• This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

Guitarra... como resolver?

rafael.vieira disse:
Então ele poderia ligar o sm 57 direto na mesa e, caso a mesa não tenha direct out, utilizar um cabo (espécie de jumper) ligado no canal de insert para copiar o sinal para o amp de fones?
O sinal pode ser enviado de diversas maneiras, normalmente na própria pedaleira tem uma saída, no próprio cubo também costuma ter, e via auxiliar.

TSA

Active Member
marciorogeriu disse:
É que DI serve para balancear o sinal e adequar-lo a nível de sinal de microfone, e o sm57 já é balanceado, sendo assim não se usa DI em microfone.
Há também a questão da impedância. O casamento entre um mic e um DI pode trazer prejuízos à resposta de frequência, justamente por isso.
O DI é projetado p/ receber um sinal de certa impedância, bem diferente da de um mic profissional.

rafael.vieira disse:
utilizar um cabo (espécie de jumper) ligado no canal de insert para copiar o sinal para o amp de fones?
O melhor é mesmo enviar pro mixer e usar um auxiliar.

-----------------------------------------------------------

JediRoquer disse:
quando eu convenço ele a ligar a pod no pa, ele nem usa os fones, e senta no banco proximo as caixas do pa , para ter certeza que ninguem vai mexer no som dele, nem no volume...
Então ele cai naquela categoria que eu citei: dos que não estão nem aí p/ a coletividade. Pelo menos, nesse momento de tocar.

Outra coisa: ele não tem que se preocupar com o som dele no PA. Se o retorno tá bom, fim de papo. Quem controla o PA é o operador; músico não tem que ficar dando pitaco.
Parece grosseria, mas não tem nada de rispidez, aqui. É a verdade, é o comportamento de quem tem um mínimo de profissionalismo.

O cara simplesmente não aceita se adequar às convenções que promovem um bom ambiente p/ todos trabalharem bem. É como eu disse no início do tópico, se ele quiser fazer show particular, tá no lugar errado.

Talvez seja caso p/ liderança, tendo em vista o esgotamento das opções "civilizadas". Situação difícil. Lidar com egos é pedreira.
Ore por ele, pq ele precisa (mais até do que os "prejudicados" na história).

O pior é que o cara é meu amigo, e gosto dele pacas, mas nesse quesito, é tenso...

Essa questão do som do PA, eu vivo cortando ele, até o resto do pessoal que toca já falou pra ele parar de ser chato, mas...
já pensou se essa moda pega, daqui a pouco todomundo vai sentar no banco e começar a dar pitacos...
Teve uma vez que ele chegou com um cubo de baixo, o baixista cortou na hora e nem precisei falar com o baixista...
eu bem que queria arranjar um meio termo...

TSA

Active Member
É, é difícil. A gente se sente mal em "peitar" o cara, ainda mais quando há certa proximidade com ele.

Mas é preciso pensar na qualidade do serviço de Deus. Às vezes é preciso ser frio (não no sentido de desumano, mas de isento).

O meu medo é esse caso dar margem a outros....
tem um outro guitarrista, que estava com a guitarra com defeito,
A igreja bancou o Luthier para fazer o reparo na guitarra, mas agora ele quer uma pedaleira.... por ai vai....

Sobre dar pitaco no som do PA, eu guardei uma celebre frase do nosso amigo David "eu nao te ensino a ser cantor e voce nao me ensina a ser tecnico de som".

So que nesse caso ficaria "eu nao te ensino a ser musico..."

Acho que eh bem por ai...

Ou você fala assim aqui no PA quem manda sou eu rs, mais na verdade ja vi um técnico falando pra musicos e cantores não adianta você dar pitaco a hora que você subir no palco eu faço aqui o que eu quero hehe. (Maneira bruta de agir rs)

Mais o bom é conversar com o musico,o tal pitaco atrapalha o técnico, as pessoas tem que pensar no conjunto da obra, as vezes faço som pra uma dupla que em locais pequenos nem usamos amplificadores de guitarra, ligo a pedaleira dele direto em linha atravez de uma DI.

