Ligação Equalizador FBQ3102 em mesa Behringer X1832

Lucas Macedo

New Member
Olá pessoal do SAV.

Gostaria de uma ajuda de vocês.
Adquirimos para o som da minha igreja um equalizador FBQ3102 da Behringer. Temos uma mesa X1832 também da Behringer.
Nosso PA tem 4 caixas: duas Attacks ativas e duas passivas alimentadas por um amplificador
Ainda temos 1 retorno passivo alimentado pelo mesmo amplificador.
A mesa tem:
4 saídas (2 XLR e 2 P-10. Acredito que se conectar algo na saída XLR a P-10 não funciona e vice versa. Estou certo?);
2 saídas SUB grupo;
2 saídas control room;
Apenas 1 saída pra monitor;
Tem duas saídas AUX e dois AUX Return (4 entradas ou 2 mono).
Tem 6 Channel Inserts.

Atualmente estamos trabalhando da seguinte forma:
2 caixas ativas (saídas XLR da Mesa);
2 caixas passivas (saída AUX 1 --> equalizador ---> amplificador ---> caixas passivas);
Retorno ( mesa --> ampli --> retorno);

O Equalizador está com 1 canal ligado na mesa pelo AUX 2 e volta pra mesa pelo AUX Return.
O outro canal do Equalizador está recebendo o AUX 1 e depois envia para o ampli para as caixas passivas.
O problema é que com essa ligação do AUX 2 eu acabo inutilizando o processador de efeitos da mesa, pois algo conectado ao AUX2 desliga automaticamente o FX da mesa, pois ela entende que estou usando um FX externo.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DÚVIDAS: A ligação do Equalizador está correta?

Seria possível utilizar um dos Channel Inserts para equalizar a mesa toda e liberar o AUX 2 para a mesa voltar a ter o processador de efeitos?
A saída de cada canal do Equalizador tem uma XLR e um P10, se utilizar uma saída inutiliza a outra?

Mais uma dúvida: as duas caixas ativas tem saída PRE OUT. O que seria essa saída?

Grato desde já!

X1832USB_P0A0K_Rear_XL.png
Parte posterior X1832
XENYX X1832 USB.jpg
Vista superiora da X1832

fbq3102-equalizador-behringer-ultragraph-pro-fbq-3102-novo-4677-MLB4924386245_082013-F.jpg
Parte posterior do Equalizador Behringer FBQ3102.
 
Lucas, sua mesa é igual a que usamos na nossa igreja... La não usamos nenhum periférico, é tudo direto na mesa, mas se você esta vendo necessidade, então use...

"A ligação esta correta?"
Então, se você precisa corrigir os PA's apenas, falta passar pelas attack's. Pelo que entendi você só esta passando pelo equalizador as passivas e o Aux

"Seria possível utilizar um dos Channel Inserts?"
Pra equalizar a mesa toda não, apenas individualmente cada canal respectivo de Insert

"O Equalizador tem uma XLR e um P10, se utilizar uma saída inutiliza a outra?"
De primeira aparenta ser que sim, mas teria que olhar o manual direitinho porque de certa forma, ela tem 2 canais e não quatro kkkkk

"PRE OUT. O que seria essa saída?"
Seria uma ligação entre as caixas entende? Tipo uma saída qualquer da mesa da mesa direto na primeira caixa (ligando no LINE da caixa), e sainto pelo PRE OUT da mesma e ligando no LINE da segunda caixa


Espero ter ajudado,
Abraços...
 
Bom dia, Guilherme.

Obrigado pela sua resposta!
Acho que não fui bem claro. Nós equalizamos todas as caixas com o Equalizador. As duas ativas e as duas Passivas são nosso PA. Como eu disse, a equal para as ativas ocorre pela saída AUX 2 da mesa, vai no EQ e volta pelo AUX Return. Já as duas passivas (que também são parte do PA) nós utilizamos a saída AUX 1 ---> EQ --> Amplificador --> PA.

