Ligações DMX.

pTjz

Moderator
Moderador
Comecei ontem a montar a torre de iluminação que será fixado nas laterais do templo.
Terei duas torres com 4 PAR64 LED.

Estudei muito neste meio tempo para fazer tudo certo, e “consegui” de primeira.
Como não estou usando nem 5m de cabo (contando com os cabinhos que interligam os equipamentos) usei cabos de microfone mesmo (SPM30).
Sei que bons conectores é primordial em qualquer ligação, mais como é algo pequeno usei o CSR, antes testei um por um com microfone na mesa, nenhum deles apresentou qualquer ruído e funcionou perfeitamente.
Estou usando um terminado com um resistor de 56ohms, pois como o cabo não é de 100ohms (ou superior) como um próprio para DMX, não faz sentido usar um resistor de 120ohms já que o cabo não transmite nessa impedância.

PROBLEMA
Apenas um dos canhões está travando, ele não fica doido ele apenas para de responder aos comandos e fica parado no último comando recebido, se eu desligar e ligar a mesa DMX ele volta ao normal.
Engraçado é que este que trava é o primeiro elemento do seguimento.

Alguém tem idéia do que pode ser?
 
Já tentou utilizar este canhão sozinho na mesa?

Se fizer isso, e a situação persistir, o problema pode ser o próprio canhão...
 
Se não for defeito do canhão, como disse o Thiago, para mim é comportamento óbvio de problema com a rede DMX.
Não adianta inventar... Ligação DMX tem que ser feita com cabo DMX. E o terminador é essencial.
 
cara, se voce constatar que nao é problema no canhão...experimenta trabalhar sem o terminador.

Uma vez fui fazer um show do Israel e Rodolfo....e juntamos varios movingts da minha locadora, com movings deles.....
no fim das contas....devia ter na base de uns quase 30 movings....sem contar ribaltas, canhões de led...etc...

E nada dessa rede funcionar....sendo que um dia antes eu tinha feito outro show e sabia que todos os cabos estavão perfeitos.
Daqui a pouco o iluminador deles perguntou sobre o terminador...e pediu pra mim tirar....
Na hora achei que ele estaria blefando....mas foi só retirar o terminador....que a iluminação veio linda na Avolites kkkkkkkkkkkk...

Daquele dia em diante....aprendi a desconfiar tbém de terminadores...!
 
Lembrando que ao que me parece.....o canhão parece não estar interpretando legal o comando...isso me parece ser problema no proprio aparelho...
 
Muito pouco provável que seja problema com tipo de cabo, dadas as distâncias envolvidas. Não custa nada tentar tirar o terminador, também. Mas como o problema é só em um aparelho, e religando a mesa passa a funcionar, suspeito que seja problema do aparelho.
 
Marcelo_X-treme disse:
Daquele dia em diante....aprendi a desconfiar tbém de terminadores...!

Marcelo, já ouvi algumas histórias assim tbm.. até hoje nunca tive problemas com o terminador, mesmo usando o resistor com de 120 ohms em cabo de microfone....

É sabido que alguns aparelhos já trazem um terminador 'embutido' no conector de saída DMX... será que a utilização de um terminador externo neste caso gera este tipo de problema???
 
Ontem fiz vários testes, com e sem terminador (56ohms), revisei os cabos, soldas perfeitas tudo ok...
Fiz um temrinado de 100 e 120ohms, e mesma coisa.
Então larguei a torre da esquerda e liguei direto na direita, mesma coisa o canhão 4 travando, não é possível que 2 canhões na mesma posição estejam com defeito...
Ai então pensei, "o canhão que trava é sempre o que está conectado o cabo da mesa, será que o problema é a mesa?"!
E esta cabo que usei para conetar a mesa na ramificação, era um mais antigo de microfone mesmo que estava mais perto.
Então peguei um cabo novo de microfone do palco, e liguei.
Deixei eu automatica mudando cenas e sai do templo, chegou uns amigos, bati um papo e 20min depois voltei e ainda estava tudo ok...

Então abri o cabo antigo e percebi que um “fiapinho” de malha (1) estava encostando no positivo (2)...
Cortei o cabo, refiz as soldas e liguei com ele denovo.
E prontinho, tudo resolvido. :lol:

Problema: Cabo mal soldado.
Solução: Refazer a solda.
 
Ninguém falou em Y, kkkkkkkkkkkkkkk!
Eu tenho dois “ramos” 4 PAR64 em L / R.
Hoje eles estão interligados em um mesmo segmento, porque meu splitter ainda não chegou.
Então para testes eu liguei um ramo separado do outro e ambos apresentaram mesmo problema.

Mais na utilização atual, eles estão interligados em um mesmo segmento até que chegue meu splitter.
 
Porque estes ramos de par64 está quase no meio da igreja, pra não precisar de um cabo INDO e voltando depois para o outro ramo.
E também porque pretendemos inserir outros elementos no palco, e não tem passagem correta dos ramos para este local, então é mias fácil posicionar o splitter perto de uma caixa de passagem que de acesso aos 2 ramos e ao palco.
 
Comprei esse aqui na laserline: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.laserline.ind.br/detalhes.asp?id=51&produto=250&loja=ACESS%D3RIOS">http://www.laserline.ind.br/detalhes.as ... ESS%D3RIOS</a><!-- m -->
Valor: 188,00 + frete.

Ahh, vou posta um vídeo que fiz no primeiro teste funciona das duas torres ao mesmo tempo.
São 8 PAR64 LED funcionando em pares, logo to usando 4 canais.
O video nao esta bom, porque fiz com uma mão na mesa e outro no cel, e como meu cel é basicão, a qualidade também não está legal, mais da para ter uma idéia!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=RqWUFpoTmPA[/youtube]
 
Ah eu também não manjo muito da mesa ainda, só sei as operações básicas...
Então se eu fiz algo errado demais é por burrice mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
 
Que bom que conseguiu solucionar teu problema!

Assisti o vídeo, e vou fazer uma crítica construtiva ok?

Percebi que você utilizava várias cores misturadas ao mesmo tempo e trocando rapidamente, isso fica mais interessante num ambiente para festas como boates, mas mesmo assim não é muito bacana, passa uma ideia de bagunça no palco.

Sugiro que você trabalhe com uma só cor preenchendo todo o palco, podendo colocar alguns canhões em uma strobo lenta (mantendo a cor geral do palco), ou então, mantendo a cor, ir alternando os canhões com um fade, cria um efeito de movimento!
Outra sugestão é trabalhar com uma cor + branco, fica bem "clean" e o efeito é bacana!
Use e abuse dos fades! Fica ótimo nesse tipo de ambiente!

Boa sorte com os canhões, tenho alguns também, dá pra fazer muitas coisas com eles!
 
Esse efeito de cores é do proprio canhão, fica no canal 5, eu liguei sem querer mesmo, até eu achar onde estava...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
Agora eu já sei umas coisinhas a mais.
Faremos a primeira utilização em culto hoje, vou ver se consigo filmar!

abraços
[]s
 
Tenho 12 par led64, 1 laser, 2 double derby de led, 1 xtreme led e uma mesa dmx operatorIII, geralmente alugo de 4 a 6 movings 575, NÃO USO TERMINATOR, e todos os cabos fiz com cabo pp 3 vias (uma dica de um iluminador). Uso bons plugs e não tenho problemas (uns 3 anos mais ou menos). Usar cabo de mics não é uma boa, no início até que vai bem, mais depois a malha queima toda;
 
Bem... agora ja ta instalado kkkkkkkkkkkk!
Vou vistoriar os cabos daqui a algum tempoe vamos ve como eles vão estar.
Vocês usam a iluminação em suas igrejas todas as semanas? Ou somente em programações especiais?

abs
[]s
 
Eu uso praticamente uma vez por mês em cultos de "louvorzão";
Quando temos aniversário do coral jovem, cultos regionais de jovens ou adolescentes, congresso de irmãs, e até mesmo cantatas (páscoa ou natal), eu alugo os movings e um canhão seguidor de 1200w; Ah! eu tenho ainda uma skypaper de 1 Hp que dá um efeito sençacional, máquina de fumaça é claro e faço vídeos (tipo de balada mesmo) e projeto em cima as letras dos hinos;
 
Back
Topo