"Igrejas viram celeiro de profissionais para músicos"

LeCordeiro

New Member
Olá, vi essa reportagem enquanto navegava pelo G1, achei interessante compartilhar com os amigos do SaV.

O título do link todo é: Igrejas evangélicas viram celeiro de profissionais para músicos e bandas

<!-- m --><a class="postlink" href="http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2012/03/igrejas-evangelicas-viram-celeiro-de-profissionais-para-musicos-e-bandas.html">http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/20 ... andas.html</a><!-- m -->

Não frequento nenhuma igreja, mas tenho muitos amigos que frequentam e participam ativamente na área músical. Já havia notado a sériedade e profissionalismo que tratam do assunto, ainda mais por estarem fazendo algo para Deus. O chato é que onde moro parece não haver esse interesse em qualidade. O que ouço quando passo por perto são geralmente "gritos" saindo de caixas saturadas o que gera incômodo para os vizinhos. Gostaria muito que as igrejas pequenas de onde moro se preocupassem mais com a qualidade do que com o volume já que por serem pequenas não há a necessidade do som ser colocado nas alturas.
 
Que puxa! Acho que coloquei este link no local errado. Por favor Admin, qual é o local correto para este tipo de tópico?
 
há quem ache essa matéria positiva... eu acho lastimável...

Essa matéria evidencia quanta gente está trocando Louvar a Deus por algo tão irrelevante...

Deus dá o Dom, a pessoa começa a aprender dentro da igreja, começa a cantar realmente bem (isso paralelamente a outro trabalho, escola etc) e derepente os elogios sobre sua desenvoltura os fazem almejar o sucesso ou o reconhecimento... e deixam de Louvar a Deus...

Vejam os exemplos de artistas muito famosos que começaram na igreja Louvando a Deus, que depois o trocaram pelo suce$$o e fama e vejam seus finais como foram...

Elvis Preley
Whitney Houston

Outros famosos também começaram na igreja:

Avril Lavigne
U2
Katy Perry
Miley Cyrus
Britney Spears
Evanescence (Amy lee,Bem Moody)
Coldplay (Chris Martin, vocalista)
 
Engenheiros cristãos têm que projetar apenas igrejas?
Professores cristãos só podem ensinar Bíblia?
Um deputado cristão só deve cuidar dos interesses da igreja?
Então porque músicos cristãos só podem tocar músicas cristãs?

A pessoa pode se corromper? Cabe a cada um cuidar do próprio caminhar.
Um engenheiro, um professor ou um deputado podem se corromper em seu trabalho da mesma forma que um músico.
 
Engenheiros cristãos têm que projetar apenas igrejas?

R: O seu trabalho se resume a desempenhar um projeto (qualquer que seja ele) onde o que vai ser feito no local de responsabilidade do seu proprietário... ele não tem nada a ver com isso... (mesmo que no projeto já se leve em conta a atividade)

Professores cristãos só podem ensinar Bíblia?

R: Não de forma alguma, mais me diga um professor cristão vai ensinar preceitos que vão contra a sua fé só por ser professor?

Um deputado cristão só deve cuidar dos interesses da igreja?

R: Não também, mas sua atividade deve ser exercida de modo que os princípios cristão sejam guardados e respeitados...

Então porque músicos cristãos só podem tocar músicas cristãs?

Ao contrário do que muitos pensam, Músicos e Cantores CRISTÃOS, são ministros na casa do Senhor, assim como o pastor... seria interessante o pastor usar a sua boca para animar festas onde as pessoas vão com intenção e adulterar, se prostituir (não somente no sentido sexual), se embriagar, locais onde existem brigas e as vezes infelizmente mortes?

Sem contar que na maioria das músicas seculares da atualidade, as letras incitam estes fatos que citei anteriormente...

Agora, não tenho nada contra os músicos/cantores que se converteram quando já o faziam e ainda permanecem no meio por ainda não conseguir outra forma de se suster ou por força de contrato tem que honrar compromissos...

Concordo que podemos nos corromper em qualquer lugar em qualquer momento, porém quando usamos um DOM que DEUS nos deu, para fazer algo que de uma forma ou de outra corrompem outras pessoas, estamos sim jogando perolas aos porcos...
 
Eh um assunto um tanto quanto polemico.

Vai longe se deixar...

