Instalação cabos abaixo do palco

lecostation

New Member
Bom dia Pessoal,

Gostaria de uma ajuda.
Estamos mudando a igreja de salão. No salão atual os cabos dos microfones, teclado e violão são ligados diretamente na mesa de som, ou seja, no máximo uns 6 metros de distância.

No novo cenário, estamos montando um palco em L com a mesa de som na mesma altura do palco (integrado), o ponto mais distante de áudio ficará a 14 m. Vou embutir os conectores fêmeas diretamente no piso do palco nos respectivos lugares "espalhados" pelo palco, como eu tenho todo o espaço abaixo do palco eu não pretendo trabalhar com cabo multivias. Eu tenho 200 m do cabo SPM-30S da Sparflex e outros cabos disponíveis.

Tenho as seguintes dúvidas:

1) Para os cabos de microfone, pretendo utilizar os cabos balanceados (SPM-30S da Sparflex ), isso está OK?

2) O teclado está a 12 m da mesa de som, eu pretendo ligar em stereo, qual cabos vocês me indicam para essa interligação entre o teclado e mesa? posso usar cabo mono comum? O ideal seria ter um direct box nesta saídas para enviar o sinal balanceado e diminuir a possibilidade de ruido?

3) Eu pretendo pegar a saída line out das caixas de contrabaixo/ guitarra e levar para o local que está a mesa de som, para interligar em uma interface de gravação, um cabo mono comum é o suficiente ou terei ruido? O ideal seria ter um direct box nesta saídas para enviar o sinal balanceado e diminuir a possibilidade de ruído?

4) Tem alguma distancia minima que os cabos de áudio devem passar do cabos de energia elétrica para evitar interferência? É melhor trabalhar em 127V ou 220V na parte elétrica?

Muito obrigado.
 
boa tarde!

vou tentar ajudar,

01 - Sim, esse cabo serve.

02 - a)pode usar esse mesmo cabo Spm30S
- b)Pode sim, tendo uma boa malha, serve.
- c)Sim, seria o ideal, não só por diminuir a probabilidade de ruídos, mas o DI faz "casamento" de impedância entre a mesa e o instrumento e leva o nível de áudio correto para a entrada da mesa.

03 - a)a questão do ruido depende do local em que você está, já que existem diversos fatores externos e alheios ao seu som que podem causar interferência, pode ser que um bom cabo mono entregue seu sinal até a mesa nesses 14 metros sem ruido algum, só testando pra descobrir.
- b)exato, se quer pular essa etapa de "testes" use o DI que as chances de ruido são bem menores.

04 - a)Não conheço nenhum padrão de distancia, mas os bons conselhos sempre dizem para manter distancia, nesse caso quanto melhor for o isolamento(malha) menos chances de ruídos.
- b)Não tem diferença no resultado final, mas dou preferencia para o 220V, consome menos corrente.
 
boa tarde!

vou tentar ajudar,

01 - Sim, esse cabo serve.

02 - a)pode usar esse mesmo cabo Spm30S
- b)Pode sim, tendo uma boa malha, serve.
- c)Sim, seria o ideal, não só por diminuir a probabilidade de ruídos, mas o DI faz "casamento" de impedância entre a mesa e o instrumento e leva o nível de áudio correto para a entrada da mesa.

03 - a)a questão do ruido depende do local em que você está, já que existem diversos fatores externos e alheios ao seu som que podem causar interferência, pode ser que um bom cabo mono entregue seu sinal até a mesa nesses 14 metros sem ruido algum, só testando pra descobrir.
- b)exato, se quer pular essa etapa de "testes" use o DI que as chances de ruido são bem menores.
.

No caso do cabo mono. Consegue me indicar algum modelo com boa malha? Poderia utilizar o Spm30S que já possuo? Como seria a ligação do 3 fios em um conector mono ?

Obrigado.
 
Sobre distâncias de cabos mono, o ideal é o menor comprimento possível. Cabos grandes(maiores q 5 metros a diferença é cada vez mais perceptível) além de suscetíveis a interferência têm perdas no nível do sinal e nas pontas da resposta(perdem em graves e agudos).


Sobre passar cabos perto de AC, ideal é não passar. E, se passar, nunca paralelo. Sempre perpendicular. Os cabos devem se cruzar. Nunca andar juntos.
 
Sobre distâncias de cabos mono, o ideal é o menor comprimento possível. Cabos grandes(maiores q 5 metros a diferença é cada vez mais perceptível) além de suscetíveis a interferência têm perdas no nível do sinal e nas pontas da resposta(perdem em graves e agudos).


Sobre passar cabos perto de AC, ideal é não passar. E, se passar, nunca paralelo. Sempre perpendicular. Os cabos devem se cruzar. Nunca andar juntos.

Então, eu vou ter que passar paralelo, mas com uma distância de 0,5~1m dos cabos de energia, logicamente em algum momento vou ter que cruzar perpendicular. Com essa distancia entre os cabo eu acredito que não tenha problema?

Se tratando de saída de teclado. será que um DI passivo vai bem? Afinal o nível de saída do teclado é line e se tive alguma atenuação não terei um problema e conseguirei um sinal balanceado?

Obrigado
 
Então, eu vou ter que passar paralelo, mas com uma distância de 0,5~1m dos cabos de energia, logicamente em algum momento vou ter que cruzar perpendicular. Com essa distancia entre os cabo eu acredito que não tenha problema?

Se tratando de saída de teclado. será que um DI passivo vai bem? Afinal o nível de saída do teclado é line e se tive alguma atenuação não terei um problema e conseguirei um sinal balanceado?

Obrigado
Provavelmente não dê problema nessa distância.

Sobre o DI passivo, funciona.
 
Back
Topo