Home Studio para Ensaios- Meu projeto

raoninery

New Member
Olá pessoal, por diversas vezes procurava sanar minhas dúvidas sobre som ao vivo e o google sempre me dava o link para algum tópico desse forum. Resolvi me cadastrar e tentar criar um tópico para pedir a ajuda de vocês.

Eu tenho uma banda cover de U2. Estamos juntos a mais de 1 ano e aos poucos fui juntando uma grana legal pra gente montar um espaço na minha casa para ensaiar e fugir dos horários complicados e rígidos de estúdios.

Eu sou guitarrista e possuo um Pre Amp processador de efeitos e Amp Simulador "AXE FX Ultra". Não utilizo amp real pois o VOX AC30 é muito caro, e pra chegar no timbre que eu preciso teria que usa-lo muito alto. Então simulo tudo pela minha AXE FX que a propósito é um excelente processador de feitos.

Além disso eu tenho uma bateria eletrônica da Yamaha DTX 520k. O baixista embora atualmente toque em Amp real se cativou a comprar ou um Direct Box Ativo ou um Preamp de baixo

Meu projeto é ligar todo mundo digitalmente num Mix board. Listando a banda teríamos

Guitarra
Baixo
Bateria
Voz
Back Vocal
Backtrack
Metronomo para o baterista
Violão


Ao total 8 tracks independentes aí tudo bem:


O meu plano era começar tocando com o main out da mesa saindo num par de caixas ativas e nós tocaríamos num volume não muito alto. Com o tempo investir num sistema de IEM (In ear monitor ou Monitoração direta no ouvido, via earphones)

-Apenas o baterista precisa ouvir a track de metronomo
-Embora a DTX tenha um bom módulo eu gostaria de usar meus plugins de sons de bateria pelo meu computador. (Superior Drums, Addictive Drums, EZ Drums etc)
-Atualmente a backtrack eu uso um cabo 1 e gravo em estéreo ( 1 lado a trilha de backtrack, do outro o metronomo para o baterista)
- Uma coisa que gostaríamos é de poder tocar ao vivo e gravar cada faixa independente simultaneamente.


Então agora, o que eu preciso saber é qual mesa atende as minhas necessidades, e se realmente é necessário uma mesa.
Estive lendo sobre o Fast Track Ultra 8r vi que ele tem 8 tracks simultaneas, tem efeitos de monitoramento e dá pra fazer 4 mix de monitoramento independentes ( o que seria bom pra mim já que somos 4 na banda)
Em compensação o Fast Track não tem Compressor, só um preamp chamado OCTANE.

Será que eu posso comprar apenas o Fast Track Ultra 8r e usa-lo dessa forma? A ausencia de compressor será um problema muito grande? Se sim eu poderia ligar um compressor a parte no INSERT da Fast Track Ultra 8r?
 
Se não for possível comprar apenas a Fast Track Ultra 8R, eu devo comprar uma mesa de Mixagem. Aí seria necessário uma com 8 canais mono com 8 direct out pra quando eu puder comprar a interface de gravação multi pista. Estive pesquisando a Xenyx 2442, parece que é a única que se adapta a minha necessidade. Eu estou tentando fazer uma estrutura profissional e inteligente. Sem gastar com coisas desnecessária e apostando no digital.
Se eu usasse a Fast Track Ultra 8R como interface.. eu poderia usar o Mix do meu DAW (Logic Studio Pro), mas como ficaria a questão da latência? Será que atrapalha muito?

Se não, será que eu posso colocar o compressor no DAW? e outros efeitos de EQ e DELAY por lá também?
E minha Back track? posso deixar 1 faixa para o back track e outra para o metronomo do baterista?
A bateria ligada dia MIDI, o som teria que sair pelo PC certo? Como ligar esse canal na mesa ou no Fast Track?
 
Procure uma interface que pode ser conectada via firewire pois a latência é menor que a USB. Se quiser mesmo e tiver uma boa grana vai de Onyx 820i ou seus irmãos maiores. É algo bem top.
 
No teu caso seria excelente a Onyx 1620i, algo top e pela quantidade de canal daria para você rodar até um som ao vivo.
 
attachment.php


Opa, eu fiz uma pesquisa e com ajuda de um conhecido, que trabalha com produção de som ao vivo ele me indicou a Roland UA1010. Eu não achei ninguém aqui no site comentando sobre essa interface. Bem, só pra dar uma resumida, uma imagem vale mais do que mil palavras né? Eu fiz um diagrama de como eu pretendo montar meu setup. O que vocês acham? Tem alguma coisa errada ou inconsistente?
 
O problema é que a pro fire 2626 e a fast track ultra não tem alguns efeitos importantes de monitoração e também não fazem mix individual pra cada musico
 
Raoninery, bem vindo ao fórum. Já passei exatamente pela mesma situação que você. Primeiro vou falar como era nosso método de trabalho.

Nosso grande problema era os horários disponíveis para ensaio, sempre a noite. Pensando no bom relacionamento com os vizinhos, descartamos as caixas acústicas e investimos em monitoramento por fones. O ganho de produtividade foi fenomenal, todos elogiaram a ideia. E podiamos ficar até tarde sem problemas com vizinhos.

Usávamos uma mesa Alesis Multimix Firewire 12 como mixer, e usando o Logic para gravar multicanal. Se eu tivesse pesquisado mais, teria comprado uma interface para monitoração dos músicos. Paciência. Mandávamos um mix para os vocais e outro para os instrumentistas, funcionou bem.

Depois passamos para uma mesa Yamaha MG166C. Usei os inserts como direct out e os auxiliares para fazer a monitoração. Melhorou muito mais.

