Olá gente,
existe uma norma internacional (de 1996) que estabelece padrões de conectores e conexões. IEC-268. Vejam:
Dois conectores XLR (três pinos) interligados por um cabo de 3 condutores: positivo (vermelho, interliga os pinos 2), negativo (branco, interliga os pinos 3) e malha.
Aliás, as cores dos isolantes citadas são as mais comuns de serem encontradas nos cabos, mas são apenas exemplos. Não há problema em usar preto/azul, roxo/amarelo, etc, mas tem que interligar pino 2 com pino 2, pino 3 com pino 3. E malha não tem isolante, logo não tem cor (é metal nu mesmo).
Se tivermos um esquema como o apresentado acima, teremos um legítimo sistema balanceado e normatizado para trabalhar sem problemas com Phantom Power, que é enviado pelos pinos 2 e 3 (+) e retorna (-) pela manha (pino 1).
Bem, agora vamos às questões levantadas neste tópico.
O Leandro perguntou primeiro o que acontece se jampearmos (interligarmos) os pinos 1 e 3. Isso é comum em um cabo feito com conector de 3 pinos e cabo de somente 2 condutores (cabo coaxial, vulgarmente conhecido como "cabo de guitarra"). Neste caso, interliga-se os pinos 1 e 3 porque estamos na verdade interligando o negativo com o terra.
A primeira conclusão é que não teremos mais um cabo balanceado. Perdemos o balanceamento.
A segunda conclusão é que, ao fazer isto, estaremos provocando um curto-circuito entre o pino 3 (positivo do Phantom Power) com o pino 1 (negativo do Phantom Power). E curto-circuito é uma palavra que nos remete a outra: QUEIMA de alguma coisa. No caso, ou queima o microfone (muito mais comum) ou queima o canal da mesa de som (menos comum, mas possível).
Então, se temos um cabo de microfone com conectores XLR nas duas pontas, é muito importante que o fio que interliga tais conectores seja de três condutores (cabo coaxial duplo ou balanceado, cabo de microfone).
Fazer cabos XLR-XLR nas duas pontas com fio coaxial simples (cabo de guitarra) é arriscar queimar alguma coisa se o Phantom Power for acionado. Além de arriscar um ruído maior, pela falta de balanceamento.
Mas,
se for para usar um sistema simples, onde as entradas da mesa são P10, pode-se usar conector XLR fêmea (lado do microfone), cabo coaxial simples (com o jumper entre o pinos 1 e 3) e conector P10 macho na mesa de som. Mesas com conectores P10 na entrada de mic não tem Phantom Power, logo não tem risco de queimar nada.
Mas também não é um sistema profissional.
A outra pergunta do Leandro é sobre a interligação da malha (pino 1) com uma outra pontinha de metal que existe no conector XLR. No desenho acima, existe esta ligação (note, por cima do plugue, a existência de um peça retangular dentro de um círculo por onde a malha passa).
Esta ligação já foi necessária, mas atualmente não é. Ela realmente interliga o aterramento à carcaça do plugue, mas era necessária somente nos conectores todos de plástico. Atualmente, como são todos de ferro, não há mais necessidade.
Pode ser feitos ou não, sem problemas. Entretanto, tenho visto (e ouvido) alguns relatos de problemas de ruído quando esta ligação está presente. O mais comum disso acontecer é quando de um lado do cabo há a ligação e do outro lado não. No caso de acontecer o ruído, desfazer a ligação e pronto, tá resolvido.
Um abraço,
Fernando
existe uma norma internacional (de 1996) que estabelece padrões de conectores e conexões. IEC-268. Vejam:
Dois conectores XLR (três pinos) interligados por um cabo de 3 condutores: positivo (vermelho, interliga os pinos 2), negativo (branco, interliga os pinos 3) e malha.
Aliás, as cores dos isolantes citadas são as mais comuns de serem encontradas nos cabos, mas são apenas exemplos. Não há problema em usar preto/azul, roxo/amarelo, etc, mas tem que interligar pino 2 com pino 2, pino 3 com pino 3. E malha não tem isolante, logo não tem cor (é metal nu mesmo).
Se tivermos um esquema como o apresentado acima, teremos um legítimo sistema balanceado e normatizado para trabalhar sem problemas com Phantom Power, que é enviado pelos pinos 2 e 3 (+) e retorna (-) pela manha (pino 1).
Bem, agora vamos às questões levantadas neste tópico.
O Leandro perguntou primeiro o que acontece se jampearmos (interligarmos) os pinos 1 e 3. Isso é comum em um cabo feito com conector de 3 pinos e cabo de somente 2 condutores (cabo coaxial, vulgarmente conhecido como "cabo de guitarra"). Neste caso, interliga-se os pinos 1 e 3 porque estamos na verdade interligando o negativo com o terra.
A primeira conclusão é que não teremos mais um cabo balanceado. Perdemos o balanceamento.
A segunda conclusão é que, ao fazer isto, estaremos provocando um curto-circuito entre o pino 3 (positivo do Phantom Power) com o pino 1 (negativo do Phantom Power). E curto-circuito é uma palavra que nos remete a outra: QUEIMA de alguma coisa. No caso, ou queima o microfone (muito mais comum) ou queima o canal da mesa de som (menos comum, mas possível).
Então, se temos um cabo de microfone com conectores XLR nas duas pontas, é muito importante que o fio que interliga tais conectores seja de três condutores (cabo coaxial duplo ou balanceado, cabo de microfone).
Fazer cabos XLR-XLR nas duas pontas com fio coaxial simples (cabo de guitarra) é arriscar queimar alguma coisa se o Phantom Power for acionado. Além de arriscar um ruído maior, pela falta de balanceamento.
Mas,
se for para usar um sistema simples, onde as entradas da mesa são P10, pode-se usar conector XLR fêmea (lado do microfone), cabo coaxial simples (com o jumper entre o pinos 1 e 3) e conector P10 macho na mesa de som. Mesas com conectores P10 na entrada de mic não tem Phantom Power, logo não tem risco de queimar nada.
Mas também não é um sistema profissional.
A outra pergunta do Leandro é sobre a interligação da malha (pino 1) com uma outra pontinha de metal que existe no conector XLR. No desenho acima, existe esta ligação (note, por cima do plugue, a existência de um peça retangular dentro de um círculo por onde a malha passa).
Esta ligação já foi necessária, mas atualmente não é. Ela realmente interliga o aterramento à carcaça do plugue, mas era necessária somente nos conectores todos de plástico. Atualmente, como são todos de ferro, não há mais necessidade.
Pode ser feitos ou não, sem problemas. Entretanto, tenho visto (e ouvido) alguns relatos de problemas de ruído quando esta ligação está presente. O mais comum disso acontecer é quando de um lado do cabo há a ligação e do outro lado não. No caso de acontecer o ruído, desfazer a ligação e pronto, tá resolvido.
Um abraço,
Fernando