Impedancia

Batista

Member
Pessoal me ajuda ai...
Tenho um DBS 1500 Ciclotron a Imp. é de 8ohms(225 Watts rms ), e em 4ohms(375 Watts rms), a dúvida é: tem como mudar a impedancia ?
 
a impedancia eh resultado da somatória dos alto falantes/caixas ligados em série em cada canal do amp, ou 1/4 da somatória dos alto-falantes/caixas ligadas em paralelo...

Exemplo: Se vc ligar 2 caixas de 8 ohms em paralelo em um canal, vc terá 8 + 8 = 16... 16/4 = 4 ohms.... e a potência "fornecida" ao canal será essa descrita no manual.
 
Batista disse:
Tenho um DBS 1500 Cicltron a Imp. é de 8ohms(225 Watts rms ), e em 4ohms(375 Watts rms), a dúvida é: tem como mudar a impedancia ?

Vc quer saber se há como mudar a impedância do amplificador? Não.

[]'s
 
Está diretamente relacionado ao projeto do amplificador e ao número de transistores de saída utilizados. Assim, não tem como mudar.

Fernando
 
Meu primeiro post... Por favor sejam pacientes.

Primeiro parabéns pelo espírito de cooperação e pela fina educação de todos no forum. Muito legal.

Segundo, estou digerindo as excelentes informações disponibilizadas nos artigos técnicos pelo Fernando Pinheiro no site somaovivo.

Minhas dúvidas são básicas e achei que seria fácil conseguir dirimi-las através das várias seqüências de mensagens. Mas foi exatamente aí que eu fiquei na dúvida. Vejam:

1) Regra da impedância resultante
Lá no início deste assunto, é dito:
Deiny disse:
a impedancia eh resultado da somatória dos alto falantes/caixas ligados em série em cada canal do amp, ou 1/4 da somatória dos alto-falantes/caixas ligadas em paralelo...
Exemplo: Se vc ligar 2 caixas de 8 ohms em paralelo em um canal, vc terá 8 + 8 = 16... 16/4 = 4 ohms.... e a potência "fornecida" ao canal será essa descrita no manual.

Enquanto que em outro post de outro assunto neste mesmo forum, encontrei o seguinte:

bersan disse:
.... a questão de trabalhar com caixas idênticas (mesma impedância) e em múltiplos de 2 é de ordem prática, facilita as contas matemáticas. Em série a gente soma e em paralelo divide por 2. Simples assim...
Um abraço,
Fernando

São informações conflitantes ou não entendi?

2) Cálculo da impedância resultante
Para uma saída de amp com 250w em 8ohms, posso ligar corretamente:

2.1) Uma caixa de 8ohms/300w
Com aproveitamento total da potência gerada pelo amp
2.2) Duas caixas de 4ohms/100w em série
Também com aproveitamento total da potência gerada pelo amp
2.3) Quatro caixas de 8ohms/100w em paralelo, cuja impedância total seria de 8ohms (4 caixas x 8ohms por caixa / 4)
Também com aproveitamento total da potência gerada pelo amp
2.3) Oito caixas de 4ohms/50w em paralelo, cuja impedância total seria de 8ohms (8 caixas x 4ohms por caixa / 4)
Também com aproveitamento total da potência gerada pelo amp

É isso??

Grato desde já,
 
Prezado amigo Esquisito (?),

Na verdade, quando se diz que para se achar a impedância resultante da associação de duas caixas (ou falantes) em paralelo, basta pegar o valor de uma delas e dividr por dois, na verdade está se simplificando, ou dando uma regra prática, para facilitar a vida no dia-a-dia.

Na verdade, a equação correta é: 1/Zeq = 1/Z1 + 1/Z2 + 1/Zn
Onde: Zeq = Impedância equivalente, Z1 e Z2 = impedâncias do circuito (no caso os falantes ou caixas) e Zn (Siginifica que você pode ter inúmeras impedâncias na associação, seguindo a mesma regra).

Sendo assim, para uma associação em paralelo de dois falantes de 8 ohms, teremos uma impedância equivalente: 1/Zeq = 1/8 + 1/8 = 4 ohms.

Quanto as associações em série, basta você somar as impedâncias.

Espero ter ajudado,

Abraços,

Eduardo.
 
Caro Esquisito,

Acho que o Deiny complicou um pouco. Veja:

Exemplo: Se vc ligar 2 caixas de 8 ohms em paralelo em um canal, vc terá 8 + 8 = 16... 16/4 = 4 ohms.... e a potência "fornecida" ao canal será essa descrita no manual.

O resultado é realmente 4 Ohms, mas a conta que ele fez... somou para depois dividir por 4. Complicado...

Já eu simplifiquei demais:

bersan escreveu:

.... a questão de trabalhar com caixas idênticas (mesma impedância) e em múltiplos de 2 é de ordem prática, facilita as contas matemáticas. Em série a gente soma e em paralelo divide por 2. Simples assim...

