Igreja Cristã O Caminho Perfeito - Projeto de Áudio

gabriel_equalize

Moderator
Moderador
Pessoal, nesse tópico darei continuidade para o tópico http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=5&t=11012 , uma vez que o foco mudará, achei por bem alterar também o título.

Como prometido, estou postando fotos do projeto que estou fazendo, com a ajuda do mestre Aldo, para o novo imóvel da minha igreja.

Boas notícias :D Deu para encaixar a ART 310 no projeto.
É bem difícil achar produtos legais de 8" e passivos à venda no Brasil. E os que tem, são bem caros, pois na verdade são monitores de referência ou elementos de line.
Vou colocar algumas imagens do projeto para vocês verem, obviamente, focando na parte do áudio:

Visão de quem entra no imóvel:
OgAAACrSmUIJMXAUnEuh9rlGommeFDjucNvkpMxjx2Udg5oo0A9ku0aqiDNOuGov80JE_ppTXRIXWLUVhI6GCemZvUoAm1T1UEImTjmQXX1wq3qzlVAXwPu_M4-i.jpg


Fundo da igreja, do outro lado:
OgAAAIEn9ED1IXvBYiJaJeklFHugLN5yLG6IrdQO6bCuV8Zte9pU-aGkP-h_s-zxJgL79rIQkEz5YQSuifsTwPWaALwAm1T1UGXTxlIQhfbGivA_IBQeorHnUpIa.jpg


Nessa imagem dá para ver legal a aplicação das caixas de delay, assim como as televisões de projeção.

House Mix e vista para o palco:
OgAAAClRptdblMsdjYRtWYkTWAED9qf2R1H92XEf_hmnK7gIn4C0VrkDgDXb0VHjzcUttrem524sYNOZH8aPk4fqco4Am1T1UKiuYDxzW-qqC77CvpMANDq1mxpC.jpg


Técnicos bem próximos da banda. Comunicação nota 10 e evita que os operadores fujam da ministração :mrgreen:

Palco visto do outro lado:
OgAAAPfEsA-efxVIctEpHMtFrLGWGtG_tfGiEd4iSAqNrHEnbIm3s3pYQZ-pwPVotvlD8YyBlXo9tR5d7miN2jbRJVEAm1T1UKXJ-PBpDkTWOHNgScKqULAUSGcU.jpg


Dá para ver legal a disposição dos monitores de chão. Os instrumentistas usarão fone.

Detalhes da banda (cubos, rack de amplificadores, instrumentos):
OgAAANfU0-tqpA23hG-QtaHS3XP2dW8Zakzf-jkQlDrY_MTzAkgka6C7zRl9gja2RAZtsr5N6fnGeAB-0n2-V2F8twAAm1T1ULu2VmFdpx0GdIpiqGiWBlO_dahM.jpg


Como todo o sistema é passivo, haverá no canto um rack de amplificadores. O painel acústico da bateria já ajuda a abafar o ruído dos coolers.
Também estão aí os cubos de guitarra e baixo, cujos modelos ainda não foram definidos. Esses são apenas ilustrativos.
Na frente de tudo, é o sub-woofer. Esse modelo também não será o real, apenas ilustrativo.

Vista do pregador:
OgAAAA21U-yexLxSbeiMhhenPzy76DJNSHKf9RIh9AWWcr9Tzs1dHONdq-JLikr6-iXGamR7lG1C-BGh8cCqGhXHCScAm1T1UEW5zT_FvsZOa-zQi0iR7MD_tcTO.jpg


Vista do baterista:
OgAAANw-kUoni_6W2twemEEgkmI9pV4XRPjzYPCeg2Za5g0zcfpb5spIfXPA_r4SmXnNpXCotBiE30RTNdXfbUchyMYAm1T1ULVlc7QxrmnLfOT8dfNNzX1RM7Uc.jpg


Vista do tecladista:
OgAAABbRdXPX0WV-RvbLNSBDDwM-XPnat8YNPXKUiVicbZMOQJdjKV0Lq-HjSS6yCYmbPwx0nCi_b4EwNLJdeoZ1wFoAm1T1UPRgpFFQuVxlDKOwCblY9CfIhpQw.jpg


Vista dos backs:
OgAAAAth48GIptbxvLS_DZdm8gYqqoVkpiXM1wBewD1WryukNU5ys5AQ28RSg3gY4UuUP1QB9lJgBCAz9gZ6gYPh6dMAm1T1UL_XK5oe_lKtU23OTFRj1ZdgU7by.jpg


Comentem e critiquem à vontade.
Nada ainda foi comprado, ou seja, ainda há tempo de mudar as ideias.
 
Procuro também sugestões de amplificadores para usar com as RCF art 310 passivas.
Os monitores serão ligados em pares (2 caixas no mesmo auxiliar). Os PAs e delays devem ser todos independentes.

Imagino que essa caixa tenha crossover passivo.
 
Gabriel, eu tenho usado um amplificador ETELJ Slim 3600 nas 310 passivas e tenho tido ótimos resultados. Na minha opinião nada aquém (em qualidade) as ativas...
 
Gabriel, muito legal suas imagens. Que programa voce usa para estas ilustracoes?

Tenho uma tarefa semelhante em nossa em nossa igreja e esta ferramenta seria muito util.

Falcon
 
Boa noite!
Gabriel você já desenhou os angulos de cobertura?
90° na vertical é muita coisa, uma caixa vai sobrepor bastante na outra se for colocada como nas imagens.
 
