Iniciante Duvida PowerPlay

raf4rlima

New Member
Boa tarde a todos os membros do somaovivo, pra começar sou iniciante quando em operação de som e quanto aqui no forum. Ja a muito tempo leio artigos aqui no site mas nunca tinha postado nenhuma duvida, pois, as duvidas que tinham quanto ao som da minha igreja, graças a Deus foram sanadas por aqui pelas as duvidas dos irmãos. Já li varios topicos aqui para a ligação do powerplay mas infelizmente abriu um pouco minha mente mas não tive exito em ligar o power play. Seguinte vou dizer a minha duvida e o que possuo para ver se vocês podem me ajudar ou me indicar um tópico que ia sanar a minha duvida.

MESA DE SOM 1604 VLZ3 MACKIE 16 CANAIS
EQUALIZADOR ALESIS - M-EQ 230
COMPRESSOR - BEHRINGER - MDX 1600
MULT EFEITO ALESIS MICROVERB 4 (Desligado)
AMPLIFICADOR - STUDIO R 1200 (Se Não me Engano)


Seguinte, na minha igreja agente tem muito problema com reverberação nosso templo é estilo congregacional dos primordes logo temos problema, pricipalmente com o monitor/retorno. Depois de tantos problemas de reclamar que o som ta alto/som ta baixo o Pastor decidiu tirar todos os cubos, e retornos de cima do palco. (Porque embolava muito o som do retorno com os dos PA's) Logo deixou que colocasse uma caixinha da Staner de retorno que está sendo alimentado por um amplificador Cygnus vindo Auxiliar da mesa (Aux Send 1) e os instrumentos estão ligados diretamente na mesa. Hoje só temos Bateria (Não Microfonada), Teclado, Guitarra e Violão, 3 Backvocals e 1 Microfone s/ Fio que é usado como Principal e Para o Pastor e o Pc que é ligado direto a um canal da mesa também.
Nossa mesa é ligada a 30 metros do palco no final da Igreja, logo temos um multi-cabo de 30 metros com 20 entradas, sendo que a mesa é de 16 canais e nem usamos todos "estamos com problemas em 3 canais".

1º Estamos com um Powerplay HA-4700 parado. Queria saber qual seria o jeito melhor de ligar esse powerplay com as condições que tenho lembrando a distância do palco. Como seria essa ligação? Logo creio que preciso de 7 a 8 fones esse powerplay faria esse trabalho com qualidade? (Eu antes não sera da equipe do som quando esse powerplay estava ligado e os musicos reclamava da qualidade e que não tinha regulagem individual de cada instrumento e voz). Se alguém pudesse me explicar a detalhadamente a melhor ligação no meu caso seria muito grato.

2º Esse efeito que temos parado também, melhoraria em alguma coisa levando em conta a reverberação do ambiente?

Muito Obrigado, Aguardo a Ajuda de Vocês. Deus Abençoe a Todos!
 
Raf4, como de costume nosso, seja bem vindo oficialmente ao SAV.

Seguinte,

-Vc tem uma mesa que tem 4 Aux.
-Vc tem uma medusa que tem 4 canais sobrando.
-vc tem um amplificador de fones a toa...

Não tem baixo na igreja? ( que pena rsrs ou que sorte)

Leia o manal do usuário.

http://www.behringer.com/EN/downloads/pdf/HA4700_HA8000_P0184_M_PT.pdf


Aux 1 / Ch 1 Powerplay >>> Guitarra e Violão
Aux 2 / Ch 2 PowerPlay >>> Teclado
Aux 3 / Ch 3 PowerPaly >>> Backs
Aux 4 / Ch 4 Powerplay >>> Principal

Eu colocaria o powerplay no palco.
usaria 4 canais sobrando na medusa para enviar os AUX até o palco. é só substituir as conexões na mesa vc põe xlr femea e na medusa vc coloca macho XRL ou TRS.

