IEC Mambucaba

AltVan13

Well-Known Member
Amigos do SAV;
Apresento o som da minha igreja:
DSC05037.jpg

Mesa Staner UX 16

DSC05040.jpg

Powerplay HA 4700

DSC05044.jpg

Equalizador Ultrgraph FBQ PRO 6200

DSC05046.jpg

AutoCom Pro XL MDX 1600

DSC05050.jpg


DSC05052.jpg

Oneal OPB 620 no PA

Para retornos
DSC05053.jpg


DSC05054.jpg

2 LEACS Passivas em um canal

DSC05055.jpg

1 FAF ( Feita a Facão ) no outro canal
 
No Palco temos:

DSC05137.jpg


DSC05140.jpg

pro baixo

DSC05141.jpg

violão ou guitarra

DSC05143.jpg

violão

DSC05142.jpg

teclado na mesa

DSC05146.jpg

que fica no fundo do templo.

Usamos ainda 4 shure sm58, 1 superlux top 248 e um sem fio da shure p/ o pastor ( ñ lembro o modelo ).
 
Reparem que o templo tem formato de funil no sentido do púlpito para o auditório, mais ou menos assim:
Um trapézio com 10 m X 7 m x 4m ( onde fica o púlpito ) e um retângulo de 10 m x 7 m. O teto tem aprox. 4m com forro de pvc.

DSC05144.jpg


DSC05145.jpg


DSC05048.jpg


Ah, o palco onde fica o púlpito é de tábua corrida com soleira de granito nos degraus.
 
Ele tem um bom custoXbenefício Gabriel!
Mas um dos meus objetivos é implementar o retorno por fones. Que já deveriam estar operando, mas quando compraram os plugs para montar os cabos para os fones ( temos 6 Koss Porta-Pro ) compraram plugs mono. Resultado nenhum instrumentista se adaptou ( e com razão ) e até hoje ( uns 3 anos após ) ainda não foram comprados os plugs corretos.
 
Pois é...
O responsável anterior participou do alinhamento que foi feito por um profissional daqui que cobrou pelo que ele chamou de "consultoria" embora ele tenha dito que foi de graça. Tb foi este profissional que indicou todos os equipamentos usados no rack da mesa, mais as oneal e as leacs, ah tem tb um sub acho que de 18" que tb nunca funcionou direito e atualmente está parado.
O in do canal 1 ( superiror do equal. ) está ligado no na via 9 do multicabo ( dedicada ao baixo ) e o out vai p/ o canal 9 da mesa. O in do cana 2 está ligado o aux send 4 (retorno ) o out na entrada 4 do powerplay. O powerplay dobra o sinal na saída e este vai para o ampli e deste para os retornos.
Segundo o responsável anterior tais configuração e ajustes eram imexíveis. Como agora o responsável sou eu estou precisando de orientação para nortear o que mexer na atual configuração para melhorar o som do retorno que é embolado e a maior fonte de reclamação do grupo do louvor juntamente com o volume da bateria.
 
RodrigoHenriq disse:
R. Leal disse:
Linda a curva desse EQ!!!


♫ Olha a onda , olha a onda Pam Pam ♫

rsrsrsrsrssss!!!

Isso aqui tah bem confuso...
AltVan13 disse:
...
O in do canal 1 ( superiror do equal. ) está ligado no na via 9 do multicabo ( dedicada ao baixo ) e o out vai p/ o canal 9 da mesa. O in do cana 2 está ligado o aux send 4 (retorno ) o out na entrada 4 do powerplay. O powerplay dobra o sinal na saída e este vai para o ampli e deste para os retornos.
Segundo o responsável anterior tais configuração e ajustes eram imexíveis. Como agora o responsável sou eu estou precisando de orientação para nortear o que mexer na atual configuração para melhorar o som do retorno que é embolado e a maior fonte de reclamação do grupo do louvor juntamente com o volume da bateria.

Pelo que eu entendi vc usa o EQ das caixas e o EQ BEh vc usa para equalizar baixo e as caixas de retorno, e 1 aux da mesa só, correto ?
Sugestões:

--EQ da BeH--> Canal 1 equaliza as 2 caixas do PA e deixa os eqs das caixas em flat. Canal 2 equaliza as caixas de retorno que seriam para as vozes via aux 3.
--Deixa esse compressor da beh de lado
--Compra um direct box rack DI800 da Beh para usar com o powerplay, liga todos os instrumentos nesse DI800, deste vai um sinal para o powerplay e outro vai para o multicabo. O aux 4 manda para o powerplay pra a mixagem dos retornos nos fones de ouvido, com isso vc aposenta esses cubos e diminue a "zuadeira" no altar.
--Aquela caixa "feita a facão" joga pro batera, ou microfona a batera e puxa um fone da via de retorno do baixo para o batera !

