ligação de subwoofer ou sub grave na mesa de som

diegovili

New Member
bom dia galera,
sou novo por aqui, mais preciso de uma ajuda de como fazer a ligação de 2 subwoofer's na minha mesa de som (behringer UB2442FX-PRO).
obs: eu uso nela 2 caixas acústicas e 2 retornos ativos já.

desde já grato!
 
CARACTERÍSTICAS CAIXAS
CSR 4000A
● Sistema Bass-Reflex 2 vias;
● Woofer de 15";
● Corneta com drive de titânio de 1";
● Potência: 300W RMS;
● Impedância: 8Ω;
● Divisor de frequência: corte em 3,5kHz;
● Resposta de frequência: 35Hz ~ 20kHz;
● Sensibilidade: 103dB;
● 2x entrada P10 para microfone;
● 1x entrada RCA estéreo;
● 1x saída RCA estéreo;
● 1x saída speakon;
● Chave seletora 110/220V;
● Dimensões (A x L x P): 720,00 x 500,00 x 460,00mm;

Obs: Não sei se coloco Subs Ativo ou Passivo?!
- Caixa de Sub Graves Passiva
- 400 Watts RMS
- 1 Falante 15" JBL
- Impedância Nominal 8 Ohms
- Resposta de Frequencia 35 Hz/ 800 Hz
- Pressão Sonora 1W/1M 100 dB
- Suporte para pedestal e alças laterais
- 2 Conectores 1/4" P10 e Speakon ( Paralelo)
- Largura 500mm
- Altura 600mm
- Profundidade 600mm
 
a grande vantagem dos subs ativos, é que todo o processamento ja é feito pela fabrica o casamento de potencia e impedância, apesar do custo ser mais elevado, se tem muita tecnologia embutida, como proteções, filtros, cortes calculados.......

Mais vai da escolha (bolso) de cada um.

8) 8)
 
LucasAlvarenga disse:
a grande vantagem dos subs ativos, é que todo o processamento ja é feito pela fabrica o casamento de potencia e impedância, apesar do custo ser mais elevado, se tem muita tecnologia embutida, como proteções, filtros, cortes calculados.......

Mais vai da escolha (bolso) de cada um.

8) 8)


entendi, mais a minha maior duvida é onde eu ligo eles na mesa de som? obrigado!
 
vc pode ligar em qualquer saída da mesa e enviar para eles (L&R, auxiliares, ...).

Subs ativos podem ser ligados direto, pois os mesmos já possuem processamento e corte de frequências.

Já os passivos esse processamento e cortes e filtros tem de ser feitos por periféricos.

De qualquer forma, um sub por se tratar de um uso especifico para uma pequena faixa de frequências, o torna um equipamento com necessidades e cuidados bem especiais, especialmente no sinal de entrada.

8) 8)
 
Meu caso:
Recentemente comprei um sub ativo, tem entrada L/R e dois grupos de saida: 1) L/R sinal completo e 2) L/R sinal com corte de graves (só enviando os médios e agudos).
Primeiramente a caixa veio com problema no grupo de saída com corte de graves (ao invés de tocar saia barulho) dai eu usei a saida L/R sinal completo e cortei os graves na caixa pois a minha tem essa funcionalidade (corta em 100Hz).
Quando o fabricante arrumou o problema (veio até minha casa) passei a usar a saida com corte de graves (corta em 120Hz) e gostei bastante do resultado, encaixou bem melor do que o primeiro uso.

A ligação é a seguinte: Mesa de som --> dois cabos saindo um para L e outro para R --> cabos entram no subwoofer ativo (que tem entradas L e R) --> dois cabos saindo com corte de grave, cada um para uma das caixas ativas de medio agudo. Tudo isso sem nenhuma gambiarra de juntar dois fios na mesma entrada com adaptador etc.

Enfim, pesquise as opções e faça um esquema pensando na cadeia do sinal, o que vai entrar e o que vai sair (qual o tipo de conector / cabos vai precisar).
 
boa vlw!! me esclareceu mto, agora qnto a quantidade de grave q devo usar, tendo em vista q tenho 2 caixa de 300RMS cada, devo usar o mesmo para os graves?
 
Essa é uma pergunta boa!
Também tive dúvidas na hora de comprar meu sub :)

Eu meio qe acabei decidindo levando em conta os relatos/exemplos que achei aqui no fórum, olhando para os niveis de SPL tanto das altas quanto do subwoofer.

Por exemplo, 2 caixas ativas que rendem X dB SPL acompanhadas de um subwoofer com Y dB e tiveram bom resultado.

A conta que fiz no meu caso foi a seguinte. 2x Milan M15 = 133dB de pico (131 + 3 do acoplamento), daí fui de Studio R Bass 1800 que dá 135.5 dB de pico, ou seja, um sub respondendo em mesma intensidade que duas altas. Mas isso é "teoria" minha, não sei se é a maneira correta de avaliar.

Resultado é que estou ultra satisfeito e realizado com essa configuração :)
 
Ola Amigos! tenho os seguintes equipamentos : Par de Caixas Ativa + Pasiva:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-583707203-caixa-ativa-passiva-usb-meteoro-moug-10-pol-profissional-_JM

Subwoofer ativo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-577131961-sub-woofer-amplificado-datrel-swa300-dj-festa-som-casa-ativo-_JM

Controladora STANTON DJC4:
http://www.stantondj.com/stanton-controllers-systems/djc4.html

Fiz a seguinte ligação:
https://www.imageshack.us/i/idgxmbOpj

Gostaria da sugestão dos amigos sobre essa ligação, ou se preciso de mais algum equipamento talvez uma pequena mesa de som!
Grato!!!!
 
Em Respeito a Ligação: Se Sua Caixa de Sub Tiver Uma Saída Processada, "Que me Parece Que Tem", Seria Melhor Você Ligar Assim:
Controladora> Caixa Sub> Caixa Ativa> Caixa Passiva.
Pois Assim Você aproveitaria Todo o Processamento do Sub, Enviando Para as Altas ""Ativa+Passiva'', Apenas as Frequências Acima de: ""Ao Seu Gosto''. Mas Respeitando as Especificações das Caixas de Altas.
Em Respeito a Mesa de Som: Já Que Sua Controladora Tem um Equalizador de 3 Vias Por Canal, Não Tem Necessidade.
 
DJ GARAM disse:
Em Respeito a Ligação: Se Sua Caixa de Sub Tiver Uma Saída Processada, "Que me Parece Que Tem", Seria Melhor Você Ligar Assim:
Controladora> Caixa Sub> Caixa Ativa> Caixa Passiva.
Pois Assim Você aproveitaria Todo o Processamento do Sub, Enviando Para as Altas ""Ativa+Passiva'', Apenas as Frequências Acima de: ""Ao Seu Gosto''. Mas Respeitando as Especificações das Caixas de Altas.
Em Respeito a Mesa de Som: Já Que Sua Controladora Tem um Equalizador de 3 Vias Por Canal, Não Tem Necessidade.

Bom dia Dj Garam!
Eu tentei esse esquema de ligação com o Sub fornecendo sinal para as Caixas Altas, mas pelo resultado acho que a saída
dele é apenas para outro Sub escravo. Eu só fui saber desse esquema depois de ler em alguns forums! Quando o sub proporciona
esse esquema eu acho que a ligação deve ficar muito boa!!!
Sobre a mesa, eu vi esse modelo que me parece (pois não entendo) que tem 2 saídas ai eu queria ligar as caixas altas
em um canal e o Sub em outro , assim tendo regulagens separadas
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-5...nyx802-_JM
 
Back
Topo