Jumper no conector XLR

Olá gente,

existe uma norma internacional (de 1996) que estabelece padrões de conectores e conexões. IEC-268. Vejam:

CabobalanceadoXLR.jpg


Dois conectores XLR (três pinos) interligados por um cabo de 3 condutores: positivo (vermelho, interliga os pinos 2), negativo (branco, interliga os pinos 3) e malha.

Aliás, as cores dos isolantes citadas são as mais comuns de serem encontradas nos cabos, mas são apenas exemplos. Não há problema em usar preto/azul, roxo/amarelo, etc, mas tem que interligar pino 2 com pino 2, pino 3 com pino 3. E malha não tem isolante, logo não tem cor (é metal nu mesmo).

Se tivermos um esquema como o apresentado acima, teremos um legítimo sistema balanceado e normatizado para trabalhar sem problemas com Phantom Power, que é enviado pelos pinos 2 e 3 (+) e retorna (-) pela manha (pino 1).

Bem, agora vamos às questões levantadas neste tópico.

O Leandro perguntou primeiro o que acontece se jampearmos (interligarmos) os pinos 1 e 3. Isso é comum em um cabo feito com conector de 3 pinos e cabo de somente 2 condutores (cabo coaxial, vulgarmente conhecido como "cabo de guitarra"). Neste caso, interliga-se os pinos 1 e 3 porque estamos na verdade interligando o negativo com o terra.

A primeira conclusão é que não teremos mais um cabo balanceado. Perdemos o balanceamento.

A segunda conclusão é que, ao fazer isto, estaremos provocando um curto-circuito entre o pino 3 (positivo do Phantom Power) com o pino 1 (negativo do Phantom Power). E curto-circuito é uma palavra que nos remete a outra: QUEIMA de alguma coisa. No caso, ou queima o microfone (muito mais comum) ou queima o canal da mesa de som (menos comum, mas possível).

Então, se temos um cabo de microfone com conectores XLR nas duas pontas, é muito importante que o fio que interliga tais conectores seja de três condutores (cabo coaxial duplo ou balanceado, cabo de microfone).

Fazer cabos XLR-XLR nas duas pontas com fio coaxial simples (cabo de guitarra) é arriscar queimar alguma coisa se o Phantom Power for acionado. Além de arriscar um ruído maior, pela falta de balanceamento.

Mas,

se for para usar um sistema simples, onde as entradas da mesa são P10, pode-se usar conector XLR fêmea (lado do microfone), cabo coaxial simples (com o jumper entre o pinos 1 e 3) e conector P10 macho na mesa de som. Mesas com conectores P10 na entrada de mic não tem Phantom Power, logo não tem risco de queimar nada.

Mas também não é um sistema profissional.

A outra pergunta do Leandro é sobre a interligação da malha (pino 1) com uma outra pontinha de metal que existe no conector XLR. No desenho acima, existe esta ligação (note, por cima do plugue, a existência de um peça retangular dentro de um círculo por onde a malha passa).

Esta ligação já foi necessária, mas atualmente não é. Ela realmente interliga o aterramento à carcaça do plugue, mas era necessária somente nos conectores todos de plástico. Atualmente, como são todos de ferro, não há mais necessidade.

Pode ser feitos ou não, sem problemas. Entretanto, tenho visto (e ouvido) alguns relatos de problemas de ruído quando esta ligação está presente. O mais comum disso acontecer é quando de um lado do cabo há a ligação e do outro lado não. No caso de acontecer o ruído, desfazer a ligação e pronto, tá resolvido.

Um abraço,

Fernando
 
Aproveitando o embalo.....

o mic do pulpito(lapela da leson) e o contra-baixo da minha igreja, ambos são ligados com um cabo coaxial, mas entrando na mesa com um conector XLR macho, ligo assim por que o nivel de sinal é baixo demais....


hoje liguei tudo o que tinha que ligar na mesa e logo em seguida liguei o phanton e derrepente...."BUUMM"...

um barulho alto......na hora pensei..."se queimar não vo ter dinheiro"..
fui e testei tudo....funcionou normal..

se eu continuar usando essa ligação para o contra-baixo e mic lapela....será que vai queimar alguma coisa??