É um paliativo, mas acho que já melhora bastante !!!

Abs
 
Olá, Vítor!
Obrigado pelas sugestões e pela observação quanto a clareza de meu relato. Vou me esforçar para ser menos confuso. :D
Ainda estou me familiarizando com as ligações do som, desejo montar um esquema atualizado pois o que temos disponível já foi alterado.
A idéia original dos retornos era ser por fones, para isso usamos os aux. da seguinte maneira:
aux. 1 - manda sinal para os fones da Tumbadora e da Bateria através do canal 1 do powerplay;
aux. 2 - manda sinal para os fones do Baixo e do Violão através do canal 2 do powerplay;
aux. 3 - manda sinal para os fones do Teclado e da Guitarra através do canal 3 do powerplay;
aux. 4 - manda sinal para os retornos dos Vocais ( Leacs ) através do canal 4 do powerplay, passando antes pelo amplificador.
Cada canal do powerplay tem duas saídas que podem, através do botão ST/ 2-CH, ser selecionadas para estéro ou mono ( que é o modo como utilizamos o canal 4 - retorno p/ Vocais ). Na mesa os aux. 1 e 2 são pós-fader e os aux. 3 e 4 são pré-fader.
Infelizmente, como comentei, ainda não estamos usando os fones porque falta montar os cabos que ligarão os fones á caixa do palco ( esta já está pronta ).
Todos os instrumentos possuem DI ( DI 600 da Beh ) e sinceramente não estou querendo adquirir outros produtos da Beh não, pois o único canal do powerplay que estava em uso queimou. Embora não possamos descartar a possibilidade de ter ocorrido mau uso, sempre que puder pretendo ir substituíndo-os por equip. melhores.
Microfonar a batera implicaria tb em montar um aquário p/ ela ( que é a principal responsável pela minha guerra do volume - na verdade o culpado é o baterista :p :p ) e somado o valor deste investimento prefiro vender a bateria atual e comprar uma eletrônica ( Roland TD 4 KX2 ) .
Como isso demanda muita oração e argumentos p/ convencer o pastor, enquanto não acontece preciso montar os cabos, ainda não consegui comprar os plugs,para tirar todos aqueles cubos lá de cima e melhorar a equalização do retorno do vocal, enquanto não trocamos as Leacs.
 
Lembrei!!!!
Já temos colocado o retorno FAF ( Feito á Facão ) p/ o batera, mas... ele continua descendo braço. :evil: :evil: :evil:
 
AltVan13.

Deixe-me fazer alguns comentários:

  1. Me parece que vcs já têm quase tudo... me parece tb, que as caixas são relativamente novas, incluindo as Leac's do monitor com o amp StudioR Z500. Sendo assim, não vamos pensar em trocar caixas.
  2. Eu não faria muito diferente do que vc imaginou para os fones de ouvido. Mantenha a idéia.
  3. Primeiramente, compre um EQ de 15 bandas para o PA e coloque o que vc já tem no monitor. O monitor é mais crítico que o PA, por isso vc precisa de um EQ com maior precisão. Vc vai gastar pouco e terá uma melhora considerável na resposta. Não esqueça de inverter a fase elétrica dos cabos que ligam o amplificador às caixas. Isso diminui os cancelamentos de fase entre os monitores e as caixas de PA.
  4. Em segundo lugar, compre uma mesa nova. A de vcs está bastante surrada e já é muito antiga. Compre uma com, pelo menos, seis auxiliares. Há as opções da Yamaha, no entanto, se vc tiver um dinheiro a mais, pense numa Peavey 24FX ou 32FX... têm qualidade bem superior.
  5. Enquanto vc não troca a bateria, use 4 mics dinâmicos para microfoná-la só para os fones de ouvido. Ponha um mic no bumbo, outro na caixa, um nos tons e outro no chimbau. Se vc quiser, abra o do bumbo um pouco no PA... os outros deixe apenas nos fones.
  6. Para usar uma batera eletrônica, vc precisa de um bom sistema de caixas, senão ninguém vai gostar do som dela... nem vc. Prá isso vc vai precisar de uma caixa de subgrave. As Oneal são razoáveis, mas prefiro os subs da Attack.

Ah... só mais uma coisa... se vc puder, retire aquele carpete do rack de equipamentos. Carpete é danado prá armazenar eletricidade estática, o que pode criar alguns problemas para os seus equipamentos... além de juntar poeira e ácaros.

Ah 2... só mais outra coisa... o IEC do nome da sua igreja é de Igreja Evangélica Congregacional?