De forma experimental já cheguei a usar o ezdrummer. Mas o trabalho na montagem me fez desistir da ideia. Já usei também a Alesis somente como interface para o MainStage, sem problemas.

Hoje já não ensaiamos dessa forma. Usamos cubos, mas logo pretendemos voltar.

---

Agora, minha sugestão.

Você tem o Logic Pro. Se não for fazer gravação, sugiro usar o MainStage, ele é apropriado para essa função. E se não tem, custa apenas $30 na App Store. O Logic também funciona, mas eu me senti mais a vontade com o MS.

A ProFire 2626 tem 8 saídas, com um PowerPlay você já tem as vias de monitoração para os músicos. Basta fazer o endereçamento no software. A vantagem é a possibilidade de expansão.

Dependendo do seu hardware, é perfeitamente possível aplicar efeitos. Você conhece o Logic e sabe a grande gama de plugins nativos disponíveis, sem contar plugins de terceiros. Apenas alguns não funcionam no MainStage, mas a maioria está lá.

Para usar plugins de bateria basta ter um cabo midi, abrir um canal no software, lançar o plugin e endereçar para uma saída. Esses plugins costumam exigir um pouco mais de processamento, então experimente. Se você tiver mais de um notebook, pode por exemplo deixar a bateria separada do mac que está servindo como mixer.

---

Bom, as possibilidades são muitas. Acredito que o fator principal seja: quanto pretende investir?
 
carlosecg disse:
Raoninery, bem vindo ao fórum. Já passei exatamente pela mesma situação que você. Primeiro vou falar como era nosso método de trabalho.

Nosso grande problema era os horários disponíveis para ensaio, sempre a noite. Pensando no bom relacionamento com os vizinhos, descartamos as caixas acústicas e investimos em monitoramento por fones. O ganho de produtividade foi fenomenal, todos elogiaram a ideia. E podiamos ficar até tarde sem problemas com vizinhos.

Usávamos uma mesa Alesis Multimix Firewire 12 como mixer, e usando o Logic para gravar multicanal. Se eu tivesse pesquisado mais, teria comprado uma interface para monitoração dos músicos. Paciência. Mandávamos um mix para os vocais e outro para os instrumentistas, funcionou bem.

Depois passamos para uma mesa Yamaha MG166C. Usei os inserts como direct out e os auxiliares para fazer a monitoração. Melhorou muito mais.

De forma experimental já cheguei a usar o ezdrummer. Mas o trabalho na montagem me fez desistir da ideia. Já usei também a Alesis somente como interface para o MainStage, sem problemas.

Hoje já não ensaiamos dessa forma. Usamos cubos, mas logo pretendemos voltar.

---

Agora, minha sugestão.

Você tem o Logic Pro. Se não for fazer gravação, sugiro usar o MainStage, ele é apropriado para essa função. E se não tem, custa apenas $30 na App Store. O Logic também funciona, mas eu me senti mais a vontade com o MS.

A ProFire 2626 tem 8 saídas, com um PowerPlay você já tem as vias de monitoração para os músicos. Basta fazer o endereçamento no software. A vantagem é a possibilidade de expansão.

Dependendo do seu hardware, é perfeitamente possível aplicar efeitos. Você conhece o Logic e sabe a grande gama de plugins nativos disponíveis, sem contar plugins de terceiros. Apenas alguns não funcionam no MainStage, mas a maioria está lá.

Para usar plugins de bateria basta ter um cabo midi, abrir um canal no software, lançar o plugin e endereçar para uma saída. Esses plugins costumam exigir um pouco mais de processamento, então experimente. Se você tiver mais de um notebook, pode por exemplo deixar a bateria separada do mac que está servindo como mixer.

---

Bom, as possibilidades são muitas. Acredito que o fator principal seja: quanto pretende investir?


Carlos, qual é a vantagem do combo 2626 +powerplay? O custo vai ficar basicamente o mesmo. A diferença principal é que uma é USB 2.0 e a outra é Firewire. Só que eu estava pensando, eu só vou gravar 8 pistas (sempre).Não tenho intenção nenhuma de fazer um setup expansível, também não pretendo aumentar a formação da banda e nem tão pouco, alugar meu estúdio pra outros músicos.

A 2626 não tem diversos efeitos internos de monitoração, então coisas simples como Compressor e reverb eu já teria que sobrecarregar no meu Hardware. Depois o direct out da 2626 vai pro power play, e do PP vai pros músicos, ou seja mais cabos, mais degradação de sinal, mais bagunça de fios etc.

Eu vou te dizer que já estou no limite dos meus gastos. Comprei uma Yamaha DTX520k recentemente e ainda pretendo comprar uns pads adicionais para ela. Também preciso comprar acessórios da bateria (banco, pedal de bumbo e baquetas)

A Roland UA1010 parece que consegue sintetizar a 2626 com o power play e ainda me dá umas coisinhas a mais., fora o preamp da Roland que tem uma qualidade muito superior ao da 2626 ou de qualquer outro produto da MAudio.

Outra coisa que me chamou atenção é sobre a fabricação da Roland, produto 100% japonês, enquanto a M Audio tem feito as coisas dela na China.... não que os produtos Chineses sejam ruins, mas a gente sabe que os japoneses fazem produtos impecáveis em questão de durabilidade.
 
Desenterrando...

Gostaria de saber se alguém aqui chegou a usar a Interface USB Roland UA 1010 OCTA-CAPTURE ou teve alguma experiência com ela.

Obrigado.
 
Back
Topo