Minha opiniao vai de encontro as palavras do Dener.
 
R. Leal disse:
Eh um assunto um tanto quanto polemico.
Vai longe se deixar...

Isso é verdade, por isso não vou argumentar mais aqui senão o tópico vai tumultuar... acho que já consegui expressar meu pensamento... no mais, segue o tópico...
 
Nada impede que o cantor atinja o sucesso popular e continue com os louvores. O que artistas do mundo pop fazem após estourarem é consequencia da estrutura (ou a falta dela) que ele tem.
O que me chamou atenção no artigo é a qualidade dos músicos que são formados dentro das igrejas. E que está sendo notado pelo mundo fora dela.
 
é isso mesmo, deneripr, se uma pessoa é proficional formado ou não e depende da área, está apto a fazer onde contratarem os serviços, existem igrejas que, ainda, preferem fachar serviços com gente de fora do que com gente de dentro, se é que me entende, ex. : as vezes tem um irmãozinho na igreja que é pedreiro, e na igreja está com obras, e o que acontece, chama um cara de fora.
 
Frase dos Jurados do Raul GIL:

"Escondidos nas igrejas Evangélicas Brasileiras estão os maiores talentos do Brasil"
 
Músicos e cantores CRISTÃOS são aqueles que acreditam em Jesus como Senhor e salvador de suas vidas. As consequências desta crença vão definir que tipo de música e que tipo de show eles vão participar. Mas isso é problema do músico com Deus e não nosso.

Vejam os exemplos de artistas muito famosos que começaram na igreja Louvando a Deus, que depois o trocaram pelo suce$$o e fama e vejam seus finais como foram...
Da mesma forma, poderíamos apontar vários que começaram louvando a Deus, e também O trocaram por sucesso e dinheiro... sem sair da igreja. O mercado Gospel está cheio de gente atrás somente de dinheiro e fama, e repleto de heresias. Na sua lista eu posso ver alguns que trabalham no meio secular e têm dado um ótimo testemunho. Como dizer que eles precisam mudar de profissão?

seria interessante o pastor usar a sua boca para animar festas onde as pessoas vão com intenção e adulterar, se prostituir (não somente no sentido sexual), se embriagar, locais onde existem brigas e as vezes infelizmente mortes?
Se fôssemos pensar assim, não poderíamos fazer um evento evangelístico aberto ao público, já que invariavelmente muitas pessoas não vão vir com as intenções mais nobres.

Nem todo músico profissional está em busca de fama ou de riqueza (claro que colocar comida na mesa todo mundo quer). Claro que é muito mais fa´cil para músicos de alto nível é muito fácil se desviar, mas nem por isso este meio deve ser vetado para o crente. Para muitas pessoas, a música não é um dom, e sim um talento, assim como matemática e a lógica é para o engenheiro, dado de igual forma a crentes e não crentes. Por quê não usar esse talento para o seu sustento?

Sem contar que na maioria das músicas seculares da atualidade, as letras incitam estes fatos que citei anteriormente...
O mundo precisa de músicos bons, que criem letras de alta qualidade moral elevada, com ética para não se dobrarem às forças do mercado. Precisa de exemplos de integridade e honestidade. É com esse testemunho que um músico cristão é sal e luz, assim como um médico, um engenheiro, advogado ou político: tendo uma atitude que aponte para Deus.

Enfim, tive que dar minha opinião, mas acredito que o objetivo do fórum não é debater questões teológicas como estas. Para falar a verdade, acredito que o sucesso do fórum dependa de ficar longe destas discussões.
 
Simples, músico é uma coisa, ministro de louvor é outra.

Eu acho que pode ser os dois, isso vai da opinião do pastor, que é a autoridade sobre esta pessoa.

Se eu sou professor de música, eu não posso ensinar música secular? Provavelmente vou passar fome...



Enfim, acho que não é muito saudável discutirmos essa questão, este é um assunto muito delicado e devemos tomar cuidado para não nos dividirmos,
cada um deve ficar com a sua opinião e se alguém estiver em dúvida converse com seu pastor.

E a respeito da matéria eu vejo com algo positivo, pois agente vê pessoas motivadas e empenhadas em fazer o melhor, e então vão surgindo os talentosos
E é mais difícil encontrar oportunidades como se encontra na igreja.
 
