lan de vidro para caixas

ademir

New Member
ola pessoal
estau fasendo algumas caixas de som
as que fiz ate agora segui o projeto e ficaram boas, quando eu aprender a postar fotos eu as coloco aqui
gostaria de saber sobre lan de vidro, um amigo meu tem um som grande para aluguel modelos das caixas e kf
ele disse que todas elas tem lan de vidro ate os retornos mas ele nao sabe a nessecidade
bom, parece que a lan e para absorver o som mas por exemplo o grave com a lan ele vai sair mais forte ou mais fraco
qual a vantagem e desvantagem de se usar lan nas caixas de grave e medio grave para som dentro da igreja e fora tambem.
espero que entendao isso ai
obrigado :?: :?:
 
O uso de material absorvente no interior das caixas tem as seguintes funções:

- Minimizar/atenuar as reflexões internas e ondas estacionarias, que podem colorir o som.
- Aumentar o volume interno da caixa
- Alterar a massa móvel do sistema
 
Caio
Sua resposta esta QUASE perfeita.
O QUASE fica por conta do AUMENTO DA MASSA MOVEL, ao se aplicar LÃ de rocha ou LÃ de vidro nas paredes internas de uma caixa acustica não se mexe no a massa movel do sistema, relacionada apenas e tão somente ao falante (ou falantes) e e carga de ar acoplada ao mesmo.

Massa Movel (Mms) = soma das massas do cone, suspensão, bobina, aranha etc ...

E apenas complementando, o enchimente de uma caixa acústica com vista a AUMENTAR o volume interno so acontece nas chamadas CLOSED BOX (caixas fechadas), nas BASS REFLEX seu efeito é muitissimo menor, quase desprezivel.

Qto a relação da espessura da manta,esta deve ser proporcional a pelo menos 1/4 do comprimento de onda da frequencia minima que se deseja "atenuasr". Tipo de for 1,000 Hz, o comprimento de onda é mais ou menos 30 cm, logo 1/4Lbd = 8.5 cm, ou seja a manta vai ter que ter pelo menos 8.5 cm para absorver frequencia de 1kHz e acima.

Guriro uma vasculhda na Audiolist, recentemente discutimos um tanto sobre isso.

Abs
 
Ullmann aproveitando sua presença nesse tópico queria tirar uma dúvida a respeito ao tamanho máximo do diâmetro do duto.

Sei que a velocidade do ar no duto não deve ser maior que 5% da velocidade do som para evitar o ruido de sopro, e que quanto maior o diâmetro do duto menor a velocidade do ar que passa por ele. Mas também se a área do duto for igual a área de pistão ele passa a ser uma extensão da caixa e não um tudo e perdemos spl.
Até aqui tudo certo?

Bom, quero saber como faço para calcular a área máxima do duto para determinada área do falante, ou alguma tabela com as informações.
Tenho uma do Edu postada na audiolist para alto falantes de ate 15", hj temos ate 21".

Sobre o Mms, errei feio. Vlw a correção
Obrigado!
 
Caio

Não existe propriamente uma tabela. Existe na verdade uma relação de compromisso entre area do duto x area do falante (pistão) e o que se pretende.
Dutos muito grandes (velocidade baixa) cosntuma resultar em graves "XOXOS" sem peso, dutos muito pequenos graves amarrados e distorcidos.
Leembre-se que o duto tambem entra na parte de servir como controle de excursão do falante.

Mas ainda em função dos dutos, não so a velocidade importa, o comprimento é muito importante, pois se for longo demais facilita o surgimento de estacionarias, se for curto demais o aumento de distorção por conta da turbulencia do ar.
Resumo da coisa, como tudo no Audio, isso é um coberto curto e não existe receita pronta.

Aparentemente, vc tem base para brincar com formulas e talz, tente achar na net as equações do Thiele ou alguns dos papers do Homero Sette, ali vc tem como fazer esse calculo (velocidade do ar no duto) em função do deslocamento do cone etc. Alguns programas, como o LEAP, fornecem graficos para esse tipo de dados.
 
Em tempo, em geral faço o seguinte, uso aquelas equações todas para uma estimativa inicial do tamenho do duto, AREA e COMPRIMENTO, depois vou variando a mesma até obter um dado satisfatorio (teorico), que vai desde a resposta da caixa em termos de frequencia, passando pelo deslocamento do cone etc ..
Qdo chego a alguma coisa interessante (teorica) passo para a construção da dita e consequentemente medição / AJEITAÇÃO da dita, ate que tudo me parecça nos conformes.