Faça as extenções até o power play e do power play ponha os fones.

Vc ainda vai precisar encaixar o baterista em um desses AUX .
Cada canal do powerplay tem 3 outs... ou seja vc coloca 3 pessoas ouvindo, mas no msm volume, se algum deles for surdo...

Sei lá foi nisso que conseguir pensar até agora.

a[]'s
 
Muito obrigado pela as boas vindas philip, Deus te Abençoe!

Pra começar no momento estamos sem baixista, como você brincou é bom e é ruim, mas vamos lá...Deixa eu ver se eu entendi.

. Logo os Auxiliares da mesa entrariam da seguinte forma no power play Aux Send 1 da mesa no Aux in 1 do powerplay, Aux Send 2 da mesa no Aux in 2 do powerplay, assim sucessivamente num é isso?

. Quando você diz "Aux 1 / Ch 1 Powerplay >>> Guitarra e Violão" eu ligaria na parte de trás do powerplay os fones na mesma saída (Headphones Out 1 - Esquerdo e Direito)?

. Quando você diz "Aux 3 / Ch 3 PowerPaly >>> Backs" - Tenho 2 a 3 Backs poderia puxar da saída 3 (Headphones Out 3). 3 Fones?

. E a ultima duvida eu teria regulagem normal de cada instrumento e voz nos fones?

. Logo o Main In e o Main Out, não levariam cabo nenhum certo?

Obrigado pela atenção!
 
Seguinte,

Leia o manual de instruções do ha4700.

a pena de não ter baixista é pq sou baixista. bom pq é menos pior na reverberação.


A "regulagem" ( :mrgreen: ) vc terá em 2 instantes. No próprio canal da mesa, ex Vocalista principal, vc passou a voz dele, regulou td bunitinnn, isso ta indo pro Aux "X" , daí vai pro power Play...no powerplay vc terá mais uma opçõa para regular, isso pq ele tem 2 eq's , TREBLE e BASS, eqs esse do Powerplay q são de cada canal. mas se cara mecher na EQ no powerplay, ele vai colocar ou tirar mais agudo ou grave de Tudo o q vem pelo AUX da mesa.

Vc tem 2 saídas traseiras e uma dianteira.


No MAIN in vc pode até colocar uma cópia do PA.
O Main out é para vc ligar outras amps cascateando-os., só não ví os detalhes dessa porta.

raf4rlima disse:
. Quando você diz "Aux 1 / Ch 1 Powerplay >>> Guitarra e Violão" eu ligaria na parte de trás do powerplay os fones na mesma saída (Headphones Out 1 - Esquerdo e Direito)?

Quiz dizer q vc pode usar o msm auxiliar pra 2 musicos q tem coisas parecidas nas mãos, aconomizando a qtd total de auxiliares e canais que precisará para implementar o sistema de fones.
 
Ok, até esse fds vou colocar em pratica amigo o que li aqui. E falo dos resultados.

Muito Obrigado pela atenção, Deus te Abençoe!

Rafael markZ.
 
Muito bom galera, to aprendendo muito no SAV, mas deixa eu perguntar, qual seria a melhor opção? HA4700 ou HA8000, compramos uma 01V96 pra minha igreja :p (ainda não instalamos) e vamos implantar o sistema de retornos com Porta Pro. Ou seria Melhor Power Click?
 
Nunca usei o power click, mas acho que um amplificador de fones centralizado fica melhor.

A escolha entre o HA4700 e o HA 8000 depende principalmente do esquema que será usado, o que depende diretamente da quantidade de músicos.
 
rafaellerm disse:
o que depende diretamente da quantidade de músicos.
Olá Rafael, temos:
Teclado, violão, 02 guitarras (não é uma base e outra solo, os dois guitarristas alternam entre base e solo) baixo, bateria, percussão, sax, 06 a 08 backs (depende da escala do louvor) e o Ministro de louvor/Pastor.
Vou ter que agrupar alguns retornos, tem alguma dica?
Pensei no Power Click pq ficam bem próximo do instrumentista, cada um pode ter o controle do seu respectivo volume, o que acham :?:
 
Olá gente,

Power Click ou Power Play? Ó dúvida cruel.

