Indução terrível em VEGA 48MF

bersan

Administrator
Moderador
Olá a todos,

Temos um Anfiteatro na minha igreja que funciona assim: uma Vega 48 MF, um compressor Alesis, um Equalizador TGE-2313 Ciclotron e 6 PWP 6000, ligados nessa ordem.

Nosso som era todo 220V, ligado na concessionária. Acontece que houve uma reunião com 8.000 pessoas que ficamos sem energia, então rapidinho arranjaram um no-break SMS.

Para ligar o no-break, não sei o porquê, mas a ligação toda passou para 110Volts. Todas as tomadas foram devidamente configuradas: 2P+T, igual ao padrão de tomadas para computadores (olhando de frente com terra para baixo, a fase é o pino da direita). Todos os fios dos amplificadores e equipamentos seguem esse padrão: verde para terra, branco para fase e cinza para neutro.

Sei que existe aterramento, mas não sei o estado. Parece que só o som está ligado no no-break.

Com o no-break em linha mas recebendo energia da concessionária, há uma indução terrível, chega a doer os ouvidos, na faixa dos 14KHz. Muito alta e forte, irritante. Filtramos no equalizador, mas o fato estranhíssimo é que, desligando a entrada AC do no-break e ficando somente na bateria, o som volta a ser limpo e cristalino.

Já testamos tudo, inclusive outros amplificadores e caixas. O ruído está na VEGA apenas. Com um MP3 ligado no compressor e mandando som para os amplificadores, tudo limpo. A VEGA mandando som para uma caixa ativa (outro amplificador, outra caixa), a indução está presente.

Não sabemos o que fazer. Não queremos trabalhar cortando tudo de 14KHz para cima sempre. Por favor, ajudem.
 
olá Fernando, olha só, acerca deste ruido uma das possibilidades a aterramento mal feito, ou no local ou na plug da Vega. Já olhou se o plug terra da Vega está solto ou algo parecido?
E também O que acontece é que a CA tem uma frequencia devido ao periodo da onda senoidal que circula : f=1/T, no seu caso de 14khz, quando você comuta para chave de CC (bateria) o periodo passa a ser constante não tendo mais um ciclo (onda senoidal), a sua onda passa a ser uma reta, o que deve estar acontecendo neste caso é que a frequencia do sinal do no-break deve ser igual ao sina de saida da Vega, e quando isso acontece(tem o mesmo sinal de frequencia) não pode se ouvir(ruidos) neste ponto de igualdade, pois estão à mesma frequencia!
OBS: a saida de MP3 é CC!!!por isso não dá ruido!
Acho que pode ser isso, espero ter ajudado...
 
Back
Topo