Jbl Eon, qualidade ou fantasia ? Ajuda para escolha de caixa acústica!

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Essas cx com falantes de 15" atendem uma apresentação de som ao vivo com voz e violão por exemplo, para você fazer uma festa ou balada como escrito na pergunta, provavelmente você vai precisar de subwoofer... Aí vai depender de quantas pessoas ou o tamanho do local a ser sonorizado.

Para 100 m2 que você disse, umas 2 cx de 12" mais o sub te atenderá.
 
A Staner 615 mesmo com 2 falantes não considero uma cx forte.
Unica nacional que demora mais a clipar e dá um spl maneiro são as StudioR.
As outras cxs mais encontradas como Staner, Antera, Oneal, Csr... tudo clipa com mais facilidade. são caixas com menor spl, amplificadores 4ohms para alimentar cx escrava. Não são caixas para Dj descer o cacete ainda mais sem sub. Quando clipa produzem distorção audivel, e isso é um veneno para os falantes. Tem de saber usar, vigiar o clip etc...
É um perigo vc comprar uma caixa fraca e depois querer tirar leite de pedra.
Agora as importadas geralmente tem otima qualidade, mas o alto SPL só começa aparecer nas linhas mais tops. não sei o que vc quer dizer com "som forte". Vejo que vc esta focando em potencia, dando muita atenção as informações do fabricante. Esses numeros de potencia utilizam metodos de medição digamos "estranhos". Procure ouvir, não compre a caixa porque esta escrito 1000w na tela frontal.

Vc diz que ouviu a Eon. Qual Eon? a nova 615? A caixa atente a sua necessidade de "som forte"?
 
isso, ouvi a eon 615...ela tem uma qualidade muito boa por sinal, mas acho que perdeu muitos decibéis em pouca distancia pra uma caixa do preço dela entendeu...acho que seu uso é mais para quem usa com violão ou algo do tipo... quero um meio termo entre qualidade e spl... até uns 3 mil.... por isso estava falando sobre a staner com duplo de 15, pra dar um grave legalzinho... só que não a ouvi ainda e vi que o pessoal aqui do fórum recomendam bastante a caixa da staner...studio r pelo que soube encerrou as atividades não encerrou ?
 
Tenho um quintal no fundo de casa sem nada vazio e aberto com cerca de 150 a 200 metros quadrados... quero uma caixa forte pra dar umas festas lá também, o som não precisa ficar alto em todo o local... somente na parte da danceteria que não tem um tamanho definido....
 
isso, ouvi a eon 615...ela tem uma qualidade muito boa por sinal, mas acho que perdeu muitos decibéis em pouca distancia pra uma caixa do preço dela entendeu...acho que seu uso é mais para quem usa com violão ou algo do tipo... quero um meio termo entre qualidade e spl... até uns 3 mil....

Exatamente o que disse acima. SPL vs $$$. Meu amigo se essa foi sua impressão, digo que ela vai se repetir com todos modelos de entrada que ouvir, seja qual for a marca importada. Eon 615, DBR15, RCF315, EV Zx15, etc.... Vc esta procurando um "canhão" e só vai encontrar esse SPL nas linhas mais tops, caixas beeemmm mais caras que 3000,00.
ou
partir para o passivo + amp bruto. Aí vc consegue a força que deseja gastando menos $.
 
Será que você não está julgando as caixas pelo parâmetro menos importante? Só lembrando que você corre o risco de trocar qualidade por barulho. Será mesmo que uma caixa que fornece 127dB (confiando no fabricante), não te atenderia? Não me parece que você tem uma área assim tão grande para sonorizar. Alguém vai acabar ficando surdo. rsrsrsrsrsrs
 
Caraca, vc precisa de mais de 124 db pra sonorizar o seu quintal?
Eu fiz som para banda, em quadra poliesportiva com duas Art 310 no PA e sobrou som. Tem membro que o PA da igreja é composto exatamente por um par de Art 310 e está feliz da vida.
Vc quer gastar 3k no par ou 3k por caixa?
Ao contrário do @Sandro_Alves acredito que tanto a DBR15 quanto a Art315 te atenderiam com sobras. Não ouvi as caixas mas pelos relatos, do próprio @Sandro_Alves inclusive, as Sky700 tb te atenderiam mas tem a questão da fábrica ter fechado. Acho que o @DJ GARAM está se desfazendo das dele, pode ser uma opção.
Ah, vc já ouviu as Staner?
 
@AltVan13 Eu não disse que as caixas não atenderiam.

