GUITAR RIG AO VIVO

CAETANO

New Member
Ai Galéra, to comessando nessa onda agora...

Sou músico, especificamente guitarrista, toco na minha igreja e lá tmeos uma banda legal. Estgamos juntos na mesma formação 'a 9 anos. Bom na verdade nao vim aqui falar da minha banda e sim de tocar ao vivo com o guitar rig.

Entao, todos sabem da máxima entre os guitarristas, "analógico, ampli, falante celestion", enfim concordo com todos, também gosto do timbre analógico e nunca fui muito fã de som digitalizado. Entretanto na minha cidade estamos com problemas nas igrejas, volume, a prefeitura tem feito uma fiscalização nervosa em cima disso. O limite é 8dB, e sabemos que isso é o som de uma pessoa falando dentro de uma sala com voz normal, sem gritar, sem microfone, ous eja impossovel o som de uma igreja estar nesse nível. Bom após diversas consultorias, chegamos ao concesso de que tinhamos que plugar todos na mesa. Teclado sem crise, violão também, vocal tranquilo, sax de boa, enfim .....o problema é a guitarra. Porque jogar tudo no mixer? Para que possamos ter nossos volumes do jeito que queremos em nossos fones e o PA ser o mais suave e brando possível! Tenho o controlador original (Rig Kontrol 3) que além de controlar via usb o sistema rig também funciona como interfase de áudio. Alí tenho simulado amplificadores com bastate satisfação e o som tem soado muito bom, sem contar os delay´s, moduladores e drive's. É claro que não é igual a guitar plugada no ampli, entretanto to gostando de usar.

Quem tiver alguma experiência pra compartilhar, derepente algum toque ou dica pra dar....será ótimo!
Grande abraço a todos, fiquem na paz do Senhor!
 
Olá caetano não sei nada sobre som digitalizado, mas algo me chamou a atenção na sua dúvida é a questão do problema com a prefeitura que vcs estão tendo, acho que tem algo de errado 8 db não é possível que seja só isso, isso é som de um sussurro.

tem um tópico do fórum que fala sobre legislação e o som das igrejas:
<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=20&t=2143&hilit=legisla%C3%A7%C3%A3o+sobre+volume&start=15">viewtopic.php?f=20&t=2143&hilit=legisla%C3%A7%C3%A3o+sobre+volume&start=15</a><!-- l -->

veja na 2ª página que tem um resumo das leis.

Outra coisa importante o aparelho usado para fazer as medições precisam estar aferido pelo inmetro se não estiverem as multas não tem valor.
 
E aí Caetano!

Então cara, sou guitarrista tbm.. e na minha igreja tocamos também com fones e a guitarra direto na mesa..
oq é muito mortal para alguns guitarristas que não dispoem de um bom simulador de amps. por exemplo um carinha que tinha um som animal e quente quando tocava no ampl. com seus pedais da boss, agora sem ampl. o som dele está um lixo.

Tem outro cara que tem uma POD XT Live.. é muito boa, o som dele não fica perfeito, mas engana bem principalmente nas distorções, pq a pedaleira tem uma boa simulação.

A minha é uma digitech RP-80, que já tem simuladores, os sons limpos ficam fantásticos, mas nas distorções o sistema fica devendo muito sem uma pré amplificação de verdade e um bom talto falando soando.

Solução.
A médio prazo vou solicitar a compra de um amplificador de guitarra de baixa potencia porém com uma qualidade ótima. Falante de 10 ou 12, pra um timbre bem "grande", aí ele fica no volume mais baixo possível só pra tirar um bom timbre e enviar para mesa um som de qualidade, a monitoração continuará pelo fone.

Abraços
 
Pouquissimo, voz de uma pessoa falando de baixo pra medio.

Alias tem alguma coisa errada não, pois em grandes eventos se usa mais que isso, e que eu saiba o limite de som em area residencial das 22:00- 8:00 é de 75db, mesmo assim tem vizinho que aceita se você for ouvir musica mais alta que isso :mrgreen: .

Já vi guitarristas usando plugins com netbook na hora do show, da um delay do processamento do audio no pc (por volta de 1ms ou 0,5) e até a mesa e periféricos processar e sair nas caixas, mas mesmo assim imperceptivel.

Alias se for assim monitoração por fones é essencial.
 
Olá,

Sinceramente, lá na igreja está totalmente descartada a idéia de tocar com instrumentos na mesa... O máximo que poderia fazer talvez seria condicionar um cubo em uma sala separada e microfoná-lo como faz o David.

Mas é claro, tenho que erguer as mãos para o céu e agradecer à Deus pelos nossos vizinhos (são mais barulhentos do que nós...Hehehe) e pelos músicos e suas boas práticas de banda.

Abç,
 
V. do FLY PA disse:
que eu saiba o limite de som em area residencial das 22:00- 8:00 é de 75db
Victor, de onde você tirou esse número? Aqui no DF o limite máximo permitido é de 70 dB(A) em ambiente externo de área industrial. Em área estritamente residencial, horário noturno, são 45 dB(A) em ambiente externo e 40 dB(A) em ambiente interno (<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.cl.df.gov.br/Legislacao/consultaTextoLeiParaNormaJuridicaNJUR-5014!buscarTextoLeiParaNormaJuridicaNJUR.action">http://www.cl.df.gov.br/Legislacao/cons ... JUR.action</a><!-- m -->).

Cada município tem sua legislação. E esses níveis seriam suficientes se todos respeitassem esses limites, reduzindo o ruído de fundo.

Reproduzo o Anexo 3 da lei:

ATENÇÃO
A poluição sonora a partir de 80dB (oitenta decibéis) pode provocar úlcera, irritação, excitação maníaco-depressiva, desequilíbrios psicológicos, estresse degenerativo e pode aumentar o risco de infarto, derrame cerebral, infecções, osteoporose, hipertensão arterial e perdas auditivas, entre outras enfermidades.
Verifique os níveis de pressão sonora a que você está se expondo e reflita.
 
Onde meu pai nasceu acho que alegislação é essa, mais estou falando só em DB a 2 metros da fonte sonora.

Sobre a questão de controlar 45db, creio que seje dificil ou facil, muita gente faz mais barulho que isso aqui em tagua, só os carros já é uma pertubação pro sono, porque só o som então é culpado por barulho?
 
Back
Topo