TSA

Active Member
JediRoquer disse:
O meu medo é esse caso dar margem a outros....
tem um outro guitarrista, que estava com a guitarra com defeito,
A igreja bancou o Luthier para fazer o reparo na guitarra, mas agora ele quer uma pedaleira.... por ai vai....
Vixi. Complicado.
Que folga, hein?? :twisted: :mrgreen:

Acho que resolvi o problema,
comprei um serrote novinho, chega a brilhar....
se o cabra encher muito minha paciencia eu serro os braços dele e tá resolvido!!!
:twisted: :twisted:

Acho q tambem funciona com tecladistas e bateristas sem noção...

Hugo.

Paulo disse:
Examinai tudo; retende o bem. (Almeida Corrigida e Revisada Fiel)
A Bíblia é viva em todos os sentidos de nossas vidas... até na operação do som. Eu já aprendi muito com "palpites" de músicos. Vc precisa ter senso crítico para aproveitar o que for possível e descartar o que não é.

Quanto ao seu problema específico, tente conseguir alguma proteção para a caixa, como foi sugerido numa imagem anterior.

[]'s

Guitarra é legal de captar alto. No meu trabalho os caras querem só o som do ampli pro palco todo, quando tem muita pressão do resto da banda ai eu completo com o side. Seu guitarrista está ignorando o ponto forte do POD, que é a simulação, pra muitos o mais proximo de um JCM800, então dependendo do cubo usado em sua igreja ele ta matando o som do POD.
Na minha igreja eu proibi amplis, apenas simuladores e estamos fazendo progressos (hehe!). Infelizmente, as vezes vc tem que dar as cartas e se impor, quando o som está alto vc é cobrado.

Eu penso o seguinte:
Se o cara esta tocando com a banda dele, ele pode ecolher como quer e do jeito que vai ser feito, principalmente se for uma banda convidada...
Como a banda foi convidada, cabe aos organizadores informar como funciona as coisas na igreja, ai o musico tem a escolha de aceitar ou não..

Mas no ministerio de louvor é diferente, eles não estão fazendo show, estão LEVANDO A IGREJA A ADORAÇÃO. eles precisam abrir mão do individual, para o trabalho em conjunto funcionar.
Quando a Igreja tem espaço , com certeza é a malhor solução microfonar o ampli do guitarrista, usar bateria acustica microfonada com aquario, baixo com caixas 4X12....
Mas quando o templo é pequeno, o musico tem que ceder, para que o conjunto(igreja) tambem louve. nestes casos a melhor solução é as simulações, bateria eletronica e baixo em linha. ma minha igreja o pulpito é muito pequeno, e infelizmente não temos um local apropriado para instalação do ampli.

Imagina só, vou comprar um JCM800, com 2 caixas 4x12, como eu comprei, eu tenho o direito de levar para a Igreja, afinal eu comprei, e o timbre é melhor do que qualquer simulaçõ do mundo e vou instalar ele em cima do pulpito que é onde a propagação do som é melhor... Isso não quer dizer que o resto da igreja tem que me ouvir no volume que eu quero só porque o timbre fica melhor.
do publico geral da igreja apenas uns 3% dos membros da igreja são guitarristas, ou seja só 3% vai perceber a digferença do timbre do ampli valvulado e de uma simulação bem regulada. o conjunto tem que vir em primeiro lugar...

Eu sempre quis ter um AC30 da VOX, hoje já estou pensando em comprar um AC4, por mesmo ele com 4W e usar microfonado e ainda acho que vai soar alto para minha igreja.

Em geral o ministerio tem tocado com teclado, violao, batera, sax, guitarra, + 4 vozes , Sabe o que é ter todo mundo fazendo a mesma coisa ao mesmo tempo, e ainda ter um cara tocando a guitarra absurdamente alta... Isso me tira da graça...

TSA

Active Member
JediRoquer disse:
Como a banda foi convidada, cabe aos organizadores informar como funciona as coisas na igreja, ai o musico tem a escolha de aceitar ou não..
Hehehe
Quantas e quantas vezes convidam o povo e não explicam as condições... Já me chateei muito com isso.

JediRoquer disse:
Mas no ministerio de louvor é diferente (...) eles precisam abrir mão do individual, para o trabalho em conjunto funcionar.
Fato.

Hugo, vc já sabe o que precisa saber. Agora é partir p/ alguma ação.
É chegar pro cara, explicar a situação e tirar o amp. A (única) opção existente passa a ser o uso do simulador. Não por vontade, mas por necessidade, imposta pelas condições do local.

Desculpa se não notei no tópico, mas o amp é dele, ou da igreja??
E, por curiosidade, qual o amp?