interligar mesas

grpst

Well-Known Member
pessoal, é uma dúvida boba mas só para relembrar.
para interligar 2 mesas devo ligar o out da mesa na entrada line ou mic da outra?
eu ligo no line, mas queria só confirmar.
abração
 
Grpst,

entrada de MIC é para microfones.

entrada de LINE é para tudo o que não for microfone! Instrumentos musicais, CD/DVD/MD/MP3 Player, Tape-deck, outras mesas de som, o que você quiser.

Um abraço,

Fernando
 
Outra opção é usar os "stereo Aux returns", que mandam o sinal direto para a saída master da mesa. Assim você libera os canais da segunda mesa para ligar outros equipamentos.

A paz,

Eduardo.
 
O Eduardo deu uma outra interessante opção. Vou só então completar as respostas.

Há várias formas de se fazer essa interligação, cada uma com vantagens e desvantagens. Nota: mesa 1 envia o sinal para a outra mesa, mesa 2 recebe o sinal.

Master OUTS da mesa 1 => LINE IN (canais) da mesa 2
Vantagem:
- fácil de fazer
- há controles de equalização, fader, mute, PFL, PAN, etc.
Desvantagem:
- perde-se um ou dois canais da mesa.

Sistema bem prático e lógico, e bom de trabalhar. Na prática, estamos quase que montando um sistema de subgrupo. Os canais que recebem o som da outra mesa são como subs. Uma dica: a equalização do canal que recebe deve estar em flat!

Master OUTS da mesa 1 => TAPE IN da mesa 2
Vantagens:
-não se perde canais da mesa
Desvantagem
- precisa-se fazer um cabo fora de padrão, com conectores RCA.

Quase todas as mesas tem entradas Tape IN, inclusive com volume separados por master. Na verdade, são entradas LINE IN também, e podem ser usadas tranquilamente para receber sinal de outras fontes, inclusive mesas de som.

Masters OUTs da mesa 1 => Aux Stereo Returns da mesa 2
Vantagens:
-não se perde canais da mesa
- usa cabos comuns (entra P10)
Desvantagens
Ocupa a vaga para receber o sinal de áudio de um módulo de efeitos externo.

Quase todas as mesas com saídas de efeito (Aux Pós) também contam com entradas Aux Return, inclusive com volume separados por master. Também são entradas LINE IN, e podem receber o sinal de outra mesa.

Uma variação na forma de envio dé o uso das saídas REC OUT da mesa 1 em direção à mesa 2. O sinal presente nas saídas de gravação é cópia do sinal presente nos masters. Assim, pode-se ainda usar os masters para outras finalidades (gravação, monitoria, etc). Pode-se ligar na mesa 2 em Tape IN ou LINE IN (canal)

Uma consequência do fato de que TAPE IN e AUX SEND RETURN serem entradas LINE IN é que podemos ligar instrumentos musicais aí também. Indico o teclado, que em geral tem saída estéreo, e geralmente não precisa de equalização.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo