LIGANDO MESA DE SOM NO COMPUTADOR PARA CAPTURAR ÁUDIO

andre_usak

New Member
Olá a todos. :lol:
Sou novo por aqui e tenho uma dúvida.
Eu li esse fórum desse site e gostei muito, por isso estou aqui...hehe... :?

Bom, minha dúvida é bem simples, eu é q sou nerd demais em se tratando de som.
Quero ligar uma mesa de som (ela tem 12 canais) em um computador pra captar o áudio.
É em uma igreja e quero gravar as mensagens, etc.
Como faço??
Eu li um tópico sobre simplesmente ligar um cabo RCA no REC OUT da mesa e um P2 no line in do PC.
É isso mesmo? Eu uso o Sound Forge 7. Tem outro simples e bom pra gravar? :roll:
Se alguém puder ajudar, ficarei muitíssimo grato.
Thanks for all.
:lol:
 
... Ola, seja bem vindo ao SAV :D

... tah correto, rec out da mesa (2 X plugue RCA) para "LINE IN" da placa de som do PC, P2 (1 X plugue P2) ... o cabo RCA/P2 eh facil de encontrar ja pronto. Prefira P2 "TRS" (comumente chamado de estereo, ele tem duas listras) ... e nao esqueca de ter atencao em ligar o sinal da entrada no "LINE IN" hein! geralmente eh a entrada de cor AZUL no PC.

... o Sound Forge eh referencia para gravacao e masterizacao ... mas, vc tem como opcao gratuita e facil de usar o Audacity.

[ ]'s
 
no <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.baixaki.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;">www.baixaki.com.br</a><!-- w -->
tem o audacity uso é facil de usar e tem recursos muito bons

att abraços
 
Galeraa, seguinte...

Na minha mesa de som (uma Behringer HENIX2222FX) Tem duas saídas RCA logo na frente e atrás tem outras duas escrito "MAIN OUT", não seria correto ligar nessa Main Out??
Só que essa Main out é P10 e não RCA e fica atrás da mesa.
Essa saída RCA q tem na minha mesa diz: INPUT OUTPUT CD/TAPE.
Tô confuso :? :?
Eu fiz a seguinte ligação:
Um cabo RCA ligado em INPUT - CD/TAPE e indo para o computador no line in (plgu azul).
Ele até gravou, mas ficou muito baixo. Sei la...
HELP ME PLEASE... :(
 
raphael boa tarde, amigo vc usa o audacity? caso vc use sabe me disser se existe algum comando para diminuir a entrada do sinal, obrigado boa tarde.
 
danielp disse:
raphael boa tarde, amigo vc usa o audacity? caso vc use sabe me disser se existe algum comando para diminuir a entrada do sinal, obrigado boa tarde.
Sim, o Audacity possui um controle de ganho de entrada e também caso necessário um controle de saída.
 
Pessoal, eu tenho uma curiosidade bem maior.

É possivel fazer uma ligação entre a mesa e o pc para que antes do som sair nas caixas ela passar no pc.

+/- nesta sequencia.

mic - mesa - pc - eq - potência e caixa
 
Raphael blz?
Conversei com um carinha hje a tarde e ele me disse que as saídas P10 de qualquer mesa são Mono, por isso ficam baixas as gravações e ficaria melhor se fosse melhor por saída "CANON"...vixi rapaz nem sei se escreve assim. :?
Se estiver errado vcs me dão um desconto galera. não entendo nadicas de nada de som... :lol:

Ok...vou tentar fazer pelo MainOut (P10) direto pra line in do PC.

Outra dúvida, se a gravação ficar baixa demais, eu posso aumentar o volume dela pelo Sound Forge? Eu uso o 7..

Vlw.. :lol: 8)
 
Olá André,

Conversei com um carinha hje a tarde e ele me disse que as saídas P10 de qualquer mesa são Mono

Certo...

por isso ficam baixas as gravações

Errado... daqui a pouco explico melhor o motivo

e ficaria melhor se fosse melhor por saída "CANON

Como você disse... "vixi".

Outra dúvida, se a gravação ficar baixa demais, eu posso aumentar o volume dela pelo Sound Forge?

Vamos então explicar tudo...

1) A maioria das s mesas de som tem entradas e saídas RCA, destinadas ao uso com gravadores. RCA OUT para gravar, RCA IN para reproduzir o sinal de um gravador.

2) O gravador (ou reprodutor) pode ser desde um tape K7 (alguém ainda usa isto?), um Vídeo K7 (já fiz excelentes gravações em fitas de vídeo K7, são muito melhores que fitas K7), um CD Recorder (raros), um DVD-Recorder (hoje mais comuns, substituíram os vídeos K7, e podem ser usados para gravação de áudio também). Não podemos esquecer dos DAT´s, dos MD, etc, etc, etc. Apesar disso, o que é mais comum hoje são mesmos os computadores e/ou MP3.

3) O uso natural e correto para gravação é tirar o som da mesa pelo RCA OUT e jogar no computador (ou no MP3 com Line-IN) via um cabo P2 estéreo - 2x RCA na outra ponta.

4) Cuidado com os cabos. Em qualquer loja você encontra os chineses que custam 2 reais. SÃO PURO LIXO. Os que eu uso, para você ter ideia, custam R$ 17,00.

5) O problema da gravação baixa não tem nada a ver com conectores. Isso é um erro de estrutura de ganho, muito comum. Faça assim para ter uma saída mais alta:

- no amplificador de potência que alimenta as caixas, não deixe o "volume" do amp no máximo. Deixe em -10dB.
- na mesa, você terá que aumentar os faders e ganhos para compensar a menor potência. Com isto, o volume do público voltará ao "normal".
- o que você fez no passo anterior resolverá o problema da "saída baixa" de gravação, o volume estará mais alto sim.

6) Qualquer coisa, só compensar no programa, seja Audacity, Sound Forge, etc.

Entendeu?

Um abraço,

Fernando
 
Atentem pro seguinte detalhe:

andre_usak disse:
Eu fiz a seguinte ligação:
Um cabo RCA ligado em INPUT - CD/TAPE e indo para o computador no line in (plgu azul).
Ele até gravou, mas ficou muito baixo. Sei la...

Você estava tentando tirar o som do lugar que é definido para mandar sinal, essa é a entrada por onde você manda sinal do PC pra mesa, e não o contrário. Grave novamente usando OUTPUT e verifique a enorme diferença..
 
galera a paz, baixei ontem o audacity e me impressionei com a funcionalidade e qualidade do programa, muito bom não conhecia recomendo a todos um grande abraço.
Ass:Daniel Pereira
 
Olá galera!!!

Fiz a gravação tomando as duas saídas "Main Out" da mesa.

O som ficou bom, mas teve um problema: No Sound Forge só gravou com apenas um canal, se eu colocar um fone de ouvido fica só um lado do fone funcionando.
Tem como "duplicar" canal do som no Sound Forge????????????????
Acho que deve entender, pois como já disse, sou muito leigo. :p

Vlw.
 
andre_usak

mas teve um problema: No Sound Forge só gravou com apenas um canal, se eu colocar um fone de ouvido fica só um lado do fone funcionando.
Tem como "duplicar" canal do som no Sound Forge????????????????


tem como transformar mono em estereo no SF sim.
Abra o áudio no Sound Forge e va em PROCESS - CHANNEL CONVERTER - basta escolher a opção STEREO. :D


Primeira contribuiçao no SaV.
 
Bem vindo amigo aí de cima....

Nick inusitado ein?
O que acha da idéia de darmos uma editada pra evitar confusões do tipo, "o cag... deu a idéia de ...."
hehe

Abraços
 
O que acha da idéia de darmos uma editada pra evitar confusões do tipo, "o cag... deu a idéia de ...."
hehe


Boa ideia Isinho , como seria possivel trocar o nick ?
através do painel de controle do usuario nao estou conseguindo.
 
Simples,

cadastre-se de novo, e avise o nick antigo para eu deletar. As mensagens continuam, nada vai sumir.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo