Ligações DMX.

Eu entendo que as saídas não usadas de um splitter devem ter terminador.
Eu uso assim e não tenho problemas de nenhum equipamento ficando bobo, apesar de eu só usar coisas simples.
Vamos ver quando eu implementar um mooving como vai ficar.
Não faz diferença nenhuma, uma saída não interfere nas outras. Claro que se usar também não vai dar problema.
 
rafaellerm disse:
Eu entendo que as saídas não usadas de um splitter devem ter terminador.
Eu uso assim e não tenho problemas de nenhum equipamento ficando bobo, apesar de eu só usar coisas simples.
Vamos ver quando eu implementar um mooving como vai ficar.
Não faz diferença nenhuma, uma saída não interfere nas outras. Claro que se usar também não vai dar problema.
Não lembro onde eu vi, mas quando comecei a estudar DMX peguei um material na net que dizia que deveria ter...
Como ele está tendo problemas e a solução não é cara, valhe a pena tentar ne :p
 
O problema no moving foi solucionado.
Levei num técnico conhecido na região por trabalhar com sistemas de audio e iluminação. Tinha algumas soldas com problema e componentes defeituosos.
 
O limite é grande o suficiente para não se preocupar (>1km), mas depende de condições como o tipo exato do cabo.

Na prática, é mais importante se preocupar com terminação e splitters, do que com comprimento do cabo.
 
Se for cabo próprio pra DMX a distância é imensa. Agora, se for usar cabo de microfone, se não estou enganado, é de no máximo cem metros.
 
G.Jr disse:
Se for cabo próprio pra DMX a distância é imensa. Agora, se for usar cabo de microfone, se não estou enganado, é de no máximo cem metros.
Recentemente montei uns cabinhos de DMX com cabos próprios para DMX comprados na RTA.
Esqueci mesmo o nome agora, mas vale de consulta, não eram de marca conhecida, mas resolveu meu problema (com cabos de MIC os aparelhos estavam ficando "bobos") e são próprios para a aplicação.
Quando for a igreja verei a marca e posto aqui de novo.
Quem quiser consultar a RTA para orçamentos e compra, este é o email de contato do toninho: [email protected]

Alex Sandes disse:
Pode-se passar cabo DMX no mesmo duto de um cabo de audio?
Pode tranquilamente.
 
Boa tarde sou iniciante neste mundo de iluminação e estou com um problema e gostaria de saber se alguém consegui me ajudar, tenho uma mesa Operator II - Exell - 04 mini moving EX-100, 02 Ribalta Spider, 01 Neptune, 01 Laser Verde Big Dipper, 01 Laser Verde Optilux 3003 e 01 Laser Azul B500, sigo sempre as instruções exatas para endereçamento, tipos de cabos e percebi que quando instalo cada um destes aparelhos que alguns tem o DIP Digital e outros Físicos não consigo fazer funcionar. Por exemplo instala os 4 primeiros e quando vou instalar o restante eles não se quer funcionam errado. Alguém sabe me dizer o que pode ser isso, será que esta mistura de aparelhos com tipos diferentes de DIPs?
 
Estou com problema na minha iluminação.

Quando ligo a mesa dmx, a iluminação entra na primeira cena. Isso é normal? Para mim ela teria que ficar parada aguardando algum comando, quando eu apertasse o botão da chase ela executaria a sequencia. Outra coisa que está acontecendo é na hora da troca das chases, ela muda sozinha a chase, exemplo: chase 1 - função strobo dos pares 64 e moving heads, chase 2 - somente sequencial pares 64, chase 3 - somente moving heads, e por ai segue as variações. Como falei, quando ligo ela ela vai pra cena 1, que também é a primeira cena da chase 1 e quando termina as 8 cenas ela pula pra chase 2, termina as 8 cenas, pula para chase 3...

Outra coisa que acontece, por exemplo: estou na chase 2, se eu clicar novamente o botão da chase 2 era para dar black out, como qualquer outra chase, um clique aciona, outra clique, black out, mas ela volta a cena 1. Mais um problema, se eu quiser abrir somente uma cena manualmente, sem entrar nas chases, ele não obedece, fica piscando descontrolada.

Outro problema que estou tendo é com os pares 64. Possuo 4 deles e gostaria de organizar eles como se fosse um jogo de luz, cada um em um canal da mesa dmx, o problema é que não consigo separar os canais, atualmente todos estão no mesmo canal (no meu caso 32). Eles são de 7 canais dmx, mas ao fazer a troca nada acontece a partir do segundo. Exemplo: P1 canal 1, P2 canal 8, P3 canal 21 e P4 canal 28. Eles somente respondem todos no 1 ou no 32 (por isso coloquei os moving heads antes). O que posso fazer pra resolver isso?

Já troquei todos os cabos e conectores, inclusive troquei a 2 semanas o terminador, pensando que o meu tinha ido pro bebeléu, mas o problema continua.

A mesa dmx é nova, mas já saiu da garantia do ML.

Nos eventos ninguém percebe porque eu fico em cima, mas gostaria de sanar os problemas para poder dar mais atenção as mixagens.

Aceito sugestões.
 
Olá!
DjSid, estes problemas ocorrem com alguma outra mesa?
Ja deletou a primeira cena ou chase para ver o que acontece?
Parece que o chase anterior foi incluido no final do proximo chase, entendi assim, to certo? Qual a sua mesa para dar uma verificada no manual.

Ate mais,

Vladimir
 
Quando ligo a mesa dmx, a iluminação entra na primeira cena. Isso é normal?
Todas as mesas mais simples (dessas que a maioria usa) de DMX32 que usei faziam isso.

Outra coisa que está acontecendo é na hora da troca das chases, ela muda sozinha a chase
Creio que isso seja o normal de uma Chase, afinal chase é uma montagem das cenas.
Faz muito tempo que não opero uma mesa DMX dessas simples, então sinceramente não me lembro se da para desabilitar isso.

Outra coisa que acontece, por exemplo: estou na chase 2, se eu clicar novamente o botão da chase 2 era para dar black out
Também não tenho certeza se isso funciona com chases, até onde sei isso funciona apenas nas cenas.

se eu quiser abrir somente uma cena manualmente, sem entrar nas chases, ele não obedece, fica piscando descontrolada.
Tem um botão do lado da entrada DMX, quando ele ta pro lado errado costuma acontecer isso que você esta falando, tenta virar ele pro outro lado.

Quanto aos PAR64 certeza que seu problema é o patch deles que você esta fazendo errado.
faça uma tabela no Excel e calcule certinho o canal de cada um para não se confundir.
 
Tenho 12 par led64, 1 laser, 2 double derby de led, 1 xtreme led e uma mesa dmx operatorIII, geralmente alugo de 4 a 6 movings 575, NÃO USO TERMINATOR, e todos os cabos fiz com cabo pp 3 vias (uma dica de um iluminador). Uso bons plugs e não tenho problemas (uns 3 anos mais ou menos). Usar cabo de mics não é uma boa, no início até que vai bem, mais depois a malha queima toda;


boa tarde quando vc fez o cabo dmx no pp tem alguma ordem de cores p soldar no plug??

obrigado
 
Back
Topo