Cada um tem vantagens e desvantagens - é isso que temos que olhar. Aliás, o que é vantagem em um é o ruim em outro.

Click tem a vantagem de liberar o operador de som, pois entrega tudo na mão do músico: volume, tonalidade. Se for o Play, o músico fica pedindo "aumenta", "põe mais grave", etc.

Play tem a vatagem de ficar no rack, preso, seguro. Click costuma "sumir", desaparecer, sair andando sozinho por aí. Mas para quem faz muito evento externo, o Click é uma mão na roda.

Play usa energia. Click usa bateria 9V (caras) ou fonte externa (mais um fio)

E por aí vai. Cada igreja é um caso, a pessoa tem que estudar as vantagens e desvantagens e escolher ela mesma.

Um abraço,

Fernando
 
Realmente, no seu caso, a quantidade de gente é bem maior do que a de auxiliares, aí tem que partir pros "esquemas" pra resolver isso (que pessoalmente eu incluo nas gambiarras), e aí o HA8000 já não serve. Fora isso, para opção Powerplay X Powerclick, vale o que o Bersan colocou acima.
 
Óh dúvida cruel, realmente o play parece ser mais seguro (em caso de perdas), tb pela questão das baterias 9V, compramos muitas pra os mics sem fio, de vez em quando o Pastor já reclama.
Mas me diz aí Bersan, eu posso conectar um Powerclick em um canal do PowerPlay? Estou pensando em usar o Powerclick GT (com fonte de alimentação, e não Bateria 9V) pro batera, pois ele pode ligar o metronomo no mesmo e o retorno da mesa. Pergunto isso, pq os dois aparelhos são amplificadores, isso poderia gerar alguma distorção?
Abraços
 
Poder até pode, com bastante cuidado, mas é bem mais fácil simplesmente alimentar as entradas dos dois com o mesmo sinal (usando um split). Não há necessidade de usar um canal do powerplay para nada.
 
Ainda não entendi uma coisa sobre Retornos de Ouvido...

Cada musico escuta mais alto o seu instrumento ou o volume e geral pra todo mundo que usa os fones?

Exemplo:
Sou tecladista, no meu fone quero ouvir mais alto o teclado. tem como?

Essa dúlvida ta me matando. já procurei a resposta mas não encontrei.
Me perdoe se estiver no tópico errado e for inconveniente.
 
Ramon, seja bem vindo ao SAV!

A resposta para sua pergunta eh sim!

Voce pode escolher o volume entre os dois sons, o do seu teclado ou da mixagem geral vindo da mesa. Mas isso se aplica ao HA4700, os Powerclick da vida ou o Alto HPA6.

O HA8000 nao da pra fazer da forma que voce quer.
 
Ramon,


A questão dos fones é justamente se vc montar um sistemazinho legal. VCCC o MÚSICO vai desgnar o que quer ou não ouvir.
Se tiver um auxiliar na mensa de som exclusivo para vc, vc fala pro tec de som o que quer ouvir, ele faz uma mixagem exclusiva pra vc, manda para o amp de fones. e ae vai pro fone.
Ou
pega o teclado, liga no direct box. Do direct box vai pra mesa e vai para o Aux in do HA4700 ou do powerclick , pro exemplo.
o Tec de som vai mandar uma mix GERAL, por exemplo a cópia do PA. Assim vc vai ter duas fontes de Sinal, seu instrumento e o Geral. Assim VC, o músico, vai controlar o que vc quer dar prioridade. Esse "controle" q vc vai ter na sua mão pode ser como um BALANCE entre esses 2 cainais ou então vc tem 2 botões de volume.

em geral a idéia é essa.
 