Eu apenas segui o gosto pessoal dele, antes de indicar algo eu tento "adivinhar" o gosto do usuário. Para ele não gastar 3000 em uma cx e não ficar satisfeito. Não saio indicando coisas segundo o meu padrão pessoal. O que vc considera som forte para outros pode ser uma cosquinha. É questão de gosto. Não se pode comparar o aceitavel para uma igreja com uma festa som mecanico de garotada.

Então se ele ouviu a Eon 615 e achou fraca pelo valor cobrado, eu apenas segui o seu pensamento e completei que as outras caixas importadas linha de entrada do mesmo patamar não vai ser muito diferente. Vai ouvir todas e vai ter a mesma opinião.
Só vai conseguir mais SPL nas linhas TOP, caixas de 5000.00 cada. Só vai consegui graves fortes com sub. Isso que eu disse.

Voltando ao assunto de "SPL aceitavel x tipo de evento x quant de publico" Só um exemplo:
Olhe no google imagens e preste atenção nos equipamentos locados aqui fora. Tente visualizar o tipo de evento, a quant de publico e o equipo usado. tente enxergar o padrao mais usado e assim verá se vc é conservador no volume ou se o pessoal que é exagerado.
Se vc frequentar grupos de PAzeiros no facebook, verá também para que eles usam essas ativas e perceberá que a aplicação é bem diferente do que vc acha aceitavel. Vc só vai ver elas no retorno e side.
Vc deve conhecer o Bar do Carlota (na altura de Ant. Rocha - estrada Angra dos Reis)? Vc acredita que consegue sonorizar um forro lá, com o seu futuro PA? 2 promaxx e 2 subline? digamos 500 pessoas. Seguindo a linha de pensamento que vc apresenta aqui no forum, acredito que sua resposta seja: "Claro que sim e com sobra"
Esse é o PA usado lá (do meu amigo - ajudei a montar). Evento mediano, um palco pequeno, pé direito baixo, etc... Não sou eu o exagerado. O padrão de locação pede isso. É isso que vejo na maioria das festas desse tamanho espalhadas por aí. Não vejo nada parecido com as opinioes da maioria dos membros ativos do SAV que 2 caixinhas no pedestal atende.
São 4 subs T18 - 2 cxs de alta por lado. cada uma com 2x10"" e 1 drive 2" tudo beyma. rack com amplificadores de ate 8000w.
 

Attachments

  • IMG-20151126-WA0001.jpg
    IMG-20151126-WA0001.jpg
    221.1 KB · Visitas: 29
  • IMG-20151126-WA0000.jpg
    IMG-20151126-WA0000.jpg
    177.8 KB · Visitas: 28
@Sandro_Alves !

Indicar indiscriminadamente algo é tão prejudicial quanto reprovar indiscriminadamente. Se vc verificar o final do meu post que vc cita vai ver que perguntei se ele já ouviu as Staner, então quando indicamos algo é para que a pessoa experimente e faça sua escolha. Não tento adivinhar, nem imaginar nada, mas compartilho sim aquilo que acredito dentro da experiência que vivi ( e que reconheço que é pequena ). Não vejo problema algum em sua opinião ou experiência ser diferente, ao contrário isso proporciona uma gama bem maior de opções que os membros não teriam se fosse de outra forma.
Da maneira como vc se referiu dá a entender que a EON 615 e a ZXA 15 são da mesma categoria da DBR15 e da Art 315 e na minha opinião não são. Por isso eu esperaria sensível diferença no desempenho delas, mais ou menos assim:
.
Dai acho que @felipe Fazan deveria ouvir pelo menos a DBR15 que é mais fácil de encontrar para, a partir de então começar a ter
noção do que vc e eu estamos falando e poder fazer uma escolha mais acertada.
Lembrando que se a aplicação do som que ele quer não mudou, como o tamanho do quintal dele vinha mudando - rrsssss, ele irá usá-lo pra sonorizar seu quintal:
Tenho um quintal no fundo de casa sem nada vazio e aberto com cerca de 150 a 200 metros quadrados... quero uma caixa forte pra dar umas festas lá também, o som não precisa ficar alto em todo o local... somente na parte da danceteria que não tem um tamanho definido....
Desta forma tenho muita dificuldade em imaginar que ele vá ter com as DBR ou com as Art a mesma impressão que teve da Eon e achar que não atenderia, mas... é possível e só ele poderá dizer. Acho que vc vai concordar que vale a pena testar as DBR, né?
Quanto ao meu gosto a gente pode falar sobre isso se o Felipe achar que ajudaria na decisão dele mas, já adianto, acho que vc não vai gostar do meu gosto, rssss.
 
