Ligação Mesa (Behringer XL 2400) x Amplificador

Pessoal..

Tenho uma mesa da Behringer XL 2400.. E usamos lá na igreja um amplificador (antigo). Não sei se existe amplificador balanceado... Só sei que o que utilizamos não é balanceado...

Por fim...

A mesa tem 4 saídas mono ou 2 saídas estereo, e no manual da mesa informa a seguinte especificação:

OUT A
As saídas OUT A conduzem o sinal composto
(MAIN A) e estão guarnecidas de tomadas
XLR simétricas com um nível nominal de
+4 dBu.

OUT B
As saídas OUT B transmitem o sinal MAIN
B, que dispõe de regulação de volume de
som própria.

Pergunta ... Nós fizemos todas as ligações de cabos do PA com o amplificador utilizando cabos balanceados..

1 - Adianta pra alguma coisa? se o amplificador não é balanceado?

2 - Se eu utilizar a saída OUT A desta mesa, (guarnecidas de tomadas XLR simétricas) vai dar certo com esse amplificador que não é balanceado?

3 - Qual a diferença da saída A pra B?

OBS: Ao utilizarmos a saída A nos domingos na igreja, estamos tendo problemas.. O som começa bem, mas depois fica ruim de um lado, depois de outro, depois não funciona.. E fica variando direto.... Tem a ver com essa saída? posso usar a B? Tenho que trocar o amplificador?
 
Olá Fernando, tambem temos uma xl 2400 na igreja...

vamos lá,

1º - Não resolve nada, uma, porque geralmente da mesa pro ampli é um cabo curto nao nescessitando ser balanceado, e outra, sendo simetrico ou assimetrico nao vai mudar o som nesse caso.

2° - funciona sim voce pode sim conectar um xlr na saida "A" e um p10 mono na entrada do ampli, desde que seje feito o cabo corretamente...

3° - Nesse modelo nao há diferenças, o mesmo sinal que chega ao Main A é o mesmo que chega ao Main B, a unica diferença é que o "A" esta no fader deslizante e o "B" esta no fader rotativo um pouco mais acima, o "B" pense nele com uma saida igual a "A" sobrando com volume independente para voce usar do jeito que quiser...

4° - essa variação pode ser dos cabos que vc esta usando, reveja isso, se voce usar a B, vai dar na mesma... sobre o ampli coloca a marca e o modelo que fica mais facil do pessoal te ajudar, e fala ae, vc usa EQ? usa direct box? o que exatamente vc liga na mesa?

assim as respostas virao mais rapidas...

espero ter ajudado...
 
Oi Fábio.. Ajudou bastante com certeza...

Antes de comprar essa mesa, utilizavamos uma mesa Wattsom (da Cicloton) de 16 canais...Porem compramos essa mesa e tá dando esses problemas...

Usamos 1 teclado, 1 baixo, 1 guitarra, 1 violão, 1 bateria (microfonada com 7 mic's)....4 microfones pros backs e 1 microfone para o sax.

Todos usamos fones Porta Koss com o amplificador de fones (Alto HA 6) e com nossos instrumentos (com excessão da bateria) ligados em um DIRECT BOX - BEHRINGER - DI 800... Ainda faríamos a ligação do MON 1 da mesa para entrada no HA 6 para os nossos fones e MON 2 da mesa para o retorno do palco..

Agora pensa numa caixa preta pesada a beça sem nenhum nome escrito nela, absolutamente nada... Somente um botão de pressionar pra ligar... Esse é o nosso amplificador, não tem nada escrito nele.

Ah sim, usamos um equalizador da BEHRINGER - FBQ 1502 ligada diretamente no insert da mesa, conforme descrito no manual..
 
Fernando do mais voce esta indo no caminho certo, usando Di... ligando o eq no insert... ok...

mas dexa eu perguntar... creio que nao ofende, mas os cabos vindo do di800 para a xl2400 sao balanceados? todos xlr ligados na entrada de mic? o phanton(+48) da xl2400 nao está aceso? parece perguntas basicas me desculpe, mas é só pra seguir uma linha de raciocinio...

Esse ampli me parece daqueles feitos em casa, é tão simples fabricar um ampli, ja fiz muitos a 10 anos atras quando os 2n3055 e os MJ15003 reinavam... bom dexa pra lá, voltando ao assunto pelo jeito é desbalanceado mesmo, mas nao se preocupe, isso nao interfere nao, monte os cabos como na figura abaixo e seja feliz:

caboxlrp10mono.gif


Quanto a variação no som, vc precisa estudar as possibilidades, comece testando desde o inicio, ou seja teste a mesa direto no ampli, se resolveu pode ser o eq ou a entrada insert... se persistir, arrume outro ampli emprestado e teste... vá testando e eliminando as possiveis causas, use outros cabos, se mais nada resolveu, sua mesa pode estar bixada, o que nao é dificil nas Behringer´s da vida...
 