A questão dos Inserts e do Pre OUT das Attacks você já sanou a minha dúvida.
Entretanto, já que tem uma mesa como a minha, sabe me dizer se ao utilizar as saídas MAIN XLR da mesa eu inutilizo as saídas MAIN P10 da mesma? Porque se não inutilizasse eu poderia ligar as duas saídas para o Amp para as passivas nessas saídas MAIN P10 (e as duas ativas no MAIN XLR) e assim sanaria meu problema.

PS.: já tentei essa ligação com as saídas SUB OUT e CONTROL ROOM mas ficou com o volume muito baixo em relação à ligação via AUX 1.
 
Então, só se eu estiver louco kkkkkk O equalizador indo pro AUX 2 da mesa e voltando pelo Returns não passa nada pelo PA certo? Ele só vai e volta ali, não tem conexão pra ir no PA, tanto é que existe o botão individual em cada canal pra saber o quanto desse AUX 2 você está enviando pra cada canal... Ou seja, esse tipo de ligação, pelo que eu saiba, é usado pra efeitos apenas!
Se eu estiver errado alguém me corrija urgentemente hahaha

Sabe como você podia ligar? Saindo L da mesa (Main XLR "L") e entrando no Channel 1 do equalizador, depois liga na primeira caixa Attack e saindo do Pre Out e ligando da outra Attack. E depois saindo R da mesa (Main XLR "R") e entrando no Channel 2 do Equalizador e ligando as passivas pelo amp
O que achou?

Pelo amor de Deus, alguém me corrija se eu estiver falando besteira pro menino kkkk
 
Sabe como você podia ligar? Saindo L da mesa (Main XLR "L") e entrando no Channel 1 do equalizador, depois liga na primeira caixa Attack e saindo do Pre Out e ligando da outra Attack. E depois saindo R da mesa (Main XLR "R") e entrando no Channel 2 do Equalizador e ligando as passivas pelo amp
O que achou?

Não posso utilizar essa ligação dos PRE OUTS das caixas ativas pois utilizamos muitos instrumentos e microfones. Equilibro isso tudo dividindo pelo PAN. Temos 5 MICs, 1 piano digital, um controlado, um violão, uma guitarra, um contrabaixo, um cajón. Tudo isso saindo por igual fica embolado kkkkk

Tive a ideia de usar a saída AUX 1 e voltar pelo AUX return para equalizar pois vi em outro topico do forum essa sugestão. Eu sei que está equalizando como está atualmente, mas ficamos sem os efeitos da mesa (pois quando usamos o AUX 2 a mesa desliga os efeitos internos automaticamente).

Mas eu tenho certeza que a ligação dessa forma está equalizando o PA todo por dois motivos:
1- Quando desligo o AMP e deixo só as caixas ativas funcionando e faço alterações no FBQ3102 percebo mudanças nitidas;
2- Quando aumento o envio de sinal no knob FX SEND (ao lado do indicador de nivel do efeito da mesa) a equalização melhora e o volume aumenta também.
Segue imagens explicativas, para ajudar a vocês me ajudarem kkk
esquema caixas igreja.png
XENYX X1832 USB - Cópia.jpg
XENYX X1832 USB - Cópiawasdgh.jpg
 
Me assusto como as pessoas complicam o que e simples. E muitos o fazem.
Nesse caso, com os equipamentos disponíveis a ligação é: L da mesa, L do equalizador, Caixa ativa esquerda, PRE OUT da caixa, L do amplificador, Caixa Paiva esquerda. E a mesma coisa no lado R. Fica bom? Não. Vai aplicar equalização igual em caixas diferentes, provavelmente em ambientes diferentes. O ideal e cada Caixa ser equalizada individualmente. As passivas são delay?
Se você tivesse pesquisado no SAV antes da compra do equalizador, teria comprado o DBX260, que e um aparelho mais completo, é o que você precisava, e custa muito pouco a mais que um simples eq gráfico.
 
É que nunca trabalhei com passivas, então não manjo nada mesmo kkkkk mas com a mesa a gente tenta fazer milagres!
 
Você usa Sub Groups?

