Interferencia de radio em cabo balanceado

Fabio

Member
A paz!
Venho aqui compartilhar o que aconteceu comigo nesse fim de semana, fomos para SP realizar um congresso de Louvor, adoração e dança, levei alguns equipamentos, cabos e etc, pois pelas fotos que recebi do local antes de irmos vi que usavam um multicabo com p10 nas pontas desbalanceado, e já haviam me avisado que tinham muitos problemas com interferência por radio fm local, para prevenir eliminei o multicabo e coloquei a mesa(xenyx 2222usb) próximo ao palco e ligar tudo direto com cabo balenceado,

o que aconteceu comigo e eu achei muito estranho é que lá tinha 2 retornos ativos de Antera de 10" liguei o primeiro com cabo balanceado no aux 1 e tudo ok, fui ligar o segundo no auxiliar 2 com cabo balanceado pegou a radio local... tirei do auxiliar e conectei em serie com a outra que estava funcionando pelo saída balanceada, a mesma pegou radio novamente a primeira não... então conectei somente o cabo na entrada balanceada da caixa e deixei solto... pegou também... desconectei da caixa parou... tipo parecia que o cabo era a antena... muito estranho...

e pra fechar a bagunça, depois liguei o multicabo deles que é desbalanceado com cabos de microfones desbalanceados e não deu ruído nem radio... mais de 30 metros de cabo desbalanceado do lado de uma antena de radio e não pegou a radio... e outra o equalizador deles ligado pegava a radio sozinho, se eu apertasse o botão "by-pass" parava a radio...

Vai entender? alguém me ajudaria a explicar isso?
 
A questão das interferências de radio (FM ou AM) esta mais ligada ao característica do cabo do que ao tipo de conexão.
Por se tratar de equipamento a base de semi-condutor (falando dos circuitos de pre-amp) sempre existe possibilidade de "completar" um circuito demodulador de FM/AM atraves de introdução de capacitância e indutância externa via ... CABO de conexão!
Ou seja , basta o cabo ter capacitância X e indutância Y (isso independentemente do tipo de conexão - balanceado ou nao) - que Voce terá um filtro seletivo numa certa frequência de uma emissora LOCAL, por exemplo.
Um detalhe : nao significa que nas OUTRAS combinações das conexões testadas Você estava livre da interferência nas certas OUTRAS frequências . Somente significa que sinal da emissora local estava afetando seu trabalho num certo cabo, de um certo comprimento que virava antena SINTONIZADA!
Outro aspecto do problema 'e que frequentemente esta situação 'e agravada por rede de alimentação suja , com subprodutos harmônicos da mesma emissora (ja que as linhas de transmissão elétrica tb são expostos as ondas EM).
Uma sugestão pratica : sempre tenha vários cabos de reserva para testar combinações , sempre use filtro na alimentação dos produtos de alta sensibilidade(mesa, pre-amplificador,processador de PA e etc...).
Abrcs,
andry110
 
Boa dica Andry, não tinha pensado em testar outros cabos na hora, e lá não tinha nenhum filtro de verdade somente esses tomadeiros da Oneal
 
Back
Topo