Duvida que não vai me deixar durmir direito...

abraços pra essa familia SomAoVivo
 
Lucas,

você está pedindo por problemas. O "bum" foi só um aviso. Mais alguns "buns" e você vai escutar é outro barulho... um que vai doer muito no bolso.

Desfaça tudo, livre-se do lapela da LeSon e coloque um microfone balanceado no lugar. Sugestão: um gooseneck da TSI, MMF-102 ou MMF-302. Cotei um 302 na Gorza esta semana, R$ 200,00.

Para saber dos problemas, leia:

"Quem tem medo de Phantom Power"

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=142">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=142</a><!-- m -->

MIC IN LINE IN: uma tremenda confusão:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=185">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=185</a><!-- m -->

Você verá que manter o contrabaixo ligado na entrada XLR da mesa (mic) é o caminho mais curto entre você e a assistência técnica.

E não durma até resolver tais problemas.

Um abraço,

Fernando
 
Às vezes nem precisa. Se o contrabaixo estiver perto da mesa, basta ligar na entrada correta: LINHA! Cabo P10-P10. Se estiver longe, um DI ajuda muito sim.

Já o lapela da LeSon, ele é fabricado já com cabo de 2 vias, coaxial. Um direct box até pode ser usado, mas vai custar tanto que compensa trocar o mic inteiro por outro melhor, balanceado.

Um abraço,

Fernando
 
eu sei que tenho que desfazer tudo....
mas sabe como que é né....jeitinho brasileiro...
na falta de dinheiro da-se um jeitinho

mas eu ja tinha 90% de certeza que eu ia ter que desfazer tudo mesmo... :lol:

vlw galera....


vo durmir em paz hoje
 
Lucas,

hoje você tem dois problemas. Um você conserta com um novo mic, outro com um cabo P10-P10, que aliás você já deve ter.

Se continuar com o "jeitinho", vai acabar tendo um problemão: uma mesa de som queimada.

Quanto a prevenir ou remediar, gastar agora ou depois, é com você.

Fernando
 
Amigos, eu ainda fiquei com uma algumas dúvida em relação a esse jumper no cabo, vamos supor que estamos em um lugar onde não conhecemos os cabos e (sem saber) eu utilize um cabo desse jampeado para ligar um mic a entrada balanceada da mesa .


Eu entendo que o cabo balanceado sai do mic com 3 sinais , hot (+), cold (-) e ground. Ao chegar na mesa, ela inverte o sinal cold (-) fazendo- o virar positivo novamente e soma ao sinal hot. No caso desse cabo jampeado , como o terra está jampeado com o cold, o terra acabaria se misturando ao sinal hot tbm? Haveria algum tipo de problema se isso acontecer?
 
Olá!
Amigos, eu ainda fiquei com uma algumas dúvida em relação a esse jumper no cabo, vamos supor que estamos em um lugar onde não conhecemos os cabos e (sem saber) eu utilize um cabo desse jampeado para ligar um mic a entrada balanceada da mesa .
Eu pergunto e caso ninguem confirme, abro os conectore e vejo, ou testar a continuidade com um multimetro.

Eu entendo que o cabo balanceado sai do mic com 3 sinais , hot (+), cold (-) e ground. Ao chegar na mesa, ela inverte o sinal cold (-) fazendo- o virar positivo novamente e soma ao sinal hot. No caso desse cabo jampeado , como o terra está jampeado com o cold, o terra acabaria se misturando ao sinal hot tbm? Haveria algum tipo de problema se isso acontecer?
Acho que ai desbalancearia e geraria ruido/interferência.

Até mais,

Vladimir
 
Back
Topo