Guilherme, não utilizamos os SUB não.
Bom, agradeço o Guilherme e o Ronaldo pela ajuda. Vamos deixar a situação como está (pelo menos até alguém sugerir algo viável kkk). Pois em Agosto vamos trocar a mesa por uma Behringer XL1600, isso resolverá esse e outros problemas.

Grato a todos.
 
Faça a ligação como o Ronaldo disse, e veja como fica... garanto que ira ficar melhor!
Em relação a mesa, veja se compensa mesmo, ou não é melhor partir pra algo mais acima...
 
Não entendo como a xl1600 vai resolver. Vocês deveriam ter investido mil reais a mais e comprado o gerenciador, assim poderia equalizar cada caixa corretamente, além de fazer os ajustes de delay necessários.
 
Pessoal, boa noite.

Dei uma checada no culto de hoje nas caixas ativas. Elas tem saída Speakon (mínimo 8ohms).

posso alimentar as duas caixas passivas por essas saídas speakon?
-------------------------------------------------------------------------------------------

Não entendo como a xl1600 vai resolver. Vocês deveriam ter investido mil reais a mais e comprado o gerenciador, assim poderia equalizar cada caixa corretamente, além de fazer os ajustes de delay necessários.

A mesa XL1600 tem 4 saídas master e 4 saídas de retorno. Serviria perfeitamente para o nosso uso, pois poderíamos equalizar o lado L1 e L2 em um canal do equalizador (via Main Insert 1) e o lado R1 e R2 em outro canal do equalizador (via Main Insert 2).
-------------------------------------------------------------------------------------------
 
Bom, você tem um jeito muito peculiar de mixar, e pelo que vejo não está aberto a mudanças.
Como já escrevi, não se deve equalizar caixas diferentes em ambientes diferentes no mesmo lado do equalizador.
Caixas que ficam no meio da igreja, chamadas de caixas de delay, precisam de certo ajuste pro som não sair antes ou depois das primeiras caixas.
Trocar beh por beh só se for digital.
A mesa não tem quatro Masters, Tem dois, L R, como toda mesa.
Mixagem em stereo em aplicações são vivo não é o ideal. Do jeito que você faz só quem entra no meio da igreja, perto do corredor, ouve bem.
No mais, boa sorte.
 
Bom dia, Ronaldo. Estou aberto a mudanças sim, meu único problema é que já fui informado que a igreja não tem um centavo disponível para gastar com a sonoplastia, então estou buscando a solução mais prática para meu problema. eu compreendo as suas explicações e a dos demais membros do fórum. Entenda, tenho 300 reais (meu bolso) e quero gastar isso tentando resolver o problema. Desculpe se pareço fechado para sugestões, mas eu vejo a minha realidade (se pedir 50 reais a um membro pra ajudar eles não tem, a crise ta tensa).

Quanto as caixas do meio da igreja, elas estão posicionadas 7 metros à frente das outras, já seria necessário correção de delay? Posicionamos elas apenas como reforço, para não aumentar o volume de forma demasiada nas caixas da frente para que o som no fundo da igreja fique bom.
Esqueça a ideia que falei da XL1600. Minha realidade atual é a X1832 e R$0,00 da igreja para gastar.

[desabafo]: como eu gostaria de ter comprado o DBX260, mas cadê o dinheiro? o FBQ3102 foi comprado usado (pouco uso), pagamos 700 reais nele, nem dinheiro pra um EQ 0km a gente tinha. Se tivesse dinheiro eu não teria uma X1832 e duas caixas passivas e duas ativas. Teria uma X32 e 4 caixas Yamaha ativas (sonho). kkkkkkk [fim do desabafo]

Ronaldo, obrigado por tentar me ajudar, mas entenda minha situação, não tenho como comprar nenhum outro periférico atualmente.
Eu perguntei se é possível eu conectar as caixas ativas nas passivas pela saída SPEAKON das ativas. Só que as passivas tem entrada P-10. Posso fazer esse tipo de conexão? Se não posso, seria possível trocar a entrada P10 das passivas por entradas SPEAKON?

Grato pela ajuda e compreensão.
 
Back
Topo