Felipe Marinho disse:
Pela a imagem a House Mix esta lá na frente. Foi opção mesmo ou falta de espaço?
Ambas as coisas. Como não temos palco, apenas um carpete no chão, quem senta no fundão tem a visão prejudicada. O pessoal da técnica não pode sofrer com isso. E a economia no cabeamento também pesou.

isinho disse:
tenho usado um amplificador ETELJ Slim 3600 nas 310 passivas
Isinho, meu brother... Você usa 1 caixa por canal do amp? No caso dos monitores, pretendo ligar as caixas em pares.

falconbb01 disse:
Que programa voce usa para estas ilustracoes? Tenho uma tarefa semelhante em nossa em nossa igreja e esta ferramenta seria muito util.
Esse projeto foi feito com o Sketchup Pro 8. Mas há vários outros, como o Promob, que é mais focado na parte de mobília.
Minha namorada é projetista profissional, formada em Design de Interiores, então ela que fez o grosso desse trabalho.
Se precisar de alguém contratado para esse serviço, ela é uma ótima opção, além de ter experiência com igrejas.
Vale dizer também que fizemos o projeto de TODO o imóvel, com cozinha, ministério infantil, berçário, depósito, diaconia, etc. Não postei essas fotos aqui pois achei inconveniente.

Caio Fábio disse:
você já desenhou os angulos de cobertura? 90° na vertical é muita coisa
Ainda não, estou fazendo isso agora. Quanto à posição, não teremos muito para onde fugir, mas nada ainda nesse projeto é definitivo.
Com certeza essa projeção será pensada.
 
Gabriel, foi como eu tinha pensado, a dispersão vertical está muito grande. Está jogando som ate no teto.
Que tal a FZ108P a corneta dela é rotacionável para montagens na horizontal como você pretende.

Vide Catálogo da FZ:

FZ 108P (Passiva)

Características
Caixa acústica duas vias 1 x AF de 8” + driver 1”
4 pontos Olhal M8 e Fly track
4 x M6 para suporte pan/tilt e flange ø 35 mm para pedestal
Corneta rotacionável para montagem na vertical/horizontal
Formato PA/monito

Especificações
Potência: 250W rms
Cobertura: 70º h x 60º v
Max SPL calculado (contínuo/pico): 118 / 124
Resp. Freqüência: 80 Hz a 20 kHz
Conectores: 2 x Speakon NL4
Peso: 12 kg
Dimensional (A, L, P): 428 mm x 290 mm x 329 m
 
Caio, realmente a dispersão está grande, mas não está batendo no teto não!
São 90º, então deixei a reta superior paralela ao teto, mas uns 10 cm abaixo dele; e a outra reta perpendicular ao chão.
Fiz isso justamente para evitar a projeção sonora no teto.

Mais uma imagem para que isso fique claro:
OgAAAB8EKwcnLF1nz5I6KncizFHeNpBre6XeZC9cmdfv7c4D7mWV1yXRyi3zESFDWnqFmuZxWRpXJzfc365L5R1IkUYAm1T1UOs7YLFzHH9aq4jKUm2JolZjmmpo.jpg


De qualquer forma, gostei desse modelo da FZ. Farei orçamento deles na segunda-feira.
A dispersão delas é 60º x 70º... Será que aí já não fica pouco demais?
 
Interpretei o desenho errado então, me deu a impressão que ia jogar no teto rsrs
A corneta dela gira, você pode usar 70h 60v ou 60h e 70v.
Quanto a ficar pouco demais acredito que não. E também a NBR diz que deve cobrir 1,2M de altura, que equivale a uma pessoa sentada.
 
Editei minha mensagem depois da sua postagem.
Veja acima a imagem da projeção lateralmente.

Eu gostei da projeção horizontal. Ficou bem aproximado dos limites das cadeiras, sem jogar nas paredes. Com certeza isso é um lucro.
 
Editei minha mensagem depois da sua postagem.
Veja acima a imagem da projeção lateralmente.

Eu gostei da projeção horizontal. Ficou bem aproximado dos limites das cadeiras, sem jogar nas paredes. Com certeza isso é um lucro

Não joga mesmo no teto, mas ainda tem o problema da cobertura de uma caixa entrar na outra, e o famoso combfilter.
Desenhou com as FZ para ver como fica?
No caso vai aumentar 5° de cada lado só e diminuir 15° para cima e para baixo.... mas só vendo no desenho para ter certeza. :mrgreen:
 
gabriel_equalize disse:
isinho disse:
tenho usado um amplificador ETELJ Slim 3600 nas 310 passivas
Isinho, meu brother... Você usa 1 caixa por canal do amp? No caso dos monitores, pretendo ligar as caixas em pares.
Opa!
Desculpe, só vi agora.
Então, hoje uso um canal com duas 310 pra PA e duas Staner PS100P pra monitor.
Mesmo não usando a relação de 2:1 (que na minha opinião é discutível) e nem mesmo mandando 300 watts para ela (estou enviando 225w - salvo engano), me atende com sobras.
É uma potência muito silenciosa (bem mais que as Hotsound 1500) e com ótimo som.
Eu recomendo
 
Gabriel queria fazer uma comentário, não sou expert, sei que vocês que estão comentando ai são muito mais experientes. Mas você não acha que pelo tamanho da igreja e do pé direito baixo (como você já disse no outo tópico), com bateria acústica, cubos de baixo e guitarra, mais 4 caixas de retorno, terá um SPL alto demais no altar, tenho visto isto em diversas igrejas que tenho visitado, o volume que vem do altar é tão alto, que não se consegue colocar som no PA, ai fica aquela impressão horrível de o som estar distante, diga ai como pretende resolver isso.
 
Back
Topo