Ligação crossover, amplificador e caixa de som

Ederpl

New Member
Bom, hoje é meu primeiro post. Não sei se está no local adequado, todavia, aqui está. :)

É o seguinte, o Pastor comprou um "kit" de som para cultos ao ar livre.
Veio a Mesa, 2 amplificadores e duas caixas. Sendo que cada caixa tem 2 (dois) subwoofers de 18 (Se não me falha a memória), 1 (um) super tweeter e 1 (uma) corneta.

Antes da dúvida preciso explicar o que aconteceu.
Quando ele comprou o "kit" de som, deveria ter vindo com um crossover. Na verdade disseram a ele que tinha um crossover 110v, mas isso é outra historia.
De cada caixa sai dois fios, sendo um para tweeter e corneta e outro fio para os subwoofers, sendo que cada fio é ligado em uma potência. Quando começamos a utilizar o som, já no segundo uso, um subwoofer queimou. Logo procurei o motivo, verifiquei que não tinha o crossover, mas imaginei que tinha um divisor de frequência dentro da caixa. Para minha surpresa e a do Pastor não havia qualquer divisor de frequência dentro da caixa, zero de capacitor.
Perguntei para ele do "crossover" que veio no "kit", foi ai que descobri que enganaram ele, não era um crossover e sim um PIONNER VSX-D903S.
Agora vamos adquirir um crossover, uma vez que, as caixas não tem divisor de frequência.​

Minha dúvida é a seguinte, como disse da caixa saem dois fios, quando eu for ligar o crossover as frequências baixas, as medias e as graves serão separadas cada uma para um amplificador. Na caixa, devo usar três fios, sendo um para os sub, outro fio para a corneta e outro para o tweeter ?

Nunca liguei um crossover, então no que puderem me ajudar, já vasculhei a rede atrás dessa informação dos fios.
 
Boa tarde, Matheus Mendonça.

O Pastor já adquiriu esse kit faz uns 2 meses. Me precipitando na resposta, se vc for falar da garantia do produto, ele preferiu não correr atrás pois quem vendeu para ele foi o próprio sogro dele. Ele quis evitar intrigas, até porque o received pode ser usado como uma potência em casos de emergência.

Sim! Dei uma olhada no PDF que vc me enviou. Gostei das instruções, mas minha maior dúvida é se é normal em uma caixa única (Com Falante, tweeter e corneta) termos três fios INPUT.
 
Para o seu sistema, precisamos de três canais de amps conforme mostrado aqui:

crossover.png

Assim, teremos 6 fios na entrada da caixa. Um par de fios (+ -) para cada via. Você pode usar como entrada na caixa um painel speakon fêmea de 8 polos como este:

conector_speakon.jpg

E do amp para caixa, um cabo PP de 6 vias com conector speakon macho de 8 polos.
 
Para o seu sistema, precisamos de três canais de amps conforme mostrado aqui:

Ver anexo 2818

Assim, teremos 6 fios na entrada da caixa. Um par de fios (+ -) para cada via. Você pode usar como entrada na caixa um painel speakon fêmea de 8 polos como este:

Ver anexo 2819

E do amp para caixa, um cabo PP de 6 vias com conector speakon macho de 8 polos.

É isso que eu queria meu amigo, muito obrigado. Deus te abençoe.

Então realmente tenho que ter mais de um par de fios.
 
Back
Topo