Artigo Lançamento do CD "No Centro da Tua Vontade" - ADRIELLE ROCHA

deneripr

Well-Known Member
Olá pessoal, tudo bem?

Vou detalhar neste post o evento que tivemos em nossa igreja neste sábado, onde eu participei da organização e trabalhei como operador de monitor...

O evento foi como o título do tópico diz, o lançamento do primeiro CD gravado de uma membra da nossa igreja, a ADRIELLE ROCHA, muito jovem por sinal... O trabalho foi totalmente produzido aqui em nossa cidade, ficando apenas a prensagem do mesmo a cargo de uma empresa de São Paulo.

Desde o início da ideia de se fazer o lançamento do CD na igreja, o empresário dela que é meu amigo e membro da nossa igreja, me procurou para planejarmos o evento, ajudá-lo com a organização além de claro operar o sistema, enfim vamos ao sistema que utilizamos...

No coração do Sistema temos 2 mesas X32, uma X32 no palco fazendo o monitor, e outra X32 Compact no PA, as duas foram interligadas via AES50 usando apenas um cabo de rede, o que facilitou e muito a montagem e operação...

20150720061448.jpg
*X32 no Palco como mesa de Monitor, conexão dos microfones e instrumentos diretamente nela, detalhe para cabo CAT5 conectando-a com a mesa de PA.
20150720061445.jpg

20150720061446.jpg
*X32 Compact no PA, detalhe para o número de conexões que ela tem... E poderia ser menos, por já ter a saída pro PA via Multicabo em LR, decidi usar o mesmo caminho habitual, mas poderia mandar a volta do LR também via CAT5 e usar a saída física da console de palco...
20150720061451.jpg

Como já apresentei o coração do sistema, agora vamos ao sistema de monitor, não usamos fones todo mundo com monitor de chão, as caixas usadas para monitoração foram as QSC K12, usei as mesmas em modo FLAT.

20150720061504.jpg

Detalhe do posicionamento dos monitores:
20150720061503.jpg

Não foi a minha primeira experiência com as K12 mas foi a que eu pude trabalhar com mais calma e pude planejar melhor como usá-las... E o resultado foi MUITO satisfatório... apesar de ter muito som no palco, não tive problemas com microfonias pois a caixa é muito equilibrada...

Na bateria usei um "Drum-Fill" com a QSC K12 sobre um sub-grave Yamaha DXS-15... E o rendimento foi muito bom...

20150720061503 (1).jpg

A QSC K12 tem um recurso muito útil que é a a angulação selecionável de 7,5 graus usando o pedestal... com isso pude obter uma cobertura muito melhor e usar menos SPL para monitoração da bateria e baixo...

Fiz a mesma ligação X32>>DXS-15>>QSC K12 no monitor do teclado, porém usei a K12 no chão mesmo, com o sub montado atrás da cortina (fora do palco) por questão de espaço e estética também...

No PA usamos o sistema da igreja da DB Tecnologia Acústica o line Ultra-Compact e os Sub-Scoop 12-900, com o diferencial dos cultos habituais no uso de um "Front-Fill" em que usei duas caixas ativas LEXSEN LPX-112A.

20150720061502.jpg
O Sistema de PA no geral falou MUITO BEM.... é aquela que sempre ouvi e não era muito "crente" Line Array fala mesmo quando se "dá um gás"... Em cultos normais não posso deixar o SPL subir muito então temos que conciliar com o monitor, e o som não tem aquela "pegada" no sábado pudemos "abrir a torneira" e deixar o line falar, e não é que apesar do tamanho reduzido falou como gente grande??? A bateria ficou com um corpo espetacular, foi o instrumento que mais se sobressaiu com a "abertura da torneira"...