[]'s
 
Deluna disse:
Mano, o canal superior do teu GEQ ta no bypass...
Valeu, Deluna!
Acredito que este canal, que é o do baixo, tenha sido equalizado para utilizar o sub, o que não esta sendo feito e quando era embolava ainda mais o som. Toda a atual regulagem foi feita pelo responsável anterior juntamente com um profissional que dimensionou o som, orientou a compra dos instrumentos e fez esta regulagem que nunca ficou boa, principalmente para o palco_O vocal simplesmente não se ouve. Até então toda vez em que cogitei de fazer testes e experimentar outras equalizações o que era dito era que não deveria ser mudado o "padrão".
Agora que assumi, estou com esta oportunidade de realizar melhoras, mas... o que eu sei é o tenho aprendido aqui no SAV, tanto no fórum como nos artigos e apostílas que vou lendo. Logo fico um pouco inseguro de mexer em algo que todo mundo reclama mas não se permitia mudar,.. sem o devido respaldo e orientação.
David Fernandes disse:
AltVan13.

Deixe-me fazer alguns comentários:

  1. Me parece que vcs já têm quase tudo... me parece tb, que as caixas são relativamente novas, incluindo as Leac's do monitor com o amp StudioR Z500. Sendo assim, não vamos pensar em trocar caixas.
  2. Eu não faria muito diferente do que vc imaginou para os fones de ouvido. Mantenha a idéia.
  3. Primeiramente, compre um EQ de 15 bandas para o PA e coloque o que vc já tem no monitor. O monitor é mais crítico que o PA, por isso vc precisa de um EQ com maior precisão. Vc vai gastar pouco e terá uma melhora considerável na resposta. Não esqueça de inverter a fase elétrica dos cabos que ligam o amplificador às caixas. Isso diminui os cancelamentos de fase entre os monitores e as caixas de PA.
  4. Em segundo lugar, compre uma mesa nova. A de vcs está bastante surrada e já é muito antiga. Compre uma com, pelo menos, seis auxiliares. Há as opções da Yamaha, no entanto, se vc tiver um dinheiro a mais, pense numa Peavey 24FX ou 32FX... têm qualidade bem superior.
  5. Enquanto vc não troca a bateria, use 4 mics dinâmicos para microfoná-la só para os fones de ouvido. Ponha um mic no bumbo, outro na caixa, um nos tons e outro no chimbau. Se vc quiser, abra o do bumbo um pouco no PA... os outros deixe apenas nos fones.
  6. Para usar uma batera eletrônica, vc precisa de um bom sistema de caixas, senão ninguém vai gostar do som dela... nem vc. Prá isso vc vai precisar de uma caixa de subgrave. As Oneal são razoáveis, mas prefiro os subs da Attack.

Ah... só mais uma coisa... se vc puder, retire aquele carpete do rack de equipamentos. Carpete é danado prá armazenar eletricidade estática, o que pode criar alguns problemas para os seus equipamentos... além de juntar poeira e ácaros.

Ah 2... só mais outra coisa... o IEC do nome da sua igreja é de Igreja Evangélica Congregacional?

[]'s
Irmão Davi;
Respondendo:
1 - Ok, confesso que queria trocar o mais rápido possível estas Leacs mas reconheço que não posso fazê-lo antes de esgotar as possibilidades que elas oferecem.
2 - Ok.Estive hoje em Volta Redonda e não pude comprar os plugs da amphenol que estou querendo para montar os cabos. Devo voltar lá, na Casa da Música no dia 20/06 p/ comprá-los. Caso algum irmão tenha interesse em apreçar algo me mande a lista por mp.
3 - Hoje não utilizamos o equaliz. para o PA. Um canal ( o 1 ) está como relatei ao Deluna acima e o outro ( o 2 ) já está para o Z500 / monitores( passando antes pelo powerplay). Agora, vc viu a "onda que fizeram no equalizador" :shock: ? É isso mesmo?? Inversão de fase, li sobre isso aqui no fórum e me deu um estalo. Como faço isso?
4 - 6 auxiliares :D . O pastor está querendo trocá-la tb. Quero melhorar o som do palco antes para não limitar a qualidade do sistema por eles ( os monitores ). Ele está pensando em uma mesa digital mas penso que não seria a melhor escolha devido ao custo X benefício, e porque não conseguimos treinar operadores senão com muita dificuldade. Estava pensando em Soundcraft (LX7 ii 24 ) ou uma Mackie ( ainda não vi modelo ), vou pesquisar as Peavey que vc indicou.
5 - O volume da bateria é o maior problema do palco hoje. Ainda que eu resolva o problema da ininteligibilidade, o vocal e o ministro continuariam sem se ouvir por causa dela. Tb não temos microfones aproprioados p/ ela, só temos p/ vocal ( e todos são usados no culto ). Temos um sub ativo da Leacs de 18" que não está sendo usado. O que vc acha de colocar as Oneal para monitor, comprar uma RCF e usá-la em fly, colocando o sub em uso ?
Ah 1 - Ok. O móvel está mesmo precisando ser trocado.
Ah 2 - Sim, Igreja Evangélica Congregacional de Mambucaba. Vc conhece?
 
