Inventário de Equipamentos de Áudio

ls.bastos

Active Member
Olá!

Com a igreja crescendo, estão crescendo a demanda por mais equipamentos de áudio.

E nem todos os equipamentos são fixos, alguns vão emprestados para alguma congregação, ou nós mesmos recebemos equipamentos emprestados.

Como equipamentos de áudio são bens de custo relativamente alto, estou pensando em fazer um inventário com todos os equipamentos e acessórios da igreja e congregações.

Para um inventário, vou ter:

- Um banco de dados
- Etiquetas de identificação

Gostaria de compartilhar como é feito na igreja de cada um aqui.

Por exemplo, como colocar uma etiqueta discreta nos microfones... como identificar cabos de microfones, que tipo de etiqueta usar que não seja fácil de arrancar/danificar...

Um abraço.
 
Eu ensino a fazer assim nos cursos que dou.

Você precisará de papel, caneta, Durex, tesoura e uma menina de letra bonita (aí quando fala em "menina" todo mundo levanta o olho)

A menina de letra bonita (faça no computador, claro) escreve assim em um pedaço de papel:

IGREJA X (denominação)
Fulano - telefone

E etiqueta-se tudo, tudo mesmo. Uma etiqueta em local visível e outra em local não tão visível (uma na frente do aparelho e outra atrás). Microfones, por motivo óbvio, receberão uma etiqueta apenas, mas sem fio podem receber uma segunda etiqueta no compartimento da impressora.

Por exemplo, um mic sem fio receberá 5 etiquetas:
- 1 na fonte
- 2 na base (uma na frente, outra atrás)
- 2 no mic (uma no corpo e outra no compartimento de bateria).

Mas use o bom senso sempre. Dá para colocar etiquetas até nos cabos.

Existem folhas de etiqueta próprias para isso. Procure modelos da Pimaco, são as melhores, as que melhor grudam. Escolha um tamanho pequeno. Eu mesmo uso muito a 6187 ou 6189.

Mesmo usando boas etiquetas, elas soltam com o tempo. Então passe fita tipo Durex largo (igual ao Durex normal, só que com 5 cm de largura) por cima.

Anote em uma folha todos os seus equipamentos por tipo:

Marca / modelo / cor (se couber) / características e quantidades.

Deixe preso na igreja, junto aos equipamentos. De tempos em tempos, confira tudo (aqui, faço a cada 15 dias).

Monte também uma caderneta de empréstimos. Quem retirar material da igreja deverá anotar o que está levando. Deixe uma folha de papel carbono, para a pessoa levar cópia da folha e saber o que tem que trazer de volta.

Uns amigos fizeram um inventário mais complicado, com todos os itens recebendo números individuais, devidamente anotados em uma planilha de Excel. No caso deles, por exemplo, eles tem uma lista dizendo:

Patrimônio - Equipamento
1 Microfone Audio Technika MB-1K
2 Microfone Audio Technika MB-1K
3 Microfone Audio Technika MB-1K
4 Microfone Audio Technika MB-1K
5 Microfone Audio Technika MB-1K
e por aí vai.

Eu prefiro usar o seguinte:
10 mics marca X
8 mics marca Y

São métodos diferentes, ambos corretos. Veja o que mais se aplica ao seu caso.

Um abraço,

Fernando
 
Eu to fazendo o inventario dos equipos da minha igreja, da dando um trabalho e tanto. Aqui como sao varias igrejas mas de uma area so eu etiquetei cada item colocando a sigla da minha igreja que no caso eh Framingham eu coloquei FRM.0001, FRM.0002 e assim por diante. To anotando marca, modelo e numero de serie, depois vou lancar todos esses dados numa planilha do excel e deixar arquivado.
Espero ter ajudado.
 
Obrigado pelas idéias!

Era assim que eu tava pensando, mais pensei, vou perguntar pois talvez isso não seja tão simples assim!

Também penso em fazer um planilha em excel, anotar o equipamento, a localização e o número de série, e gerar um número sequencial para colar no equipamento.
 
Boa idéia anotar o número de série.

É interessante saber isso para equipamentos em garantia (a assistência precisará disso) e para casos de roubo.

Um abraço,

Fernando
 
Depois posto uma foto da etiqueta que to colocando nos equipos. Uso uma etiquetadora automatica, so digito o que quero e ela imprime na hora. Ela custa por volta de US$30.
 
Eu tenho uma dessas:

pt65_colors.jpg


<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.brother.com.br/scripts/produtos/prod_cat.asp?idCatProduto=27">http://www.brother.com.br/scripts/produ ... Produto=27</a><!-- m -->

É barata, R$ 99,00, mas eles metem a mão é no preço da fita. Custa R$ 50,00 uma fita branca de alguns poucos metros (não lembro se 4 ou 6 ), que "rapidinho" acaba. E tem que colocar uma fita Durex por cima, porque caso contrário com o tempo vai apagando o que está escrito (sem Durex e exposto ao Sol não dura nem 1 ano. Protegido da luz dura mais.

Ainda sou mais a folha de caderno, caneta, tesoura e principalmente a menina (bonita) de letra bonita!

Um abraço,

Fernando
 
Sem duvida a solução da menina é muito melhor...
Mas pelo jeito a patroa nao lê o forum, né ??? hehehe :D
[]´s
Andre
 
poxa vida...como são bobos....rsrs
a idéia é justamente pedir pra patroa fazer isso...
chama ela de menina bonita que elas se derretem todas..
ai vc pede pra fazer as etiquetas!!!!!!
ingo
 
Boa Ingo...
Só que comigo não funcionaria, minha esposa só de olhar pro monte de cabo já torce o bico... nem vou falar o que Ela diz quando olha pra mesa...rsrs!
 
hahaha...
tenho um pouco de sorte...
minha esposa, quando ainda éramos namorados, chegou a 'segurar' um pa pra mim enquanto eu dava uma de roadie...
depois, quando noivos, foi numa palestra de mixagem souround da florencia saraiva aki em sp...
ai já viu né...acaba sendo minha maior e melhor crítica!!!
hahah
abçs
ingo
 
senhores, patroas a parte, rsrsrsrsr....

Estive pensando sobre esta questao de inventario, e realmente eh uma coisa muito importante, muitas vezes perdemos objetos/equipamentos justamente por nao ter controle, principalmente os menos usados. Bom estive pensando... Eu trabalho com informatica, diversas áreas...(principalmente redes) mas a ums 4 anos atraz eu trabalhava de programador, entao, ainda faco isso d vez em quando. Nao sei se seria interessante, mas poderiamos desenvolver um software para inventariar nossos equipamentos, com relatorios gerenciais, planos de reposicao, controle de emprestimos, etc,etc,etc.... se vcs acharem util a ideia, podemos comecar analizar o software.


abracos a todos...
 
opa...
acho show de bola...
mto boa a idéia!!1
qto mais controle e facilidade de gerenciar os dados, melhor...
ai sugerindo, poderíamos criar tb um formulário padrão que seria gerado e impresso pelo pgrograma, para toda vez que movimentarmos ou emprestarmos um equipamento da igreja. algo como, nome de quem retirou, motivo, data que retirou, data da entrega modelo, número de série e tal..
abçs
ingo
 
Achei excelente sua ideia, conte comigo no que precisar pra desenvolver esse software. Seria interessante se pudessemos gerenciar os equipamentos como patrimonios, desenvolvendo tags de identificacao, algo para dar baixa no patrimonio no caso de nao uso.
 
Back
Topo