Por falar em bateria, apesar de muitos torcerem o nariz, no fim usamos a eletrônica da igreja, uma ROLAND TD-9KX2... O meu amigo (empresário da cantora e músico) ficou receoso ao me ouvir defender o uso da mesma no evento, considerando a falta de baterias acústicas boas, bem como de kits de mics com qualidade para ser usados no evento... Após o evento, o mesmo veio até mim e me disse que o som que tiramos com a bateria estava muito acima do que ele esperava, e tive que admitir que nunca iria conseguir tirar um som como aquele com uma acústica, pelo menos não com o o que já usei até hoje...
20150720061505.jpg

O baixo usamos um SCHECTER STILETTO CUSTOM de 4 cordas (Infelizmente não me lembrei de tirar uma foto) do próprio empresário, que até hoje é o melhor baixo que tive contato... Fora de série a captação (EMG), construção e acabamento... A amplificação do mesmo ficou a cargo do velho amplificador Meteoro da igreja...

No violão usamos apenas um TAKAMINE também da igreja (e também sem foto rsrs), que mesmo bem usado, com o pré-amplificador tendo knob de volume avariado e precisando de uma revisão em um Luthier, dá pau em muitos violões signature que temos no mercado...

Na guitarra base (usada em apenas uma música) usamos uma CORT LES PAUL, combinada com uma Pedaleira FENDER MUSTANG FLOOR e um amplificador PEAVEY STUDIO 112. (Todos da Igreja)
20150720042535 (1).jpg 20150720042535.jpg

Na guitarra Principal, usamos uma guitarra Strinberg (sem foto, e sem preconceito gente a bixinha é muito boa... rsrs) usada com uma pedaleira ZOOM G5 e um amplificador BORNE EVIDENCE 100.
20150720063714.jpg 20150720065527.jpg

Nos Teclados usamos um ROLAND JUPITER-80 e um KURZWEILL SP-76 (a anexar fotos)

Em se tratando e iluminação usamos esse setup:

20150720042535 (2).jpg
Foram 08 PAR Led e 08 Moving Led Wash (não eram xing-ling como alguns que eu tenho rsrs) e posso dizer que dão um efeito muito legal...

Além disso usamos um canhão seguidor de 1200W lâmpada a gás para da destaque na cantora... O seguidor ficou a mais ou menos 25 metros do palco e obteve um resultado satisfatório... vale a pena usar pois com apenas uma unidade pode dar "cobertura" em todo o palco e com isso reduz a necessidade de tantos PAR...

O evento teve início as 20:15 e teve duração de aproximadamente 1 hora e meia... Foi muito gratificante poder trabalhar e ajudar de alguma forma a realizar o sonho de uma irmã (menina ainda, 16 anos) que tem muito talento...
 
Editado por um moderador:
Parabéns pelo evento, poderia comentar mais sobre o recurso utilizado e como foi configurado?
No coração do Sistema temos 2 mesas X32, uma X32 no palco fazendo o monitor, e outra X32 Compact no PA, as duas foram interligadas vai AES50 usando apenas um cabo de rede, o que facilitou e muito a montagem e operação...
 
Sim... A configuração é muito simples por sinal...

Só é necessário realizar dois passos para que o sistema funcione como no meu caso:

01- Na mesa de monitor, que receberá todos os canais físicos e enviará o sinal para a console de palco, a configuração necessária é:

Em ROUTING >> AES50 Out (A ou B), você seleciona os blocos de prés onde os canais físicos estão entrando... No meu caso ficou assim...
AES50 A: OUT 1-8 (local 1-8)
AES50 A: OUT 9-16 (Local 9-16)
AES50 A: OUT 17-24 (local 17-24)
AES50 A: OUT 25-32 (Local 25-32)

02- Na mesa de monitor, que receberá via AES50 todos os canais de entrada vindos da console de palco, a configuração a ser feita é apenas o patch de entrada em ROUTING>> INPUTS

IN 1-8: AES50 A 1-8
IN 9-16: AES50 A 9-16
IN 17-24: AES50 A 17-24
IN 25-32: AES50 A 25-32

Depois disso só fiz o pacth de saída do LR para os outs 1-2 da console de palco e conectar a saída para o processador do PA...
 
Gastei 40 min pra inserir os nomes e deixar mais visível possível, além de configurações básicas de low-cut, configurar as saídas para os monitores e outras coisas na console do monitor, peguei um pendrive salvei a cena, conectei no console do PA, puxei e salvei na mesma, só fiz a alteração de patch e pronto!!! em 2 min fiz o serviço na segunda console...
 