Fábio...

Claro que não ofende.. Até porque eu sei muito pouco sobre o assunto..

Os cabos do DI para o multicabo são balanceados conforme você informa ... Agora só pra tirar a dúvida, nesse DI tem uma saída chamada LINK, que usamos no amplificador de fone HA 6, usamos um P10 x P10 comum...

Tem que ter alguma ligação especial nesse cabo?

Ahhh! Na caixa preta tem um sinal de F.... Não foi você que fez esse amplificador? rsrsrsrs :mrgreen:

Obrigado amigo, tem ajudado muito!
 
HEHE creio que nao, faz mais de 12 anos que montei meu ultimo ampli... e o destino dele eu sei qual foi, e nao foi pro RJ... 8)

Pelo que pesquisei a in/out Link do DI800 é desbalanceado, e a entrada AUX dianteira no HPA6 é balanceada, mas de acordo com o manual da Alto pode usar um cabo p10 comum desbalanceado sem problemas.
 
Fernando Silva disse:
OBS: Ao utilizarmos a saída A nos domingos na igreja, estamos tendo problemas.. O som começa bem, mas depois fica ruim de um lado, depois de outro, depois não funciona.. E fica variando direto.... Tem a ver com essa saída? posso usar a B? Tenho que trocar o amplificador?

Umas perguntas que voçê pode achar ate meio banaias(que as vezes agente nem percebe):

Voçê tem mic sem fio?
Se a resposta for sim: ja verificou se isto ocorre apenas quando ele esta sendo utilizado?

Pode ser que seja apenas a bateria fraca.
Ou até propria interferência nele.

Especifique melhor esse ruido.

Espero ter ajudado

Abç,

deluna
 
Oi Deluna...

Obrigado pela informação! Mas não usamos Mic sem fio lá... E quando o som para.. Para as vezes só um lado do PA, outra ora outro lado.. e etcc...
 
Fernando Silva disse:
Não sei se existe amplificador balanceado...
Sim, existem.

Fernando Silva disse:
Nós fizemos todas as ligações de cabos do PA com o amplificador utilizando cabos balanceados..

1 - Adianta pra alguma coisa? se o amplificador não é balanceado?
Não. Se a linha ñ for toda balanceada, nada feito. Entrada, saída e condutor (cabo, no caso) precisam ser balanceados.

Fernando Silva disse:
2 - Se eu utilizar a saída OUT A desta mesa, (guarnecidas de tomadas XLR simétricas) vai dar certo com esse amplificador que não é balanceado?
Vai, só se perde o balanceamento.

Fernando Silva disse:
3 - Qual a diferença da saída A pra B?
Basicamente, ambas têm o mesmo sinal, que é a main mix, ou seja, o sinal L-R. Main B é cópia de Main A. A diferença é que, embora tenham o mesmo sinal, B tem controle de volume separado de A, então vc pode mandar a mesma mix principal p/ outro lugar. B tb pode ser usada como uma saída mono, somando L e R, ao invés de separá-los, como em A. B tb pode operar como uma saída pós-fader em relação a A, ou seja, o ajuste sobre A exerce tb controle sobre B, ficando as 2 saídas sob um mesmo controle.
Pode-se usar qualquer uma das duas, mas o melhor é a A, nesse caso, pq é controlada pelo fader, mais preciso que o knob.

Fernando Silva disse:
OBS: Ao utilizarmos a saída A nos domingos na igreja, estamos tendo problemas.. O som começa bem, mas depois fica ruim de um lado, depois de outro, depois não funciona.. E fica variando direto.... Tem a ver com essa saída? posso usar a B? Tenho que trocar o amplificador?
Vc já testou B? Caso não, faça o teste. Pode ser defeito em A.
Mas tb pode ser defeito no amp. Faça o teste com B. Se passar o problema, vc já sabe que é com a saída A. Se persistir, deve ser o amp.
Vc diz que começa bem. É possível que o amp, à medida que vai aquecendo, vá pedindo água, primeiro falhando um canal, o outro, e os dois no final.

Fernando Silva disse:
Antes de comprar essa mesa, utilizavamos uma mesa Wattsom (da Cicloton) de 16 canais...Porem compramos essa mesa e tá dando esses problemas...
Nunca aconteceu com a Ciclotreco? E começou assim que chegou a Beh?