Em paralelo dividimos a impedância de uma caixa (8 Ohms) por 2 quando temos um par de caixas ligadas. Quando temos mais de um par, a conta é realmente o que o Eduardo passou:

1/Zeq = 1/Z1 + 1/Z2 + 1/Zn

"Z" em sonorização significa impedância. Zeq = Impedância equivalente, impedância resultante, a que o amplificador vai enxergar. Z1, Z2, Z3 são as caixas.

Obrigado pela correção.

E já passou da hora de fazer um artigo sobre isso. Vou providenciar.

Um abraço,

Fernando
 
Acho que se for pesquisar a fundo essa questão da impedância, dá um certo trabalho.

Até porque impedância é Z = R + jX (uma das notações, essa é a mais simples)

Onde R é a parte resistiva
E X é a reatância, que pode ser indutiva ou capacitiva.
E j² = -1 (aí entra na parte dos números complexos, não pertence ao conjunto dos números reais).

Foi até num outro tópico que foi comentado que se medir a impedancia com um multímetro no alto-falante, vai dar um pouco menos da impedancia nominal. Talvez porque o multímetro não meça essa parte da reatância, somente a resistência.
 
ls.bastos disse:
Foi até num outro tópico que foi comentado que se medir a impedancia com um multímetro no alto-falante, vai dar um pouco menos da impedancia nominal. Talvez porque o multímetro não meça essa parte da reatância, somente a resistência.

Exatamente. Multímetros não são capazes de medir reatância... somente resistência. Mas vc pode usar a fórmula Z=R/0,8 para calculá-la. Vc mede a resistência da caixa, coloca na fórmula no lugar do R e vc terá um valor bastante aproximado da impedância do conjunto.

Abaixo segue um resumo das fórmulas para cálculo de impedância equivalente.

AssociaodeImpedncias.jpg


No nosso caso, que sempre trabalhamos com caixas de impedâncias iguais, a última fórmula é muito útil. Se tenho 4 caixas de 8 ohms, minha impedância equivalente será Z=8/4=2 ohms. Pode calcular nas outras fórmulas que vcs vão achar o mesmo resultado.

[]'s
 
Muuuuito obrigado pelas respostas. Agora entendi as contas.

Este fator, casamento de impedâncias, é o único impedimento na hora de projetar quantas caixas vou ter ligadas a um canal? Sei que tenho que respeitar a potência de saída do amp. Mas, supondo que as caixas estejam "de acordo" com a potência de saída, posso colocar um número qualquer de caixas que resultem em um casamento de impedância??

Por exemplo:
Amp tem 100w de saída em 4ohms (um único canal só pra exemplificar)

Arranjo 1: duas caixas de 8ohms/50w em paralelo resultando, suponho, em 4ohms/100w

Arranjo 2: 8 caixas de 8ohms/10w ligadas da seguinte forma:
4 conjuntos em paralelo de 2 caixas em série (16ohms/20w) que resultariam em algo como (4ohms/80w)

Para o amp, os dois arranjos são equivalentes?? Pergunto porque estou estudando especificações de fabricante (e.g.: StudioR) que dizem que o modelo tal serve para até 4 caixas.

Obrigado,
 
A Paz amigo esquisito,(?)

Muito cuidado com o uso de 4 caixa acusticas por canal, pois na verdade a impedancia não é tão constante assim, dependendo da frequencia ela pode até ser abaixo de 8 ohms, e até por este motivo a STUDIO R divulga que os amplis deles aguentam até 1,5 ohms. sempre que vc falar com pessoas q trabalham com som profissional eles recomendarão usar até 3 caixas 8 ohms.
os amigos Fernando, Ingo e David poderão le dar mais embasamento teórico sobre isto
Amigos caso esteja equivocado quero a correção, que é pra não ficar divulgando algo errado.
a PAZ a todos
 
E ai Esquisito? Beleza?

Quando dimensionamos um sistema de som, geralmente colocamos um amplificador que seja capaz de fornecer o dobro da potência que o conjunto de caixas podem suportar. Exemplo: vc tem duas caixas de cada lado, cada uma podendo suportar 300 W. Sendo assim, vc tem 600 W em cada canal. Vc vai precisar de um amp que forneça 1200 W em cada canal.

Há diversos textos e mensagens aqui no site que explicam a razão disso.

De qq forma, observe que a potência vai se dividir igualmente pelo número de caixas, se elas forem do mesmo modelo. Usando o exemplo de cima, imagine que vc tem essas duas caixas iguais no canal do amp. Qd vc aplicar toda a potência do canal do amp sobre elas (1200 W), cada uma delas receberá 600 W.

Heriberto disse:
Muito cuidado com o uso de 4 caixa acusticas por canal, pois na verdade a impedancia não é tão constante assim, dependendo da frequencia ela pode até ser abaixo de 8 ohms, e até por este motivo a STUDIO R divulga que os amplis deles aguentam até 1,5 ohms. sempre que vc falar com pessoas q trabalham com som profissional eles recomendarão usar até 3 caixas 8 ohms.

Na introdução do artigo sobre direct boxes há uma explicação rápida sobre a variação da impedância com a freqüência... acho que ajudaria.

[]'s
 
Back
Topo