Interferência de rádio insuportável!

beto_Magnificat

New Member
Amigos, sou responsável pela sonorização da Catedral N.S. da Candelária, em Corumbá-MS. Em frente à nossa Catedral (construída em 1878, imaginem a acústica!!!) está a antena da "Rádio Marinha FM", que causa interferências insuportáveis durante as celebrações. A princípio, pensamos que era problema da mesa, uma (D'Oh!) ciclotreco MXS12II, desbalanceada. Trocamos a mesa por uma Behringer XENYX X2442 USB, cabos novos Sparflex, mas a interferência continua! É só ligar qualquer XLR na mesa, que vem a mensagem irritante: "Você está navegando nas ondas da Rádio Marinha FM!" Já trocamos os cabos, mexemos na instalação elétrica (agora tem uma fase exclusiva para o som, e foi trocado o aterramento, mas a interferência continua! O que fazer?
Nossos equipamentos:
Mesa XENYX X2442 USB
EQ Staner equalitron 15 bandas stereo (PA)
EQ Oneal 10 bandas (p/ as 2 vias de monitor)
Potência Oneal OP 1000 (Monitor)
Potencia Oneal Op 5500 pro (PA)
Microfones:
3 Behringer XM 8000 (coro)
1Shure SM 58 (voz solo)
1 Shure PGX24 /Beta 58A (Altar)
1 Gosseneck Superlux (Púlpito)

Espero tb poder ser útil aos amigos do fórum. NO que precisar, estarei à disposição. Tb sou advogado e me especializei na questão de poluição sonora, fiscalização de posturas, etc...

Que Deus nos abençoe nesta bela tarefa de fazer CATEQUESE (KAT-EKKEÒ - Fazer ecoar a Palavra).
 
Primeiramente Bem vindo ao SAV Beto!
Cara, nunca passei por problemas como este...
Já vi algumas pessoas resolverem problemas de interferência com ferrite...
Você pode tentar botar um núcleo de ferrite somente no cabo que vai para as caixas para vê no que da...

A mesa sem nenhum XLR não da interferência certo?
Só quando liga?
Que tipo de cabo você usa, desbalanceado? Que conector?
 
Para os mics, os cabos são todos XLR-XLR balanceados, da Sparflex, com conectores Sto. Ângelo. A interferência só dá com os XLR ligados. Só pra vcs terem uma idéia, a pregação ontem teve fundo musical de Roberto Carlos. Isso já está insuportável, acaba com todo o clima de oração. No retiro de carnaval, tivemos que aturar aquelas marchinhas durante o evento todo.... Nos momentos de silêncio, lá ia eu mutar todos os canais, pra realmente ter silêncio.
 
Ola
Ja enfrentei esse problema em algumas igrejas. É necessário que "tudo" relativo ao som esteja aterrado no mesmo terra, pode ser o terra do quadro de força ou um terra apenas para o som. Todas as tomadas devem ser de 3 pinos e o terra estar corretamente conectado. Nos cabos XLR verifique a pinagem. Pode parecer bobeira, mas ja vi muito problema por causa de pinagem errada. Só pra lembrar 1 - malha, 2 vermelho (+) e 3 branco/preto (-)

[]´s
Andre
 
Olá,

Provavelmente um ou mais cabos com a malha defeituosa ou problema na solda.

O aterramento é primordial!

Use também um filtro de linha (dos profissionais, claro) em todos os aparelhos que vc usa, inclusive os cubos.
 
Amigos, obrigado pelas dicas!
Já revi os cabos, refiz as soldas, tudo ok, o aterramento tb, mas a bendita interferência continua...
 
Bom dia,

A sugestão do Rafael é válida, mas indo um pouco mais além, talvez esse problema seja resolvido apenas com uma Gaiola de Faraday bem planejada e executada. Devido a proximidade da antena, a incidência de RF é muito forte.

Levando em consideração que: todo o sistema está aterrado corretamente; os cabos e conectores foram revisados; os equipamentos são novos e na frente da igreja existe uma antena transmissora, consulte um engenheiro elétrico para resolver esta situação.

Grande abraço!
 
Back
Topo