga não para o seu próprio bem.
- Você vai mixar ? Você organiza ! Converse com o responsável do grupo, mesmo que tenha que usar ghost mic, atender as necessidades dele é importante, ele que vai falar bem ou mal de você depois para os outros. As vezes atendê-lo na integra também é bom, as vezes ele tem razão.
- Ajuda é sempre bem vinda, mas se a ajuda não sabe de nada sobre o evento e sobre as ligações que vc fez, talvés ela não traga proveito nenhum.
- Sempre conte com imprevistos e faça as coisas com atecedência.
- Defina no ensaio o que vc vai ligar e onde vc vai conseguir os equipamentos... use no ensaio final os mesmos equipamentos e as mesmas ligações que vc usará no dia do casamento. Improvisos geram imprevistos!
- Enfim, seja organizado ! Planeje, planeje e planeje
 
Dos casamentos que sonorizei, nenhum eu ví ensaio... O máximo que consegui foi fazer os noivos me levarem até o local para ver onde podia colocar as caixas. Normalmente é no salão e não na igreja. Como sou dj também, o meu maior problema além do som é a iluminação. No último casamento a noiva queria que colocasse fumaça na entrada dela junto com um strobo para ter um efeito legal... bonito né... mas como disseram a Lei de Murphy não falha... A fotografa alegando que isso iria estragar as fotos empurrou com os pés os equipamento com "delicadeza", queimando os dois... resultado: BALADA SEM FUMAÇA!!!! Quanto ao strobo consegui diblar usando os pares 64 de led...

Não é somente com o pessoal da igreja e sim com cerimonialistas e demais profissionais...
 
Back
Topo