Ligar 01v96 e DEQ2496 via cabo optico.

Mad

New Member
Olá pessoal outravez preciso da ajuda de vcs.

Tenho a mesa 01v96vcm e um deq2496 e quero utilizar a saida ADAT da mesa e ligar no deq2496 via cabo optico mas não estou conseguindo.

Vejam oque já fiz:

1º configurei o deq para usar a entrada optica e depois enderecei o sterio da mesa para a saida adat.


2º tentei fazer por insert tambem no sterio e nada.

alguem ai pode me ajudar???
 
Minha pergunta crucial:

Pra que isso?


Além de ser muito mais dificil, perde-se 8 saídas da mesa só por conta desse capricho...
 
A saída da mesa é ADAT. A entrada do DEQ é S/PDIF. É a velha confusão de confundir o tipo de sinal com o conector...

O que em teoria deveria funcionar é ligar o 2TR digital out da mesa na entrada AES/EBU. Eu tentei uma vez e não consegui, mas pode ser o cabo que era ruim.
 
rafaellerm disse:
A saída da mesa é ADAT. A entrada do DEQ é S/PDIF. É a velha confusão de confundir o tipo de sinal com o conector...

O que em teoria deveria funcionar é ligar o 2TR digital out da mesa na entrada AES/EBU. Eu tentei uma vez e não consegui, mas pode ser o cabo que era ruim.

Pois é na verdade é um conector de cabo de fibra ótica,porém na versão mini que é utilizado para áudio no formato AES/EBU, é uma versão doméstica do formato de áudio profissional AES/EBU.
As saídas e entradas S/PDIF como são chamadas, trafegam 2 canais em cada cabo,o que faz grande diferença frente ao formato ADAT que trafega 8 canais por cabo ótico,o DEQ 2496 é estéreo(se não me engano),o que faz ele incompatível com ADAT.


A saída e entrada 2TR DIGITAL COAXIAL,são para conexão de CD Players e aparelhos DAT.

Porém acredito que seja compatível com a 01v96,desde que você utilize as conexões corretas, 2TR IN e OUT DIGITAL COAXIAL e respectivos cabos corretamente:
Um minitoslink para rca digital.
Se tiver minitoslink para minitoslink , é só comprar um adaptador minitoslink para rca digital, pois o formato de áudio é o mesmo,só muda o conector.

Acredito que possa insertar o DEQ 2496 na saída stereo da mesa pela conexão 2TR IN e OUT DIGITAL COAXIAL,não tenho certeza,pois não disponho mais da 01v96vcm.

Abraço.
 
Não sei se existe conversor de conector de cabo ótico utilizado no formato ADAT,para conectores minitoslink e rca digital,para que o cabo passe a trabalhar com o formato S/PIF,pesquisa ai na net...
 
Para converter de ADAT para S/PDIF não basta um conversor físico de ótico para elétrico, os formatos de dados são completamente diferentes.

No caso da conversão de S/PDIF para AES/EBU, os frames de dados são razoavelmente parecidos, por isso que talvez funcione.
 
rafaellerm disse:
Para converter de ADAT para S/PDIF não basta um conversor físico de ótico para elétrico, os formatos de dados são completamente diferentes.

No caso da conversão de S/PDIF para AES/EBU, os frames de dados são razoavelmente parecidos, por isso que talvez funcione.

Você intendeu errado,não estou dizendo para se converter ADAT para S/PDIF,e sim para ele utilizar o mesmo cabo,usando adaptores no cabo,para não ter que comprar outro cabo,mas não sei se funciona...
 
Um adaptador, assim como existe adaptador de P10 e P2,só não sei se existe adaptador para utilizar o cabo ADAT em conexões minitoslink e rca digital.
Sei que toslink para rca digital existe.
 
Eu gostaria de agradecer a todos por terem me ajudado

Eu só gostaria de responder a duvida crucial do deneripr

1º eu ñ preciso dos 8 canais que iria perder, lembre, cada caso é um caso e no meu eu uso apenas 12 canais da 01v.

2º utilizar a saída digital da mesa para evitar ficar convertendo sinais analógicos em digitais e vice versa.

Ok
 
Mad disse:
utilizar a saída digital da mesa para evitar ficar convertendo sinais analógicos em digitais e vice versa.
Mad, sinceramente, o pequeno ganho de qualidade que você obterá com essa transmissão digital será perdida logo mais, ao sinal ser processado por um equipamento da Behringer.

Os equipamentos da Behringer são muito baratos em relação aos concorrentes de melhor qualidade. Esse preço que se deixa de pagar sai do controle de qualidade e da qualidade dos componentes envolvidos.
Não adianta nada você ficar mirabolando uma transmissão digital para evitar perdas (que, além de tudo, tornará o sistema extremamente frágil), se o equipamento que vem logo em seguida é de qualidade bem discutível.

Não quero chateá-lo ou ofendê-lo. Pelo contrário, estou aqui para ajudar com o que sei.

Agora, se você disser que está querendo fazer esse teste por experiência, quase como uma brincadeira, eu compreenderia. E, sinceramente, seu post me deixou com uma certa curiosidade de saber como funcionaria o sistema dessa forma.
Mas não tem nada mais eficiente e confiável, no seu caso, do que 2 cabinhos XLR bem soldados.
 