"De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?
Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce."

Tiago 3:10-12

Pela palavra, minha opinião é, ou você usa seus dons para louvor e gloria de Deus, ou você usa para Satanás.
 
A PAZ


Enfim, acho que não é muito saudável discutirmos essa questão, este é um assunto muito delicado e devemos tomar cuidado para não nos dividirmos
É mesmo? acho saudável sim, pois aqui estamos exatamente para emitirmos nossas opiniões, o que devemos tomar cuidado é não agredirmos uns aos outros.
Existe outros motivos que podem causar o musico cristão desviar da sua responsabilidade, e já presenciei isso em nossa igreja. Havendo culto no templo e o musico estava em um show trabalhando. Ou seja se justificava que não frequentava a igreja durante a semana devido não ter condições de ir, mas teve como em um show secular.
Então minha opinião é que pode sim ser musico secular e tocar em nossos templos, a retidão de cada um depende de si e não de onde está, pois lembremos a maioria dos locais que Jesus ia. Caso ele seja um bom exemplo poderá arrebanhar mais almas para DEUS. E por falar nisso aconteceu aqui no Rio Grande, um membro de uma banda de Forró se converteu, continuou tocando na noite e o término foi que praticamente toda a banda se converteu e hoje são uma banda evangélica.
 
Eu digo isso pois já presenciei discussões desagradáveis quanto a este assunto, então fico um pouco apreensivo quanto a ele.
De certa forma é interessante discutir este assunto.

Minha opinião:
Se o meu trabalho é musica e eu estiver honrando a Deus em minha conduta, não vejo problemas quanto a isso.

Em relação a matéria:
É bem essa ideia de que músico de igreja é músico bom, certa vez fui em um churrasco de confraternização com o pessoal do trabalho e estavam tocando lá, quando um colega soube que eu tocava na igreja ele disse que eu era bom pois segundo ele músico de igreja é músico bom. É essa a ideia que algumas pessoas tem quanto aos músicos de origem cristã.
A explicação disso é que é difícil as pessoas terem acesso à música e muitas vezes tornasse chato ensaiar toda semana sem um motivo.
Agora na igreja cada ensaio é um desafio para se fazer o melhor.
 
Paz seja convosco.

Até agora vi cada um falando do que acha sobre o assunto. Isso me lembrou os três amigos de Jó.

Vou falar do que eu posso falar, pois tenho argumento para isso.

Sou músico profissional desde os 13 anos de idade. Nessa idade já tocava em bares e carnavais. Conheci o ralé e o granfino. Já toquei em grandes orquestras, daqueles bailes em que os atores da rede globo frequentam.

Aos 19 anos de idade conheci Jesus e o aceitei como meu Salvador.

Como era músico de profissão, conversei com meu pastor da época sobre o que ele achava de eu continuar com a profissão de músico e tocando nos bailes. Ele disse pra mim que isso não tinha problema, pois era minha profissão. Então segui o conselho do pastor e continuei.

Mas digo uma coisa. Quando se recebe o Espírito Santo de Deus, que vem pra convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo, é impossível permanecer fazendo o que Ele não aprova.

Desde o momento em que comecei a ter intimidade com Deus e com Seu Espírito Santo, aquele ambiente pecaminoso e destrutivo começou a me dar nojo. Não me sentia bem em continuar com aquela profissão, algo dentro de mim repugnava aqueles lugares... Bebedices, prostituições, glutonarias, drogas (sim, drogas... gente rica e famosa também se drogam, caso vocês não sabem). Enfim, um mundo negro e pecaminoso...

Olha, meus irmãos, se vocês acham que músico cristão pode trabalhar nas noitadas, lamento vos dizer: Vocês ainda não receberam o Espírito Santo de Deus.

A Bíblia nos diz: Sede santos, porque Eu Sou Santo. Aquele que é santo, santifique-se ainda mais. Santo, quer dizer SEPARADO.

Foi por essas razões, do não tem nada a ver, que Arão fez o bezerro de ouro, a pedido do povo de Israel, que achavam que poderiam fazer o que queriam.

Não misturem o santo com o profano.

Jesus tocaria pandeiro pra globeleza dançar? Tocaria?

Você tocaria música pra pecador dançar, beber, cair e levantar?

Isso é um testemunho de que mundo e Deus não se mistura. Eu sou prova disso.