AltVan13 disse:
3 - Hoje não utilizamos o equaliz. para o PA. Um canal ( o 1 ) está como relatei ao Deluna acima e o outro ( o 2 ) já está para o Z500 / monitores( passando antes pelo powerplay). Agora, vc viu a "onda que fizeram no equalizador" :shock: ? É isso mesmo?? Inversão de fase, li sobre isso aqui no fórum e me deu um estalo. Como faço isso?

Não tenho com opinar sobre a equalização só olhando o gráfico. É preciso ouvir.

Com relação à inversão de fase, se o seu amp usar bornes para a conexão com as caixas, é só inverter a posição dos fios. Se for conexão P10, inverta a solda em um dos lados do cabo. Se for Speakon, inverta a posição dos fios no interior de um dos conectores.

AltVan13 disse:
5 - O volume da bateria é o maior problema do palco hoje. Ainda que eu resolva o problema da ininteligibilidade, o vocal e o ministro continuariam sem se ouvir por causa dela. Tb não temos microfones aproprioados p/ ela, só temos p/ vocal ( e todos são usados no culto ). Temos um sub ativo da Leacs de 18" que não está sendo usado. O que vc acha de colocar as Oneal para monitor, comprar uma RCF e usá-la em fly, colocando o sub em uso ?

Deve melhorar, mas tome cuidado ao comprar caixas e posicioná-las no templo sem ter certeza do que está fazendo.

AltVan13 disse:
Ah 2 - Sim, Igreja Evangélica Congregacional de Mambucaba. Vc conhece?

Conheci Mambucaba há uns 30 anos atrás, mas a igreja não. Fui membro, enquanto morei no Rio, da IEC Bento Riberio. Fiz o som da Vigília de 1987 a 1993.

[]'s
 
Conheci Mambucaba há uns 30 anos atrás, mas a igreja não. Fui membro, enquanto morei no Rio, da IEC Bento Riberio. Fiz o som da Vigília de 1987 a 1993.

Não queria comentar, mas.. velho digo.. experiente, não!!!

ehehe...

Abraços
 
Rapaz... eu sou um camarada em paz com a minha idade... :D São 48 anos bem vividos, especialmente porque foram passados aos pés de Cristo... um dia vcs chegam lá... :wink:

[]'s
 
Olá, Davi!
Se vc voltar por aqui certamente não reconhecerá. Está tudo muito mudado devido às Usinas de Angra ( onde trabalho ), o Perequê cresceu muito.
Quanto ao som, vou recorrer a um amigo de Resende, da igreja Peniel. Ele ministrou um curso de sonorização que participei e sempre se mostrou solicito a ajudar. Vou compartilhar com ele as idéias adqiridas aqui e apresentá-lo ao SAV.
Paralelamente, como não tenho como fazer um curso presencial, pretendo fazer o curso por correspondência do IATEC. Talvez consiga, mais tarde, conciliar minhas férias e ir ao Rio para fazer um presencial mais aprofundado.
Como trabalho em turno, pode levar mais tempo do que eu gostaria para fazer os experimentos recomendados mas vou fazer e coloco os resultados aqui. Continuo aberto a novas opiniões.
Em tempo: depois que o Deluna mencionou que o canal 1 do equalizador estava no bypass fui conferir e o Canal 1 é que está para o retorno e o Canal 2 para o baixo.
 
Olá, amados!

Estou ressuscitando o tópico por um ótimo motivo. Compramos um som novo para a igreja e estamos implementando um novo projeto, todo idealizado por nós, a gente aqui da equipe do som e vcs do SAV, que contribuíram com toda informação indispensável para realizarmos um bom projeto.
Compramos uma mesa Mackie Onyx 32.4, duas Electro Voice ELX 115P, um Behringer DEQ 2496, duas Behringer DI 100 e uma GI 100 e ainda estamos adquirindo um Pentacustica PC 8000.
Vou tirar fotos dos equipamentos e pretendo fotografar tb toda a implementação do novo projeto. Assim que tiver o material posto aqui, e tb os valores e a loja onde adquiri para servir como mais uma opção para os amigos da região que tb estiverem pensando em comprar equipamentos.
Devido ao horário não vai dar para comentar o processo até aqui, o que pretendo fazer oportunamente, mas estamos implementando muito do que nos foi sugerido neste tópico e outras sugestões que aproveitamos de outros tópicos aqui do SAV.
Muito obrigado a todos e logo eu volto com o material comentado.
 
AltVan13.

Parabéns pela conquista e que Deus abençoe o projeto de vcs. Ficamos felizes em poder ajudar... e continuamos por aqui, caso precise novamente.

[]'s
 
Back
Topo