Oi gente haha, vamos acalmar um pouco os ânimos :) !!!
Altvan sou apaixonado por qualidade tanto que gastei mil reais em uma caixa da harman kardon Bluetooth quando poderia comprar uma da ecopower a bateria com 4 vezes mais potência... E tenho também uma caixa de violão da fender haha.... Sandro Alves eu te agradeço muito mesmo por pensar tudo isso, é realmente impressionante...mas vamos para o que interessa, não sei se citei mas o quintal é aberto, sei que é uma coisa bem difícil mas não decidi entre ativa e passiva sei que passiva e força bruta mas a caixa não ficaria no local por ser aberto, e queria ter uma coisa também que fosse fácil de transportar.... Sem falar que a passiva irei precisar de uma mesa...mas enfim não decidi ainda por causa do quesito "spl" eu quero uma coisa entre os dois mas que a qualidade não seja ruim também pois sou muito chato com isso, claro que não precisa ter a qualidade de uma super rcf entendem, quero com Woofer de 15 polegadas porque irei demorar para comprar um sub....sei que não chega nem perto mas já dá pra "quebrar o galho" ....enfim não faço a mínima ideia de qual caixa pegar, cadê vez entro mais em duvida... Se pelo menos pudéssemos confiar nas informações do fabricante né... Mas isso não é viável.

ouvi a Dbr, ela não deve ter tudo aquilo de spl, as duas são boas mas percebi que volume baixo qualidade Dbr melhor volume alto qualidade eon melhor, parece que a Dbr perde mais a proporção de graves e médio quando vai aumentando o volume do que a jbl que mantém mais na mesma linha. São ótimas caixas mas não para um ambiente tão grande...

Enfim aguardo a opinião de vocês...
 
@AltVAnt13 sei que tem diferenças entre as caixas, mas acredito que ele não verá tanta diferença para justificar o preço, por isso generalizei todas as cx que citei em um mesmo patamar.
acredito que o SPL que ele deseja seja compativel a uma PRX715, RCF745, etc... Mas isso é com ele. Pode sim ouvir a DBR15...

Sobre comparar o meu gosto pessoal com o seu, eu só discordo de vc devido a fazer parte do time "1 cx faz 1000 pessoas".
Essa é a unica filosofia pregada aqui dentro que eu discordo. Qualquer caixinha é intitulada de "pressão absurda"
Olha a "assinatura/rodapé" dos membros que defendem essa filosofia. Sempre tá escrito "operador igreja tal" "grupo de louvor igreja tal". A maioria é envolvida com evento "tranquilo". Nunca vi "Dj fulano de tal" "Locadora Tal" compartilhando dessa mesma opinião.
Por isso falei para vc ver imagens de PA, eventos e quant de publico no google. Ver como a maioria se comporta.
O que eu quero te mostrar é que essa filosofia que vc concorda não funciona nos eventos que vejo aqui fora.
Pegue o Guga membro do forum de exemplo, dá uma olhada nas fotos dele do face.
Logo de cara vc já vai ver uma cerimonia de casamento onde 2 promaxx14 é retorno. E o PA principal tem 2 SB850 (4falantes de 18). Exagero ou não ??? Nesse mesmo evento o que vc levaria?
Vai olhando as outras fotos. tem varios eventos lá para vc analisar a proporcão de som oferecido.
Em 90% das fotos que vi a Promaxx é retorno ou reforço. Raramente Pa principal. Tem uma caixinha passiva aparentemente 15+ti que sempre toma a vaga dela no PA. Não estou pegando no pé da Promaxx, a cx é forte. Mas olha aonde ele usa ela: som ao vivo em shopping, etc...
Analise varias fotos de eventos pela net, joga tudo na balança, no liquidificador e depois me diga se a proporção de som que a maioria usa se difere muito da sua opinião.
Não pegue somente o Guga como comparartivo, sua pesquisa pela net é livre. Tente identificar um "padrão" e ver se vc se encaixa nele.
 
Aí Altair, postei sem ver o post do Felipe e acertei na mosca o que ele acharia do SPL da DBR. kkkk

Agora o topico toma o seguinte rumo
Eon615 e DBR15 não atendem o quintal segundo o criterio do interessado. Ele quer algo um pouquinho mais forte... Não precisa nem ouvir a Staner615 rsrsrss
 
Última edição:
nossa... quanta informação....