Digamos que uma dica pratica seria trabalhar com areas do duto da ordem de 25 a 30% da area do cone, para começar.
 
entrando nessa questão de dutos, o que é melhor no caso como vc citou de se usar certa de 30% da área do AF em duto, é melhor se usar apenas um duto ou dois quais os prós e contras q se obtem em dividir essa área?
 
Dener
O uso de 2 ou mais dutos em uma caixa acontece por razões esteticas ou tecnicas, ou ambos. Como escrevi lá em cima, vai depender muito da finalidade e objetivo do projeto.
Por exemplo, muitas caixas de ggraves tem 3 ou 4 dutos de 4 polegadas, frequentemnete isso acontece qdo se tem uma area frontal que não permite um unico duto no tamanho adequado, tantop em termos de area, qto de comprimento. Apenas para iluminar um pouco para os iteressados, qdo se deseja usar mais de um duto em uma caixa o procedimento é o seguinte :
Uma vez achado o volume interno necessario para um determinado falante e a frequencia de sintonia da caixa (Fb). Divide-se esse volume pelo numero de dutos desejados e se calcula a area e o comprimento para cada um deles.

Outro detalhe que pode interessar tambem é o seguinte, mais uma vez como citeit la em cima, deseja-se que o duto tenha uma certas RESISTENCIA ACUSTICA que sirva para freiar o cone (por exemplo), e em dado momento descobre-se que o tamanho ideal do duto não permite isso, se não quisermos / pudermos alterar essa area e comprimento, uma saida é dividir-se a mesma numa qtidade de outras areas e agrupa-las todas muito perto umas das outras. Como menor area, maior atrito, menor velocidade etc, etc ...
Imaginando que o duto desejado seja equivalente a 100 cm2 e 100 mm de comprimento, podemos usar 4 x 25 cm2 ou 10x 10 cm2, todos bem proximos.
Experiencia interessante pra os curiosos, quem tem uma ciaca com dutos de 2 polegadas e ate uns 15 cm de comprimento, pode corta inumeros caunudinhos de refresco no tamanho adequado (15) e rechear o duto com os mesmos (completar mesmo) E depois ouvir a diferença no som do brinquedo .. Prometo que vai ser interessante.
Os cunudos tem que ter o mesmo comprimento do duto e preencher completamente o dito cujo !
 
apenas complementando, o enchimente de uma caixa acústica com vista a AUMENTAR o volume interno so acontece nas chamadas CLOSED BOX (caixas fechadas), nas BASS REFLEX seu efeito é muitissimo menor, quase desprezivel.

Essa eu não sabia, quanto a onda estacionária em caixas de subgrave fica impraticável dado a quantidade de material empregado...
Começa a fazer mais sentido a resistência do Prf. Homero em usar esse tipo de recurso...
 
desculpa ai
fiquei sem net ontem
obrigado pelas respostas mas, mas estao muito tecnicas e eu nao entendo muito disso nao
queria saber a grosso modo
e melhor a caixa com ou sem lan, o grave vai ficar masi grave ou mais suave, o a caixa de medio agudo sai mais forte ou mais suave.
obrigado
 
Tem uma velha "técnica", das antigas quando até os grandes fabricantes faziam caixas na base ta tentativa e erro, que é ir colocando material absorvente dentro da caixa e ir batendo no cone do falante com a ponta dos dedos até você ouvir um TUM TUM menos retumbante, mais surdo...
É o menos técnico que posso passar para você!
 
OLA ARLEI
NÃO ENTENDI O QUE QUIS DIZER MAS TUDO BEM
DEIXA EU TE PERGUNTAR VOCÊ E DE QUAL CIDADE DE RONDÔNIA ????
 
Ademir, vc escreveu :

" ... qual a vantagem e desvantagem de se usar lan nas caixas de grave e medio grave para som dentro da igreja e fora tambem.
espero que entendao isso ai ... "


MAs vou tentar resumir e ser direto, se quiser "melhorrar" os graves vai ter que usar muita lã de vidro ou de rocha, tipo 7, 10, 12 cm de espessura, se quiser mexer so das medias para cima o minimo que vai ter que usar vai ser 5 cm.

E nos graves (subs) tanto faz. Mas sem a lã fica mais barato !
 
Back
Topo