Raf, Eu possuo uma mesa igual a sua. É uma mesa excelente com sistema de pré fenomenal, porém, não conseguimos usar todos os recursos por ser uma mesa voltada para gravação/estúdio. Mas concluindo o pensamento.

--> Está mesa possue 6 auxiliares, porém diretamente conseguimos utilizar apenas 4aux. " É uma pena pois te coloca no mesmo dilema que eu".

Mas vai ai o que fiz aqui, talvez te ajude.

-- Meu HA4700 fica instalado próximo a mesa lá atrás. " Opção minha, pois na frente estava amplificando um ruído do sistema e enviando aos fones, problema resolvido com a instalação mais próxima da mesa.

Nele eu fiz a seguinte ligação:

1° --> Todos os instrumento são ligados na mesa via DI. ( Teclado, Baixo, Violão e Guitarra)

2° --> No jack insert de cada instrumento liguei um cabo ( Stéreo para mono) e enviei para entrada aux.
do HA4700 . Ex. "O baixo chega o sinal dele no canal 1 da mesa, liguei um cabo no insert deste canal enviando para o aux 1 do HA4700".

--> Fiz isto para o Baixo, guitarra, violão e Teclado.

3° -- Peguei um cabo do Aux Send 1 da mesa e enviei para a entrada L do HA4700 ( Parte de Trás) e
Aux Send 2 para a entrada R.

Desta forma consegui uma alternativa para os músicos, que agora podem escolher além de seu instrumento o que mais ele quer ouvir.

Ex. TECLADO. Através do balance do HA4700 eu regulo o sinal do teclado um pouco mais alto e através dos aux send da mesa eu posso enviar o canal L ou R para o ouvido do Tecladista. caso ele queira ouvir apenas o canal L eu dou um mute no R e seleciono a chave para tornar o sinal mono.

No canal L eu seleciono.
Ex. Violão, Voz principal, baixo...... enfim depende do que ele quer ouvir.

e na parte de trás envio o sinal para os fones deles que ficam lá na frente aproximadamente uns 30m também.

Nos outros auxiliares da mesa eu ligo os retorno para os vocalistas e o efeito..

Ficou muito bom. Eles gostaram bastante e reduziu significativamento o volume do som nos retornos.
 
Aproveitando o Topico.
Primeiramente bom dia.
Será que este aqui funciona bem: <!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-146260368-kit-fone-4-arcano-porta-pro-amp-de-fone-pronto-p-palco-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -palco-_JM</a><!-- m --> estou querendo usar em minha igreja.

Tem também uns power clicks parados que levaram pra consertar e nunca mais retornaram.
Sera que este kit acima vale a pena?

Estou com medo de compra os Porta Pro Originais da KOSS e o Pessoal quebrar já que são tão fragil.
 
Graça e paz Wellington,vi sua duvida sobre retornos via fone (dia 23/07),a mesa da minha igreja possui 6 aux. eu uso um power play ha 4700 ,um power cick,uma caixa para retorno dos vocais(incluindo o pastor).
Como eu fiz Aux. out 1 mesa para aux. in 1 power play (retorno para c. baixo)
Aux. out 2 mesa para aux. in 2 power play(retorno para guitarras)
Aux. out 3 mesa para aux. in 3 power play(retorno para violao)
Aux. out 4 mesa para aux.in 4 power play(retorno para teclado)
Aux. out 5 mesa para power click (retorno para bateria,que fica num aquario),eu faço a mixagem na mesa o batera controla seu proprio volume.
Aux. out 6 mesa para caixa (retorno para vozes),assim eu faço mixagem individual em cada auxiliar .
Espero ter ajudado.
 
Em tempo, eu uso um multi cabo para endereçar os auxiliares direto da mesa,pois a distancia entre a mesa eo ALTAR aqui e em torno de 30metros.
 
Back
Topo