Também teste o EQ, como foi falado.
 
OBS: Ao utilizarmos a saída A nos domingos na igreja, estamos tendo problemas.. O som começa bem, mas depois fica ruim de um lado, depois de outro, depois não funciona.. E fica variando direto.... Tem a ver com essa saída? posso usar a B? Tenho que trocar o amplificador?

Nós fizemos todas as ligações de cabos do PA com o amplificador utilizando cabos balanceados..

Olá Fernando,

Eu não sei se entendi direito, mas o cabo correto do ampli pro PA seria o cabo paralelo pp, em geral de 2,5mm. Eu não tenho argumentos técnicos agora, mas tenho aprendido assim.

246d126a36250c5934a9d2bf89bad58a.jpg


Com certeza alguns dos colegas pode dar um esclarecimento melhor. Me corrijam se eu estiver errado.
 
Samuel, foi usado cabo balanceado PARA AS ENTRADAS, não saídas amplificadas!

----

Agora uma coisa, não acompanhei o tópico desde o início, mas vou fazer um comentário:

NÃO É PORQUE A ENTRADA NO AMPLIFICADOR É P10 QUE ELE NÃO POSSA SER BALANCEADO!

Conector TRS é balanceado, balanceamento não é sinônimo de XLR!
 
TSA disse:
B tb pode operar como uma saída pós-fader em relação a A, ou seja, o ajuste sobre A exerce tb controle sobre B, ficando as 2 saídas sob um mesmo controle
nesse modelo o B nao funciona como um pós em relação ao A...

isinho disse:
NÃO É PORQUE A ENTRADA NO AMPLIFICADOR É P10 QUE ELE NÃO POSSA SER BALANCEADO!

Conector TRS é balanceado, balanceamento não é sinônimo de XLR!
2.

mas mesmo que seja(o que duvido muito) balaceado na entrada do ampli, o uso do cabo XLR -> P10 mono vai funcionar e como costuma-se ser curto (<1,00mt) creio que nao dará interferencias, claro, a nao ser que o local seja muito "poluido"...
 
Ah sim, corrigi só porque ele afirmou que não era balanceado.

Dificilmente terá problemas com um cabo assim
 
Bom dia ...
Gente, na figurinha la em cima - DESBALACEAMENTO - existe um probleminha SÉRIO.
Na figura se mostra o pino 3, ou melhor, o condutor do sinal do pino 3 (XLR), soldado à malha no plug TS (P10 mono), ou seja ou seja sinal + malha.
Nem sempre esse tipo de ligação é seguro (*) especialmente qdo se liga eqptos que efetivamente tem saidas/entradas balanceadas a outros que não as possuem, ou seja, RCA e TS (P10 mono).
AA maneira mais pratica é segura de se desbalancear uma conexão entre dois eqptos distintos é fazer com que o sinal do pino 2 (xlr) ou R (P10 ste) seja conectado ao termnal POSITIVO do RCA ou T (Tip do P10 "Mono"). A malha deve ser conectada obviamente ao terminal S do P10 ou Garra do RCA.
A conexão mostrada na figura ate funciona em alguns casos, mas não é sempre, e conforme a lei de MURPHY não vai funcionara direito qdo mais se precisar dela. O resultado pratico dessa conexão (da figura) vai ser um ruido estupido na saida.
Para quem não esta familiarizzado com a nomenclatura é o seguinte :

XLR PINO 1 -> SHIELD / Malha / Blindagem -> Sleeve (S no P10 Est = Plug TRS)
XLR PINO 2 -> Sinal + ou Hot -> TIP ( T no P10 Est = Plug TRS)
XLR PINO 3 -> Sinal - ou COLD -> RING ( R no P10 Est = Plug TRS)

Tip = "Ponta"
Ring = "Anel"
Sleeve = "Manga"

O conector P10 Estereo é chamado de TRS (1/4 Pol), o P10 Mono de conector ou plug TR.

Em tempo, essa forma de desbalancear uma conexão funciona sem problemas em 95 % das vezes.
Existem algumas variantes, inclusive a da figura, que funcionam em determinadas situações ou eqptos. Mas descobrir onde e como depende da situação.

Abs
 
Fabio disse:
nesse modelo o B nao funciona como um pós em relação ao A...
Tá no manual, cara.
"Dependendo do ajuste, o nível da saída Main B pode ser afetado pelo fader de Main A."
Não à toa, há um botão pre/post junto ao knob de Main B.
 
Back
Topo