Ligações em QDC

David R.

New Member
Fala pessoal, boa noite.
Acabei de me registrar, mas acompanho o fórum há algum tempo. Estou estudando muito a possibilidade de abrir uma locadora, porém, preciso resolver TODOS os detalhes técnicos.

Minha principal dúvida é saber como vocês "tiram" a energia de um QDC para a realização do evento.
Por exemplo: Você possui um main power e chega no evento. É numa casa residencial, com um quadro X, dimensionado apenas para esse local, que não prevê nenhuma outra ligação.
Vocês "tiram" a energia desse quadro? Recorre ao quadro próximo ao relógio (que geralmente, fica bem distante)? Ou apenas descarta o main power e seus condicionadores, para ligar os equipamento necessários nas próprias tomadas existentes e realizar o evento? Vocês levam um eletricista com vocês ou vocês mesmo colocam a mão no quadro? (Eu não tenho coragem, sei como fazer a ligação, porém, não me atrevo!)
Ah, o mais importante, e se não for aterrado e não conseguir a autorização de algum responsável pelo imóvel, para fazer 3 furos no chão e instalar as hastes de aterramento? Fazem mesmo assim?

Espero não ter sido muito confuso. Leio demais e essas suposições ficaram no ar, não consigo achar tópicos em nenhum lugar que me esclareçam o suficiente, isso me deixa desesperado, pois sem AC, não tem evento!!

Se puderem me ajudar, agradeço!!!
Um grande abraço!
 
Olá e bem vindo ao forum!!

Aterramento com certeza deve ser feito e de possível ter junto ao main power pelo menos três hastes acaompanhando o main power para casos de lugares sem aterramento e/ou com falhas perigosas no mesmo. Quanto a parte de energizar o som, normalmente pedimos para os contratantes se há a possibilidade de por um padrão provisório ou de contratar um gerador para o evento. Evite ao máximo ligar o som num sistema elétrico que seja só dimensionado para as cargas que ali se encontram normalmente... além de correr riscos de interferencia, ainda tem o risco de desarmar algum disjuntor desse circuito. Com relação a ligar direto no padrão, ou no cabo que sai dele, depende também da carga "pendurada" nele e o quanto de carga esse suporta.

Importante! Nunca deixe de usar o seu main power, seria como dar um bypass às proteções nele existentes... e sempre confira se está tudo ok na rede e mantenha a manutenção dos equipamentos sempre em dia.

Abraços
 
David, acho que posso lhe ajudar com essas informações, mas preciso entender seu contexto.
Qual o porte dos eventos que você está querendo fazer?
Pequeno/médio porte, ou seja, casamentos, festas sociais, DJs e afins; ou GRANDE PORTE, para públicos acima de 1.000 pessoas?
 
Boa noite pessoal.

Muito obrigado pelas sugestões Augusto. O meu medo é perder trabalho por ter que "dificultar" o contratante.

Gabriel, tudo bem?
Pretendo me especializar em eventos de pequeno/médio porte, focando em casamentos em buffets. E para completar o mês, festas particulares em sítios, prédios residenciais, etc. Onde não tem um preparo para esse tipo de situação, ligações provisórias.
O principal problema é sempre ter que contar com um eletricista, pois essas festas não pagam o suficiente e não dá para pagar a viagem de ida e volta do eletricista até o local, muito menos, deixá-lo esperando o evento todo para depois desligar, ficaria muito caro.

Abraços!
 
Olha, tem a alternativa de ter no sistema uma metragem razoável de cabo de AC principal e 4 CDP's(conectores de derivação perfurante), que facilitam e muito a energia por não precisar de descascar os fios para a conexão e só precisa isolar novamente onde o conector "mordeu".


Abraço
 
Você tem alguma foto dessa ligação no quadro?
Sei que conector é, utilizarei na conexão entre neutro e terra na hora de aterrar. Só não consegui visualizar essa conexão no quadro, com esses conectores.

Abraço.


@edit:

Augusto, dei uma pesquisada sobre esse conector, e o problema é que eu estarei "estragando" o cabo da residência.

Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=9TJ9a6GRd2Q
 
David, pela minha experiência, nesse tipo de evento as ligações elétricas são realmente longe do ideal.
Pensando num sistema utilizado por DJ, por exemplo, onde você tem:
-2 caixas de 300w = 500w de consumo elétrico, aproximadamente (já que você não vai trabalhar no "máximo" o tempo todo);
-Mesa de som, periféricos, CDJ = 100w de consumo elétrico, aproximadamente;
-Iluminação básica para pista de dança, sem movings = 400w de consumo elétrico, aproximadamente.
Nessa brincadeira, somamos (no chute) 1.000w de consumo. (Perceba que estou fazendo as contas BEM por alto, só para exercitarmos)

1.000w / 110v = 9A

As tomadas de uso residencial normalmente trabalham com 15 ou 20A.
Resumindo a novela, dá pra usar a famosa tomadinha da parede mesmo.

Pouquíssimos contratantes nesse tipo de local (salões de festa pequenos, residências, prédios, etc) vão permitir que você deixe um fiozão saindo do quadro de luz, passando pelo chão da festa, até os equipamentos. Além de caro e trabalhoso, a necessidade é realmente discutível.

Caso você pense em trabalhar com iluminação mais pesada, como por exemplo, set-lights de 500w ou mais, moving-heads, canhões PAR64 ou semelhantes, já é bacana recomendar para o cliente a contratação de um gerador. Além de ser garantia de energia, ainda dá pra gerar um lucrinho a mais com a terceirização.

Mas lembre-se, utilizando a energia da casa, é importante dar uma estudada antes, ver se não está dividindo disjuntor com equipamentos pesados (uma chapa elétrica na cozinha, por exemplo), o que pode fazer nossa continha ali de cima ir por água abaixo.

Quanto ao Main Power, é importante sim que você tenha. Mas não precisa se assustar com esse nome, achando que é algo caríssimo. Faça um você mesmo.
É importante que tenha um case (ou caixote) bem montadinho, com alguns disjuntores para proteção, as tomadas que utilizará, opção de 110v e 220v, entre outras coisas que só você mesmo pode dizer se precisa ou não.
Se tiver grana, um sisteminha Pentacústica cai como uma luva. Mas pense se vale a pena para sua realidade de precificação dos eventos.

Quanto ao aterramento, pelo menos aqui em Brasília, ainda é cabeça de bacalhau.
Caso você ache um salão com aterramento que funcione, usufrua.
Caso não tenha, não, você não vai enfiar uma estaca de cobre no chão da festa.
 
David R. disse:
(Eu não tenho coragem, sei como fazer a ligação, porém, não me atrevo!)
Rapaz, trabalhando com locação você rapidinho perde medo de choque, de altura, de assalto, de blitz, de tiroteio...
A vida não é fácil não :mrgreen:
 
gabriel_equalize disse:
David R. disse:
(Eu não tenho coragem, sei como fazer a ligação, porém, não me atrevo!)
Rapaz, trabalhando com locação você rapidinho perde medo de choque, de altura, de assalto, de blitz, de tiroteio...
A vida não é fácil não :mrgreen:

É verdade... brincadeiras à parte, sabendo o que se está fazendo, não há porque ter medo.
 
Tudo muito bem colocado pelo Gabriel.
Sou eletricista mas não tenho experiências com locação. No máximo levamos nosso som para tocar em algumas Igrejas, então, as "tomadinhas", como disse o Gabriel, já é suficiente.
Com relação ao aterramento, é muito difícil encontrar um local adequado para que seja feita uma instalação provisória, além do que, aterramento não é só enfiar umas astes no chão e achar que ta tudo ok. É preciso ter conhecimento técnico a respeito, para avaliar qual a necessidade da quantidade e o arranjo das astes, o tipo de solo e etc.
 
Muito obrigado à todos pelas informações. Me ajudou e muito nessas minhas dúvidas! Creio que agora posso ficar mais tranquilo em relação a energia.

Abraços!
 
Back
Topo