LIGAÇÃO PA X AMPLIFICADOR

G

Guest

Guest
Pessoal preciso de orientações e dicas sobre como ligar alguns equipamentos eu sei que voces com a experiência de vocês tem me dado muitas dicas valiosas....então la vai :

1º minha mesa é uma beheringer (acho que é assim que se escreve) SL 2442 FX PRO.Tenho uma caixa PA com dois alto falantes de 15" de 450 w RMS de 8 ohms cada um e um driver de 100 W rms(?) ligados nessa mesa através de um cabo de 15 metros com conectores speakon (1+,1-.2+.2-) amplificador/mesa ....o meu amplicador é um beheringer ep2500 ....minha pergunta é a seguinte minha ligação dos alto falantes estar em pararelo então isto significa que estou usando 4 ohms para um canal do amplificador e que posso usar outra caixa com a mesma configuração para o outro canal do amplificador ?
 
Olá Mário,

um cabo de 15 metros com conectores speakon (1+,1-.2+.2-)

Desmonte o conector e observe se há realmente um cabo com 2 fios ou com 4 fios.

Se o cabo tiver apenas dois fios e alimentar uma caixa com várias vias (vários tipos de alto-falantes), então temos um divisor de frequências interno à caixa. O divisor recebe todo o sinal e encaminha cada faixa (graves e médios+agudos) aos falantes correspondentes.

Se o cabo tiver 4 fios, então trata-se de um cabo especialmente construído para caixas bi-amplificadas. Os fios +1/-1 atendem o woofer e o +2/-2 atendem ao driver (exemplo). Isso pressupõe a existência de um crossover ativo, externo à caixa. Neste caso, cada par de fios atendem exclusivamente a um falante, é amplificado exclusivamente por um canal de amplificador, etc. Um sistema bem mais complicado.

Acredito que você use o primeiro sistema, com divisor interno, e vou basear a resposta seguinte nisto.

minha pergunta é a seguinte minha ligação dos alto falantes estar em pararelo então isto significa que estou usando 4 ohms para um canal do amplificador e que posso usar outra caixa com a mesma configuração para o outro canal do amplificador ?

Se você tem dois falantes de 8 Ohms ligados em paralelo nesta sua caixa, então tem 4 Ohms. O divisor de frequência mascarará a impedância do seu driver, e o amp só enxergará a impedância dos woofers (em conjunto, 4 Ohms).

Se você tem uma caixa de 4 Ohms, então tem que usar uma única caixa por canal em um amplificador que suporta 4 Ohms ou então pode usar até duas caixas em paralelo caso o amplificador suporte 2 Ohms.

No seu caso, o EP2500 até suporta 2 Ohms (2 caixas dessas em cada canal), mas há diversos relatos que ele não funciona bem nesta potência, então compensa mais trabalhar com 1 caixa dessas em cada canal.

Além disso, há um outro problema. Uma caixa dessas tem praticamente 1000 Watts de potência. Para fazer as caixas falarem o máximo possível, seria necessário pelo menos 2000 Watts de potência de amplificador para cada canal, mas este EP 2500 está longe disso: ele fornece apenas 750W por canal em 4 Ohms.

Com este amplificador e esta caixa, a melhor idéia de usar seria um amp em modo bridge, situação em que você teria 2400 Watts para 4 Ohms.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo