Ligação Mesa Behringer x1222usb para caixa ativa CSR 3000A

Joseas_Junior

New Member
Boa noite pessoal! sou novo aqui (como cadastrado) porém venho acompanhando a algum tempo este maravilhoso ambiente para troca de informações e aprendizado e tenho aprendido muito. Saí do nível de conhecimento zero pra ao menos um conhecedor bastante superficial e teórico se assim posso me denominar sobre alguma coisa de sonorização, enfim rsrsrsr

Sou músico violinista e estou montando um grupo pra tocar em casamentos com 3 violinos, 1 flauta transversal, 1 teclado e 2 vozes (masculina e feminina). Não conhecia nada de som e precisava montar um equipamento com um custo benefício legal e que fosse prático pra montagem e desmontagens constantes. Daí pensei em comprar uma mesa de som, 1 caixa ativa para retorno e um par de caixas ativa/passiva pra o som pra o público.

Atraído pelo preço baixo, tive a infelicidade de comprar um par de caixas CSR3000A (altofalante de 12) para o som principal. Após isso pesquisei bastante e vi (ao menos pelos comentários) que fiz uma péssima escolha. Agora adquiri uma mesa Behringer xenyx x1222usb para usar no grupo. Pra minha surpresa a "bendita" CSR não tem entrada balanceada... Fiz um cabo (cabo + plugues santo ângelo) de 8m XLR - P10 (no caso desbalanceado) para ligar a saida principal da mesa na caixa. Mas fica um chiadozinho chato quando ligo que acredito ser pelo fato do cabo ser desbalanceado e entrar ruido junto com o sinal.

Entrei em contato com a equipe técnica da CSR pra ver o que eles sugeriam pra resolver meu problema, eles disseram que eu deveria ligar a saída da mesa na entrada RCA da caixa pq tem uma sensibilidade maior, e mesmo as entradas p10 (quem tem uma chavezinha seletora mic - line) selecionado "line" ele disse que pode queimar a SAÍDA (do jeito que ele falou acredito quer a da mesa já que da caixa seria entrada).

Gostaria de uma ajuda de vocês para nesta situação ver o que eu poderia fazer de melhor para com esse equipamento ter o melhor desempenho que ele pode dar (sem esses terríveis chiados).

Outra coisa que queria saber é se 8m de cabo desbalanceado seria um cabo muito grande, já que funcionam como antena captadora de ruídos...

e se a solução neste caso for mesmo um cabo XLR - RCA, como é que devo fazer esse cabo? no caso o lado L e R do RCA devem estar curtocircuitados??

Obrigado gente!!!
 
Re: Ligação Mesa Behringer x1222usb para caixa ativa CSR 300

Bem vindo ao SAV como cadastrado!!! rs

Bom, realmente foi uma má escolha, mas já que a fez...

Vamos ao que importa, realmente um cabo de 8m desbalanceado é péssimo.

Eu tentei encontrar no site da CSR se a entrada da caixa é P10 TRS (balanceada), mas não encontrei nada. Veio algum manual dizendo se é balanceda ou desbalanceda?

Se a entrada da caixa for balanceda, você pode comprar um cabo de 8 metros balanceado com as duas pontas p10 TRS, ou uma ponta XLR e a outra TRS.

Se a entrada for desbalanceda, sugiro tentar posicionar a caixa mais próximo da mesa, no máximo 5 metros, e usar um cabo com essa metragem(5m).

Tentando solucionar o seu problema, abri um tópico http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=8&t=13986

Me deram duas soluções, como você vê.

Tenta aumentar o ganho na sua mesa, e na caixa tente deixa-lo mais baixo.

Compre um direct box passivo e ligue invertido = saída da mesa -> direct box -> caixa ativa

Lembrando que essa ideia do direct box não é garantida, porque ela é teórica.

Boa sorte!!
 
Re: Ligação Mesa Behringer x1222usb para caixa ativa CSR 300

Obrigado felipe!! Pois é... pensei exatamente nisso, um direct box invertido!! não perguntei pq poderia ser uma coisa sem lógica daí prefiri ficar calado rsrsrsr pq teoricamente o cabo vai balanceado até o directibox que pode ficar até me cima da caixa com um cabo desbalanceado de 50 centimetros que teoricamente não teria tanto problema... tomara que isso funcione realmente!
 
Re: Ligação Mesa Behringer x1222usb para caixa ativa CSR 300

Como coloquei no outro tópico, amanha eu testo e se funcionar eu posto aqui.

Mas acredito que para funcionar eu preciso de 2 directs, porque o sinal que sai da mesa é incompatível com a ''saída'' do direct. Então vou ligar a saída da mesa no 1° direct no sentido ''normal'', e próximo a caixa eu coloco outro fazendo a inversão.
 
Re: Ligação Mesa Behringer x1222usb para caixa ativa CSR 300

Uma direct box passiva é pouco mais que um transformador, então não tem "sentido normal". A não ser que o volume fique alto demais, não deve haver problema.
 
Re: Ligação Mesa Behringer x1222usb para caixa ativa CSR 300

Quando falo no ''sentido normal'' falo da forma que a maioria usa.

Valeu pela informação rafaellerm.
 
Re: Ligação Mesa Behringer x1222usb para caixa ativa CSR 300

Pessoal, testei o direct ''invertido''.

http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=8&t=13986&start=15"

Abraço!
 
Pessoal estou com o mesmo problema, qal foi a solução?
Preciso levar a caixa 20 metros longe da mesa, mas não estou conseguindo ligar a mesa é xlr e a caixa ativa csr3000a p10, pelo que eu pesquisei a mesma não é balanceada.
 
Primeiramente, teste com um cabo pequeno (1 ou 2 metros) para ver se o ruído persiste.
Caso persista, o problema não é proveniente da falta de balanceamento, e sim da falta de aterramento, sub-tensão, nível de sinal utilizado ou outro problema .

Caso conclua que realmente é a falta do balanceamento, use a estratégia do direct box "invertido".
Porém, para comprar um bom direct só para isso, eu já pensaria em vender essa caixa e investir em uma profissional.
 
Tenho 4 caixas ativas, vai ser difícil eu trocar agora, vou preferir usar o direct box, mais a dúvida é agora como
Devo usar o direct existe uma entrada p10 e saída xlr, a mesa sai do master xlr e entra no direct box no p10 é isso ou no xlr .
 
Back
Topo