O sistema de trabalhar com 2 consoles interligadas é FANTÁSTICO... comentava com o pessoal da igreja que ficou espantado com não usar multicabo, hoje pra locadoras principalmente de pequeno porte que não tem muita grana pra investir, é uma economia fantástica não necessitar de multicabo... (que bem feito, custa uma fortuna)
 
O sistema de trabalhar com 2 consoles interligadas é FANTÁSTICO... comentava com o pessoal da igreja que ficou espantado com não usar multicabo, hoje pra locadoras principalmente de pequeno porte que não tem muita grana pra investir, é uma economia fantástica não necessitar de multicabo... (que bem feito, custa uma fortuna)


Você já trabalhou nessa configuração de duas mesas sendo elas analógicas? Como faria a interligação da console do palco com a do PA?
 
@JobsonFerraz, para a utilização neste caso será necessário um multicabo splitado.
multicabo_splitado.gif


Segue um tópico como exemplo: https://somaovivo.org/forum/index.php?threads/ligando-mesas-de-monitor-e-pa.649/
 
Isinho terei só o vídeo que foi gravado, com o master da console de PA... não fizemos a gravação multipista... assim que me passarem os videos posto aqui pra ter uma noção....
 
11705135_875017649253256_5894341427827303606_n (1).jpg

Adrielle Rocha (centro) e a banda que a acompanhou no lançamento...

O cara com a guitarra (Márcio) é quem fez todos os arranjos e produziu o CD....
 
Sabe dar mais informações sobre o sistema de iluminação?

Porque usaram 3 mesas DMX512 de 12 scaners?
Analisando apenas os PAR64 e MOVINGS PAR64 creio que apenas uma mesa atenda, talvez duas no máximo para ter mais autonomia.
Usaram assim por opção?
 
Eliabe, isso foi opção do pessoal da Locadora... também não entendi muito bem o porque de fazerem assim... Me pareceu que era para ter mais "flexibilidade" na operação...

Do que eu sei pq "fucei" depois (no domingo a estrutura ficou montada, e tivemos culto)

  • 01 Mesa ficou a cargo dos PAR
  • 01 Mesa Ficou a cargo dos 04 Movings da barra mais atrás...
  • 01 Mesa Ficou a cargo apenas dos 04 Movings da barra mais afrente..


Com isso o operador tinha várias combinações de cenas a mão... poderia alterar mais facilmente só a parte que quisesse... Não cheguei a perguntar especificamente porque trabalharam assim...
 
Considerando que essas mesinhas são bem limitadas para operação ao vivo, até que não foi uma solução tão absurda...
 
Dener;

O bumbo da TD9 KX2 é daquele jeito mesmo? Achei diferente, maior do que os que tinha visto até agora neste modelo.
Parabéns pelo evento e pelo review, ficou muito bom.
 
Considerando que essas mesinhas são bem limitadas para operação ao vivo, até que não foi uma solução tão absurda...
Não, não foi... Realmente essas mesas não tem muita flexibilidade e usar 1 mesa por bloco é uma solução, mas nem sempre é viável né!
Pra fazer com uma mesa o que eles podem fazer com 3 mesas só usando uma PILOT2000 pra cima.
 
Dener;

O bumbo da TD9 KX2 é daquele jeito mesmo? Achei diferente, maior do que os que tinha visto até agora neste modelo.
Parabéns pelo evento e pelo review, ficou muito bom.

Na verdade aquele bumbo é acústico... compramos uma pele muda, e o sensor da Roland pra usar no módulo... Ainda não ajustei a sensibilidade do trigger, por isso no evento usamos só no "migué"... Aliás usamos muito tempo assim o bumbo ali só pra da um "miguézinho"... hoje montei tudo no lugar novamente e amanhã estarei ajustando a sensibilidade do trigger pra ficar já fixo....
 
Não, não foi... Realmente essas mesas não tem muita flexibilidade e usar 1 mesa por bloco é uma solução, mas nem sempre é viável né!
Pra fazer com uma mesa o que eles podem fazer com 3 mesas só usando uma PILOT2000 pra cima.
Falei com o dono da locadora no dia, ele me falou que ainda não comprou a PILOT porque tinha q dar treinamento primeiro pro responsável pela iluminação...
 
Back
Topo