Isolamento Acústico / Aquario de Bateria

rore

Member
Olá amigos e irmão do SAV, sei que tem bastante tópico relacionado a fechamento da bateria. Criei esse tópico para passar pra vocês a minha ideia sobre o fechamento da bateria de nossa igreja. Estou pensando em fazer assim: vou instalar no canto da parede; Fazendo a base de madeira com: (compensado de 18mm com um borrachão e carpete por cima) paredes com: (carpete e espuma casca de ovo) teto com: (compensado de 18mm com carpete e espuma casca de ovo) frente e lateral (inteira de vidro) o que vocês acham... attt
 
Vai segurar bem o som, mas o ideal seria substituir o vidro por algo que absorva mais o som, pesquise por acrílico que são feitos para esta aplicação.

Ah, tente não deixar "cantos vivos" nos recortes desta "pequena cabine".
 
O acrílico que o tonreb citou é melhor, porém ao meu ver melhor em termos de segurança... Ele reflete menos que o vidro, mas não deve ser tão menos assim.
Uma boa pedida é usar um material absorvedor no lado oposto ao vidro/acrílico, geralmente atrás do batera.
Se puder também use até a altura dos tons, acima do bumbo.
 
Lembre-se de fazer algo bonito aos olhos também, e não apenas funcional.... Assim evitará reclamações. ..
 
No meu templo é assim
PIBIPSalbum_9232011.2ce45cef5a.jpeg
 
Sim, para dentro há este vitral de acrílico, com 2 faces de 6mm.
A sala que envolve a batera é uma parede de 15cm com compensados de 20mm preenchida de lã de rocha.
 
oseiasgsousa disse:
Eliabe, foi feito algum isolamento para a porta? Ou aquela porta a direita não é de acesso à sala da bateria?
Sim o marceneiro fez a porta com os mesmos 15cm, porém ela é em ângulo e encaixa no aperto.
Mas não temos problemas com esse vazamento (que existe) pois vaza para as dependências da própria igreja e não incomoda o interior do templo nem os vizinhos, pois vaza pouca coisa.
 
wills2ka disse:
Mas Eliane o baterista gosta? Porque o batera fica sem interação nenhuma com a banda. Ou é so impressão?

Isso que eu queria perguntar. Já tinha visto uma outra foto daí da igreja do Eliabe, e me perguntei a mesma coisa.
 
tonreb disse:
Vai segurar bem o som, mas o ideal seria substituir o vidro por algo que absorva mais o som, pesquise por acrílico que são feitos para esta aplicação.

Ah, tente não deixar "cantos vivos" nos recortes desta "pequena cabine".

Olá tonreb, a ideia do aquário é assim, mas com as descrições do tópico: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.adoracaocentermusic.com.br/site/images/stories/171220091046.jpg">http://www.adoracaocentermusic.com.br/s ... 091046.jpg</a><!-- m -->, li um artigo que dizia que a espuma casca de ovo e o carpete absorve muito os agudos e médios, to com medo de sobrar muita frequência grave, ou sera que com uma boa afinação consigo alinhar !!! me ajudem a descobrir, estou quase pra montar, mas estou com essas duvidas.. att..
 
wills2ka disse:
Mas Eliane o baterista gosta? Porque o batera fica sem interação nenhuma com a banda. Ou é so impressão?
A pergunta certa é, ele prefere isso ou tocar na eletrônica?
Ou você acha que nessa redoma de vidro é muito diferente do que tenho? A falta de contato é a mesma, você fala e ninguém te ouve!

Redomas como as mostradas aqui são tão “isolativas” quanto e ainda ocupam espaço no palco, e refletem MUITO mais que o meu.
Porém acho mais bonitas.
 
rore disse:
tonreb disse:
Vai segurar bem o som, mas o ideal seria substituir o vidro por algo que absorva mais o som, pesquise por acrílico que são feitos para esta aplicação.

Ah, tente não deixar "cantos vivos" nos recortes desta "pequena cabine".

Olá tonreb, a ideia do aquário é assim, mas com as descrições do tópico: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.adoracaocentermusic.com.br/site/images/stories/171220091046.jpg">http://www.adoracaocentermusic.com.br/s ... 091046.jpg</a><!-- m -->, li um artigo que dizia que a espuma casca de ovo e o carpete absorve muito os agudos e médios, to com medo de sobrar muita frequência grave, ou sera que com uma boa afinação consigo alinhar !!! me ajudem a descobrir, estou quase pra montar, mas estou com essas duvidas.. att..

