Investir em line ativo ou passivo? Dúvidas...

edmar-ieab

Member
Olá meus amigos do SAV, peço ajuda de você para uma questão a ser resolvida; a igreja onde sou membro vai trocar o sistema PA por um sistema line, mais a questão é quais os prós e contra dos dois sistemas, a princípio não sei qual seria o mais adequado.Peço ajuda dos amigos para debater esse tópico. Os que quiserem dá uma dica sobre as marcas, e lines.. temos uma orçamento entre R$ 10.000,00 á R$ 30.000,00 para investir.
 
Amigo, VC chamou algum engenheiro para verificar se há necessidade de line? Pois é um produto caro e nas igrejas nem sempre é a única solução, muitas vezes um sistema de cluster central ou algumas caixas em fly soariam muito bem também.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Olá meus amigos do SAV, peço ajuda de você para uma questão a ser resolvida; a igreja onde sou membro vai trocar o sistema PA por um sistema line, mais a questão é quais os prós e contra dos dois sistemas, a princípio não sei qual seria o mais adequado.

Edimar:

Existe alguns mitos e achar que um line tem mais qualidade que um sistema convencional é um deles.
Primeiro porque uma caixa tipo line tem mais "tecnologia" empregada que uma caixa convencional, devido o line ser fabricado (entre outras coisas) para que uma caixa seja empilhada, uma sobre a outra, e isso não intefira na projeção do som.
Então se a troca é somente por "qualidade" repense o assunto.

Sobre sua pergunta (o tema do post).
Um sistema ativo (teoricamente) daria mais qualidade, pois já foi projetado para que os falantes formem um casamento "perfeito" com o amp. Alem de que, existe também um projeto de processamento do som deste sistema, onde um line ativo levaria uma enorme vantagem, pois destro deste processamento, já se levaria em conta todas as caracteristicas do amp. com os falantes e como eles, em conjunto, respondem em determinadas circunstâncias, já se levando em conta fatores referente a equalização, distorções e etc.

O que vocês pretendem fazer com este novo sistema e porque precisa ser um line ?

Um line como o da FZ Audio (existem outros sistemas semelhantes - estou mencionando esta marca para você pesquisar sobre o assunto se tiver interesse), você teria como trabalhar com cada caixa individualmente, controlando via rede, equalização e volume, podendo nas caixas superiores (que vão atingir o fundo da igreja) dar uma equalização mais puxada para o agudo (para compensar as perdas) e mais potência de volume enquanto poderia dar menos agudos nas caixas da baixo do line (aquelas direcionadas para as primeiras fileiras) e menos volume para ter um som mais homogênio em toda a área do tempo.
Esta seria uma das qualidade do line. (som mais homogênio em toda a area coberta), apesar de você conseguir isso com caixas convencionais (a custo de um pouco mais de trabalho), mas como você vai fazer isso uma unica vez, pois o sistema é fixo, é bom pensar no custo benefício e realmente se realmente justifica um line.
 
Última edição:
Fabio, obrigado pelas explicações; acho que seja necessário um engenheiro para verificar essa necessidade, como disse nosso amigo no tópico acima, mas em minha cidade não temos nenhuma mão de obra do tipo, teria que vir uma pessoa de outra cidade. Concordo com você, sobre repensar sobre o assunto. Acredito que pela dimensões do templo não é necessário investir em um line, algumas caixas ativas de boa qualidade seria suficiente.

Edimar:

Existe alguns mitos e achar que um line tem mais qualidade que um sistema convencional é um deles.
Primeiro porque uma caixa tipo line tem mais "tecnologia" empregada que uma caixa convencional, devido o line ser fabricado (entre outras coisas) para que uma caixa seja empilhada, uma sobre a outra, e isso não intefira na projeção do som.
Então se a troca é somente por "qualidade" repense o assunto.

Sobre sua pergunta (o tema do post).
Um sistema ativo (teoricamente) daria mais qualidade, pois já foi projetado para que os falantes formem um casamento "perfeito" com o amp. Alem de que, existe também um projeto de processamento do som deste sistema, onde um line ativo levaria uma enorme vantagem, pois destro deste processamento, já se levaria em conta todas as caracteristicas do amp. com os falantes e como eles, em conjunto, respondem em determinadas circunstâncias, já se levando em conta fatores referente a equalização, distorções e etc.

O que vocês pretendem fazer com este novo sistema e porque precisa ser um line ?

Um line como o da FZ Audio (existem outros sistemas semelhantes - estou mencionando esta marca para você pesquisar sobre o assunto se tiver interesse), você teria como trabalhar com cada caixa individualmente, controlando via rede, equalização e volume, podendo nas caixas superiores (que vão atingir o fundo da igreja) dar uma equalização mais puxada para o agudo (para compensar as perdas) e mais potência de volume enquanto poderia dar menos agudos nas caixas da baixo do line (aquelas direcionadas para as primeiras fileiras) e menos volume para ter um som mais homogênio em toda a área do tempo.
Esta seria uma das qualidade do line. (som mais homogênio em toda a area coberta), apesar de você conseguir isso com caixas convencionais (a custo de um pouco mais de trabalho), mas como você vai fazer isso uma unica vez, pois o sistema é fixo, é bom pensar no custo benefício e realmente se realmente justifica um line.
 
VC poderia entrar em contato com alguma empresa como a Attack, Staner entre muitas outras, e pedir que as mesmas montem um sistema para seu templo

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Amigo, entre em contato com a Attack ou a staner, eles fazem uma avaliação e montam um sistema de ótima qualidade pra VC, e não fica muito caro, mas se não quiser ouvir, pode buscar um sistema da rcf.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk

Edit: Citei a Staner e a Attack por são marcas que eu ouvi e gostei da sonoridade de seus sistemas, existe muitos outros.
 
Amigo, quais a medidas da nave da igreja?
Na nossa, tivemos uma situação onde tinha que escolher, e as medidas do salão são 9m de Largura x 45m comprimento e 5m de altura.
Eu também achava que colocando um line meus problemas iriam se resolver e etc.. Pesquisado aqui com a turma do SAV cheguei à conclusão que caixas trapezoidais eram a melhor alternativa.
Dessa forma compramos 4 caixas QSC K12 (falantes de 12") e dois subs QSC KW 181.
Fiz o PA com duas K12 e fiz o primeiro delay com aproximadamente 8 metros do PA e o segundo delay com 5 metros do primeiro.
Moral da história: o som ficou excelente (nem preciso comentar a qualidade das caixas da QSC) e o sistema me atendeu perfeitamente. No futuro quando eu efetivamente precisar de um line terei 4 caixas trapezoidais da QSC que poderei usar em outros ambientes da igreja, ou seja, o investimento não será perdido. Detalhe, gastamos em todas essas caixas os 30.000 que você tem no seu orçamento.
Espero ter ajudado
 
Amigo não consegui responder o MP bugou o tapatalk, mas de todo jeito eu daria preferencia a chamar alguma empresa, VC tentou com a Staner, busque com a Attack e outras, no mais, se achar que não vale a pena, poderia desenhar as dimensões ou mesmo montar no sketchup de possível e procurar uma caixa que tenha uma boa área de cobertura, visando diminuir possíveis reflexões e um bom SPL em todo o templo

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Coloca as dimensões da igreja, media de publico e instrumentos que são ligados no sistema, talvez possamos te ajudar nesse ponto.
 
E deve se levar em conta os matérias utilizados, bancos entre outros, além de saber se há um tratamento acústico, não se viu mas no jornal da avivamento vem uma sessão citando que uma igreja não é um local de 4 paredes onde colocasse caixas de som, fala da necessidade do tratamento acústico e da atualização para sistemas digitais...

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Segue as dimensões da igreja, 6 mts altura, 26 mts comprimento, 8,50 mts de largura. Utilizamos os seguintes instrumentos: guitarra, baixo, bateria,teclado, violão. No momento estamos com essa configuração do rack:
4 - Caixas passivas - Gradus 300 rms cada
2 - Sub Hayonik - 500 rms cada
1 - Equalizador Behringer - 2 bandas
1 - Amplificador Crown xls 2500
1 - Amplificador Ciclotron DBS 6000.

Sobre o tratamento acústico já estamos com projeto de colocar painéis de espuma no fundo e na frente da igreja.
 
Painéis selecionados de acordo com as freqüências reverberantes da sala? Caso contrario mataria mais ainda o som.

Acredito que 2 caixas de delay além do primeiro PA seria o suficiente, isto é 3 caixas de delay a cada 7 metros mais ou menos, ai poderia ser um cluster ou uma caixa em fly em cada lado do corredor...

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Tbm tenho essa duvida,quero trocar meu sistema passivo (caixas montadas) por um ativo ...estava pensando na Atack Versa 206 (4 celular por lado) e continuaria com os meus 4 subs de 18'' .... O sistema é para 700 pessoas..

Medida da IGREJA - Altura 6M > Largura 30 M > Comprimento 40M

Oque vocês acham ??

Abraço
 
Back
Topo