Danilo Gomes Santana disse:
Um adaptador, assim como existe adaptador de P10 e P2,só não sei se existe adaptador para utilizar o cabo ADAT em conexões minitoslink e rca digital.
Sei que toslink para rca digital existe.

De novo a confusão conector/sinal... não adianta ter um conversor físico, pois as informações que trafegam são completamente diferentes. Seria preciso converter também o sinal, e isso não se faz só com um cabo. No caso do P2/P10, os conectores são diferentes mas o sinal é o mesmo (ou parecido o suficiente).
 
rafaellerm disse:
Danilo Gomes Santana disse:
Um adaptador, assim como existe adaptador de P10 e P2,só não sei se existe adaptador para utilizar o cabo ADAT em conexões minitoslink e rca digital.
Sei que toslink para rca digital existe.

De novo a confusão conector/sinal... não adianta ter um conversor físico, pois as informações que trafegam são completamente diferentes. Seria preciso converter também o sinal, e isso não se faz só com um cabo. No caso do P2/P10, os conectores são diferentes mas o sinal é o mesmo (ou parecido o suficiente).

Vou tentar explicar de novo,se o cabo ótico trafega 8 canais por que não suportaria 2 em S/PIF?
Teoricamente funciona.

Agora proponho a ele comprar um adaptador.

O cabo ADAT tem conector Toslink nas pontas.
Propus ao nosso amigo comprar dois adaptadores um: TOSLINK para MINITOSLINK para um aponta do cabo, e um TOSLINK para COAXIAL DIGITAL RCA,para não ter que gastar com outro cabo,porém não sei se funciona.
"E LIGAR NAS CONEXÕES 2TR DIGITAL COAXIAL QUE SÃO FORMATO S/PIF COM AS CONEXÕES DO DEQ 2496,E NÃO NAS ADAT."

Ou até melhor ele comprar dois cabos MINITOSLINK para COAXIAL DIGITAL RCA, e ligar nas conexões 2TR DIGITAL IN E OUT,desse modo não há como não funcionar,pois são conexões no formato S/PIF(AES/EBU).
Entendeu o que propus? Concorda?
 
gabriel_equalize disse:
Mad disse:
utilizar a saída digital da mesa para evitar ficar convertendo sinais analógicos em digitais e vice versa.
Mad, sinceramente, o pequeno ganho de qualidade que você obterá com essa transmissão digital será perdida logo mais, ao sinal ser processado por um equipamento da Behringer.

Os equipamentos da Behringer são muito baratos em relação aos concorrentes de melhor qualidade. Esse preço que se deixa de pagar sai do controle de qualidade e da qualidade dos componentes envolvidos.
Não adianta nada você ficar mirabolando uma transmissão digital para evitar perdas (que, além de tudo, tornará o sistema extremamente frágil), se o equipamento que vem logo em seguida é de qualidade bem discutível.

Não quero chateá-lo ou ofendê-lo. Pelo contrário, estou aqui para ajudar com o que sei.

Agora, se você disser que está querendo fazer esse teste por experiência, quase como uma brincadeira, eu compreenderia. E, sinceramente, seu post me deixou com uma certa curiosidade de saber como funcionaria o sistema dessa forma.
Mas não tem nada mais eficiente e confiável, no seu caso, do que 2 cabinhos XLR bem soldados.


De fato amigo,o Gabriel tem razão do que fale,segurar o sinal digital por mais algum tempo se logo após será convertido para analógico novamente?
E pior,seram convertidos pelos conversores da Behringer e não os da Yamaha...

O problema não é o sinal ser convertido(embora todo processamento influencia no sinal),e sim ser convertidos por meu conversores.
Afinal de contas, muitas vezes em um estúdio o sinal é convertido mais de duas vezes,como no seu caso e a qualidade,do sinal ainda é alta,isso porque os conversores de estúdio são
bons.

Não estou dizendo que não deva usar o Behringer,mas sim que deve usar ele somente se for necessário,se o processamento disponível na saída stereo da 01v96 é suficiente,use o DEQ para alinhar os monitores e seja feliz.
Agora se for necessário usar ele realmente utilize as saídas analógicas,já convertidos pelos conversores pela 01v96.

Sua ideia de querer manter o sinal digital é muito boa,só que só valeria a pena se você utilizasse o sistema HIQNET da harman,onde os sinais dos microfones são convertidos logo no multicabo(ou seja é um digital snake), e todos os equipamentos sem exceção são o conectados em rede, é só convertidos na caixa,e em seguida amplificado e reproduzido.

Possibilitando o gerenciamento de TODO o sistema via notebook através de software próprio da Harman e os respectivos plug-ins(softwares de gerenciamento dos periféricos e outros equipamentos),além de rejeição a interferências,menos perdas,e somente com duas conversões somente.

Obs: O sistema HIQNET,é compatível com alguns equipamentos da Harman,visto que a Harman tem uma vasta gama de equipamentos,é possível montar um sistema somente HIQNET,porém essa tecnologia que utiliza do cabo Cat-5(cabo de rede comum), tem protocolo próprio, que exige que um outro equipamento para ser inserido no sistema suporte o protocolo, porém não sei dizer com certeza, se algum equipamento fora do grupo da Harman suporta o HIQNET.
Se eu não me engano, tem equipamentos que suportam HIQNET.

Isso é áudio digital,uma infinidade de possibilidades!!!

E não é tão simples como áudio analógico que precisamos se preocupar com:níveis de sinais,resistência...

Abraço.
 
Back
Topo