Com o que vc ta pensando em fazer não é possível saber quais frequências serão mais ou menos atenuadas, é preciso muito mais conhecimento sobre os produtos e suas especificações, ou até mesmo contratar um profissional especifico para fazer o projeto.

Mas, se vc tem o material em mãos, vai fundo, pior do que está não vai ficar! (barulho da batera!!!rs)
 
rore disse:
(...) <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.adoracaocentermusic.com.br/site/images/stories/171220091046.jpg">http://www.adoracaocentermusic.com.br/s ... 091046.jpg</a><!-- m --> ...
É o pior dos aquários existentes... Um terror para o baterista e um terro maior ainda para quem for microfonar isso!
Reflexão para todos os lados.
 
A pergunta certa é, ele prefere isso ou tocar na eletrônica?

kkkkkkkkkkk eu ri. E com certeza a resposta é ele prefere a acustica, entao vai ficar la dentro.kkkkk


Concordo com tudo que falou, mas questao de estetica com ceretza fica melhor o acrilico, por isso lhe pedi para ver uma foto do altar.

Bom voltando ao topico. Cara com tudo que pesquisei e tirei duvidas sobre fechar a bateria, a conclusão que tive foi a seguinte, faça e veja como fica e dai por diante tenta resolver os problemas que surgir. Ou entao coloque uma eletronica.
Nunca obtive uma resposta concreta sobre aquario da bateria, olha exemplo o Eliabe, tem uma sala e mesmo assim ele mesmo fala que tem vazamento de som...
 
Aqui na cidade tem uma igreja que usa a batera numa sala bem parecida com essa do Eliabe e o resutlado é muito bom. Vazar vaza sim, mas muito pouco, não chega a incomodar nada. Se for pra evitar vazamento total, vai ser um gasto enorme. Não creio que seja necessário, a ideia seria amenizar e assim ameniza demais, demais mesmo.

Bom eu achei o resultado excelente. Bem melhor do que a barulheira de antigamente. O que vaza realmente não dava nem pre ser notado.
 
Olá rore, e olá povo do Som Ao Vivo...

Seria interessante levantar umas questões antes de proceder com a construção do aquário:

Qual é o tamanho do templo? (Alt x Comp x Larg)
O que tem no púlpito? Qual é o formato dele? Seria interessante postar uma foto...
Qual é a média de pessoas no templo?
Seu baterista é mão pesada? Qual tipo de baqueta que ele usa?

Como foi citado em outro tópico que resolveram o "problema do aquário" simplesmente trocando as baquetas do baterista.

De repente o problema não é a bateria... ...como?

Simples, existem cubos no púlpito?

De repente o baixista não está se ouvindo (provavelmente um problema de modos do templo), aí ele aumenta o baixo... ...consequentemente o guitarrista também vai aumentar... ...aí o teclado não vai ficar atrás... ...resultado o baterista (que a maioria das vezes é sim o vilão) vai aproveitar a farra e cair na gandaia, descendo as toras em cima da batera...

Se o baterista não é mão pesada, provavelmente bastasse um palco para batera com um fundo absorvedor e umas nuvens absorvedoras para os pratos.

Na minha igreja (3,5 x 17 X 8 ) usamos apenas um tapete grosso para tirar um pouco da estridência da caixa e pratos, mas isso porque o nosso batera nos permite. Fato sobre ele: Fomos tocar em um templo que deveria ter uns 2,7 x 6 X 4, todo fechado no ar condicionado, depois do culto as membros daquela igreja "piraram o cabeção", dizendo: "o baterista de vocês toca muito... ...vocês são muito bons... ...quanto vocês querem pra fazer o louvor da nossa igreja???"
Já imaginaram uma bateria acústica nessas condições??? Pois é, mas o batera teve a sensibilidade de segurar (e bem segurado) a mão na hora de tocar lá. E isso mesmo nos cânticos mais agitados. Mas o "som" que ele fez nessa "salinha", é o mesmo que ele faz tocando num palco aberto... ...Sensibilidade é a palavra chave...

Se quiser ideias de como montar esse "palco para bateria" é só perguntar...

Abraços

Marcos Lyra

P.S.: Uma coisa que vi nas fotos da "salinha de bateria" é que parece que o batera foi pra lá mais por causa do espaço que não existe no púlpito do que propriamente pela vedação... ...usaram a desculpa do som e mandaram o "chato da batera pro castigo". "Fique aí nessa salinha e reflita bastante sobre suas atitudes meu jovem..." huahuauahaua... ...é brincadeira, mas a 1ª impressão é essa...
 
Back
Topo