Jeremy Camp in Rio - 31-Maio-2011

tonypinheiro

New Member
Olá Pessoal,

Fui ao Show do cantor de Rock norte americano Jeremy Camp no dia 13 de maio na 1ª Igreja Batista do Recreio - RJ, não pude ver muito de perto, mas gostaria de compartilhar com vocês sobre esse a Infra do Sistema de Som utilizado no Show.
Já escuto esse cara há muitos anos e pra quem gosta de Rock pode ouvir porque vai gostar na certa!

Cliquem no link para ver a foto do Jeremy Camp no Show... Ele usou se não me engano um sistema sem fio SLX24/Beta87C.
http://www.esnips.com/doc/e15c1e9a-c045-4dc6-b431-73067b384522/jeremy2


As caixas do P.A. eram Attack no sistema de line array (05 cxs de cada lado). Não consegui pegar a marca dos subs...

Foi usado o console digital Yamaha LS9 no P.A. e uma também na Stage Mix.
Fiz uma foto com o Técnico do Jeremy Camp, segue abaixo o link da foto. O cara mandou muito bem na mixagem do P.A.
http://www.esnips.com/doc/4b7018ad-0952-477d-9af4-e03b14294f53/jeremy3

Achei muito interessante a técnica de captação da Guitarra... Eles usaram a guitarra em Stéreo com a seguinte config...
Pegaram as saídas Stéreo da pedaleira e ligaram em dois Amps VIRADOS PARA A PAREDE para não vazar e somar com o P.A.
Não consegui ver os microfones de captação dos Amps e a marca dos Amps. Sei que a timbre estava muito bom, principalmente quando o cara usava Delay!
Segue uma foto do Guitarrista.
http://www.esnips.com/doc/47a9780e-880c-4e4d-a3f0-28ff1421709f/jeremy1

Na captação do Baixo eles usaram um microfone do tipo Shure beta 52A e um sistema de cabeçote e falantes da Hartke e vi também um cabo na saída Pré out do cabeçote!

Foi usado um teclado ligado em Stéreo... É uma coisa que é super importante.. Ligar o teclado em Stéreo na mesa.. Dá outro som no teclado...

Agora o que gostei muito foi do som da Bateria... Pelo que pude perceber foram usados 10 microfones pra captação de toda bateria... São eles:
Bumbo
Caixa
Esteira
Hihat
Tom1
Tom2
Surdo
Over L
Over R
e um microfone em baixo do prato da Condução

A foto abaixo pega um pouco a batera...
jeremy5


Essa foto mostra o palco... Esse palco tem um bom tratamento acústico nas paredes... nem foi usado acrílico em volta da batera e não somava com o P.A....
http://www.esnips.com/doc/56fa49c3-c1c7-4f56-b7d1-bcdbcede40eb/jeremy4

Enfim pessoal foi um belo show!
 
tonypinheiro disse:
Na captação do Baixo eles usaram um microfone do tipo Shure beta 52A e um sistema de cabeçote e falantes da Hartke e vi também um cabo na saída Pré out do cabeçote!


Achei este método de captação parecido na Audio List....

http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=301

Edu Silva - Audio List disse:
A melhor opção em boa parte das vezes, consiste em usar as duas técnicas: microfonação e DI (ou saida direta do amp).

Ligue o baixo numa DI (ou pré) e dela divida o sinal em dois: um vai para a mesa, outro ao amplificador (veja o manual da sua DI sobre como fazer).

Ponha um microfone (SM57, MD421, etc) em frente ao falante como numa caixa de guitarra e corte os graves.

Na verdade, nem precisa ser um aparelho especifico para baixo, um de guitarra servirá bem, mas de preferência valvulado. Não precisa de graves nele, pois estes virão do canal que recebe a DI. Dê um pouco de distorção no amplificador e na mixagem vá equilibrando os canais (DI/amp) até encontrar o ponto certo.

Se não tiver DI, puxe o sinal de uma saida de linha no amplificador, mas não mexa nos graves dele: equalize na mesa, retirando baixas frequencias apenas no canal do amp e se quiser, atenue os agudos no canal direto. Equilibre a gosto.

Obs: será preciso experimentar diversas posições do microfone em frente ao falante até atingir o "ponto G", não tenha preguiça. Ele deve estar entre 15 e 50 cm da frente da caixa. Apontando para o centro do falante, terá um som mais brilhante; para a borda, mais abafado. Posicione a caixa de forma que fique longe de paredes e chão (use uma estante), evitando reflexões.

Se você cortar os graves no canal do microfone e talvez agudos no canal direto, não terá problemas com fase entre eles, mas se notar algum efeito estranho (tipo um phaser ou semelhante) que não puder ser eliminado variando a distância do microfone, inverta a polaridade do sinal em um dos tracks. Isso pode ser feito usando no microfone um cabo XLR com os fios dos pinos 2 e 3 invertidos em apenas uma das pontas. Voce pode tambem usar o recurso "flip polarity" ou equivalente em seu soft de gravação (consulte o manual ou help).

Se não resolver (caso raro) basta atrasar ligeiramente o track direto (uns poucos ms) até que "case" com o microfonado. Geralmente isso não costuma ser preciso, se fizer como sugerido.

Sobre processamento, voce pode usar efeitos diferentes em cada canal, por exemplo comprimir 3 ou 4:1 (ataque de 10 a 50 ms, release de 200 ou 250 ms, redução de ganho até 6 dB nos picos) no canal direto e deixar o microfonado natural, apenas com a compressão da propria caixa (dai a vantagem de uma valvulada).

Equalização: Para melhor inteligibilidade no baixo, especialmente nas mixagens para rádio e TV, procure um pequeno reforço (no canal direto) pelos 100 ou 200Hz e dê uma queda abaixo dos 80Hz, esta última para não sobrecarregar os falantes, que na maioria dos sistemas não chegam até ai.


Ah, as dicas acima servem melhor para pop/rock. Musica mais amena costuma pedir apenas baixo direto, com DI ou pré. Ou até baixo acústico, microfonado com um bom condensador.
 
Back
Topo