Basicamente, se a DBR não atende, se acha que tem pouco SPL (coisa que não tem!), terá de partir para sistemas bem mais caros...... o que não recomendo pela aplicação, pois não se tem tanta necessidade, imaginou os vizinhos enchendo o seu saco devido ao som alto!?

@Sandro_Alves , quanto ao que menciona, o Guga rasgou elogios aqui no fórum sobre as caixas que utiliza, onde na maioria das vezes deixa as promaxx para side e as stagemaxx como retorno e no PA as cópia de KF e os subs SB850 (cópia), e o motivo era sempre o mesmo, maximizar a qualidade para os contratantes (bandas). No comparativo com várias caixas que organizamos, ele mesmo afirmou que não teve para as promaxx nem se comparando com Studio R Sky HD.

Agora, se fosse na minha casa um evento eu não colocaria um trambolho de caixa de maneira nenhuma, escolheria um sistema que fosse o máximo compacto e desse uma qualidade TOP para todos os convidados, para tal, recomendo um par de caixas de 8" (RCF linha TT já que tem grana para o projeto ou as FZ se quiser gastar um pouco menos) e um sub para acompanhar cada caixa. (quem utilizar um sistema desse em sua casa é um cantora de renomee, que fez muito sucesso cantando ROCK nos anos 80 e 90, e até hoje tem seu espaço garantido! Só não sei se posso citar nomes aqui.....rs)

Logicamente que isso se realmente quiser gastar uma boa grana, caso contrario, recomendo repensar no sistema.....

obs.: Já afirmei diversas vezes aqui no fórum que trocaria fácil um par de HD32a por um par de TT08! Inclusive a minha queridinha ZXA5 eu também trocaria pelas TT!!
 
olá pessoal haha, realmente sandro, fui a um casamento a um tempo atrás...em uma xácara, local aberto, o dj levou simplesmente um par de mackie de 15 pol...não sei o modelo...não levou nem um sub pra um casamento de 500 pessoas, tocava de boa até o pessoal começar a dançar... faltou volume e como faltou, pelo menos pra min, o que considero um bom volume pode ser diferente para algumas pessoas... fui em uma festa com 250 pessoas e o dj levou 4 subs de 18 da attack mais 4 line arrays não sei de quantas polegadas...espetáculo de som, sobrou volume, bem melhor assim, sobrar do que faltar como no outro evento..Caro Tonreb caixas de 8 estão fora de questão... se for assim uso meu lg xboom shsuah.....pesquisei um pouco no mercado livre... eu vi uma electro voice de 1000w, vi uma de 600w 2x12 +ti da soung box...o vendedor de um dos anúncios disse que uma staner 615a é capaz de suprir 150 a 200 pessoas com som alto(balada), não botei muita fé não até porque não tive a oportunidade de ouvi-lá
 
vi uma no mercado livre, leacs vip 1000 está 3099... diz que tem 1000rms e 2000 musical. a grande questão é uma caixa bonita com qualidade ativa e prática ou um kit trambolho que da pra fazer festa pra 1 milhão de pessoas da 4 vias...não sei se vale muito a pena comprar lá porque vi as caixas da premiun line na internet...procurei seus componentes e na soma deu 1650 e estavam vendendo por 2700... a questão é como conciliar a potencia do p.a passivo e alto spl com a praticidade da ativa, ouvi uma soundbox ativa e o volume dela meio que era bem inferior com o mesmo modelo só que passiva ligada em um amp
 
mackie de 15 pol
Essa é uma caixa chamada TAPCO, fraca d+, porém com boa qualidade.

E quanto a Leacs Vip, ela se enquadra na caixa trambolha que não fala tanto...... e bem abaixo quanto a qualidade que vc quer.... as DBR são melhores.

E quanto a vendedores, cuidado, alguns não tem noção nenhuma nem do que estão falando, ai fica bem complicado......


Caro Tonreb caixas de 8 estão fora de questão...
obs.: Já afirmei diversas vezes aqui no fórum que trocaria fácil um par de HD32a por um par de TT08! Inclusive a minha queridinha ZXA5 eu também trocaria pelas TT!!

a HD32a é uma cx com falante de 12" + driver de 3", já a ZXA5 trata-se de uma cx com falante de 15" e driver de 2"(se não me engano), e pela qualidade e SPL eu TROCARIA por uma TT08, agora tente imaginar o que fala essa pequena notável..............
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Back
Topo