Orei a Deus sinceramente pedindo para que Ele abrisse uma porta em minha vida para que eu não tocasse mais para o mundo. Isso ocorreu na passagem de ano de 2001 para 2002. Foi o último baile que toquei, graças a Deus. Ele abriu uma porta em minha vida que supriu todas minhas necessidades (eu já era casado nessa época e tinha um filho) e ainda acrescentou o que eu não pedi. Passei num concurso público (diga-se de passagem, eu não estava preparado e vi o milagre de Deus) e hoje uso o dom que Ele deu somente para louvá-lo. Hoje tenho 3 filhos, todos eles são músicos e adoram a Deus somente.

"Clama a Mim e responder-te-ei. Anunciarei coisas grandes e firmes que não sabes".

Fiquem na Paz.
 
Olá pessoal,

Este Off-topic é muito interessante e com certeza têm-se muito o que debater.

Sou músico, já fui lider de ministério de louvor e nunca toquei fora do meio cristão e creio "QUE PARA MIM" isso deve permanecer assim. Mas, com o passar dos mais de 15 anos no ministério de louvor, tenho aprendido e ouvido muito sobre o assunto e creio no que está no meu coração. Não cabe a mim julgar se algum músico toca no meio secular e cristão ao mesmo tempo. A profissão dele é essa e cabe a ele na intimidade dele com Deus decidir se isso prejudica seu andar com Ele, como nosso irmão COS contou sua experiência com Deus sobre o assunto.

Em duas oportunidades ouvi duas respostas para esse assunto que me fez pensar muito.

1º - Por quê tocar no meio secular é "tão errado" se, por exemplo, um irmão que é militar por profissão, ir para uma guerra e na frente de batalha ele tiver que atirar contra um inimigo e vir a matar esse. Ele seria um grande pecador frente aos outro?

2º - Certa vez li uma entrevista com um grande músico cristão, o João Alexandre, e ele foi questionado se tocar música secular seria tão errado e ele respondeu que não. Então foi questionado novamente se ele já havia tentado compor uma música "não cristã" e ele respondeu que até que sim, mas sempre acabava falando de Deus, pois todas as coisas na vida dele o remetia ao Pai.

Acho que assim como somos todos pecadores, essa questão também deve ser tratada em nossa intimidade com o Pai e só a Ele cabe julgar. Enquanto isso nossa missão é ajudar uns aos outros com amor.

Grande abraço a todos!!
 
Sou músico, nasci em berço evangélico, toquei nos dois ambientes.

Músicas gospel exirge mais do que acordes do músico, exirge sentimento para execução, por causa do mundo Espiritual que abrange a Igreja, que para ficar bom, o musico deve ter Espírito Santo!

As música evangélicas são mais complexas, exirgindo bons músicos, por isso temos uma boa safra de músicos na Igreja.

Seculares a maioria, são fáceis, e sem sentimento, e eles tentam agregar a sensualidade para se interagir com a música

Tocando secular, algo me dizia que estava no logar errado, era o Espírito Santo que testifica em mim.

Coisas do nosso grande Deus.
 
Musicos e cantores são ministros como o pastor...

Engenheiros, professores e deputados são membros que recebem o que está sendo ministrado...
ministrar não envolve apenas o que vemos, envolve o mundo espiritual...

o problema de hoje em dia, é que algumas pessoas no mundo levam o " ser cristão " como opção de religião.
ok, ser cristão é opção... mais o simples fato de ser cristão não torna uma pessoa adoradora!
Não se serve a dois senhores.Uma fonte não jorra água doce e salgada ao mesmo tempo...

Imaginem o escanda-lo de um pastor ir em um bar para usar sua boa oratória para contar piadas, ou para dar palestras sobre cultura e arte?(é o que a música é, cultura e arte).

ENFIM, NÃO VOU ENTRAR EM DISCUSSÃO, MINHA OPINIÃO É ESSA E PARA EVITAR DEBATES NÃO VOU RESPONDER MAIS O TÓPICO !

abraços queridos irmãos.
 
O que diz a Palavra:

Tudo o que tem fôlego, louve ao Senhor.

TUDO= Significa tudo mesmo.

LOUVE AO SENHOR= Louvar ao Senhor e somente a ele.
 
Back
Topo