Lâmpada eletrônica em dimmer

gabriel_equalize

Moderator
Moderador
Boa tarde pessoal.
Hoje me deparei com uma dúvida que me pegou na pouca experiência com iluminação.

f_37446856-f5308a55.jpeg


Para eu ligar uma (ou mais) lâmpadas de luz negra (que é uma lâmpada eletrônica) na mesa DMX, eu precisaria passá-la pelo Rack-Dimmer, correto?

Mas como as lâmpadas eletrônicas reagem ao serem dimmerizadas? Da mesma forma que as de filamento?
Isso pode prejudicar a vida útil delas?
 
No quarto do meu pai há umas luzes indiretas no rebaixamento de gesso.
Ele queimou 10 (5 depois mias 5) usando DIMER.
Só resolveu colocando as lâmpadas dicróicas.
Então acho que as eletrônicas não podem ser atreladas ao DIMER.
 
Hammmmmmmm, respondeu uma dúvida minha sobre utilização de halogeneas em mesa DMX.
É um Rack Dimmer DMX que faz esta conexão.
Comecei agora neste mundo também, kkkkkkkkkkkkk.

A igreja comprou 8 par64 LED e uma mesa DMX, chegou HOJE.
Mais como temos alguns PA64 500w, queria utilizá-los para luz direta no preletor.
 
É, eliabe... Quem liga as lâmpadas sem recurso DMX à mesa é o Rack Dimmer.
Você o compra por número de canais. Um de 12 canais custa em torno de R$2.000.

Com ele você liga PAR64 (32, 16, etc), Optipar, lâmpada halógena, lâmpada de filamento comum...
Já vi até gente ligando ventilador, para fazer efeito de cenografia, controlando pela mesa DMX.
 
Não tenho experiência com iluminação de eventos, mas já fiz varias instalaçãoes residenciais e comerciais, principalmente em shoppings. Pelo que me lembro não se usa dimmer em lâmpada eletrônica. A não ser que já inventaram alguma lâmpada ou dimmer que possa ser usado de tal forma e eu ainda não saiba.
 
Pessoal, que fique claro que não é meu objetivo dimmerizar a lâmpada.
Meu objetivo é ligá-la à mesa DMX, mas o único jeito que conheço de fazê-lo é através do Rack Dimmer.
Se alguém conhecer outro equipamento que faça isso, sem a função Dimmer, também serve!
 
Você poderia alimentar um circuito eletrônico acionando um triac, relé ou contactora, de modo que eles ligassem a lãmpada sem ser gradualmente. Devido ao modo como as fluorescentes funcionam (por ionização), seria o único jeito de usá-las!
 
Fernando, não entendi direito sua explicação...
Eu colocaria um relé entre o rack-dimmer e a lâmpada, de forma que, naquele segundo enquanto eu subo o fader da mesa, a lâmpada não acenderá ainda?

Mas aí se o cara parar o fader no meio, ferra a lâmpada do mesmo jeito?
 
O relé só iria atracar quando chegar a uma tensão próxima a de sua alimentação.
Você pode fazer um teste diretamente com um relé ac (110 ou 220V a depender da tensão que vai usar) mas há o risco de centelhamento se o dimmer não estiver no máximo e a carga for alta.
Você iria precisar de um circuitinho para fazer o "disparo" do relé a partir de algum ponto do dimmer (esse ponto iria depender do circuito).
Esse circuito é uma coisa conceitual, teria que ser criado para tal (nada muito complexo) mas é o único jeito ao meu ver de você usar esse tipo de lãmpada.
 
Acho que entendi... Vamos, lá, no meu caso, é tudo 220v.
O relé só passa energia a partir de certa tensão, correto? Enquanto o sinal está dimerizado, ou seja, enviando 50v, 100v, 150v, etc, a lâmpada não receberá energia alguma.
Quando o sinal ultrapassar a tensão de 200v, por exemplo (para dar alguma folga), o relé deixa passar a energia, acendendo a lâmpada.

É isso mesmo?

Não entendi quanto ao risco de centelhamento.
 
Realmente, lâmpadas eletrônicas não podem ser usadas com dimmer para controlar a intensidade.

Para controlar essas lâmpadas por DMX, tem que haver algum dispositivo que só ligue ou desligue as lâmpadas. Um relé faria isso facilmente, mas é preciso um circuito para decodificar o DMX e acionar o relé, sem dimmer envolvido. É desperdício ligar um relé na saída do dimmer só para aproveitar a decodificação do DMX, além da necessidade de trabalhar com tensões maiores, com muito mais perigo. Com um circuito desse tipo, não haveria problema em deixar o fader no meio, o circuito se encarrega de ligar de acordo com o valor do canal.

Fora essa possibilidade, alguns dimmers possuem o "modo relé", onde o canal fica sempre ou ligado ou desligado, sem meio-termo, como se fosse um relé. Nesse caso não há problema de ligar no dimmer.
 
A vida útil de uma lâmpada eletrônica é contada principalmente pelo número de vezes em que ela se acende e se apaga. Mesmo com relê (nesse caso), ela não duraria muito.
 
Back
Topo