Guitarra... como resolver?

JediRoquer

New Member
Pessoal,
Aos que usam monitoração por fones, como vocês usam a guitarra na monitoração e no PA?
microfonam a caixa? usam simulação ?
Minha igreja tem o pulpito muito pequeno, quando o guitarrista liga o ampli dele mata o som do retorno dos vocais, eu nem microfono a caixa por que eu meio que queria que ele largasse o cubo, e usase a POD dele.

Eu penso que é logico que é sempre melhro o uso de um apli valvulado, mas , como guitarrista, entendo que o publico geral da igreja não entende a diferença do timbre valvulado e um timbre bem regulado de uma POD,ou da BOSS...
mas neste meu caso não sei o que fazer....
 
Boa tarde... sou gutarrista...



eu uso minha pod , mais de uma forma diferente.... a ligação fica assim.. guitarra direto no imput do cubo , sem efeito algum ai.... da saída send do cubo eu jogo na imput da pedaleira , e da saída da pedaleira jogo na return do cubo ... dai todo o controle fica só no pod , e o timbre fica só o do pod também , o pré do cubo não interfere... ai o que eu faço... deixo bem fechado o som do cubo , fechando na pedaleira no controle geral de volume... dai coloco o microfone bem em cima do falante.... fica muito bom ! .... fica totalmente com o timbre do pod....


pode também usar o pod direto... mais acho melhor passar pelo cubo antes.

abraços.
 
Ué, conversa com o cidadão e explica que o amp dele tá atrapalhando. Pede p/ ele usar o simulador dele.
Se ele achar ruim, paciência. Ele não tá tocando pra si, fazendo show. Tá num culto, então precisa pelo menos não atrapalhar os outros.

Se ele não abrir mão do amp, busquem uma solução que resolva o problema p/ ambos -- microfonar o amp numa sala separada, isolada, por exemplo (o que pode dar certo, ou não).

Mas, acima de tudo, ele precisa ter essa consciência, de cooperação. Não é o que ele quer, mas o que é melhor p/ todos (e, sobretudo, p/ Deus).
 
mais na minha alternativa , que é a que utilizo... fica muito bom...


mais depende do amp... o amp precisa ter loop de efeitos , e também precisa ser um amp de boa qualidade... se não ele perde timbre como som muito baixo.



e lembrando que o meu retorno , vem do fone , o amp só ta ali pra dar timbre..nada mais !
 
Não, não.

O que ele tem que fazer (aliás, qq um) é ter senso de cooperação. O resto é consequência. A exemplo do que vc mesmo fez, buscando uma solução que te dê o que vc quer, sem atrapalhar os outros.
Suponha que mesmo com o arranjo que vc fez ainda atrapalhasse de alguma forma. Vc insistiria em usar o amp?

Esse é o ponto.
 
Se você tiver uma sala proximo ao altar pode colocar o cubo nesta sala e microfonar ele, e ver como fica. Muitos usam assim, inclusive na igreja do David Fernandes.
 
fiz este esquema recentemente na minha igreja coloquei o cubo em uma sala separada e microfonei ela , ate agora tem dado muito certo
 
Meu problema é que eu não tenho uma sala proxima, para deixar o cubo...
O esquema de ligação no Send Return não ajuda muito, por que o cubo vai continuar no palco...

O jeito vai ser continuar suportando...
 
No grupo que sou técnico, usavamos direto da saida da pedaleira entrando em um DI, após um tempo o guitarrista começou a reclamar e voltamos pro Cubo. Apenas com a condição de se eu pedir pra baixar o volume ele deve baixar.
Tem dado certo...

Acho que o cara deve se preoucupar com o bem maior que no caso é nao atrapalhar o resto, se nao tem como resolver com o cubo, deve usar só no DI e no fone.

Patrick.
 
e se voce tentar algo assim:

ClearSonicAmpPanel.jpg
 
mdpt_sli disse:
No grupo que sou técnico, usavamos direto da saida da pedaleira entrando em um DI, após um tempo o guitarrista começou a reclamar e voltamos pro Cubo. Apenas com a condição de se eu pedir pra baixar o volume ele deve baixar.
Tem dado certo...

Acho que o cara deve se preoucupar com o bem maior que no caso é nao atrapalhar o resto, se nao tem como resolver com o cubo, deve usar só no DI e no fone.

Patrick.

JediRoquer,

Aproveitando a dica acima, Por que você não tenta fazer o seguinte:

Coloca um mic sm57 na frente deste cubo posicionando-o o mais próximo possível do alto falante (Quanto ao centro ou a borda do alto-falante fica a seu critério). Conecte o microfone em um DI, deste DI você manda uma saida para mesa e outra saida para um ampli de fones. Assim, vocês aumentam o volume do cubo apenas o necessário (a não ser que vocês estejam utilizando um mesa-boogie triaxis, um marshall jcm9000, maverick, etc - o volume minimo nestas citadas é realmente bem alto - mas caso seja um cubo pré valvulado há um volume minimo necessário para que você consgiga captar com um bom timbre), regula o volume da guitarra na mesa apenas o necessário e, caso o guitarrista queira mais volume, aumenta o volume do fone sem precisar alterar o volume do cubo.

Desta forma, a desculpa de perder timbre já não é tão impactante, assim como a desculpa seja de não estar se ouvindo.

Pode não ser o ideal, mas é uma idéia.

Espero ter ajudado.

Rafael.
 
JediRoquer disse:
Mas fazer o que né...
Cara, a pergunta parece cretina, mas vc já conversou com o guitarrista?
Às vezes o cara não tem senso de coletividade, mesmo, mas tb há vezes em que ele simplesmente não se deu conta do erro. Aí basta uma conversa e ele se corrige.

Já tentou?
 
rafael.vieira disse:
Deluna escreveu:
Ligar o sm57 em um DI???


Foi só uma sugestão. se não for o correto liga direto na mesa. Apenas citei pela possibilidade de mandar o sinal para dois locais ao mesmo tempo.
É que DI serve para balancear o sinal e adequar-lo a nível de sinal de microfone, e o sm57 já é balanceado, sendo assim não se usa DI em microfone.
 
marciorogeriu disse:
rafael.vieira disse:
Deluna escreveu:
Ligar o sm57 em um DI???


Foi só uma sugestão. se não for o correto liga direto na mesa. Apenas citei pela possibilidade de mandar o sinal para dois locais ao mesmo tempo.
É que DI serve para balancear o sinal e adequar-lo a nível de sinal de microfone, e o sm57 já é balanceado, sendo assim não se usa DI em microfone.

Obrigado por me sanar essa dúvida marcio! E perdão aos amigos do forum pelo erro!

Então ele poderia ligar o sm 57 direto na mesa e, caso a mesa não tenha direct out, utilizar um cabo (espécie de jumper) ligado no canal de insert para copiar o sinal para o amp de fones?
 
O que eu entendi da sugestão seria usar o DI como spliter.... que tb poderia ser feito por cabo....

TSA,
sobre conversar com ele eu já tentei, outros membros do ministerio de louvor tb, mas o cara é dificil... Gente boa, mas dificil.....

só pra vcs terem uma idéia:
quando eu convenço ele a ligar a pod no pa, ele nem usa os fones, e senta no banco proximo as caixas do pa , para ter certeza que ninguem vai mexer no som dele, nem no volume....

ai eu uso um pouco de efeito placebo com ele e ta tudo certo....
 
Back
Topo